MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 7 de junho de 2019

SALVAÇÃO; QUEBRANDO O MURO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


INTRODUÇÃO: Você já se imaginou morar em um lugar sem doença e dores, sem maldição e desfrutando da presença de Deus? Existe este lugar o jardim do Éden; Lugar de delicias e paz, alegria e harmonia criado por Deus para o homem, fisicamente e espiritualmente...

Quando o homem pecou Deus expulsou o homem tirou o homem deste lugar ou situação perfeita: E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15...

Mas o homem pecou: E com o pecado veio sobre o homem algumas maldições: A doença com suas enfermidades e dores. O perdeu o espírito da eternidade e perdeu a comunhão com Deus. Perdeu a salvação ou a oportunidade de poder viver eternamente neste lugar – Sem dores – Sem pecado desfrutando da presença de Deus.

1 – A saúde – Disse Deus: Multiplicarei grandemente a tua dor. Gênesis 3:16.
2 – A maldição da morte - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19.
3 – A expulsão do jardim do éden - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. Gênesis 3:23.
4 – A comunhão com Deus -  Deus levantou um muro chamado: MURO DA INIMIZADE OU PAREDE DA SEPARAÇÃO!!!

Mas devemos crer que a cruz estabeleceu e restaurou o plano de Deus para o homem quebrando toda esta maldição:
Isaías 53:1ª11 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.

Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.

LIBERDADE E VIDA PELA FÉ NA CRUZ:

1 - Levou os nossos pecados.
2 – Levou as nossas dores e enfermidades.
3 – Levou as nossas maldições.
4 – Levou a nossa condenação.
5 – Por fim levou na cruz a nossa morte eterna, trazendo a doce paz e alegria da salvação!!!
6 – E escreveu os nossos nomes no livro da vida no reino celestial, livrando da condenação eterna no reino das trevas.
LIBERTOU DA MALDIÇÃO DA LEI E NOS DEUS A BENÇÃO DE ABRAÃO:
Gálatas 3:12ª14. –  Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:12-14...

BENÇÃO DE ABRAÃO:

1 – Comunhão com Deus pela fé.
2 – A restauração da saúde pela fé.
3 – A prosperidade financeira pela fé e obediência.
4 – O batismo e unção do Espirito Santo, Deus passou a habitar em nós pela fé.

A SALVAÇÃO DA ALMA:

Efésios 2:8. - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:7-9.

1 – A salvação de nossas almas não vem por obras da carne ou por aquilo que fazemos, nossas atitudes humana.

2 – A salvação vem pela fé é um presente de Deus através da cruz. Deus tomou a cruz do homem e deu para o homem o seu trono!!!

QUEBRANDO O MURO OU PAREDE DA INIMIZADE OU SEPARAÇÃO:

Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus. Ele acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos; e dos dois povos formou um só povo, novo e unido com ele. Foi assim que ele trouxe a paz. Ef 2:14-15...

Os gentios (não judeus) estavam autorizados a entrar na parte externa (átrio) da área delimitada do templo em Jerusalém. Essa grande área pavimentada em volta do templo e seus pátios internos eram delimitados por uma parede dupla de pilares com 10 metros de altura.
O perímetro dessa área media 900 metros. Esse pátio externo também era chamado de pátio dos gentios. Mas os gentios eram fisicamente proibidos de acessar os pátios internos do templo por uma barreira de 1,4 metro de altura. Essa barreira era chamada de muro da inimizade, ao qual o apóstolo Paulo cita na sua carta aos efésios.

O historiador judeu Flávio Josefo informa que 13 placas de pedra com inscrições em grego e em latim foram colocadas ao longo da barreira, advertindo os gentios a que não entrassem. Nas palavras de Josefo: Havia uma divisão feita de pedra.

Sua construção era muito elegante; sobre ela, ficavam pilares, em distâncias iguais entre um e outro, anunciando a lei de pureza, em grego e outras em letras romanas, dizendo que: Nenhum estrangeiro deveria entrar no santuário.

Os arqueólogos descobriram duas dessas placas de aviso, que dizem: Nenhum estrangeiro tem permissão de entrar na balaustrada (parede ou impedimento) em torno do santuário e do pátio. Quem for pego, será responsável por sua decorrente morte. (Ao lado uma placa antiga com um aviso aos gentios no Templo de Jerusalém).

Esse muro divisor teve grande significado para Paulo, que foi preso em Jerusalém por supostamente levar um gentio para o pátio interno do templo (At 21.16-30 - ler). Paulo e outros cristãos judeus reconheciam que o Deus que havia anteriormente residido no templo havia entrado na humanidade na pessoa de Jesus, o Messias.

DEUS SAIU PARA FORA DA CAIXINHA (ARCA DE MADEIRA) PARA MORAR NO HOMEM CRIADO A SUA IMAGEM!!!

A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição haviam, na verdade, rompido o muro da divisão, efetuando unidade e amizade espiritual entre judeus e gentios. Como resultado, Paulo sabia, todas as pessoas tinham acesso garantido a Deus por meio da fé salvadora em Jesus Cristo. Aleluia o muro foi destruído pela cruz (simbolicamente as muralhas de Jericó)!!!

Nos dias do Novo Testamento a lei do Antigo Testamento era uma barreira entre os gentios e os judeus. E esta barreira criou uma hostilidade: O anti-semitismo (ódio aos Judeus) gerava frequentes tumultos nas cidades antigas, e os judeus antigos olhavam com desprezo os vizinhos gentios.

Então Jesus morreu, e tornou a lei irrelevante. Judeus e gentios igualmente se aproximaram de Deus pela fé, e pela fé cada um tinha acesso direto a Deus, o Pai. De repente, tornou-se claro que a igreja é uma, e que de dois grupos hostis Deus formou um novo homem que foi chamado para viver em paz.

O VÉU FOI RASGADO DE ALTO A BAIXO:

A Igreja precisa aprender isso. O que quer que possa existir em qualquer sociedade que cria barreiras, divisões, dissensões e gera hostilidade, é sem valor agora. As raças são irrelevantes agora.

Cada um se aproxima de Deus pela fé em Cristo, e, a partir dos dois, Deus está em ação formando o seu novo homem através do Espírito Santo. Cristo no evangelho exclama, grita: Paz com Deus e paz com os homens.

Cristo aproximou você de Deus pela da fé, e ao aproximar você de Deus Ele aproximou uns aos outros. Percebamos o que Deus está fazendo em sua igreja. E façamos a paz.

Porque o pátio dos gentios, representava o nosso distanciamento de Deus Pai, havia a barreira do pecado, que impedia-nos de entrar na presença de Deus (no lugar Santíssimo), todavia, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.

Por meio do véu, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo.

Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Hb 10:19-23.

O VÉU FOI RASGADO - Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram!!! Mateus 27:51...

Maurílio Souza...


Nenhum comentário:

Postar um comentário