MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 23 de dezembro de 2023

CELEBRAÇÃO DO NATAL: LIVRO BONUS!!! LIVRO ON LINE GRATUITO DE NÚMERO 242 - POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


UMA VISÃO SEM FANATISMO OU EXTREMISMO DE QUE NADA PERTENCE A DEUS TUDO PERTENCE AO INIMIGO DE DEUS: LEMBREM-SE TUDO FOI FEITO PARA ELE E POR MEIO DELE...

ROMANOS 11:36 - PORQUE DELE E POR ELE, E PARA ELE, SÃO TODAS AS COISAS; GLORIA, POIS A ELE (JESUS CRISTO) ETERNAMENTE!!!

O debate sobre se os cristãos devem celebrar ou não o Natal dura há séculos. Há cristãos sinceros e comprometidos igualmente em ambos os lados da questão, cada um com várias razões para que o Natal deva ou não ser comemorado em lares cristãos. Mas o que a Bíblia diz? A Bíblia dá uma orientação clara para sabermos se o Natal é um feriado para ser celebrado pelos cristãos? Primeiro, vamos olhar para as razões por que os cristãos não celebram o Natal. Um argumento contra o Natal, é que as tradições que cercam o feriado têm origens no paganismo.

A busca de informações confiáveis? Sobre este tema é difícil, porque as origens de muitas das nossas tradições são tão obscuras que as fontes muitas vezes são contraditórias entre si. Sinos, velas, azevinho, e decorações são mencionados na história do culto pagão, mas o uso de tais elementos no próprio lar, certamente não indica um retorno ao paganismo. Enquanto há definitivamente raízes pagãs em algumas tradições, existem muitas tradições mais associadas com o verdadeiro significado do Natal, o nascimento do Salvador do mundo, em Belém.

Sinos são tocados para tocar a alegre notícia, velas são acesas para lembrar-nos que Cristo é a luz do mundo (João 1:4-9), uma estrela é colocada no topo de uma árvore de Natal para lembrar a Estrela de Belém, e os presentes são trocados para nos lembrar dos presentes dos Reis Magos a Jesus, o maior dom (presente) de Deus para a humanidade.

Outro argumento especialmente contra o Natal é a árvore de Natal, a Bíblia proibiria trazer árvores para nossas casas e decorá-las. A passagem citada é Jeremias 10:1-16, mas esta passagem refere-se ao corte de árvores, escarificação (esculturar) da madeira para fazer um ídolo, e ídolo decorado com prata e ouro com a finalidade de nos curvamos e adorá-lo (ver também Isaías 44:9-18). A passagem de Jeremias não pode ser retirada de seu contexto e usada para fazer um argumento legítimo contra as árvores de Natal.

Há os cristãos que optam por ignorar o Natal pelo fato de que a Bíblia não nos dá a data do nascimento de Cristo. Certamente é verdade que 25 de dezembro possa sequer estar próximo da época do nascimento de Jesus. Há uma legião de argumentos em ambos os lados, alguns relacionados com o clima em Israel, as práticas de pastores no inverno, e as datas de recenseamento romano. Nenhum desses pontos está isento de certa quantidade de sugestões.

O que nos traz de volta para o fato de que a Bíblia não nos diz quando Jesus nasceu. Alguns veem isso como prova de que Deus não queria que nós celebrássemos o nascimento de Jesus, enquanto outros veem o silêncio da Bíblia sobre a questão como uma aprovação tácita. Muitas pessoas percebem que há um esforço concentrado para eliminar a palavra “Natal” do discurso público. Há uma “guerra contra o Natal”. Nesse período as pessoas se cumprimentam assim: “Desejamos-lhe uma feliz festa” em vez de nós desejamos-lhe um Feliz Natal.

Alguns cristãos dizem que à medida que o mundo celebra o Natal, ele está se tornando mais e mais politicamente correto para se referir a ele como feriado cristão, portando deve-se evitá-lo. Mas esse é o mesmo argumento feito por falsas religiões que negam a Cristo por completamente, como as Testemunhas de Jeová, que negam a Sua divindade. Os cristãos que celebram o Natal, muitas vezes veem a ocasião como uma oportunidade para anunciá-lo como “a razão da festa” entre as nações e para os presos em falsas religiões.

Como vimos não há nenhuma razão legítima bíblica para não celebrar o Natal. Ao mesmo tempo, não há mandamento bíblico para comemorar também. No final, é claro, celebrar ou não o Natal é uma decisão pessoal. O que o cristão decidir fazer a respeito do Natal, seu ponto de vista não deve ser usado para denegrir aqueles com pontos de vista opostos, nem deve ser usado como distintivo de orgulho para celebrar ou não celebrar. Em todas as coisas, buscar a sabedoria daquele que dá liberalmente a todos que pedirem (Tiago 1:5), e aceitar um ao outro em amor cristão e de graça, independentemente dos nossos pontos de vista sobre o Natal.

 


NATAL TEMPO PARA PERDOAR E ESQUECER:

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete”. (Mateus 18:21-22) ... Lembra quando? Essas palavras se ouvem muito durante o Natal, entre familiares, ou com amigos, sempre trazemos na memória recordações agradáveis de natais passados. Mas também vem a nossa memória experiências que não queríamos lembrar: a dor de algo que passou, a pressão de críticas negativas, a decepção de alguma promessa que não foi cumprida, a rejeição e as aflições.

O que temos que fazer com esse tipo de recordação? Temos que arrastá-los por toda nossa vida, junto com o resto de nossas cargas? Não tem que ser assim, podemos nos desfazer dessas recordações, aliás, temos que nos desfazer delas. Mas somente há uma forma que isso aconteça: Por meio do perdão. Perdoar a outros parece algo fácil de fazer, mas na verdade pouco se faz. Olhamos o perdão como se fosse uma alternativa que temos na vida, como algo que podemos aceitar ou descartar.

Mas na verdade é que o perdão é um requisito fundamental na vida de um crente. Desde o ponto de vista de Deus, o rancor ou falta de perdão é uma maldade. Em Mateus 18, Jesus relata uma parábola que ilustra as consequências do rancor. A parábola fala de um servo que devia a seu senhor uma dívida equivalente a milhões de reais; “Quando chegou o dia que deveria saldar a dívida, o servo disse a seu amo: Senhor tenha paciência comigo, eu te pagarei tudo”. O seu senhor se comoveu e perdoou toda dívida.

Pouco depois, esse servo buscou a um amigo que lhe devia o equivalente a quinze reais. Ao se dar conta de que o amigo não poderia pagá-lo, fez com que o prendessem e não se importou com o clamor que esse lhe fez. Quando o senhor do servo viu o que aconteceu, se indignou e disse que era um servo malvado, e o entregou aos executores até que pagasse tudo o que lhe devia. Note o montante da dívida que não foi perdoada: Quinze reais. As dívidas pequenas são na maioria as que nos causam mais problemas, os ressentimentos insignificantes entre os casais ou irmãos, os rancores que não parecem importante para afrontá-los.

Tenha cuidado, essa é classe de dívida que Satanás usa para atormentá-lo, Jesus Cristo pagou uma montanha de dívidas por você. Sem dúvida, você pode ser generoso com as dívidas de centavos que outros lhe devem. Busque ao Espírito Santo e peça que lhe mostre qualquer rancor que você esteja abrigando. Logo, arrependa-se e livre-se desse rancor. Faça desse Natal não só um tempo para recordar, mas também para perdoar e esquecer.

MEU CONSELHO AOS MEUS IRMÃOS QUE CONGREGA COMIGO:

1º fazem enfeites com arvores de Natal, bolas, pisca-pisca, enfeita a sua casa, pois é um dia de festa. 2º - Comemora com moderação junto com a família, usa este dia para juntar a família em uma comemoração de alegria familiar. 3º - Canta cânticos natalinos desde que não tenham idolatrias e se alegram lembrando de natais passados. Coma comidas típicas natalinas se puderem comprar lógico. 4º - E acima de tudo trocam presentes, fazem a brincadeira de amigo oculto, comemoram este dia com as crianças, pois os momentos mais alegres derem minha infância foram nos natais passados com meus pais e irmão, não priva seu filho de viver a alegria do Natal com o nascimento de Jesus Cristo.

 


BRILHO DE NATAL (reflexão no Natal):

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte". Mateus 5.14. No final do ano tenho minhas tradições e uma delas e assistir alguns filmes repetindo cada ano na proximidade do Natal; sintonia do amor, um lugar chamado Notting Hill, mensagem para você, enquanto você dormia e outros.

Mas há um que eu gosto muito que chama: “um Natal brilhante”; sua história consiste em contar acerca de um homem que decide decorar sua casa de tal forma que as luzes podem ser vistas do espaço. Seu objetivo era ser visto pelos satélites, mas todos os seus esforços eram em vão, ele não estava conseguindo, até que na noite de Natal com ajuda dos amigos, vizinhos e moradores da cidade ele alcançou o alvo e foi visto nos satélites, coisa que sozinho não estava conseguindo.

Assim acontece com a igreja de Jesus, estamos neste mundo com um objetivo mostrar o brilho de Jesus Cristo somos a “estrela brilhante” de Natal que deve apontar para o autor e consumidor de nossa fé. Jesus disse “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andara em trevas, mas terá a luz da vida”. Mas quando estava para subir aos céus, Jesus chamou seus discípulos e disse “vos sois a luz do mundo”. Ele deixou uma missão para nós seu corpo místico na terra sua igreja.

Mas com todo o nosso esforço não conseguimos sozinho mostrar o brilho intenso de sua luz, precisamos entender isso, pois a igreja muitas vezes está dividida em grupinhos (chamado panelinhas) em casais em grupos isolados enfraquecendo a grande motivação da igreja. Pois só vamos brilhar quando estamos juntos no mesmo objetivo como uma igreja, pois Jesus disse assim acerca de seu povo, que somos; uma cidade luz edificada sobre o monte não apenas uma casa, mas uma cidade...

Quero finalizar dizendo que; Jesus nos ensina que a Sua Igreja é colocada como uma cidade sobre um monte, não para ficar escondida, mas para ser vista por todos os homens. A Sua Igreja é constituída de luzeiros: "Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entra a qual resplandeceis como luminares no mundo" Filipenses 2.14. Lembre-se sozinho você não vai conseguir, pois somos uma igreja, um corpo. “Deus te abençoe” Maurilio Oswaldo!!!

A ORIGEM DO NATAL:

Celebração do nascimento de Jesus Cristo? Nasceu Jesus em 25 de dezembro? Será que os primeiros apóstolos que foram ensinados pessoalmente por Jesus, alguma vez celebraram o nascimento do “menino” Jesus? Será que eles o comemoravam no dia 25 de dezembro? Ou em qualquer outro dia? Se o Natal é uma das maiores festas da cristandade, por que será que os pagãos o celebram também? Você sabe? E os símbolos do natal, você conhece a origem deles? Do “Papai Noel”, da “Árvore”, das “Luzes”, das “Guirlandas”, da troca de “Presentes”? Vamos então aos fatos!

 


O SIGNIFICADO DE NATAL:

A palavra “Natal” - Tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Este vocábulo não aparece na Bíblia, e não foi utilizado pelos primeiros apóstolos. A “festa de Natal” não se inclui entre as festas bíblicas, e não foi instituída por Deus. Teve origem na Igreja Católica Romana a partir do século IV, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo. As Enciclopédias de um modo geral contêm informações sobre a origem sob os títulos “natal” e “dia de Natal”.

Consulte, por exemplo: a) Enciclopédia Católica, edição inglesa; b) Enciclopédia Britânica, edição de 1946; c) Enciclopédia Americana, edição 1944. É fato que o Natal não foi observado pelos primeiros cristãos, durante os primeiros duzentos ou trezentos anos desta era.

A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS: Com certeza, Jesus não nasceu em 25 de dezembro!!! Pelo exame da Palavra de Deus sabemos que Jesus não nasceu em dezembro!!! Lucas 2:8 diz: “Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.” Dezembro é tempo de inverno. Costuma chover e nevar na região da Palestina (Confira na Bíblia em Cantares de Salomão 2:11 - Esdras 10:9-13). Consequentemente, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite. Naquela região, as primeiras chuvas costumam chegar nos meses de outubro e novembro.

Durante o inverno os pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco… Eles só permanecem guardando as ovelhas ao ar livre durante o verão! Com certeza, o nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo! A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida. O mais plausível é que tenha sido no começo do outono - provavelmente em setembro, aproximadamente seis meses depois da Páscoa.

 


A ORIGEM DO 25 DE DEZEMBRO:

Tem a ver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol” … Essas festividades pagãs eram acompanhadas de bebedices e orgias… Pregadores cristãos do ocidente e do oriente próximo protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã.

Com a aprovação dada por Constantino para a guarda do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora “convertidos” em massa ao “cristianismo” o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus, assim foi que “o Natal” se enraizou no mundo ocidental! O Natal é, portanto, a mesma velha festividade pagã de adoração ao Sol. A única coisa que mudou foi o nome.

A ÁRVORE DE NATAL E OS PRESENTES: A origem da árvore de Natal vem da antiga Babilônia… Vem de Ninrode, neto de Cão, filho de Noé. Ninrode se afastou de Deus e enveredou-se pelo caminho da apostasia. Segundo se sabe, Ninrode era tão perverso que se teria se casado com a própria mãe, cujo nome era Semíramis!!! Após a sua morte, sua mãe-esposa propagou a doutrina maligna da sobrevivência de Ninrode como um ente espiritual.

Ela alegava que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de Ninrode para uma nova vida. E, todo ano, no dia de seu aniversário de nascimento ela alegava que Ninrode visitava a árvore “sempre viva” e deixava presentes nela. Entre os druidas, o carvalho era sagrado, entre os egípcios as palmeiras, em Roma era o Abeto, que era decorado com cerejas negras durante a Saturnália (Walsh Curiosities of popular customs, pág. 242).

O deus escandinavo Odin era crido como um que dava presentes especiais na época de Natal a quem se aproximava do seu Abeto Sagrado. Esta é a verdadeira origem da “Árvore de Natal” e da prática de se dar “presentes”!!! Jeremias 10:2-4 - “Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.”

O “PAPAI” NOEL E A PRÁTICA DE SE DAR PRESENTES ÀS ESCONDIDAS: O velho “Noel” não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam!!! O nome “Papai Noel” é uma corruptela do nome “São Nicolau”, um bispo romano que viveu no século V. Na Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, consta o seguinte: São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro…

A lenda de suas dádivas oferecidas as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido… Daí teria surgido a prática de se dar presentes “as escondidas” no dia de São Nicolau (6 de dezembro). Mais tarde essa data fundiu-se com o “Dia de Natal” (25 de dezembro), passando a se adotar também no natal essa prática de se dar presentes “às escondidas”, como o fazia o Saint Klaus (o velho Noel). Daí surgiu a tradição de se colocar os presentes às escondidas junto às árvores de Natal!

A COROA DE AZEVINHO OU GUIRLANDA: Às vezes conhecida por “coroa de Natal” ou “Guirlanda” são memoriais de consagração. Em grego é “stephano”, em latim “corona” - podem ser entendidas como: Enfeites, oferendas, ofertas para funerais, celebração memorial aos deuses, celebração memorial à vitalidade do mundo vegetal, celebração das vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos, celebração nos esportes.

Significam um “Adorno de Chamamento” e, consequentemente, são porta de entrada de deuses. Razão pela qual, em geral, se colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas-vindas!!! A maior parte dos deuses pagãos do Egito aparecem sempre com a guirlanda na cabeça!!! A Bíblia não faz qualquer menção de uso de “guirlanda” no nascimento de Jesus. Só existe uma guirlanda na Bíblia, e esta foi feita por Roma para colocar na cabeça de Jesus no dia da sua morte. Esta guirlanda de espinhos é símbolo de escárnio!!!

VELAS OU LUZES: O uso de velas é um ritual pagão dedicado aos deuses ancestrais. A vela acendida está fazendo renascer o ritual dos solstícios, mantendo vivo o deus sol. Não tem nenhuma relação com o candelabro judaico (ou Menorah). Mais recentemente, em lugar das velas passou-se a adotar velas elétricas, velas à pilha, e, finalmente, as luzes - o sentido é o mesmo!!!

PRESÉPIO: O presépio é um altar a Baal, consagrado desde a antiga babilônia. É um estímulo à idolatria!!! Os adereços encontrados no chamado presépio são simbologias utilizadas na festa do deus sol. O Presépio estimula a veneração das imagens e alimenta a idolatria…

Em Êxodo 20:1-6, lemos:- “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”;

Em I Cor 10:14-15 está escrito: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.”. No Brasil a abertura da comemoração do Natal é feita com uma famosa “Missa do Galo”, a qual é celebrada sempre diante de um presépio, um “altar consagrado”, cujas figuras estão relacionadas com a Babilônia, e não com a realidade do Evangelho.

CONCLUSÃO: Qual deve ser o nosso procedimento, agora que descobrimos a verdade quanto às origens pagãs inseridas nas comemorações do Natal? 1 – Nos libertarmos das simbologias e práticas associadas aos ídolos pagãos. E não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; - Efésios 5:11 “Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor, lançai do meio de vós os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso coração para com o Senhor, e servi a ele só;” – I Samuel 7:3

2 - Instruirmos nossos filhos e discípulos: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32; “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2): Jesus disse: “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.” (Mateus 15:9); Além disso, Jesus disse: “E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus.” (Mateus 15:6). 3 - Resistirmos ao espírito satânico do consumismo no Natal.

4 - Não é errado desejar um feliz Ano Novo para alguém; porém, agora que sabemos da origem pagã dos símbolos e práticas do Natal, não se mostra adequado desejar tão somente: “Feliz Natal”, sobretudo ao não cristão! Seria mais conveniente se disséssemos algo mais ou menos assim: “Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe nestes dias…”; ou “Desejo bênçãos abundantes do Senhor sobre a sua vida neste Natal.”; ou ainda: “Que Jesus Cristo encontre hospedagem no seu coração e possa nascer na sua vida neste Natal”.

Expurgadas das nossas vidas, e das nossas celebrações, os símbolos e práticas pagãs, penso que, a exemplo da chamada “semana santa” em que as Igrejas sempre souberam aproveitar bem para evangelizar, podemos e devemos aproveitar a semana natalina para realizar cultos evangelísticos genuinamente cristãos, e anunciar ao mundo o verdadeiro sentido do Natal, que poderá até começar com a manjedoura, mas deverá incluir sempre a história da cruz! Natal sem a cruz não é o verdadeiro natal de Jesus!!! Não há mandamento ou instrução alguma na Bíblia para se celebrar o nascimento de Cristo!!! Somos orientados sim a lembrar da sua morte e ressurreição que nos proporcionou a Vida (I Cor. 11:24-26; João. 13:14-17).

MEU CONSELHO E ORIENTAÇÃO: MINHAS MAIORES LEMBRANÇAS QUANDO CRIANÇA DE UM SENHOR DE QUASE SETENTA ANOS ESTÃO LIGADAS AO NATAL UMA DATA FESTIVA COM MINHA FAMILIA!!! NATAL REMETE PARA MIM E MINHA FAMILIA UMA DATA ESPECIFICA A CELEBRAÇÃO FAMILIAR!!!

MEU CONSELHO AOS MEUS IRMÃOS QUE CONGREGAM COMIGO: Deixando todos os exageros de lado e focando em uma festa que celebra Jesus Cristo para nós em nosso contexto e dando lugar a Deus somente a Deus e a seu filho. Nos dias que antecedem e no dia da celebração sem o falso moralismo e de um modo ao contrário ao fanatismo popular. Celebramos sim a Jesus em todo o contexto cristão... Amém, gloria Deus. Aleluia... 

1º fazem enfeites com arvores de Natal, bolas, pisca-pisca, enfeita a sua casa, pois é um dia de festa. 2º - Comemora com moderação junto com a família, usa este dia para juntar a família em uma comemoração de alegria familiar. 3º - Canta cânticos natalinos desde que não tenham idolatrias e se alegram lembrando-se de natais passados. Comam comidas típicas natalinas se puderem comprar lógico. 4º - E acima de tudo trocam presentes, fazem a brincadeira de amigo oculto, comemoram este dia com as crianças, pois os momentos, mas alegres de minha infância foram nos natais passados com meus pais e irmãos, não priva seu filho de viver a alegria do Natal com o nascimento de Jesus Cristo.

LEMBRAM-SE: Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro... Tito 1:15. A PUREZA NA ATITUDE DE UMA CRIANÇA FELIZ QUE CRESCE OBSERVANDO OS PREPARATIVOS E ALEGRIA DA CELEBRAÇÃO NATALINA QUE TRAZ A LEMBRANÇA DE QUE O FILHO DE DEUS NASCEU E CRESCEU NÃO SOMENTE EM BELÉM DA GALILEIA, MAS TAMBEM NOS CORAÇÕES DO SIMPLES E PUROS!!!

 


DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário