MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

DIREITOS HUMANOS: (CRÔNICA PR MAURÍLIO SOUZA)


Direito é uma palavra que vem do latim directum, cujo significado remete a retidão, adequação, certo, correto. Etimologicamente, Direito define-se como a “qualidade daquilo que é regra”. Em outros termos, trata-se da ciência que estuda as normas jurídicas ou a vigência dessas normas em si. Humano é uma palavra com origem no latim humanus e designa o que é relativo ao Homem como espécie. O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade. Possui grande capacidade mental e habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. A Antropologia é a ciência que estuda a humanidade, seu comportamento, cultura e evolução. O termo humano utiliza-se também como adjetivo com o significado de bondoso ou generoso, compreensivo ou tolerante.

Juntando as duas palavras têm-se os direitos humanos que são; Os direitos humanos são princípios internacionais que servem para proteger, garantir e respeitar o ser humano. Devem assegurar às pessoas o direito de levar uma vida digna. Isto é: com acesso à liberdade, ao trabalho, à terra, à saúde, à moradia, a educação, entre outras coisas. - Foi à luta contra a opressão que ajudou o surgimento dos direitos humanos. A luta pela liberdade e pela vida. Liberdade que significa muito mais do que não estar preso. E a libertação de regimes econômicos, sociais e políticos que oprimem e impõem a fome e a miséria.

E importante saber que as autoridades públicas são responsáveis pela efetivação dos direitos humanos. Países como o Brasil assinaram os documentos se comprometendo a respeitar, garantir e proteger esses direitos. Desta forma, podemos cobrar dos governantes o dever de zelar por uma sociedade justa e sem exploração. O povo tem poder legítimo de exigir do Estado o cumprimento dos direitos humanos.

Vamos saber quais são esses direitos: - Direitos civis - é o direito a igualdade perante a lei; o direito a um julgamento justo; o direito de ir e vir; o direito à liberdade de opinião; entre outros. - Direitos políticos - é o direito à liberda­de de reunido; o direito de associação; o direito de votar e de ser votado; o direito de pertencer a um partido político: o direito de participar de um movimento social, entre outros. - Direitos sociais - é o direito à previdência social; o direito ao atendimento de saúde e tantos outros direitos neste sentido. - Direitos culturais – é o direito à educação; o direito de participar da vida cultural; o direito ao progresso científico e tecno­lógico; entre outros. Direitos econômicos - é o direito à mora­dia; o direito ao trabalho; o direito a terra: o direito às leis trabalhistas e outros. - Direitos ambientais - são os direitos de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, utilizando recursos naturais sustentáveis...

Direitos humanos não pode ser uma anistia ao crime e também não deve ser por direito uma proteção ao criminoso, se os direitos humanos busca a justiça ela deve proteger sim as injustiças humanas que fazem das pessoas de bem, honestas e cumpridoras de seus deveres prisioneiras e reféns de bandidos armados pelo trafico e corrupção de muitos políticos que valem de recursos públicos para armar o crime e a bandidagem do país. Portanto os direitos humanos foram criados para proteger o cidadão não ao bandido. Pr Maurílio Souza...

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário