MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

OS MEDIATOS E IMEDIATOS DA BIBLIA: MILAGRES DA BÍBLIA – Marcos 16:19,20!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...



Começaremos nesta serie de estudos falando de milagres de Jesus em uma sequencia destes milagres com o objetivo e alicerçarmos nossa fé nos princípios de Deus através de Jesus Cristo para fazer milagres!!! Deus criava de duas maneiras: mediata e imediata. Todo o princípio da criação é imediata, ou seja, não é através de nenhuma outra coisa criada, porque criou do nada. A criação do homem é mediata porque Deus já havia criado a terra.

CRISTO O SENHOR DO MEDIATO E DO IMEDIATO: João 9.6-7.
Quantas curas Jesus realizou ao longo de seu ministério? Não se pode obter tal resposta com precisão, haja vista que as próprias Escrituras admitem que "nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos" (Jo 21.25) caso os Evangelhos visassem fornecer uma biografia completa da vida de Cristo.

Entretanto, mesmo que os milagres de Cristo tenham ocorrido numa quantidade maior do que está registrado nos Evangelhos, todos os grandes feitos por ele realizados parecem se encaixar em uma de duas formas: Ou seja, os milagres de Cristo Jesus foram MEDIATOS (utilização de meios) ou IMEDIATOS (sem meio algum).

Assim, fazendo um rápido estudo na bíblia, não é difícil nos lembrarmos de algumas ações extraordinárias de Jesus, ao operar milagres os quais realizou de forma IMEDIATA: Imediatamente eram curados são chamados também por MILAGRES INSTANTÂNEOS!!! - A cura de um leproso (Mt 8.2-3); A cura do cego Bartimeu (Mc 10.51-52); A cura do servo do centurião (Mt 8.13).

Então, ao estudarmos o texto de João 9.6-7 “Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.” Sem dificuldades vamos perceber que esse milagre de Cristo tem uma peculiaridade interessante, afinal, é notório que o mesmo não se encaixa na categoria dos milagres que verificamos há pouco, pois este milagres foram mediatos houve necessidade de meios externos...

E isso é óbvio porque nessa cura Jesus de Nazaré se utiliza de MEIOS para promover a saúde visual desse cego de nascença. Embora Jesus Cristo não precisasse, como já verificamos nas outras passagens, o texto afirma que ele cuspiu no chão. Então, fez uma pequena quantidade de lama misturando saliva com terra. Em seguida, aplica essa lama aos olhos do cego.

Por fim, manda que ele vá lavar-se num tanque chamado Siloé. Após esse processo, o cego passa a enxergar. No entanto, nada disso seria necessário. Bastava uma única palavra e aquele cego voltaria a ver perfeitamente. Contudo, Cristo resolveu curar esse cego de forma MEDIATA. Ele se utilizou de meios para fazer um grandioso milagre acontecer.

Um outro evento que reforça essa perspectiva mediata da ação milagrosa de Jesus, está registrado em Mc 8.22-26. “E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente. E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.” Marcos 8:22-26...

Diferentemente de cuspir no chão, nessa passagem notamos que o Senhor passa sua saliva aos olhos do cego. E, além de utilizar da saliva como meio, a cura ainda acontece em etapas, afinal, após a aplicação da saliva e imposição de mãos, o cego ainda não vê com nitidez. Somente depois de uma segunda colocação das mãos sobre os olhos é que o que era cego passa a ver com clareza.

Portanto, o que tudo isso tem a nos dizer é o seguinte: a graça de Cristo é, de fato, multiforme!!! -Não é possível determinar formas exatas ou específicas de como o Senhor Jesus realizará os milagres que desejar fazer!!! Ele é livre para fazer como lhe apraz!!! Assim, Cristo pode realizar feitos extraordinários, sobrenaturais e imediatos.

Tenho o costume de dizer que algo em nossa vida não muda? Porque é necessário que mudamos. Mais do que uma cura física que acontece exteriormente é a cura de nossa alma que se cura gradativamente enquanto nos movemos em Deus, Ele age com seu poder curando físico e alma!!!

Pois o importa é a salvação de nossas almas quando mais cooperamos para a transformação e mudança de Deus mais rápido seremos curados. Lembram-se dos dez leprosos? Jesus deu uma ordem e eles obedeceram e a media que caminhavam gradativamente a cura ia acontecendo!!!

E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. Lucas 17:12-14... Aqui nós observamos o imediato e mediato, jesus não usou meios físico mas usou a obediência dos leprosos, enquanto eles seguiam obedecendo a ordem de Jesus (mediatos) eles foram curados (imediatos)...

Este estudo foi feito para muitas pessoas e pastores que ensinam que não precisa usar remédios (ciência humana) e nem médicos e operações. Deus cura e faz da maneira que lhe apraz, neste processo maior é a salvação da nossa alma e isto é gradual – a medida que indo eles, ficaram limpos. Amem!!! Quem somos nós para determinarmos o agir de Deus em sua obra redentora na vida do homem e da mulher??? Apenas dizendo uma única palavra, prodígios miraculosos podem se realizar instantaneamente. Todavia, Cristo pode realizar a mesma natureza milagrosa de prodígios maravilhosos. 

Utilizando de elementos ordinários, naturais e mediatos, tais como saliva, terra e água, médicos, remédios e ate operações com Deus guiando as mãos do doutor. Coisas simples ou não presentes no cotidiano da vida de qualquer pessoa.

Além disso, Jesus não utiliza somente coisas como forma MEDIATA de executar milagres. Ele também usa pessoas!!! Por meio do povo de Deus (igreja) e da oração em fé, maravilhas da parte de Cristo podem acontecer (Tg 5.14-15) - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

MILAGRE DA CURA:

Todos nós precisamos de cura. Quando Jesus andou aqui na terra há mais de 2000 anos atrás, as pessoas duvidaram da sua capacidade de "salvar", mas ninguém duvidava do seu poder para curar. Hoje, parece que isso se inverteu. Os cristãos confiam que Jesus pode salvá-los do pecado e da condenação, mas muitos duvidam da sua capacidade de curar. A Bíblia diz que "Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre" (Hebreus 13:8); Por isso, devemos crer que se Jesus curou no passado, Ele pode curar hoje!!!

UM ENCONTRO COM JESUS TRAZ LIBERTAÇÃO E CURA:

Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento - (Marcos 5:34). Acredito que a maioria de nós queremos ter um encontro com Jesus. Queremos a cura (física, emocional e espiritual), mas nem sempre sabemos como receber as bênçãos que Jesus nos oferece gratuitamente. Abaixo está alguns passos simples para seguirmos. Nem sempre a cura que Ele traz, será exatamente como você acha que deveria ser, mas em relação à eternidade, Ele sempre dará o que você precisa, para o seu bem e para glória de Deus.

ABAIXO ESTÃO ALGUNS PASSOS PARA RECEBER UM MILAGRE:

1) Creia no poder de Deus: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa (galardoador) aqueles que o buscam - (Hebreus 11:6). - 2) Ore com fé: E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado - (Tiago 5:15).

3) Confie em Deus mesmo em circunstâncias contrárias: Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas - (Provérbios 3:5,6). 4) Entrega o teu caminho (necessidades) ao Senhor e se alegra Nele: Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:4,5...

5) Olha para o alto para o autor e consumador da nossa fé: Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 121:1,2... - olhando fixamente (firmemente) para o Autor e Consumador da fé: Jesus, o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2...

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Um comentário: