MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 30 de dezembro de 2023

COROA DOS HIPOCRITAS: LIVRO ON LINE GRATUITO POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLÍCO!!!


A JANELA LUGAR DOS HIPOCRITAS: Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar... (Tiago 1:23 -25).

Tiago nos diz, nesses versículos, exatamente como devemos usar a Bíblia. Devemos estudar para nos vermos mais claramente, com disposição para mudar e corrigir cada defeito que observamos. A pessoa que usa a Bíblia desse modo será abençoada em seu crescimento espiritual!!!

Devo olhar pra mim mesmo quanto à análise da palavra de Deus e assim sermos transformados pelo pleno conhecimento do que está escrito nela e que nos leva a buscar uma versão melhor de nós mesmo...

Contudo, há uma grande tentação para se usar a Bíblia como janela, no lugar de espelho. Em vez de se olhar no espelho, para ver como posso melhorar, é mais fácil olhar pela janela para ver os erros dos outros. Esse era o problema do fariseu que orava em Lucas 18:11-12.

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!!! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lucas 18:11-14...

O fariseu da história de Jesus olhava para a janela, em vez de agradecer a Deus pelos seus grandes feitos em sua vida. Exaltava-se olhando para as misérias e defeitos dos publicanos. Já o publicano olhava no espelho e pedia a Deus plena misericórdia, pois reconhecia suas falhas e o quanto deveria melhorar em seus comportamentos!!!

Em vez de ver seus próprios problemas, o fariseu se confortava com o fato de haver outros pecadores maiores em volta dele. Quanto facilmente nós defendemos nossos próprios erros encontrando alguém que julgamos ser pior!!! Este comportamento faz de nossas igrejas um tribunal e deixa de lado sua própria significância que é ser um hospital de cura e alento para o doente e pecador...

A igreja é o tanque de Betesda que quer dizer: Casa de misericórdia; Miseris e cordia duas junções que nos diz lugar onde olhamos as misérias do próximo com um olhar do coração, cheio de bondade e amor. A palavra Betesda também quer dizer: Casa da azeitona; Lugar onde tem a unção do azeite que cura o doente e liberta o encarcerados de suas prisões!!

E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção. Isaías 10:27...

Jesus conheceu grande quantidade de pessoas que se achavam justas, que passavam seu tempo olhando pela janela para criticar e condenar outras. Ele certamente deve ter pensado em algumas delas quando pregou o sermão do monte. Ali, ele advertiu contra tal julgamento condenatório. Precisamos primeiro aplicar a verdade em nossas vidas antes de tentarmos resolver os problemas de outros (Mateus 7:1-5).

Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:1-5...

A palavra argueiro significa algo bem pequeno, uma partícula, enquanto a trave é algo bem grande!!! Contudo, isso não quer dizer que devemos ignorar o pecado de nosso irmão. Pelo contrário, temos que corrigir com amor e misericórdia os que erram (Gálatas 6:1; Mateus 18:15-17). - Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. Gálatas 6:1,2...

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Mateus 18:15-18...

Mas quando escondemos nossas próprias impiedades atrás dos pecados dos outros, não estamos seguindo a Deus. Podemos enganar outras pessoas. Podemos até enganar a nós mesmos. Mas Deus fez o espelho, e sabe exatamente o que ele reflete!!!

Meus irmãos e amigos sejamos o melhor de nós mesmo, seguindo em amor a lei de Cristo pela vida e o melhor se sua igreja. E a lei de Cristo é esta: O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. João 15:12-14...

Estudo bíblico honesto exige coração sincero e humilde. Por Dennis Allan e adaptação Oswaldo de Souza...

JULGAMENTO A COROA DA HIPOCRISIA: NÃO EXISTEM ASSUNTOS POLEMICOS E SIM ASSUNTOS CONFLITANTES ENTRE O FALAR E O FAZER!!! A bíblia é como um espelho que reflete nossa imagem: Primeiro contemplamos para depois sermos transformado!!!

NÃO PODEMOS MUDAR O MUNDO, MAS PODEMOS MUDAR NOSSO PRÓXIMO!!! MUDANÇA NÃO SE FAZ DE UM DIA PARA UMA NOITE É COMO UM QUEBRA CABEÇA QUE MONTAMOS DEVAGAR E COM PACIÊNCIA ATÉ CHEGAR NA SUA PLENITUDE EM UM QUADRO PERFEITO. MAURÍLIO SOUZA...

JULGA-TE A TI MESMO: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Para julgar a si mesmo e ser humilde é a maior coisa que se pode fazer nesta vida!!! – 1 Cor 11:28 - Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba do cálice.

Jesus conheceu grande quantidade de pessoas que se achavam justas, que passavam seu tempo olhando pela janela para criticar e condenar outras. Ele certamente deve ter pensado em algumas delas quando pregou o sermão do monte. Ali, ele advertiu contra tal julgamento condenatório. Precisamos primeiro aplicar a verdade em nossas vidas antes de tentarmos resolver os problemas de outros (Mateus 7:1-5).

Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:1-5. Argueiro: partícula pequeníssima, destacada de qualquer corpo; grânulo, cisco, coisa mínima, sem qualquer importância; ninharia, nonada (insignificância). – Trave: Grande tronco ou madeiro retilíneo, grosso e comprido, para sustentar partes elevadas de uma construção chamada viga.

ATENÇÃO: O malhete ou martelo é vinculado nesta mensagem ao antigo cajado utilizado pelos sacerdotes judeus e cristãos, que, quando presidindo os cultos ou reuniões públicas, o utilizavam para chamar a atenção da assembleia. E nesta mensagem quero ensinar a maneira que devemos julgar nossos irmãos:

1 – COM MISERICORDIA: (Miseris e cordia – olhar do coração) – Se quer julgar julgue com compaixão (sentir a dor de outro). – Tiago 2:13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo. - Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou. - Efésios 2:4...

Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, Tito 3:5. - Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. Hebreus 4:16.

Olha quando escondemos nossa própria impiedade e erros atrás dos pecados e erros dos outros irmãos, não estamos seguindo a Deus e nem obedecendo a sua palavra. Podemos até enganar outras pessoas. Podemos até enganar a nós mesmos. Mas Deus fez o espelho, e sabe exatamente o que ele reflete!!!

OLHOS E OUVIDOS DE DEUS: Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que firmam toda a esperança em suas misericórdias. – Salmo 38:18 - 1 Pedro 3…11 - afaste-se do mal e pratique o bem; busque a paz e nela persevere. 12 - Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos às suas orações, entretanto, a face do Senhor volta-se contra os que praticam a maldade. 13 - Ora, quem vos fará mal se sois zelosos do bem e: (da bondade e compaixão)?

O PERIGO DA HIPOCRISIA: O MUNDO É TRASFORMADO PELO SEU EXEMPLO E NÃO POR SUAS IDEIAS SOFISMATICAS!!!

A palavra hipocrisia deriva do vocábulo grego "ator", significando aquele que finge ou engana. A prática de dissimular declarando crenças, sentimentos ou virtudes que não possuímos é considerado hipocrisia. NOSSAS ATITUDES DEVEM ESTAR EM ACORDO COM O QUE FALAMOS!!!

Muitas vezes somos tentados a camuflar a verdade para conseguir aquilo que queremos. Na verdade, a hipocrisia funciona dessa forma: Quando fingimos o que não somos, o que não sentimos ou o que não cremos na verdade, estamos sendo hipócritas. Essa tentativa de enganar e distorcer a verdade é tão séria que a Bíblia nos alerta muitas vezes sobre esse perigo. O ENGANO É UM LAÇO DO PROPRIO ENGANADOR CONTRA SI MESMO!!!

Na parábola do joio e do trigo, Jesus ensina sobre a realidade de algo que aparenta ser o que não é. O joio é uma erva daninha que cresce nas plantações de trigo. Devido à semelhança, os agricultores preferiam deixar que ele permanecesse, até o amadurecimento do trigo para que na colheita fosse arrancado, e lançada no fogo.

O joio é uma espécie de metáfora para hipócritas que até convivem no meio dos cristãos, mas não são verdadeiros. No fim, o trigo (filhos legítimos) será separado do joio (daqueles que são falsos) e este será retirado do reino de Deus.

Uma das dificuldades daqueles que dizem viver de uma realidade e vivem outra completamente diferente é que passam a não enxergar as suas próprias falhas e enganos. Eles veem a todo tempo os erros alheios, os problemas e o que os "outros" fazem de mal, mas nunca reconhecem que eles próprios precisam e podem melhorar em vários sentidos.

NÃO DEVEMOS SER JANELA E SIM ESPELHO; JANELA OLHAMOS O OUTRO NO ESPELHO OLHAMOS A NÓS MESMO!!! Não querem enxergar nem retirar as suas próprias falhas antes de poder alertar os outros.

A Bíblia alerta para o descrédito que o hipócrita manifesta. Independentemente de quem são, do que fazem, ou de onde podem ter influência, quando é reconhecida a sua prática de hipocrisia, é comum as pessoas à sua volta se afastarem. Mesmo amigos e colegas chegados sabem que não se pode confiar em quem age com hipocrisia. No momento da dificuldade, as pessoas sabem que não podem recorrer ao apoio do hipócrita.

Jesus alerta aos seus discípulos sobre o "fermento dos fariseus". Fermento é uma substância que, em pequena quantidade, ao ser misturada à massa do pão a faz levedar e crescer. Aqui o fermento dos fariseus é a hipocrisia, que sendo aparentemente inofensiva, causa um grande e crescente mal.

Os fariseus, tal como os religiosos falsos dos dias de hoje, vivem uma vida dupla, corrompida, contaminando a outros para agirem da mesma forma. "Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade". (Mateus 23:28).

 

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO SOUZA...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário