MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 23 de outubro de 2016

DO BANQUINHO NO MONTURO AO TRONO NO PALÁCIO – ASSENTANDO COM OS PRÍNCIPES...POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR!!!

O salmista, no salmo 113:7,8 - Reproduziu bem e fielmente o desabafo de Ana, a mãe do profeta Samuel, quando ela exultou no Senhor que tirou dela a vergonha e o escárnio, dando-lhe vitória sobre aqueles que zombavam dela.
Disse Ana: “O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta. Levanta o pobre do pó e desde o monturo exalta o necessitado, para fazer herdar um trono de gloria.” (I Sm. 2:7, 8). Tomando este texto de Ana, o salmista reproduziu o texto dizendo: “Do pó ele levanta o pequeno, e do monturo ergue o necessitado; ele os faz assentar com os príncipes, com os príncipes do seu povo.” (Sl. 113:7 ,8)...

Esta verdade já se cumpriu na vida de muitas pessoas, não somente nos dias antigos, mas também nos dias atuais. São milhares e milhares de pessoas a quem o Senhor tem levantado do monturo e os tem feito assentar-se em lugares de honra.
Deus quer nos convencer e nos provar por meio de sua palavra que Ele ainda esta disposto a levantar os homens que estão no monturo (lixo) ou nas cinzas. Se este é o caso de muitos hoje em dia, saiba que os olhos do Senhor estão sobre o necessitado, e o Senhor é Soberano e poderoso para fazer coisas tremendas sobre a sua vida e a sua família.
Tudo que você tem que fazer é abrir a porta da sua casa para receber a vitória do Senhor. O Senhor nosso Deus é o único que tem o poder de levantar as pessoas das cinzas e dos monturos e faze-los assentar-se como príncipes. Enriquecer a vida daquele que crê no impossível!!!

ORAÇÃO – ‘DEUS EU ABRO A PORTA DA MINHA CASA PARA RECEBER DA TUA VITÓRIA’...

EXEMPLO DA HISTÓRIA DE RAABE:

A pratica da prostituição existe há milênios e em todas as sociedades, de todas as épocas. Mas nenhuma família, mesmo nos dias de hoje, fica confortável com a ideia de ter uma filha prostituta.
Raabe era uma meretriz que habitava em Jericó, a sua casa ficava sobre o muro da cidade. E sabem por quê? Porque Raabe era desprezada por sua família.

Por ser Raabe uma prostituta, ela não poderia conviver entre as famílias honradas, não poderia ter a sua casa ao lado da casa de uma família descente, conceituada.
O centro da cidade não tinha lugar para Raabe. Ela era aos olhos da sociedade uma desclassificada, sem títulos de nobreza. Ela só era lembrada quando os seus exploradores a procuravam.
Pelo relato bíblico, percebe-se que ninguém mais morava sobre o muro da cidade, apenas Raabe – a meretriz. Aquele era o muro da vergonha, o muro do isolamento ou exclusão social. 
Todos naquela cidade se referiam a Raabe como “a meretriz que mora sobre o muro”. É muito provável que a família de Raabe não frequentasse a sua casa, fugindo do rotulo humilhantes que pairava sobre ela. Mas um dia Deus criou uma circunstância para que um vento novo soprasse na casa de Raabe.

Dois homens foram enviados por Josué, para fazer o reconhecimento da terra e ver como vivam os moradores de Jericó, pois o povo de Israel iria tomar aquela cidade e destruí-la, como ordenou o Senhor. Quando os dois espias entraram na cidade, foram reconhecidos com estrangeiros e o rei de Jericó mandou que fossem aprisionados, mas os dois homens se esconderam na casa de Raabe, que lhes deu cobertura, pois, embora fosse ela uma prostituta, havia temor de Deus em seu coração.
Certa de que o Deus de Israel destruiria a cidade de Jericó, Raabe, temendo ao Senhor, implorou aos dois espias que tivessem misericórdia dela e da casa de seus pais.

Os dois espias se comprometeram em protege-la com toda a sua família, mas na condição de que ela dependurasse um cordão de escarlate sobre a janela da casa, o que seria um sinal para que os soldados israelitas não tocassem nas pessoas que estivessem dentro daquela casa.
Quando os muros de Jericó ruíram e vieram abaixo, os soldados israelitas, avisados, tiveram o cuidado de retirar todos os parentes de Raabe que foram encontrados dentro da sua casa, e os colocaram num lugar seguro. Toda Jericó foi destruída e todo povo que ali morava foram mortos, mas Raabe e toda a sua família foram poupadas.

Raabe, juntamente com Sara e Joquebede, faz parte da galeria dos grandes heróis da fé de Hebreus 11. Vejamos o que a Palavra de Deus nos fala de cada uma delas:
1) Sara - (casada com Abraão, o amigo de Deus) "Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (Hebreus 11:11).
2) Joquebede - (casada com Anrão e mãe de Moisés) "Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei" (Hebreus 11:23).
2) Raabe (não era casada mas era, na verdade, uma prostituta) - "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" (Hebreus 11:31). - Raabe - uma prostituta de cuja descendência nasceu Jesus, o nosso Salvador...

ASSENTANDO COM OS PRÍNCIPES

O que o Senhor promete fazer em nosso favor é simplesmente inacreditável. Isso prova o quanto Ele é verdadeiramente Pai; pois, se somos pequenos, ou estamos no lugar onde se deposita a imundícia, Ele não nos abandona.
Basta reconhecer Seu plano e aceitá-lo, para que Ele nos levante e nos faça assentar entre os mais considerados dos filhos dos homens, os príncipes...

O que Deus promete fazer por quem coloca sua confiança nEle é maravilhoso.

Não há lugar mais baixo do que estar no monturo, como um trapo que a sociedade rejeitou uma pessoa considerada um desprezível. Porém, mesmo no mais baixo degrau de humilhação, se você confiar nas palavras do Altíssimo Deus, em pouco tempo, será colocado entre os que se assentam com os príncipes.
Diante disso, não deixe de crer no que o Senhor fala a seu respeito, pois Ele o fará se você confiar nEle. O Pai celeste jamais deixaria de cumprir uma só de Suas promessas.
Davi afirmou que, desde jovem, observava os justos e jamais viu um só deles não ser auxiliado pelo eterno Deus (Sl 37.25). – “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.”...

SAUL E AS JUMENTAS PERDIDAS DE QUIS (1 SAMUEL 9) – A historia de um homem que vai procurar as jumentas do pai e encontra um trono.
Quando Deus chama Saul. Saul estava com um problema: as jumentas de seu pai haviam se perdido, e a bíblia diz que Saul estava prostrado diante deste problema. Digo prostrado porque no capitulo 9 vs 3, o pai de Saul, diz a ele : “Levanta! pega um dos moços e vai atrás das jumentas.” Ele manda Saul se levantar, e só se manda levantar quem esta prostrado, quem esta caído, acomodado com tal situação, achando que não ha  mais jeito. E Quiz manda Saul se levantar...

Saul foi até o profeta, que era o representante de Deus na terra, em busca de uma jumenta perdida, e Deus deu uma nação pra ele reinar, mostrando que as vezes você vai a Ele em busca de algo, mas o que Ele tem pra você vai além das suas expectativas, além do que você pode imaginar.

DEUS TEM O MELHOR PRA VOCÊ, O MELHOR LUGAR A MESA!!!

ESCOLHENDO UM REI NA CASA DE DAVI - Designado por Deus para a missão de ungir o futuro Rei de Israel, o profeta se dirige a Belém de Judá. Ao ver a família de Jessé reunida, em seu coração, elege Eliabe, que em hebraico significa “Pai poderoso”.
Sua aparência era tão imponente quanto o significado de seu nome, ele impressionou Samuel: “Certamente está perante o Senhor o seu ungido” I Sm 16:6. O que Deus responde a Samuel se traduz na essência do Reino celestial: “Não olhes para a aparência, mas para o coração, a este tenho rejeitado” I Sm 16:7,8.
O coração é a realidade do ser. Nós somos o espelho que traduz essa realidade. Eliabe tinha uma moldura esplêndida, mas suas ações e gestos eram reprováveis. Ele não compreendia as coisas do alto Era um homem carnal...

POR TRÁS DA MALHADA: Imagino Jessé preparando os filhos para a chegada de Samuel: a melhor roupa, recomendações de comportamento e Davi... excluído. Teriam dito para ele: “Amanhã, receberemos um profeta de Deus em nossa casa, não temos com quem deixar as ovelhas. Você ainda é muito jovem, certamente um de seus irmãos será o escolhido”...
E de madrugada ainda, Davi parte para o campo com mantimento para um dia de trabalho. No caminho conversa baixinho com Deus: “O Senhor é a minha força, sei que me vê”. Aleluia!

Por trás da malhada, Davi profetizava seu futuro: Cada ovelha, um irmão israelita, sob seus cuidados. Tosquiava, alimentava, resgatava.
O rebanho era grande, mas chamava cada ovelha pelo nome. Com carinho as tratava. Conhecia o estado do rebanho. Um grande homem, de nobre coração, a quem sua família teimava em não conhecer.

O Chamado
Enquanto os irmãos de Davi desfilavam para Samuel, ele dançava para Deus. Os olhos de Deus estavam sobre ele: “Samuel, não escolhi a nenhum desses, mas ao mais moço, manda chamá-lo” I Sm 16:11.
E quando Davi enxerga o mensageiro ofegante, seu coração se enche de alegria, o caminho de casa naquele dia se tornou mais curto, o amado do Senhor parecia flutuar em direção ao seu chamado: “Levanta-te Samuel, unge-o, porque é este mesmo” I Sm 16:12.
E ali, perante toda sua casa, o jovem ruivo, de formoso semblante, desprezado pelos irmãos, se torna Rei de Israel! "Eu te tirei do curral, de detrás das malhadas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo por toda parte, por onde foste" I Cr 17:7,8... 

UM PASTOR COM CHEIRO E SUOR DE OVELHAS TORNA-SE REI DE ISRAEL!!!

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” 29: 11...

SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário