MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 13 de março de 2020

A AMENDOEIRA DE ARAÃO: NUMEROS 17:1ª13... POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


A vara de Arão floresceu como indicação da vontade e aprovação divina concernente ao sacerdócio em Israel. O texto bíblico diz que Corá, Datã, Abirão e Om promoveram uma série de eventos que desencadearam uma forte oposição à liderança de Moisés e contestaram a legitimidade do sacerdócio de Arão.

Mas isso revelava simplesmente uma oposição dos israelitas contra o próprio Deus. Inclusive, quando Deus trouxe julgamento sobre o grupo de Corá, em vez de o povo ser levado ao arrependimento, causou ainda mais murmuração entre os israelitas.

Então Deus falou com Moisés e lhe ordenou que fosse dada uma vara para cada tribo de Israel. O nome de cada representante de cada tribo também deveria ser escrito em cada uma das varas. Deus também ordenou que o nome de Arão fosse escrito sobre a vara da casa de Levi. Depois disso, todas as varas deveriam ser colocadas no Tabernáculo perante a Arca da Aliança.

Deus também avisou que o bordão do homem que Ele escolhesse haveria de florescer; então todas as murmurações dos israelitas cessariam (Números 17:1-5). No dia seguinte Moisés entrou no Tabernáculo e somente a vara de Arão havia brotado. De um dia para outro a vara produziu flores e amêndoas.

Então Moisés trouxe todas as varas que representavam todas as tribos de Israel e entregou cada qual aos filhos de Israel. Em seguida Deus ordenou que Moisés guardasse a vara de Arão perante o Testemunho, isto é, defronte da Arca da Aliança no Santo dos Santos no Tabernáculo. A partir dali a vara de Arão seria como sinal contra os filhos rebeldes de Israel, indicando a escolha de Deus. Com isso as murmurações dos israelitas contra Deus deveriam ser permanentemente caladas.                         
                                                                                                                                                                                         
Amendoeira, na sua origem hebraica, shoked, significa: "vigilante". Ela levou esse nome porque é a primeira planta a florescer na primavera. É como se ela ficasse vigiando o fim do inverno e o início da primavera, e quando ocorre o equinócio (momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração), da primavera, a amendoeira é a primeira a brotar!!!

Daí seu nome de vigilante. Interessante não é? Deus deu uma visão para Jeremias sobre essa planta. Veja o texto: "Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la". Jeremias 1:11 e 12.

Deus estava como que dizendo à Jeremias: “Eu sou como a amendoeira que vigia a primavera. Eu estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram. E, tu Jeremias, deves também ser vigilante como a amendoeira o é." A vara da amendoeira possuía um forte simbolismo para o povo de Israel e para o próprio Deus. Jeremias devia ter pelo menos três lembranças ao ver aquela vara de amendoeira:

O CANDELABRO ERA ADORNADO POR AMENDOEIRAS: “Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.” Êxodo 25:33. Isso faz-nos lembrar da parábola das 10 virgens relatada em Mateus 25 que deviam ficar vigilantes com azeite nas suas lâmpadas.

A VARA DE ARÃO FLORESCEU E BROTOU AMÊNDOAS: “Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.” Números 17:8.

A EXORTAÇÃO FINAL DE ECLESIASTES USA O FLORESCER DA AMENDOEIRA COMO EXEMPLO: “Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça.” Eclesiastes 12:5...

NOVA VERSÃO: AQUI FALA DE SER JOVEM E SER VELHO!!! Você vai ter medo de lugares altos, medo de cair. Vai ser um velho de cabelos brancos, de rosto murcho, que anda se arrastando; já não vai ter o vigor físico, e verá a morte de perto, aproximando-se cada vez mais de sua casa eterna. Depois atrás do seu caixão, muita gente vai seguir, chorando.

VOU COMPLETAR COM O VERSÍCULO 6 E 12 NA NOVA VERSÃO: 6. Sim, lembre-se do seu Criador agora, enquanto você é jovem, antes que o fio de prata da vida seja cortado; antes que o copo de ouro se quebre; antes que o vaso se quebre junto à fonte e a roda se parta junto ao poço; - 12. Mas meu filho saiba logo: há tantas opiniões diferentes que é impossível contar. Você poderia estudar essas opiniões por toda a sua vida, NÃO ficar cansado de estudar, sem chegar ao fim!!! A visão que Jeremias teve da vara da amendoeira traz dois significados principais: a) Deus vigia para que a Sua Palavra se cumpra. b) Os filhos de Deus também devem ser vigilantes em receber e anunciar a Palavra de Deus.

ESTUDAR E MEDITAR NA PALAVRA MESMO QUANDO JOVEM E TAMBÉM NA SUA VELHICE, POIS A PALAVRA DE DEUS TRAZ VIDA AO FÍSICO E AO ESPIRITO QUE HABITA NO HOMEM QUE UM DIA LHE SERÁ TIRADO!!!. - Eclesiastes 12 - Bíblia Viva: 7. Antes que o pó volte à terra de onde veio e o espírito volte a Deus que o deu. 8. Tudo é uma ilusão, diz o Professor; uma grande tolice. 9. Mas, porque era sábio, o Professor continuou ensinando aquilo que sabia a outras pessoas; ele reuniu muitos provérbios e ditados.

Aqui quer dizer que o aprender e o ensinar a palavra de Deus e as ideias celestiais faz do homem o professor e aluno sempre jovem e na sua morte terá mais que choros e sim um legado que como uma pedra permanecera para as gerações futuras ou não!!! Quando Deus deu à Jeremias a visão da vara de amendoeira, Ele alertava para a vigilância, pois a Palavra de Deus iria se cumprir, quer Jeremias quisesse ou não. Não que Deus fosse vingativo ou mau; mas porque Ele já sabia dos pecados que Judá cometia. Jeremias jamais poderia se intimidar por se achar incapaz de pregar a Palavra profética.

Deus estava preparando o profeta para aceitar a incumbência da pregação, e ele devia anunciar o que Deus havia solicitado. Em Jeremias 1:5 o profeta disse que não podia aceitar porque ainda era uma criança para ser profeta, e Deus o animou com a visão da vara da amendoeira. Jeremias tinha a missão de falar. Mas devia vigiar como Deus o fazia em relação às profecias, sobre a punição com o cativeiro babilônico e sua libertação depois dos 70 anos. Ver o cumprimento da profecia dos 70 anos de cativeiro em Jeremias 25:11 e 29:10...


O filho de Deus destes últimos dias também deve ser vigilante, não somente porque Jesus vai voltar, mas também em anunciar as boas novas do reino de Deus, pois sabemos que a Palavra de Deus irá se cumprir, quer o mundo queira ou não. E já está em pleno cumprimento!!! Precisamos anunciar o evangelho de Cristo e a Sua volta para buscar os Seus filhos fiéis.

A vigilância consiste em viver e pregar as doutrinas verdadeiras. O povo de Deus nestes últimos dias foi chamado para anunciar as verdades bíblias ao mundo. Assim como Jeremias foi chamado para anunciar os pecados do povo de Deus no passado, a igreja de Cristo é convidada para anunciar os pecados do povo e a pureza das doutrinas de Cristo.

Uma curiosidade da vara da amendoeira é que ela permanece nas ondas do mar até por vários meses. Quando a maré enche, é lançada pelas ondas à praia, e as varas se juntam e dão a impressão de se transformarem em árvores.

A lição é simples: A Palavra de Deus nunca volta vazia. O nosso trabalho nunca é vão em Jesus. A semente da Palavra de Deus que você lançou em algum coração, um dia vai encontrar um coração necessitado de Deus. Jeremias deixou ser usado por Deus e o seu ministério profético foi abençoado.

A despeito do povo ser deportado para Babilônia, ele voltou depois dos 70 anos e pôde reconstruir Jerusalém. Assim também Deus usa você. Seja vigilante como a amendoeira. Viva uma experiência de comunhão com Jesus, receba a Sua Palavra e a transmita às pessoas que necessitam. E os frutos do seu ministério, mesmo que demorem, se transformarão em lindas árvores para a glória de Jesus!!!

SEJA COMO A AMOREIRA - VIGIAI E ORAI:

Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. Marcos 13:33... Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41... E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai. Marcos 13:37... Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. 1 Coríntios 16:13... Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. 1 Coríntios 15:34...

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário