MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 22 de outubro de 2016

SALMO 51 – ENCONTRO – CONFISSÃO – MISERICORDIA - E LOUVOR E ADORAÇÃO PELO PERDÃO!!!

SALMO 51 - 1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. 2 Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. 3 Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. 4 Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. 5 Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. 6 Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. 7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. 8 Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. 9 Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. 10 Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. 11 Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. 12 Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. 13 Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti...

Este salmo é chamado pelos católicos como salmo miserere, na verdade na bíblia católica esta como salmo 50... - Para melhor compreender o Salmo (51), podemos dividi-lo em três partes: ENCONTRO (PROFETA NATAN), CONFISSÃO DOS PECADOS (DAVI) – TRANSFORMAÇÃO (DEUS) – LOUVOR E ADORAÇÃO PELO PERDÃO!

1-CONFISSÃO DOS PECADOS: - Fala da miséria do homem e sua necessidade de um Deus santo – Deus de amor – bondade e misericórdia...
Nós precisamos ter um encontro com Deus e este salmo fala sobre isto o encontro do homem pecador com Deus santo e este homem é transformado pela gloria de Deus!!!

Mas qual é ou como é a gloria de Deus??? - Existem certos encontros com Deus que homens e mulheres na Bíblia tiveram e que precisamos ter em nossas vidas, e nosso personagem bíblico aqui que vamos falar é Moisés.

CONSCIENCIA DE SER PECADOR -Todos nós pecamos. Portanto é mais fácil confessarmos os nossos pecados quando temos diante de nós essa realidade. O apostolo João diz em sua Carta: “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” - (1° Jo 1,8)...

Esses encontros transformaram a vida destas pessoas (Davi e Moisés) e se nós os tivermos, também seremos marcados e transformados. Deus tem uma forma especial de tratar com cada um de nós.
Mas, Ele nos levará a um resultado parecido, para sermos transformados segundo o Seu caráter de acordo com Sua vontade e tempo.

O encontro que estudaremos nesse texto é o Encontro de Moisés com a Glória de Deus! – “Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer... Êxodo 33:18,19...

Moisés se encontrava na tenda da congregação, pedindo perdão ao Senhor pela idolatria do povo de Israel que pecou adorando a um bezerro de ouro.
Nesse ambiente de intimidade, Moisés faz ao Senhor um pedido ousado: ”Rogo-te que me mostres a tua glória”. O Senhor, então, fala que irá passar sobre Moisés toda a Sua bondade e glória, porém ele não poderá ver a Sua face, verá apenas as costas...

Moisés deve subir o Monte Sinai, levando tábuas para escrever os mandamentos da Aliança e lá, verá ao Senhor. A Bíblia diz que Moisés falava com Deus como a um amigo e Deus o ouvia e o atendia em suas petições.
Moisés obedece e sobe. O Senhor o colocou em uma penha, cobriu-o com a Sua mão e quando a Sua presença passou, Moisés rendeu louvores e adoração a Deus pelo o que ele viu A BONDADE E MISERICÓRDIA DE DEUS...

Durante quarenta dias, Moisés esteve com o Senhor no alto do monte Sinai e ao descer de lá, o seu rosto resplandecia com a presença de Deus, de tal forma que Arão e todos os filhos de Israel ficaram assustados e temiam chegar próximo a ele.
ESTE É O REFLEXO DO HOMEM QUE SE ENCONTRA COM DEUS. SOMOS TRANSFORMADOS!!!

Moisés teve um encontro com a glória de Deus e o desejo dEle é também levar outros a desfrutar do encontro com esta glória!
Deus neste encontro quer te mostrar a Sua bondade, misericórdia, os Seus atributos divinos! - Deus quer te levar a um nível de intimidade com Ele muito maior do que você tem hoje, basta a sua disposição em buscá-lo, em se entregar...

2-O PEDIDO DE PERDÃO: Depois que encontramos com Deus reconhecemos que somos pecadores, devemos confessar nossos pecados e, aceitar e receber o perdão de Deus. Ao pedirmos perdão ao Senhor devemos ser sinceros, humildes e realmente arrependidos de tê-Lo ofendido com nosso pecado. 
Deus apaga, lava, limpa a culpa confessada com coração quebrantado. “Se vossos pecados forem vermelhos como escarlate, ficarão brancos como a neve, se vermelhos como a púrpura, ficarão iguais à lã” (Isaias 1,18)...

3-DAR GLÓRIA A DEUS PELO PERDÃO RECEBIDO: Após o perdão de Deus, o pecado já não nos escraviza, por isso somos livres para louvar a Deus, bendizê-lo como Ele merece: O louvor agradável a Deus é aquele que sai de um coração puro, arrependido e humilhado.   
Deus se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade.  Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará...

SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI!!!
“Deus te abençoe”

Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário