MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

DA JOVEM GUARDA A JESUS CRISTO; DA FESTA DE ARROMBA A FESTA NO CÉU: (CRÔNICA BIOGRÁFICA POR MAURÍLIO SOUZA)


Minha expressão em meu ato público como mostra de admiração e respeito por Ed Wilson, infelizmente agora como uma memoria póstuma. Um legado e a historia de um homem não se acaba com sua morte, enterra-se o homem e sua obra permanece falando depois de sua partida. Como diria muito escritores evangélicos o mundo perdeu um grande homem, mas o céu enriqueceu com mais um que descansa sua alma no colo de Deus. Fui um grande fã quando criança e adolescente do grupo Renato e seus blue caps, traduzindo; “De bonés azul” onde Ed Wilson participava como um dos fundadores, Ed Wilson nome consolidado no meio artístico da jovem guarda, mas depois já como adulto fui também fã e admirador do grande cantor evangélico e irmão de fé...


Morreu aos 65 anos, o compositor Ed Wilson. Atuante na Jovem Guarda, o artista quando veio ao óbito estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana e faleceu em decorrência de um câncer na tireóide. A família decidiu cremar o corpo. Nos anos 80, Ed Wilson compôs um dos maiores sucessos da cantora Gal Costa com a música “Chuva de Prata”, foi criado na Piedade e já adulto viveu até sua morte no Leblon, na Zona Sul do Rio. Seus irmãos Renato Barros e Paulo César Barros eram integrantes do grupo “Renato e Seus Blue Caps”, onde Ed Wilson iniciou sua carreira musical e permaneceu até 1961. Em 1962, Ed Wilson iniciou sua carreira solo, influenciado por Elvis Presley. Nos anos 90, Ed Wilson regravou uma coletânea de sucessos da Jovem Guarda ao lado de artistas da MPB como Erasmo Carlos, Leno e Lilian, Wanderléia e Golden Boys. 


No meio gospel, Gravou pela Line Record, Top Gospel e outras gravadoras, Outro sucesso de Ed Wilson cantado por José Augusto foi “Aguenta Coração”. O compositor deixa a mulher Marisa Barros e os três filhos do casal Alessandro, Adriano e Bruna. Os planos de Ed Wilson era juntar esses dois universos,  jovem guarda e sua fase gospel pensava em  um livro, que a princípio teria o título de “Da Jovem Guarda a Jesus Cristo”, contando toda a sua trajetória, desde os tempos em que provocava o corre-corre dos “brotos”, como diz Roberto Carlos na música Festa de Arromba, até a bem-sucedida carreira como artista evangélico, sendo um dos maiores hitmakers (aquele que faz musicas de sucesso) da música gospel e um dos compositores mais regravados. 


Ed foi responsável por sucessos como Mais Que Um Sonho, Do Jeito Que Eu Sou e Bom Dia, Amigo, Fogueira Santa, Não Imaginava, todos gravados por Ozéias De Paula, Alex Gonzaga, Kalebe, Álvaro Tito, Victorino Silva, Melissa, J.Neto, Cristina Mel, Nelson Ned e muitos outros. Suas canções mais conhecidas eram; Te encontrar, foi tão bom eu não tinha paz, nem prazer.... Não posso viver longe de você, não posso ficar sem tua luz.... Na voz de Ozéias de Paula. Você ouve sempre o seu nome, sua história alguém já te contou, você viu um filme e até chorou... Mais ele é tão bom que ainda espera por você, porque não para um pouco....na voz de Ozéias De Paula Deixa queimar esta fogueira santa, porque este fogo não se apagará, esta fogueira tem o poder de Deus, poder de Deus neste lugar, Kalebe.


Finalizando em uma entrevista de Ed Wilson ao ser perguntado de um novo cd evangélico; pergunta - Fé e vitória, palavras que dão nome ao disco, acabam sendo a mensagem principal de todo o CD. O que você quis transmitir com esse título?  Com esse título quis transmitir a seguinte mensagem: todo aquele que segue os caminhos de Jesus, com fé, inevitavelmente terá vitória. Portanto meu irmão e amado Ed Wilson sua maior vitória foi a vida eterna em Cristo Jesus...

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

____________________________________________

ENTREVISTA COM ED WILSON:
Ed Wilson: o morrer é ganho, o viver é Cristo!!!


Confira abaixo uma entrevista exclusiva com o cantor, que fala do novo trabalho, das recordações da Jovem Guarda e, é claro, de seu primeiro livro. Fé e vitória, palavras que dão nome ao disco, acabam sendo a mensagem principal de todo o CD. O que você quis transmitir com esse título? Com esse título quis transmitir a seguinte mensagem: todo aquele que segue os caminhos de Jesus, com fé, inevitavelmente terá vitória.

O que este disco acrescentou, musical e espiritualmente falando, em sua carreira? Acrescentou mais responsabilidade à minha carreira, porque Jesus também fala conosco através da música.

Além de você, o principal compositor que aparece no disco é Marisa Barros, sua esposa. Ela sempre compôs com você? Como é essa parceria casa-trabalho? Marisa sempre me ajudou a compor. Ela me dá umas ideias interessantes em termos de mensagem. É muito bom tê-la como parceira na vida e na profissão.
Você tem alguma história, ou um testemunho, que gerou alguma música deste CD? Todas as músicas se baseiam numa história especial. Na minha própria e na de outras pessoas, como, por exemplo, Pare!. Esta canção fala sobre o sujeito que procura Jesus numa determinada situação, obtém uma bênção por misericórdia dele e depois não volta mais à igreja, nem para agradecer. Infelizmente, já vi muitas pessoas fazerem isto.

Você é um dos compositores mais gravados da música gospel. O que acha disso? Fico muito feliz. É um trabalho intenso, mas abençoado e abençoador.
O que você achou do fato de Alex Gonzaga ter gravado músicas suas em seus dois discos solo? Gosto muito do Alex cantando. É interessante ver músicas que tornaram-se conhecidas comigo na voz dele. O Alex passa um sentimento especial quando canta.

Você está estreando na Top Gospel. Como foi o convite e a negociação com a gravadora? Adorei o convite da Top Gospel. Nosso primeiro contato foi há uns dois anos. Na época, não chegamos a um acordo por divergências contratuais, até que, no final de 2002, acertamos tudo e eu entrei para o time da gravadora.
O que você está achando da nova casa?  A Top Gospel é uma gravadora nova, que está se estruturando e, com certeza, vai crescer ainda mais. Estou muito satisfeito em fazer parte do seu time. Meus discos estão sendo bem distribuídos, uma vez que podem ser encontrados em várias lojas.

Como você avalia sua passagem pela Line Records? Foi boa, se levarmos em conta que gravei clipes e um CD em espanhol. Porém, tive problemas com a distribuição dos discos.

Você se converteu na adolescência, saiu da igreja e depois voltou. Quando exatamente você diria que aconteceu a sua conversão? Sinto que a conversão é progressiva. Isto é, a gente se converte mais um pouco a cada dia. Porém, converti-me pela primeira vez aos 18 anos, durante minha primeira incursão à igreja. Nessa época, falei de Jesus para muitos companheiros, como Roberto Carlos, Wanderléia, Rosemary etc... Infelizmente, acabei parando de frequentar os cultos porque viajava muito por conta dos shows que fazia. Entretanto, quando voltei à igreja, por volta do ano de 83, realizei uma grande vontade, que tinha desde os 18 anos: gravei meu primeiro disco evangélico.

Quais as recordações que você tem da Jovem Guarda, tanto do Renato & Seus Blue Caps quanto de sua carreira solo? As recordações são ótimas. As manifestações de carinho do público são impressionantes. Nos meus shows evangélicos, encontro muita gente que acompanhou a Jovem Guarda. Esse movimento faz parte da história da MPB.

Mesmo convertido, você continuou compondo músicas e participando de programas seculares. Existe algum preconceito por causa disso? Quando uma pessoa se converte, a cobrança é muito maior. Portanto, as críticas às vezes ocorrem. Mas o importante é fazer sua parte na obra de Deus. O que realmente conta é o seu coração com Ele.

Se você ainda compõe e participa de programas seculares, imagino que você também ouça música que não é evangélica. Artistas como o próprio Alex Gonzaga declaram abertamente ouvir música secular, até como referência para a carreira, pois a música gospel ainda é limitada em alguns ritmos. O que você acha disso?  Existe música bem ou mal composta em qualquer área. Isso é um fato. Nós, compositores, precisamos ouvir tudo, músicas de todos os estilos e procedências, para nos reciclar. Senão, ficaremos sempre nos mesmos hinos. Nada contra os hinos mais tradicionais. Eles são lindos, mas, às vezes, não se comunicam com os jovens.

É verdade que você foi gago? Como se curou?  É verdade, e me curei graças a um milagre de Deus. Aconteceu na Igreja Nova Vida. O pastor Márcio perguntou se eu acreditava que Jesus poderia me curar, respondi que sim e realmente fiquei bom.

Como surgiu a ideia de escrever um livro? Há alguma previsão de lançamento? Essa ideia partiu das comunidades evangélicas de Los Angeles, onde morei por dois anos a trabalho. Ainda não posso adiantar como será e quando será lançado porque trata-se de um projeto prematuro. Só sei que será um pouco trabalhoso, mas pedirei a Deus que me ajude a concretizar esse plano.

Você gostaria de deixar uma mensagem aos leitores do U.M.? Peço a Deus para abrir os olhos daqueles que ainda não dão a devida atenção à nossa boa música evangélica. Essas pessoas têm que entrar de cabeça e coração na sua divulgação e levá-la a sério. Ed Wilson...
_____________________________________________________

DUAS MUSICAS DE ED WILSON 
O ANTES E O DEPOIS DE SUA VOLTA A IGREJA:


Chuva de Prata
Ed Wilson
Chuva de Prata
Se tem luar no céu
Retira o véu e faz chover
Sobre o nosso amor
Chuva de prata que cai sem parar
Quase me mata de tanto esperar
Um beijo molhado de luz sela o nosso amor
Basta um pouquinho de mel pra adoçar
Deixa cair o seu véu sobre nós
Oh! Lua bonita no céu molha o nosso amor
Toda a vez que o amor disser vem comigo
Vai sem medo de se arrepender
Você deve acreditar no que é lindo
Pode ir fundo isso é que é viver
Cola o seu rosto no meu vem dançar
Pinga meu nome no breu pra ficar
Enquanto se esquece de mim
Lembra da canção
Toda vez que o amor disser vem comigo
Vai sem medo de se arrepender
Você deve acreditar no que eu digo
Pode ir fundo
Isso é que é viver
Chuva de prata que cai sem parar
Quase me mata de tanto esperar
Um beijo molhado de luz sela o nosso amor
Enquanto se esquece de mim
Lembra da canção
Oh! Lua bonita no céu molha o nosso amor
________________________________
Igreja Querida - Ed Wilson, Marisa Barros e Elvis Tavares.
Igreja querida. Que segue aguerrida falando de cristo. E isto é motivo de muita alegria. Os anjos festejam o teu existir.
Igreja amada. Na rocha firmada com fé e coragem. Divulga a mensagem que traz esperança. Avança que o mundo precisa te ouvir.
Igreja de Deus. Confia que é breve a tua vitória. O teu galardão te espera na glória. Será coroada a tua missão
Querida igrejinha. Que firme caminha. Vai com a certeza que o teu trabalho
Em Deus não é vão
Querida igreja
É dura a peleja
Mas quem vai contigo
Carrega a espada de fogo na mão
Igreja bendita
No teu seio habita a santa presença
Imensa virtude tem teu ministério
O santo evangelho pra se difundir
Igreja amada na rocha firmada...
________________________________

UMA FRASE DE ED WILSON:

Não posso viver longe de você, não posso ficar sem tua luz. Eu quero dizer que amo só você Jesus...
____________________________

“Deus abençoe vocês” Pr Maurílio Souza...












Nenhum comentário:

Postar um comentário