MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

TRÊS MULHERES EVANGÉLICAS QUE MARCARAM SUA ÉPOCA...

Khatarina Lutero (1499 – 1552)

Nascida em 1499, Katharina perdeu a mãe e teve que estudar num convento, onde permaneceu até 1523. Lá, ela aprendeu a ler e escrever, algo raro na época, e teve acesso aos escritos de Martinho Lutero. Seus princípios tocaram seu coração e ela fugiu do convento. Casou-se com Lutero dois anos depois, tiveram seis filhos e adotaram outros quatro.

Khatarina abriu as portas da sua casa para monges, freiras, padres que se tornavam adeptos da Reforma e precisavam se refugiar, mesmo sabendo da possibilidade de sofrer perseguição e uma invasão ao seu lar. Em alguns momentos a casa chegou a ser habitada por 25 pessoas, sem contar ela, Lutero, as crianças e os 11 órfãos de quem cuidavam. Eles não se negavam a ajudar um necessitado e ofereciam dinheiro a quem precisava. Até as porcelanas que Khatarina ganhou de presente de casamento foram vendidas para conseguir dinheiro e abençoar aqueles que lutavam pela mesma causa...


Khatarina ainda esteve ao lado de Lutero em um dos momentos mais difíceis de sua vida: a morte de uma de suas filhas, fato que colocou o marido em depressão. Não escreveu nenhum livro, nem fez pregações, mas apoiou o marido e o encorajou em todo tempo.

Khatarina que foi chamada da freira fujona que tem uma frase muito propicia em sua época, ela dizia assim, "vou ganhar o céu fazendo o bem na terra". Pr Maurílio Souza... 
_____________________________________________________

Susannah Wesley (1669- 1742)
Dizem que, se John Wesley foi o pai do Metodismo, Susana foi a mãe. Ela é apontada como a maior influência religiosa do filho, condutor de uma grande obra de avivamento na Inglaterra do século 18. Filha de uma família de puritanos ingleses, ela aceitou ir para a Igreja Anglicana, onde seu marido Samuel Wesley exercia o ministério de pastor, na pequena paróquia de Epworth, na Inglaterra. Para Susannah, a maternidade incluía a responsabilidade de educar e formar homens e mulheres de Deus. Ela foi responsável pela alfabetização e evangelização dos 19 filhos.

Conta o escritor Mateo Lelièvre, autor da biografia John Wesley – sua vida e obra (Editora Vida), que, certa vez, seu marido disse-lhe: “Acho admirável sua paciência, porque você repetiu a mesma coisa nos ouvidos dessa criança nada menos do que vinte vezes”. Ela respondeu: “Teria perdido o meu tempo, se a tivesse repetido somente dezenove, pois foi só na vigésima vez que cumpri o meu objetivo”. Essa criança era John Wesley, que algum tempo mais tarde sobreviveu a um incêndio criminoso na casa da família e passou a ser visto pela mãe como alguém com uma missão especial. Susana passou por privações físicas e materiais e somente nove dos 19 filhos chegaram a idade adulta. Mas ela cumpriu de forma diligente sua missão e foi citada por Wesley em diversas cartas e livros.
Susana Wesley ministrava a palavra a seus filhos por duas horas, um dia a cada filho isto é ela gastava em ensinar a palavra a John wesley todas as quintas isto é duas horas por semana, oito horas no mês e noventa e seis horas por ano, em dez anos quase mil horas em ensinar a palavra, ela fazia isto com todos os seus filhos!!! Pr Maurílio Souza...
_____________________________________________________
Aimée Semple McPherson (1890 – 1944) 

A fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular nasceu no Canadá. Mas foi em viagens missionárias pelo mundo que Aimée realizou curas e milagres e ficou muito conhecida, pois usava métodos modernos de evangelismo para a época, especialmente o rádio. Aimée fez sua primeira viagem transcontinental em 1918, atravessou o continente em seu carro com uma frase: “Carro do Evangelho” e “Jesus voltará, prepare-se!”... 
No dia 1 de janeiro de 1923, foi inaugurado o templo Sede Internacional Angelus Temple com capacidade para 5000 pessoas e Aimée dirigia 21 cultos por semana. Trinta e três dias depois foi inaugurado o Instituto de Treinamento Evangelístico e Missionário e em 6 de fevereiro de 1924 ela consagrou a primeira rádio pertencente a uma igreja nos Estados Unidos e a terceira de emissora em Los Angeles, a KFSG. Aimée também foi autora de vários livros. Durante sua jornada foi perseguida e passou por muitos problemas de saúde. Mas perseverou e atualmente, a Igreja do Evangelho Quadrangular já está presente em 146 países ao redor do mundo. Sua sede mundial ainda fica em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas a igreja funciona de forma autônoma em cada país.
Minha grande admiração por Aimée tem um contraste com grande decepção por pastores quadrangulares que fizeram da igreja uma denominação distante dos princípios e ética de sua fundadora... Pr Maurílio Souza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário