MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A FARINHA DA TUA PANELA E O AZEITE DA TUA BOTIJA: CAMPANHA DO MÊS DE JANEIRO..



ANO 2016 A PALAVRA REMA É: JÁ SAIU A ORDEM LA DO CÉU VEM COISAS GRANDES PARA MIM E PARA VC; - “Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. João 14:10-14.....

“A FARINHA DA TUA PANELA NÃO SE ACABARÁ, A FARINHA DA TUA PANELA NÃO SE ACABARÁ, E O AZEITE DA TUA BOTIJA NÃO FALTARÁ”. - Em 1Reis, no capítulo 17, a partir do verso 10, o profeta Elias se depara com a viúva de Sarepta e dá início a um diálogo que mudaria a história daquela pobre mulher para sempre.
Sem esperanças, com pouco alimento, e fraca espiritualmente, aquela viúva aguardava convicta aquilo que em seu entendimento considerava inevitável: a própria morte e do filho.

1 Rs 17: 12 “Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.” A viúva carecia de alimento, não só para suprir as necessidades do seu organismo e do filho, mas, também de alimento espiritual. Vejamos o que as Sagradas Escrituras nos revelam sobre o significado espiritual da farinha e do azeite:

FLOR DE FARINHA: É uma figura clara do Senhor Jesus. Ele mesmo disse: “… se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só: mas se morrer, dá muito fruto” (Jo 12:24). Outra vez Ele disse: “Eu sou o pão da vida”. (Jo 6:35)

AZEITE: O azeite é uma figura do Espírito Santo.
Zacarias viu um castiçal de ouro, cuja luz dependia do azeite, e o anjo explicou: “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc 4:1-6).

Assim como Abraão, esta mulher teve uma “prova de fé” imposta por Deus, revelada pela boca do profeta Elias. A sua fé colocada em ação determinaria todos os demais fatores da situação em que vivia. 1Rs 17:13 “E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho”.

A FÉ E OBEDIÊNCIA: Na palavra de Deus permitiu que o milagre começasse. A palavra diz que a viúva seguiu as instruções do profeta Elias, e mesmo sem conseguir enxergar esperança com olhos humanos, ela deu tudo o que tinha e teve sua história mudada.
Essa mulher não era israelita, a região onde morava tinha a religião Cananéia como base e sem a intervenção divina em sua vida, sua morte era iminente. 1 Rs 17: 15-16 “E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou”. ALELUIA! - “E FOI ELA E FEZ CONFORME A PALAVRA DE ELIAS”...

Meus irmãos, essa situação nos mostra a importância da obediência a Deus, nos revela as consequências obtidas quando se obedece a voz de Deus. Isso se aplica também na obediência ao pastor, a liderança e a tudo quanto Deus te revelar.
Infelizmente, milhares de anos após este episódio, podemos ver que está faltando farinha (JESUS) e azeite (ESPIRITO SANTO) na vida de muitos crentes.
Pessoas que na prova de fé que a vida lhes apresenta, acabam por esmorecer, desistem de lutar e de buscar a face de Deus. Algumas se encontram mortas espiritualmente e estão vivendo uma miséria física e espiritual. Já não ouvem a voz do Espírito Santo e não têm mais forças para orar e falar com Jesus, o nosso Redentor.

Quando você passa pela prova de fé, quando você coloca a sua fé em ação, e esquece das circunstâncias e abre os ouvidos para ouvir Deus falar, aí então acontece o milagre. ”Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou”. LER O SALMO 23!
Deus nunca se atrasa, Ele sempre intervém na hora certa para cuidar de nós. Busque o Senhor com todas as suas forças, não esmoreça, anime-se, não deixe as circunstâncias te envolverem.
Hoje, é o dia que Deus preparou para derramar azeite sobre a tua casa, família, ministério, trabalho e para encher de farinha suas panelas. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo...
Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto... E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente. (Joel 2: 24-26)...

Se perdeu algo Deus vai reaver, se tem algo Deus vai fazer com que permaneça, repita comigo; A FARINHA DA PANELA NÃO SE ACABARA E O AZEITA NÃO FALTARA.

GRAVETOS DAS BENÇÃOS: ANO DE 2016 O ANO DAS MINHAS BENÇÃOS: Sarepta era uma pequena cidade costeira fora das fronteiras de Israel.
Pertencia ao domínio de Sidon e era governada por pagãos. Por toda região, no reinado de Acabe, houve uma grande seca. - Por três anos e seis meses nem uma gota sequer de água caiu do céu. Como eu tenho o costume de dizer Israel est com as pernas quebrada, impossibilitado.
Esta seca fora predita pelo profeta Elias, que perseguido por corruptos governantes, se refugia junto ao ribeiro de Querite. Elias ficou em Querite, sendo sustentado pelos corvos até o riacho secar. Tem situações de sua vida meu irmão que começa a secar esta é a hora de se levantar, seguir rumo a vontade de Deus. Tomar posição. 

Deus cuidou de Elias para que não morresse de fome, já que não podia andar livremente pela região, o lugar e as circunstâncias que vivia o profeta, eram incomuns. Ninguém sabia seu paradeiro, a não ser Deus.
Certo dia Elias acorda e não vê corvos, nem comida, nem água. O riacho havia secado. Ele precisava partir algo novo lhe esperava. Quem ordena que o riacho seque é o próprio Deus que lhe aponta um novo caminho, nova direção: “Levanta-te, vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma viúva que te sustente” I Rs 17:9.

QUANDO “O RIACHO” SECA, É HORA DE RECOMEÇO: Chegando a Sarepta, a porta da cidade, está uma viúva, apanhando gravetos. Não era lenha, eram gravetos. Lenha é para fogo alto.
Gravetos, para pequenas chamas, que rapidamente se tornam em brasa, sinal de pouca comida. Elias, cansado da viagem, cumprimenta a mulher e lhe pede um pouco de água e também pão: “Não tenho comida em casa, só um punhado de farinha e um pouco de azeite, vês, só peguei dois gravetos, vou prepará-lo para mim e meu filho para que comamos e morramos” I Rs 17:12.
A reação de Elias, diante da confissão da viúva, é inusitada. Ele pede que o alimento seja dado primeiramente para ele, assim Deus multiplicaria o azeite e a farinha até a chegada da chuva. Sem questionar, a mulher obedece e a Palavra do Senhor se cumpre, dando-lhe fartura de víveres.

OS GRAVETOS: A viúva de Sarepta não entregou apenas as primícias da refeição para Deus, mas tudo que tinha. Os gravetos se multiplicaram em sua casa. - A noticia se espalhou e logo vieram pedintes. Muitas outras pessoas foram alimentadas. Ali estava, uma viúva solitária, em território pagão, falando do Deus de Israel e de suas maravilhas.

E ELA NEM ERA DO POVO ESCOLHIDO, NÃO ERA CRENTE!

Jesus, disse que muitas viúvas havia em Israel na época da grande fome, mas apenas a uma das viúvas, foi enviada providência. Lc 4:25.
A fé de uma gentia moveu o coração de Deus. Israel era tão populoso, uma vida, representa uma porta tão estreita... Onde estariam os judeus? Adorando a Baal? Se curvando a Jezabel, Acabe? Esperando que estes lhes trouxessem chuva?

Estariam murmurando? Ao contemplar essa passagem Bíblica, temo pela Igreja. Teríamos a mesma fé da mulher que atraiu Elias até Sarepta? Estaria a igreja hoje como os judeus da época de Elias? Diante as circunstancia você tomaria qual posição? Acreditaria na palavra do profeta ou fica em casa reclamando da própria sorte?

No apanhar dos gravetos, a viúva de Sarepta, teve um encontro com o Deus de Israel, a quem ela buscava e temia. Sua vida estava por um fio, se Elias não tivesse chegado, a morte a alcançaria.
Como está sua vida? Chegou ao limite dos gravetos? Entregue os poucos que lhe restam para Deus, confie e Ele lhe dará vida, em abundância.
Não entregue sob medida, mas por inteiro. Saiba que para Deus, não existe distância, barreira ou circunstância, tudo que Ele quer é um coração que lhe adore, com todas as forças. Ele mesmo removera "a fome", multiplicará “o azeite e a farinha”.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário