MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 27 de outubro de 2018

TROCANDO O JUGO OU TIRANDO O PESO DE NOSSAS COSTAS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Eu queria falar aqui de duas coisas: - Mateus 18.20: Porque, onde estiverem dois ou três... Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. A primeira é IR A IGREJA (você esta indo para o lugar mais importante da terra, o lugar onde ficamos mais próximos de Deus). ESTA NA IGREJA: Você esta em um lugar de oração e adoração coletiva, lugar de milagres, lugar que chamado de porta dos céus (ante- sala da eternidade). SER IGREJA: Somos igreja quando o Espirito Santo de Deus habita em nós; você precisa ir e estar na igreja, mais o mais importante é ser igreja, pois o Espirito da igreja te leva a eternidade!!!

SEGUNDA É VIR A JESUS E ESTAR EM JESUS: E hoje vou falar de duas coisas unidas e distintas em suas ações: Vir á Jesus é quando você vai na igreja e estar e estar em Jesus é quando você se une com Ele no mesmo Espírito!!! Vir Jesus te alivia, estar em Jesus você recebe descanso. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.  (Mateus 11.28-30). - Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição.

TIRAR O JUGO: Esta é uma das mais belas promessas de Jesus que a Igreja do Senhor tem proclamado aos necessitados. Oramos por cura e libertação porque é a vontade de Deus socorrer o homem.  Ministramos em outras áreas de necessidade porque está claro que Deus quer intervir assim na vida do homem. Tirar o peso do pecado, das tristezas, amarguras, doenças, fraquezas espirituais, vícios e outros!!! Em um sentido amplo dar liberdade - A liberdade é um dos atributos ou valores mais apreciados pelo ser humano.

A verdadeira liberdade só pode ser experimentada através do derramamento de sangue de uma pessoa: Jesus. O Seu sacrifício perfeito liberta todo aquele que escolhe acreditar. Nenhuma corrente é capaz de resistir ao poder libertador do Salvador. Somos libertados pelo conhecimento da verdade: Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:31-32... Nada é pior do que as algemas da ignorância!!!

Somos libertados do pecado, da morte e do juízo condenatório: Romanos 8:1ª4 - Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Portanto somos libertados pelo Espírito de Deus em nós: Ora, o Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade. 2 Coríntios 3:17.

Deus nos chamou para caminharmos em liberdade e não mais aceitando o jugo do pecado e da condenação: Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos. Salmos 119:45. - Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1... AMÉM!!! - Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei;

As situações do mundo traz o cansaço o estresse e ficamos presos pelas aflições do dia a dia. Jesus diz aqui que quer tirar o cansaço e trazer o alivio:  Qual a diferença entre alívio e descanso? VINDE A MIM: Ao dizer “vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos”, Cristo mostrou a necessidade de levarmos as pessoas a Ele com uma proposta de solução dos problemas. Portanto, é bíblico enfatizar os milagres e intervenções de Deus ao pregarmos a Cristo.

Infelizmente há muitas igrejas que parecem querer fazer com que as pessoas acreditem que o alívio é proporcionado por elas. Dizem: “venha para a (nossa) igreja tal, e você será mudado, abençoado, curado, etc”. Mas o verdadeiro alívio só ocorrerá quando a pessoa for a Cristo, independentemente de onde o encontre. Jesus disse “vinde a mim” que eu vos aliviarei e darei descanso as vossas almas!!! Você deve ir a Igreja no dia e tempo marcado; mas ir a Jesus é em todo o tempo... EU VOS ALIVIAREI: Como já afirmamos, o alívio é uma dimensão de socorro. É o toque inicial de Jesus na vida de alguém.

É depois deste toque, que normalmente vemos alguém falando de mudança de vida e libertação dos fardos, do abandono dos vícios e pecados, da restauração do casamento, da cura recebida ou da libertação efetuada. O alívio são o que podemos chamar de primeiros socorros, mas não opera em tudo aquilo que Deus deseja fazer na vida de alguém. É um excelente começo, é apenas o inicio da boa obra de Cristo; mas não a obra completa.

A Igreja do Senhor em nossos dias tem amargado a triste experiência de um grande número de crentes que nunca chegam à plenitude do que Deus tem para suas vidas justamente por nunca ter oferecido uma proposta que os leves além do alívio. O alívio se experimenta quando a pessoa vai a Cristo. Mas o descanso, aquela dimensão mais profunda do que Deus tem, só se recebe quando a pessoa decide tomar sobre si o jugo proposto por Jesus. CRISTO EM VOS A ESPERANÇA DE GLORIA!!! - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; Colossenses 1:27...

Portanto, a única forma de ir além do alívio, é aceitando o jugo de Jesus. É fazendo a troca. Deixamos aos pés Dele o nosso e tomamos sobre nós o jugo Dele. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO: O que é tomar o jugo nesta mensagem de Jesus? Como ilustração natural (de um paralelo espiritual) o jugo fala de união. O jugo era uma peça de madeira usada pelos agricultores da época para unir dois animais que puxavam o arado.

Com um boi puxando o arado o trabalho tinha um ritmo mais lento, mas com dois agilizavam. Alguns usavam várias juntas de bois, como é o caso de Eliseu, antes de seu chamado ao ministério (1 Re 19.19-21).  - O jugo obrigava os animais a caminharem juntos na hora do trabalho. Era uma forma de prender um ao outro e força-los a andarem juntos, no mesmo compasso e direção. Andando com Jesus para aliviamos o peso do dia a dia. Lançando sobre Ele nossas necessidades: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que há seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:6,7...

Quando nós unimos a Jesus Cristo o jugo não é só aliviado é tirado de nós tudo aquilo que nos prende e ai vem o descanso: Muitas vezes, por ser uma ferramenta que prendia o animal, a expressão pode aparecer na Bíblia se referindo não só a compromisso, mas a uma carga ou peso, ou ainda a algo que prende alguém: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção”.  (Isaías 10.27)... Você em Cristo traz alivio o fardo fica mais leve; mas Cristo em nós gera o descanso. Por quê? O Jugo, o peso é tirado. Portanto você não deve só vir a cristo, mais estar em Cristo!!! Amém...

DESCANSO NA PRESENÇA DE DEUS. “…e achareis descanso para a vossa alma.” (Mat. 11:29). - O descanso que Jesus oferece é mais que apenas físico. É descanso para o ser. Precisamos experimentar o descanso completo que Cristo nos oferece. Um sono profundo basta para o descanso físico. Umas férias podem nos dar descanso emocional. Mas onde podemos encontrar descanso espiritual, alívio dos assuntos mais profundos do coração?

Jesus está pronto a dar descanso espiritual a todos os que estiverem Nele. O nosso grande problema é que alivio e descanso tem haver com aquilo que vemos ou temos. Por exemplo temos dinheiro: Ficamos felizes e aliviados. Não temos dinheiro: Ficamos infelizes e triste e sobrecarregado. O dinheiro às vezes traz paz o tira a paz.

Somos chamados para a fé que gera esperança e ela esta acima do que vemos ou temos, pois a esperança é; Não vemos hoje e não temos hoje. Mas há esperança para o amanhã. Pois Deus em Jesus Cristo supre nossas necessidades!!! Amém... - A permanente paz, o verdadeiro descanso do espírito, não têm senão uma Fonte: Foi desta que Cristo falou quando disse: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei." Mat. 11:28. "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27.  Essa paz não é qualquer coisa que recebemos. Ela está em Cristo, e só a podemos receber recebendo a Cristo.

PAZ NA ORAÇÃO E LEITURA BÍBLICA: Todos nós precisamos de um tempo e lugar em que possamos dirigir a mente a Deus. A oração, leitura da Bíblia, e meditação centrada em Cristo traz consigo um senso de paz e restauração. A ORAÇÃO GERA ESPERANÇA E ESPERANÇA GERA DESCANSO: Era nas horas de oração solitária que Jesus, em Sua vida terrestre, recebia sabedoria e poder. Siga você este exemplo de Cristo, busque paz e descanso em Deus através da oração!!! Na oração e comunhão com Deus ele nos fala: Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Isaías 41:13...

O PESO É TIRADO QUANDO ORAMOS A DEUS: Oh que doce paz em minha alma se faz. Quando estou orando ao Senhor. Vejo bem junto a mim neste lindo jardim. A presença do meu Salvador. Canto em meu coração uma linda canção. Que transborda de glória, aleluia!!! Quem me dera ficar para sempre assim. Com Jesus neste lindo jardim. - Se eu tivesse a palavra capaz de explicar. Quão glorioso é o amor de Deus. Só provando o maná é que podes cantar. Glória a Deus, glória a Deus, aleluia!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário