MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 12 de março de 2015

O QUE SIGNIFICA TER FÉ COMO GRÃO DE MOSTARDA?

O QUE SIGNIFICA TER FÉ COMO GRÃO DE MOSTARDA? - “A FÉ É GRADUAL (CRESCE)  DINAMICA (NÃO FICA PARADA): Muitos não entendem o que Jesus quis dizer quando falou sobre ter fé como grão de mostarda; saem por aí dizendo que se você tivesse um “grãozinho” de fé já veria milagres acontecendo, e que se você não está experimentando nada, é porque não tem fé nenhuma. - Mas o Mestre não seria incoerente, afirmando em um momento que uma pequenina fé como um grão de mostarda resolve tudo, para logo a seguir repreender seus discípulos por terem uma fé pequena. De modo algum! –
Então, o quê, de fato, Jesus estava ensinando? Vejamos o texto em que se encontra o registro destas suas palavras: “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.” – (Lucas 17.5,6)
Tudo começou com um pedido dos apóstolos por uma fé maior. O interesse deles é pela questão do crescimento da fé. Jesus havia ensinado algo sobre a prática do perdão que lhes parecia impossível de se viver; então, como que dizendo que o nível de fé deles não alcançava este ensino, pedem mais fé para poder perdoar como o Senhor quer. - E é exatamente nesta hora e contexto que Jesus lhes responde: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda”… Repare que Ele não disse fé “do TAMANHO”, mas falou claramente:
“COMO” Na verdade o Senhor ensinava sobre a semelhança entre a fé e uma semente e não sobre o tamanho da fé. - E que semelhança pode haver entre um e outro? Enxergue o paralelo que Jesus estabeleceu: os discípulos estão olhando para sua própria fé e vendo-a tão pequenina que não alcança o nível do ensino do Mestre; então reconhecem que sua pequena fé precisa crescer. Mas como fazer crescer a fé? Pedem a Jesus que faça sua fé aumentar, E então ensina-os como faze-lo: usando a lei de semeadura e ceifa.

Se você tem um grão de mostarda, mas reconhece que ele não é suficiente para o que você precisa, e quer aumentar seu estoque de mostarda, o que deve fazer? Plantar para que possa colher mais. Toda semente plantada se multiplica; e se o plantio for se repetindo, a mostarda irá multiplicando-se! Assim é com a fé. - Não importa se o que você tem é pouco, você pode aumentar, fazer crescer sua fé. Para que nossa fé cresça, temos que SEMEÁ-LA.
E a forma pela qual se semeia a fé é mediante SEU EXERCÍCIO; Eu tenho uma frase que diz assim;

“QUE NOSSA FACULDADE É EXERCIDA PELA PRATICA”... 

A melhor maneira de se aprender é praticando; como assim através da pratica de oração você cresce sua comunhão com Deus, lendo tem o conhecimento e revelação da palavra, testemunhando do que Deus fez cresce os feitos de Deus na sua vida. - Quando usamos a fé que temos em uma necessidade específica, e vemos a intervenção de Deus, colhemos mais fé. Pois à medida que a usamos, e vemos os resultados, ela se fortalece e assim vai crescendo até que possa chegar ao ponto de transportar não somente amoreiras, como também montes!
Precisamos aprender a fazer crescer a nossa fé. Como diz a Escritura: “a justiça de Deus se revela de fé em fé” (Rm 1.17).

Poderíamos exemplificar esta verdade dizendo que a vida de fé é como subir uma escada, degrau após degrau, de grau em grau.  - Há diferentes níveis de fé e devemos crescer neles. O Senhor Jesus mencionou os diferentes níveis de fé ao elogiar a “grande fé” de alguns (aquele centurião romano que tinha um servo enfermo e também aquela mulher cananéia cuja filha encontrava-se endemoninhada) e ao repreender a “pequena fé” de outros, como por exemplo, os próprios discípulos. - Deus não quer que sua fé seja sempre pequena, mas que cresça. Há um crescimento na fé; a Bíblia diz que a fé dos tessalonicenses “crescia muitíssimo” (2 Ts 1.3).

TRÊS NÍVEIS DE FÉ

Quero falar sobre três níveis de fé: A INCREDULIDADE, A PEQUENA FÉ E A GRANDE FÉ. Várias vezes, quando Jesus era procurado (lembre-se você pode seguir ou andar com Jesus) pelos seguidores, ele classificava a fé dessas pessoas. Aqueles que vinham até Ele buscando algum tipo de alívio ou livramento, normalmente eram classificados por Jesus, como tendo nenhuma, pouca ou muita fé. - Essa diferença era crucial, pois aqueles que tinham grande fé obtiveram rapidamente a resposta que precisavam para qualquer que fora as suas necessidades. Os que tinham pouca fé entravam em desespero e, Jesus os ajudava por sua misericórdia. E tem um terceiro grupo: os que não tinham fé (Mt. 13:58) e não puderam obter nada de Jesus.

PRIMEIRO NÍVEL: INCRÉDULOS - Esse grupo viu toda a sabedoria e poder de Jesus e viram o que Jesus andava fazendo por onde passava. Mas eles não se atentaram para sua sabedoria divina. Eles atentaram-se em outros detalhes: “Não é esse o filho de Maria? Não é filho de José? Não é irmão de Tiago...?” você pode ate atentar não é esta igreja pequena. Na sua incredulidade eles diziam: “Eu conheço esse homem. Sei quem é o seu pai, sei onde ele estudou, sei com quem ele cresceu, onde ele brincou. Esse não pode ser o messias”
Esses são aqueles que hoje na igreja são atraídos pelos prédios, pelos programas e eventos, pelas amizades, pela conveniência. Eles conhecem aqueles que são de Jesus. Eles sabem de onde Jesus veio, mas não compreendem quem o enviou. -Eles sabem que Jesus é extremamente sábio, mas não podem enxergar o poder que há em seu nome. São muito religiosos para perceber que Jesus é bem mais que o filho de um carpinteiro.

SEGUNDO NÍVEL OS QUE TÊM POUCA FÉ: "Porque vocês estão com medo? Que pouca confiança vocês tem? Então ele se levantou e repreendeu os ventos e as ondas e houve grande calmaria” Matteus 8:26 - "Então os discípulos se aproximaram de Jesus em particular e disseram: Porque não conseguimos expulsá-lo?  Ele lhes disse: - Porque vocês tem pouquíssima confiança!" Mt. 17:19 –Esse é um segundo grupo de pessoas que conheceram e seguiram a Jesus. Eles ouviram os ensinamentos de Jesus, e espantem-se: até mesmo conviveram diariamente durante anos, com Jesus. Porém ainda assim, não foi suficiente para fazer com que a sua fé fosse incondicional.

Eles creem em Jesus.  Eles sabem que Ele é o Messias, o Cristo. Sabem que há poder no Seu nome. Muitos deles já experimentaram, viram e vivenciaram dos milagres de Jesus, porém a sua fé ainda não desenvolveu o suficiente. - O grupo dos que têm pouca fé, quando se deparam com alguma situação maior do que eles podem esperar, fica sem reação. Não conseguem avançar. Algo semelhante aconteceu com Moisés. - Aquele que vira Deus falar através de uma sarça fumegante que não se consumia. Embora tenha visto todos os sinais que Deus operou isso não foi suficiente para construir nele uma fé que poderia fazê-lo transpor quaisquer obstáculos, resultado morreram no deserto.

Quando diante do mar, Moisés clama ao Senhor. Deus o responde, porque Moisés tinha fé em Deus. Ele tinha fé que Deus existia. Moisés sabia que o Eu Sou falara com ele, porém, Ele não tinha fé para compreender que o Eu Sou ‘era’ com ele. - A resposta de Deus é muito clara: “Porque você está me invocando? Diga ao povo que marche!” (Ex. 14:15). Essa resposta, muito claramente, foi dada desta maneira a alguém que já conhecia o poder, o caráter, a soberania daquele que o enviara, mas precisava de um EMPURRÃO NA FÉ. Ele não precisava clamar, bastava fazer e confiar que o Senhor agiria.

Neste grupo podemos classificar os discípulos de Jesus. Constantemente Jesus dizia a seus discípulos: “homens de pouca fé”, embora convivessem diariamente com o mestre. Foi assim quando eles atravessavam o mar e enfrentaram a tempestade (Mt. 8:26). Foi assim quando eles não puderam expulsar um espírito imundo (Mt. 17:19) e em outras ocasiões. Essa repreensão de Jesus deixa claro, que Jesus quer que nossa fé se desenvolva, a ponto de fazermos QUALQUER COISA EM SEU NOME. A tal ponto de fazermos AS MESMAS COISAS E MAIS DO QUE ELE FEZ.

TERCEIRO NÍVEL OS QUE TÊM GRANDE FÉ: Se no grupo dos que tinham pouca fé, nós colocamos os discípulos, é interessante falar, que os que foram classificados como tendo grande fé, na sua maioria, nunca tinham visto a Jesus, apenas ouviram falar. O ouvir falar foi suficiente para gerar neles grande fé. Paulo inclusive diz: “a fé vem por ouvir a respeito de Jesus” Rm. 10:17. - Eles ouviram falar de um ‘tal’ Jesus e creram. Creram a tal ponto de obter imediatamente a resposta da sua petição. Foi assim com o cego (Mt. 9:29), com a mulher do fluxo de sangue, com a mulher siro-fenícia (Mt. 7:27), com o centurião (Mt. 8:10) e vários outros...

A mulher siro-fenícia, já tinha recebido uma resposta de Jesus, sobre a sua petição. Jesus dissera que não poderia atende-la pois não seria “correto”, sem antes atender os de casa. Mas a resposta da mulher, lotada de fé na pessoa de Jesus, cheia de convicção de quem Jesus era, do que ele podia fazer, do seu amor e compaixão, sabendo que Deus não fazia distinção entre pessoas, fez com que Jesus mudasse o seu parecer sobre a sua causa...

NOSSA FÉ MUDA O CORAÇÃO DO PAI, MUDA A SITUAÇÃO DE NOSSA FAMÍLIA, MUDA A SITUAÇÃO DE NOSSO CORPO FÍSICO, MUDA A DIREÇÃO DO DESTINO DE NOSSA VIDA!!! "Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha". (Mar 7:27-29) - Jesus diz a ela que por causa da resposta dela, a filha dela estava já curada.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário