MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 10 de junho de 2019

SELA HAMALECOTE: PEDRA DE ESCAPE – PEDRA DE DESCANSO!!! - POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


SELA HAMALECOTE: PEDRA DE ESCAPE – PEDRA DE DESCANSO: - Textos Bíblicos: 1Samuel 23.26-28; Hebreus 2.3 – Ler... - INTRODUÇÃO: Num dos momentos mais angustiantes vividos por Davi, durante a perseguição promovida por Saul, ele encontra-se no deserto de Zife, refugiando-se nos LUGARES FORTES.

Davi foi traído pelos zifeus que o denunciaram a Saul. – Não se escondem Davi entre nós…? (Sl 54). - Porém, Davi e seus homens se refugiaram em uma ENORME PEDRA que lhes dava a SEGURANÇA NECESSÁRIA. Ela chamava-se Sela-Hamolecote, isto é PEDRA DE ESCAPE. – PEDRA DE DESCANSO...

1 - Razões pelas qual Saul queria destruir Davi: A) Davi ESCOLHIDO DE DEUS para substituí-lo como rei. (1Sm 18.8). – Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?

B) O Senhor era com ele. DEUS ERA COM ELE; (1Sm 18.12). – E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul. C) Medo. (1Sm 18.29). – Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi.

2- Davi e a Pedra de Escape e a PEDRA DE DESCANSO. (1Sm 23.14,25, 27,28). - Saul persegue Davi no deserto de Zife. – E Davi permaneceu no deserto, NOS LUGARES FORTES, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém DEUS NÃO O ENTREGOU NA SUA MÃO…

E Saul e os seus homens de foram em busca dele, o que anunciaram a Davi, que desceu para aquela penha e ficou no deserto de Maom; o que ouvindo Saul, seguiu a Davi para o deserto de Maom… - … Então, veio um mensageiro a Saul dizendo: Apressa-te e vem, porque os filisteus, com ímpeto, entraram na terra. - Pelo que Saul voltou de perseguir a Davi e foi-se ao encontro dos filisteus. Por esta razão, aquele lugar se chamou Sela-Hamalecote.

QUE QUER DIZER PEDRA DE ESCAPE – PEDRA DE DESCANSO...
No entanto, Davi e seus homens não se refugiaram em um lugar qualquer no deserto de Maon. Escolheram sim, um LOCAL ALTAMENTE PRIVILEGIADO: UMA PEDRA onde Davi encontrava o CONSOLO E O DESCANSO no seu momento mais crítico, por conta da fúria de Saul. A PEDRA ERA UM LUGAR ESPECIAL.

Era a providência de Deus. Ela chamava-se Sela-Hamalecote, isto é PEDRA DE ESCAPE. PEDRA DE DESCANSO. - Assim na PEDRA DE ESCAPE, - PEDRA DE DESCANSO chamada Sela-Hamalecote, Davi e seus homens encontraram a saída para sua sobrevivência, escapando da fúria de Saul.

DAVI DISSE: Ali naquele lugar em  Sela-Hamalecote Davi pronunciou uma das maiores frases da sua vida; – Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e terra. - (Sl 121.1,2).
Outra frase; Surpreenderam-me no dia minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo. - (Sl 18.18).

3- JESUS CRISTO, A NOSSA PEDRA DE ESCAPE E DESCANSO: – Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Sl 46.1). – E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de UMA GRANDE ROCHA em terra sedenta. (Is 32.2).

DEUS EM CRISTO NOSSA GRANDE ROCHA: 1 - Na hora da tentação. (1Co 10.13). – Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. - 2 - Na hora da adversidade dos problemas. (Sl 27.5).

Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. - 3 - No dia da angústia e tristezas. (Sl 46.1). - 4 - No dia da calamidade, das grandes lutas. (Sl 18.18). Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.

PROLOGO: Deus é o nosso refúgio presente, seguro e suficiente mesmo em meio AS LUTAS E AOS PROBLEMAS. Ele é o nosso refúgio eterno e pode e pode dar-nos segurança sob quaisquer circunstâncias. - O SENHOR JESUS CRISTO É NOSSA PEDRA DE ESCAPE E NOSSA PEDRA DE DESCANSO (SELA-HAMALECOTE). (Is 41.10).

Portanto Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não se apressa. Isaías 28:16.

JESUS É A NOSSA ROCHA DE DESCANSO: Então disse Moisés: Peço-te que me mostres a tua glória. E Deus respondeu: Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão. E acrescentou: Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo.

E prosseguiu o Senhor: Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver. Êxodo 33:18-23... - Quando Deus passa com sua gloria Moisés vê a bondade e a misericórdia do Senhor sobre nós.

Tem muitos pregadores pregando por ai de um Deus ranzinza que pune o pecador e para isso usa textos do velho testamento que era dente por dente olho por olho por isto precisamos de uma revelação da gloria de Deus revelada através de Jesus Cristo.

Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais. João 19:32-35... A água simboliza a bondade e o sangue simboliza a misericórdia...

Disse a Moisés: ...homem nenhum verá a minha face e viverá... Eis aqui um lugar junto a Mim; e tu estarás sobre a penha... te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado...tu me verás pelas costas... - Ex 33: 20 a 23... - É assim que podemos contemplá-Lo.

NA FENDA DO SOFRIMENTO DE CRISTO. Na fenda da dor e humilhação de Jesus, a Rocha. Na fenda do lado aberto pela lança do soldado quando Ele estava na cruz. Somente assim podemos conhecer Deus, Seu caminho, Sua glória, Seu Nome. Não há outra maneira de se achegar a Deus se não nos escondendo em Jesus.

Deus revelou a seu servo o Seu Nome: primeiramente Ele é SENHOR, depois SENHOR DEUS, Compassivo, Clemente, Longânimo, Misericordioso, Fiel, Justo, Perdoador. Ex 34: 5 e 6.   Eis a glória do Senhor. - A primeira coisa que precisamos saber é que a expressão ver a gloria de Deus é ter o conhecimento que vem com a revelação daquilo que Ele é: Deus passa e Moisés viu a gloria de Deus revelada por sua BONDADE E MISERICÓRDIA, todos que servem a Deus devem ter este conhecimento...

1 – DEUS É AMOR: Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:8-10 – Deus não tem amor, Deus não sente amor, deus é amor sua essência permeia nesta verdade revelada pelo seu amor ali na cruz...

2 – Deus é bom e misericordioso – Sua bondade e misericórdia nos seguiram todos os dias; - O salmo 23 fala, de forma eloquente, do cuidado de Deus com cada um de nós. - No ambiente histórico, Davi estava falando sobre suas frequentes visitas ao tabernáculo onde ele se entregava à adoração, ao louvor e à oração.

Davi reflete sobre a lealdade e devoção dos pastores orientais em seu cuidado pelas ovelhas, protegendo-as do perigo, alimentando-as e conduzindo-as às campinas verdejante e águas tranquilas... Não deixando lhes faltar nada! - Davi se compara a uma ovelha do aprisco divino.

As palavras-chaves do salmo falam da segurança que Jesus, o Supremo Pastor, nos dá. O salmo apresenta algumas figuras que ilustram o cuidado de Deus com cada um de nós.

FALA DE REPOUSO – DESCANSO (v. 2); fala de justiça (v. 3); fala de consolação (v. 4 b); fala de vitória sobre os inimigos (v. 5). - O salmo começa e termina falando sobre a presença de Deus em nossas vidas e termina dizendo que existem dois sinais da presença de Deus em nossas vidas:

BONDADE E MISERICÓRDIA. Estas duas virtudes se completam e ao mesmo tempo se confundem entre si. Quem é bondoso é também misericordioso, e vice-versa. Aqui, no verso 6, temos três coisas que merecem nossa ponderação:

A primeira é A SEGURANÇA de que a promessa de Deus será cumprida na terra: BONDADE E MISERICÓRDIA CERTAMENTE ME SEGUIRÃO. A palavra que vem como confirmação desta verdade é certamente. A segunda é A duração do cumprimento da promessa de Deus na terra: TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA. - A terceira é A extensão do cumprimento da promessa de Deus na eternidade: E HABITAREI NA CASA DO SENHOR PARA TODO O SEMPRE.

A mensagem central do salmo 23 é que Deus nos guia, nos protege e nos acompanha em nossa vida inteira. Desde quando nascemos até quando morremos, Deus está presente em todos os momentos de nossa vida. Por isto podemos descansar em nossa rocha Jesus Cristo.

MAURÍLIO SOUZA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário