MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 25 de junho de 2022

ELEVO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES?


DAVI DISSE: Ali naquele lugar em Sela-Hamalecote Davi pronunciou uma das maiores frases da sua vida; – “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e terra.” (Sl 121.1,2). - Outra frase; “Surpreenderam-me no dia minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo.” (Sl 18.18).

Há um costume entre os sacerdotes de Baal edificarem seus poste ídolos em cima de um monte e falavam com seus seguidores, para a hora de aflição olhar para o monte e pedir socorro. Por isto o salmista Davi disse: O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e terra.

POSTE - ÍDOLO ERA O NOME DADO A UMA IMAGEM FEITA EM HOMENAGEM A ASERÁ OU BAAL E OUTROS dEUSES, CONSIDERADA PELOS CANANEUS "deusa MÃE" Você pode achar isso loucura, além de cultuarem imagens biblicamente repugnantes para Deus: No geral poste; era coluna de madeira, bronze, concreto ou ferro fincada no solo, para sustentar uma imagem de ídolo.

A declaração: “elevo os meus olhos para os montes” é a frase que introduz o Salmo 121 na Bíblia. Esse salmo era um cântico de romagem entoado pelos peregrinos no caminho para as grandes atividades festivas em Jerusalém. Há diferentes possibilidades de interpretação do significado dessa declaração, mas todas elas apontam PARA O PODER E O CUIDADO PROVIDENCIAL DO SENHOR QUE ESTA NO CÉU.

Isso fica muito claro quando lemos as palavras do salmista.

Ele diz: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Salmo 121:1,2). O NOSSO SOCORRO MUITAS VEZES OU QUASE TODAS NÃO ESTA NA TERRA E SIM NOS CÉUS!!! Olha o que disse Jesus Cristo: João 15:5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; POIS SEM MIM VOCÊS NÃO PODEM FAZER COISA ALGUMA.” – O que quer dizer nada? Ausência de tudo...

A jornada dos crentes judeus que viviam fora de Judá rumo à cidade de Jerusalém não era fácil. O caminho era perigoso e oferecia diversos desafios que iam desde o terreno difícil e as condições climáticas que às vezes eram adversas, até a ação de criminosos perigosos que ficavam a estreita para atacar as caravanas de peregrinos.

Então o chefe de família judeu ficava sempre em constante tensão durante a jornada, pois sua família e seus bens poderiam estar em perigo a qualquer momento. Isso explica a declaração do salmista: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”. É nesse ponto que existem diferentes interpretações sobre o que o escritor bíblico de fato queria dizer.

ELEVO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES: DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO?

Alguns intérpretes consideram que quando o salmista diz: “elevo os meus olhos para os montes”, ele estava se referindo à região montanhosa de Judá onde o Templo estava edificado sobre o Monte Sião. A ideia é que ao fixar seus olhos sobre Sião:

O monte de Deus onde a Arca da Aliança estava como representação máxima da presença do Senhor – O salmista reconhece que sua força e sustento vêm de Deus. Nesse sentido, as colinas de Sião eram um lembrete da habitação de Deus no meio do seu povo e de que o socorro dos crentes peregrinos vinha unicamente d’Ele.

Além disso, naquele tempo os pagãos e os judeus apóstatas adoravam falsos deuses em altares e santuários que ficavam no alto dos montes (cf. 2 Reis 16:4; 13:27; 17:2; Oséias 4:11-13). Nesse sentido, declaração do salmista em tom de questionamento pode implicar numa reprovação da idolatria e um testemunho da inutilidade dos ídolos. Algo semelhante ao que lemos na profecia de Jeremias: 

“Certamente, em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras, no SENHOR, nosso Deus, está a salvação de Israel” (Jeremias 3:23).

O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra: Seja qual for à interpretação adotada, nada muda a mensagem principal dessa conhecida declaração bíblica. O socorro dos santos vem do Senhor, o Criador do céu e da terra. Perceba que ao dizer: “Elevo meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”, o salmista não buscar por socorro na criação, mas diretamente no próprio Criador. Por isso ele mesmo responde: 

“O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra”.

Não devemos procurar segurança em lugar algum ou em ninguém mais a não ser em nosso Deus Todo-Poderoso. Nossos olhos devem estar fixados no Senhor. Como diz o salmista, nosso socorro não vem de colinas e montanhas; não vem de homens e nações, por mais poderosos que sejam, mas vem unicamente do Senhor. Nesse sentido, elevar os olhos ao Senhor é também um gesto de oração que expressa ousadia e confiança, bem como esperança e expectativa de que receberemos d’Ele a ajuda que necessitamos.

NÃO QUERO TRAZER UMA DECLARAÇÃO AQUI DE UMA ALIENAÇÃO POLITICA, MAS NÃO SAÕ OS POLITICOS QUE MUDARAM NOSSA NAÇÃO DEVEMOS CRER SIM QUE É DEUS ATRAVÉS DE JESUS CRISTO QUE ABENÇOARA O BRASIL: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Salmos 127:1...

As famílias constroem suas casas, e as sentinelas guardam as cidades, mas ambas as atividades são inúteis se o Senhor não estiver presente. Uma família sem Deus nunca poderá experimentar o laço espiritual com que Ele ata os relacionamentos e faz da sua casa um lar. Uma cidade sem Deus se desintegrará devido à sua impiedade e sua corrupção. 

PORTANTO A ORAÇÃO E CLAMOR É A RESPOSTA, ISTO NÃO É ALIENAÇÃO É CONFIANÇA EM DEUS!!!

MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ: Não cometa o erro de deixar o Deus e Jesus Cristo assim como o Espirito Santo fora de sua vida. Se o fizer, todas as suas realizações serão inúteis. Faça de Deus a sua prioridade mais elevada, e deixe que Ele edifique a sua vida, sua família, sua igreja e sua nação!!! 

“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.” Salmos 127:2... OU AS BENÇÃOS ENQUANTO DORME!!!

Deus não é contra o esforço humano. O trabalho honrará a Deus (Pv 31:10-29). Mas trabalhar para excluir os demais ou a ponto de negligenciar a família pode ser um modo de encobrir a capacidade de confiar que Deus pode prover as nossas necessidades.

Todos precisamos de descanso adequado e de um tempo para a renovação espiritual. Por outro lado, este versículo não é uma desculpa para ser preguiçoso (Pv 18:9). Mantenha o equilíbrio!!! Trabalhe e descanse confiando no Senhor.

Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta. Salmos 127:3-5. 

As crianças são frequentemente vistas como responsabilidade ou transtorno ate em empecilhos, não como riquezas de Deus. Mas de acordo com a Bíblia, “Os filhos são herança do Senhor”; São uma bênção.

FINALIZANDO: Se for para olharmos para algum monte como nosso alvo final, então que olhemos para o Sião celestial ao qual somos conduzidos pelos méritos de Cristo para que possamos habitar para sempre com o Senhor (cf. Hebreus 12:22,23; Apocalipse 14:1; 21:10). Sobre isso, C. H. Spurgeon diz que: 

AQUELES QUE ELEVAM SEUS OLHOS PARA AS COLINAS ETERNAS EM BREVE TAMBÉM TERÃO SEUS CORAÇÕES ELEVADOS, não só os olhos.

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário