MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 26 de abril de 2017

A BIBLIA LITERAL E INTERPRETATIVA!!!



PRIMEIRO LITERAL - que reproduz exatamente, palavra por palavra, determinado texto ou trecho de um texto. Conforme ao próprio e genuíno significado das palavras, por oposição ao seu sentido figurado; exato, rigoroso. 

- SEGUNDO SUBENTENDIDO - que se subentendeu que se entende, mas que não foi expresso literalmente. Subentender é conhecer, prever, ou entender através do auxílio da inteligência aquilo que não está expresso ou esclarecido. É supor, admitir ou entender mentalmente através de uma interpretação. Uma coisa subentendida é implicitamente compreendida.

EXEMPLOS - 1° - LITERAL“Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”... SUBENTENDIDO – Eu venci o mundo e vos vencereis!!!
2° - LITERAL – 2° Reis 2.11 Enquanto iam caminhando e conversando, de repente um carro de fogo apareceu e passou pelo meio deles, separando-os; Elias foi assim levado para os céus num redemoinho. 12 Eliseu, que viu tudo, gritou: “Meu pai! Meu pai! O carro de Israel com os condutores!”...

SUBENTENDIDO – Elias foi levado em uma carruagem (carro) de fogo. Olha o que esta escrito separando-os (subentende - Elias dentro do carro e Eliseu fora do carro) – com os condutores (aquele que conduziram o carro de fogo). - No meu entendimento Elias foi levado em uma carruagem de fogo no meio do redemoinho, mas dizer que esta escrito na bíblia não seria certo, pois não é literal e sim interpretativa...

Devemos observar que há aquilo que esta escrito e aquilo que de uma certa forma torna-se interpretativa. Vejamos um exemplo, Onde esta escrito na Bíblia que não cai uma folha sem a permissão de Deus? A resposta foi que na Bíblia não encontramos frase igual, somente por aproximação. Assim quanto ao lugar onde se encontra, fica sem resposta, pois não existe a frase.

Simplesmente é um dito popular muito usado na conversa do dia a dia. Existem algumas semelhanças com outros versículos da Bíblia, mas nenhum fala de folha da árvore. Por exemplo: em Isaías 40,12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Alguns comentários bíblicos afirmam que não é um versículo bíblico, mas o encontramos no Alcorão. - “Ele possui as chaves do incognoscível (aquilo que é difícil de conhecer ou saber), coisa que ninguém, além d’Ele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no livro lúcido” (6ª Surata versículo 59)...

Tem no texto do Eclesiastes 3 - “que diz a tempo para tudo debaixo do céu, até para uma folha cair.” Portanto fica no subentendido, mas não podemos dizer que é bíblico... O texto a seguir é apenas uma forma de abrir seus olhos para algumas coisas que são ditas nas igrejas como forma de VERSÍCULO BÍBLICO.

A única razão pela crítica é que alguns pastores usam estas frases (às vezes sem querer ou saber) como base das suas pregações e como a Palavra de Deus. Falar e afirmar, tudo bem, mas tem que deixar claro que não são versículos ou usar do famoso: “a Palavra de Deus disse que…”
“Eu venci o mundo e vós vencereis” - Essa é uma ótima afirmação, mas… “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. E acaba aí mesmo.

“Fazei o bem sem olhar a quem” - Também não. O mais parecido disso está em Gálatas 6:10: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. -“Jesus é o Médico dos médicos”. Você afirmar isso: Você repassar como se estivesse na Bíblia: AÍ NÃO, Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Mas não esqueça embora não seja bíblico ele é o nosso medico que cura nossas enfermidades.

“Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus”. Tudo bem que Deus é o controlador de TUDO. Mas citar isso como versículo não podemos!!! Onde esta escrito que o cair é do homem e o levantar é de Deus? O termo "o cair é do homem e o levantar é de Deus" é um termo popular. Não está de forma explícita na Bíblia. Na Bíblia encontramos, por exemplo, no Salmo 145 no versículo 14, que se aproxima do termo mencionado: O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos...

“O dinheiro é a raiz de todos os males” - Bom, Paulo falou assim: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores” (I Tm 6:10). Neste caso a raiz dos males é o amor excessivo (cobiça) ao dinheiro, tenho o costume de dizer, o dinheiro é um bom servo, mas é um péssimo patrão e devemos ter dinheiro o grande problema é quando o dinheiro nos tem!!!

“Quem dá aos pobres, empresta a Deus” Não é um versículo bíblico o que mais próximo disso é: Provérbios 19:17: “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício”!!! - “Quem não vem pelo amor, vem pela dor” não é um versículo bíblico. Frase afirmada por muitos, mas não tem na Bíblia. Tem este: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1)...

“Vem a mim como estás” ou “eu venho como estou”, não são versículos bíblicos, mas o mais parecido com isso está em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. - Existe na bíblia que é a forma literal de se entender a vontade de Deus e tem o que eu chamo do evangeligues que são os ditos populares dos crentes que são interpretativos ou subentendidos, mas devemos observar e tomar cuidado daquilo que foge da vontade de Deus para nossas vidas, pois muitas vezes interpretamos aquilo que é conveniente para nós ai torna-se profano e persuasivo... - Devemos buscar a vontade de Deus para nossas vidas literal ou interpretativa. Vontade esta que é boa, perfeita e agradável!!!

OBSERVAÇÃO FINAL – Têm muitos pregadores que lhe são revelados coisas para que ensine a igreja e esta revelação que é o descortinar ou o descobrir coisas ocultas. Deus traz esta revelação maravilhosa muitas vezes que são ditas e ensinadas como certas, mas de maneira errada com ufanismo e soberba como se auto titulasse inteligente e sábio e os outros ignorantes (literal), burros (subentendido). - “Sejamos simples no falar e humilde no ensinar e não menosprezamos (menos-prezar - desvalorizar) ao que não sabe”...

CURIOSIDADES DE PAULO/SAULO!!! Dois Fatos Curiosos Sobre o Apóstolo Paulo: - 1º - A Bíblia não diz que Paulo caiu de um cavalo (Leia Atos 9.4)... A Bíblia diz: "Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? "(Atos 9:4)... - 2º- Deus não mudou o nome de Saulo para Paulo. Paulo era judeu com dupla nacionalidade. Como romano ele é chamado de Paulo (At 16.37,38 e 22.25,26) e Saulo era o nome hebraico. O que a Bíblia diz é o seguinte: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9)...

De violento perseguidor a ardoroso apóstolo de Jesus Cristo: a história de uma conversão - cidade de Tarso era a capital da província romana da Cilícia, uma região montanhosa localizada no sul do atual território da Turquia, banhada pelo mar Mediterrâneo. Tinha sido durante muito tempo, assolada por piratas que lucravam com o comércio de escravos com os romanos.

Quando os piratas começaram a atacar também cidades e navios romanos, o Senado de Roma enviou expedições militares à região para acabar com a ameaça. Foi nesse contexto que a República Romana criou a província da Cilícia.
Ali nasceria Saulo, cidadão romano, judeu da tribo de Benjamim. Filho de um membro da seita dos fariseus, Saulo foi criado para ser um zeloso combatente dos vícios. Na juventude, viajou para Jerusalém a fim de estudar na escola de Gamaliel e aprofundar-se no conhecimento da lei. Foi quando o fervoroso fariseu conheceu o cristianismo, então visto como uma seita de fanáticos.

Saulo se tornou um grande inimigo dessa nova religião e dos seus seguidores. As Escrituras dão testemunho de que, durante o assassinato do jovem Estêvão, Saulo fez questão de segurar as capas daqueles que o apedrejavam. Seu zelo por acabar com o cristianismo brotava da distorcida convicção de estar agradando a Deus: Saulo era um fariseu que buscava a verdade, mas, ao mesmo tempo, se mantinha fanaticamente fechado à Verdade de Cristo. Seu zelo era violento, privado de discernimento.

O capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos descreve: “Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina”. Mal sabia Saulo que essa viagem de caça doentia aos cristãos lhe reservava, literalmente, a maior “queda” de sua vida. Era algum dia entre os anos 31 e 36 da nossa era.

Continua o livro dos Atos dos Apóstolos: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’. Respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade. Ali te será dito o que deves fazer’”. Em Damasco, Saulo recebe o batismo por meio de Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo. O agora discípulo de Jesus, passando a chamar-se Paulo.
Ele exercerá papel decisivo na expansão do Evangelho de Cristo entre as nações e será reconhecido pelo título de Apóstolo dos Gentios...

PRIMEIRO O QUE É GENTIOS? Gentio é o vocábulo português usado para traduzir a palavra hebraica goym ou gojim (em hebraico: singolar goj גוי, plural גוים), que indica quem não é judeu ou israelita.
É uma palavra, com as diferentes variações, que aparece mais de 550 vezes na Bíblia. Encontramos a primeira passagem em Gênesis 10,5, na descrição da assim chamada "tábua das nações": Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.
O significado, em si, é simplesmente aquele de "povo", "etnia". De fato aparece também passagem onde Israel é designado com esse termo, como na promessa feita a Abraão, em Gênesis 12,2: a sua descendência se tornará um "goy gadol" ("uma grande nação"). Com o tempo, invés, o termo foi usado sobretudo para indicar os povos diferentes dos judeus.

Paulo é chamado apóstolos dos gentios porque levou a mensagem de Cristo, sobretudo às populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos, a não judeus. Paulo não era gentio, mas judeu, como podemos ler na sua carta aos Filipenses, em 4,5: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu...

POR QUE DEUS MUDOU O NOME DE SAULO PARA PAULO E QUAL O SIGNIFICADO DE SAULO?
Então Saulo, que também se chamava Paulo repleto do Espírito Santo, fixou nele o olhar e disse...”. (Atos dos Apóstolos 13,9) Bíblia de Jerusalém.
O porquê da mudança de nome? - O redator dos Atos dos Apóstolos, Lucas usa pela primeira vez o nome romano Paulo, e a parir deste momento em todos os seus escritos usa sempre Paulo. Lucas neste momento faz a transferência de Paulo para o primeiro plano na evangelização dos gentios; quer dizer ele não é mais um simples auxiliar de Barnabé, mas é o verdadeiro chefe da missão. É verdadeiramente Paulo seguidor de Cristo. Um judeu convertido ao cristianismo que se chamava Saulo, Batizados por Ananias em Damasco, e que deste momento em diante é o chefe da missão.

Significado do nome Saulo: A origem do nome Saulo é hebraico, vem de Saul que passa a ser Saulo na literatura grega. O significado do nome Saulo é: “Aquele que foi conseguido por meio de orações”. A cerca deste nome já muito foi escrito assim no Novo Testamento, foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. Inicialmente era chamado de Saulo de Tarso, perseguidor dos cristãos com mandato do Sinédrio de Jerusalém para combate-los, mas depois de sua conversão para o cristianismo mudou seu nome para Paulo.

DOIS NOMES DIFERENTES? Sim de fato considerado comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo (At 16.37,38 – “Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora. E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos”. e 22.25,26 -  “E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado? E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano”).

Saulo era o seu nome hebraico; enquanto a Bíblia retrata a relação do apóstolo com os judeus, este nome aparece – mesmo depois da conversão (O nome não mudou por causa da conversão). Porém , quando enviado em sua viagem missionária para desenvolver a sua missão entre os gentios, Lucas relata que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo, seu nome romano, ou seja, de relacionamento com os gentios. Para finalizar o tema, concluímos que Saulo não virou Paulo, mais que ambos os nomes eram empregados em situações e contextos diferentes.

A CONVERSÃO DE SAULO - (Atos 9:1-30) - Saulo pediu cartas do sumo sacerdote às sinagogas de Damasco autorizando perseguição contra os cristãos de lá (9:1-2) - No caminho de Jerusalém para Damasco, ele encontrou Jesus (9:3-6) - Quando Saulo viu uma luz brilhante no céu, ele caiu por terra - Uma voz perguntou: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" - Saulo respondeu: "Quem és Tu, Senhor?" - A voz lhe replicou: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer" - Os companheiros de Saulo ouviram a voz, mas não viram ninguém (9:7) - Saulo ficou cego, e foi levado para Damasco onde ele ficou três dias sem comer e sem beber (9:8-9)...

Neste texto observamos que Jesus Cristo ao falar com Paulo (nome romano), usa o nome Saulo (nome hebraico), como Jesus era de origem judaica usa o nome na sua origem e no contexto da historia e do momento. Paulo que quer dizer pequeno ou baixo é chamado por Jesus de Saulo que vem de Saul cuja origem etimológica é – O desejado, o solicitado, o conseguido através das orações...

Falando do literal e do subentendido observamos aqui de forma interpretativa que a igreja orava pelo Paulo perseguidor que tornou-se Saulo a resposta da oração do povo de Deus...
Na verdade não houve troca do nome de Paulo para Saulo e sim que era usado de acordo com o lugar e ocasião, por exemplo se você nasceu no Brasil é chamado de João (jogador facilmente driblado) e no Estados unidos você será chamado John (banheiro ou casa de banho, também cliente), já em hebraico seu nome João significa - (Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa). Certamente em hebraico sempre terá um melhor significado...
 
“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário