MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O VALE DA SOMBRA DA MORTE – Sl 23:4... POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!



Em Israel existe um local conhecido como Vale da Sombra da Morte, fica entre Jericó e Jerusalém e é um desfiladeiro íngreme, profundo e estreito. A luz solar só atinge a sua base quando se encontra diretamente acima do vale, ao meio dia. O restante do dia, o fundo desse vale permanece na sombra.

Mas; Davi aqui faz menção a este vale que a meu ver é muito espiritual. Ele o chama este Vale terrível da Sombra e da morte, com certeza um lugar horrível, tenebroso, e sem igual. – Salmo 23:4 Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

Creio que este lugar é o limite da estrutura humana, o limiar das forças que uma pessoa possa ter em seu interior. Creio ser um lugar onde as pessoas praticamente já se dão por vencidas (derrotadas e desanimadas). Onde o câncer já se enraizou, e contaminou grande parte do corpo. Lugar onde as esperanças se foram, e a angustia é o sentimento mais concreto.

Haveria saída para estas pessoas que andam errantes pelo Vale da sombra da morte, lugar onde não há mais o brilho do sol da esperança, mas já foram cobertos pela sombra maldita da palavra mais temida, a morte!!!

A minha pergunta não muda. O que dizer para estes quando já foram desenganados pelos médicos? – Deus é nossa força!!! - Salmos 121:1 - Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. Salmos 121:3-8...

Existe uma palavra de esperança para aqueles que estão à beira da morte? Por que nos sentimos mais nos vales do que em montes? Assim as aflições dessa vida vão nos minando e tirando as forças.

VALE DA SOMBRA DA MORTE:

O vale da Sombra da Morte era um local escuro, a ultima morada dos leprosos. A Lepra é uma doença infecciosa que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. Os doentes são chamados leprosos, com a falta de cuidados médicos os portadores eram levados para “O Vale da Sombra da Morte” deixados lá e entre eles os que estavam melhor cuidavam dos piores até o fim.

NÃO EXISTIA SAÍDA; ALI ERA A ULTIMA MORADA ANTES DA MORTE!!!

O salmista em sua metáfora foi além do que lhe rodeava, pois era o rei de Israel. Colocou-se na posição de um simples mortal que necessita da misericórdia de Deus; e diz “Ainda que eu estivesse lá no Vale da Sombra da Morte, todo cheio de lepra, em estado terminal, não temeria mal algum, porque Deus está comigo”.

Existe uma facilidade muito grande em falar palavras bonitas de incentivo para alguém. Mas, preste a atenção Deus está mandando falar com você que está em uma situação semelhante, Passando por doenças dificuldades financeiras etc. O Senhor está com você. ELE É TEU PASTOR. NADA VAI TE FALTAR!!!

PRESTA ATENÇÃO NESTE SALMO: SALMO 23:1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará (não faltara a cura – não faltara a bênção financeira, não faltara a benção familiar, não faltara a benção da saúde, não faltara a bênçãos espirituais).

2 Deitar-me faz em verdes pastos verdejantes em lugares abundantes, guia-me mansamente em caminhos retos e em a águas tranquilas, nos remansos do senhor. 3 Refrigera a minha alma, com teu perdão e salvação trazendo paz a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça tua cruz gera a justificação sou feito inocente pelo teu sangue derramado, por amor do seu nome eu sou mais que vencedor através do nome santo de Jesus Cristo.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Todos nós temos ou enfrentamos momentos desanimadores e até situações desesperadoras; porém, a nossa fé nos diz, alias ela grita em nossos ouvidos que podemos confiar na presença, amor e proteção de Deus.  Ó SENHOR Todo- Poderoso, como são felizes (abençoados grandemente) aqueles que confiam em ti!!! - Porque o Senhor Deus é um sol (ilumina os lugares escuros) e escudo (proteção); o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. Salmos 84:11,12...

O Salmo 23 é conhecido como uma mensagem preciosa do Livro dos Salmos. Ele foi escrito por Davi, que segundo a “tradição judaica”, ele se encontrava à noite em um oásis, cercado pelas tropas inimigas que queriam capturá-lo e matá-lo. Este Salmo é uma declaração de fé extraordinária, de alguém que conhecia os planos de Deus para sua vida e que estes, jamais poderiam ser desfeitos.

O Salmo começa com uma declaração de fé no verso 1. Nos versos 2, 3, 4b, 5 e 6a, nós vemos a ação de Deus. Nos versos 4 e 6b, nós temos uma indicação direta da ação do homem:  “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte”, “E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida.”

O “Vale da Sombra da Morte”, era um local para onde os leprosos eram enviados ou jogados. Era o fim da linha para eles!!! Os mais resistentes cuidavam dos mais fracos, mas todos estavam à mercê de animais predadores. No Novo Testamento, o “Vale da Sombra da Morte” segundo a tradição dos judeus, representava o caminho que ia de Jerusalém a Jericó.

Era um caminho perigoso, cheio de criminosos à espreita para roubar e matar. Esse caminho era também chamado de “O Caminho do Sangue”. Jesus proferiu a parábola do “Bom Samaritano”, referindo-se a esse caminho. (Lc.10:30-35).

Não existe uma coisa mais democrática na face da terra do que o sofrimento. Não há rico ou pobre, culto ou inculto, branco ou negro, homem ou mulher, que seja blindado ao sofrimento. O sofrimento bate em todas as portas. A nossa vida é cheia de momentos difíceis. Aflições, perdas, pânico, dores, tragédias. A nossa fé não pode se mostrar omissa e nem devemos ficar paralisados pelo medo das situações, diante de tudo isso!!!

A FÉ NÃO É EXTATICA E SIM DINAMICA NÃO FICA ESTAGNADA É GRADUAL ELA CRESCE À MEDIDA QUE COLOCAMOS NOSSA CONFIANÇA EM NOSSO BOM PASTOR JESUS CRISTO!!! - Talvez você esteja atravessando o Vale da Sombra da morte ou o Caminho do Sangue neste momento de lutas e dificuldades pela fé vença o medo com a presença de Jesus na sua vida: Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. 

Lembre-se: Pois tu, ó SENHOR estas comigo e me protege livrando-me de todo o mal!!! Deus transforma todas as situações de nossas vidas em um verdadeiro banquete de bênçãos para nossas almas na presença de nossos inimigos. Os seus vales sombrios da morte se transformaram em experiências com a bondade e o amor de Deus em vales de vida e milagres de cura. 

Seus caminhos de sangue se transformaram em fortalecimentos de nossas vidas espirituais a nossa fé  vai transformar o medo em uma atitude de coragem e perseverança demonstrando confiança levando-nos a provar a existência de Deus!!!

O nosso vale da sombra da morte ou o nosso caminho de sangue não será o nosso fim, mas o momento para dizer-nos: Eu tenho absoluta certeza de que a tua bondade e o teu amor cuidadoso e misericordioso me acompanharão todos os dias da minha vida, sim; eu viverei na presença do Senhor para sempre!!!

Salmo 84:5 - Felizes são aqueles que de ti recebem forças e que desejam andar pelas estradas que levam ao monte Sião!!! 6 - Quando eles passam pelo Vale das Lágrimas, ele fica cheio de fontes de água, e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos. 7 - Enquanto vão indo, a força deles vai aumentando; eles verão o Deus dos deuses em Sião. 8 - Escuta a minha oração, ó Senhor, Deus Todo-poderoso!!!

LEMBRAM-SE SOMOS OVELHAS DO SENHOR A NOITE MOMENTOS DE DOR E SOFRIMENTO ELE GUARDA-NOS NO APRISCO, PELA MANHÃ MOMENTOS DA SOLUÇÃO, MILAGRES E BÊNÇÃOS ELE ABRE O APRISCO E LEVA-NOS PARA OS PASTOS VERDEJANTES!!! AMEM...                

“Deus te abençoe” Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário