MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 30 de abril de 2017

A COMPRA E VENDA DE INDULGÊNCIAS NA ERA MEDIEVAL – POR MAURÍLIO SOUZA...



Era medieval - A Idade Média (adj. medieval) é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. Neste período insano e turbulento no âmbito espiritual, a ponto de ser considerada a chamada época das trevas ou de plena escuridão da religião com perseguição e morte aos chamados hereges que eram aqueles que se contrapunha contra os princípios da Igreja Católica Apostólica Romana...

O perdão dos pecados é uma obra da cruz de Cristo, faz parte da nova aliança feita por Deus aos homens através do sacrifício vicário de Jesus Cristo que por uma vez só pagou pelo perdão dos nossos pecados e salvação da nossa alma!!! Deus perdoa todo o tipo de pecado, ainda que não inocenta o culpado. Aquele que aceita Jesus é justificado e tratado como justo porque há dois mil anos Jesus foi tratado e condenado como culpado...

Mas isto não bastava para a igreja Católica e nesta pratica cobrava-se em dinheiro vivo nas praças e feiras das cidades a chamada indulgencia. Na doutrina católica, Indulgência (do latim indulgentia, que provém de indulgeo, "para ser gentil") é o perdão fora dos sacramentos, total ou parcial, e "da pena temporal devida, para a justiça de Deus, pelos pecados que foram perdoados, ou seja, do mal causado como consequência do pecado já perdoado...

Nesta época surgiu a antológica frase que revoltou a Martinho Lutero - ''Quando a moeda no cofre cai, uma alma do purgatório sai''... Johann Tetzel!!!



Para se diminuir a culpa e a pena dos pecadores, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, durante fins da Idade Média Europeia, passa a fazer “negócios” com essa “graça”, em troca claro, de parte do patrimônio dos desafortunados. Durante o Pontificado do Papa Leão X (1513 – 1521), essa prática atingiu o seu auge. Seque aqui, uma lista, isso mesmo, uma lista com alguns dos perdões previstos e seus respectivos valores ou pagamentos.

O eclesiástico que incorrer em pecado carnal, seja com freiras, primas, sobrinhas, afilhadas ou, enfim, com outra mulher qualquer, será absolvido mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.

Se o Eclesiástico, além do pecado de fornicação, pedir para ser absolvido do pecado contra a natureza ou bestialidade, deverá pagar 219 libras e 15 soldos. Mas tiver cometido pecado contra a natureza com crianças ou animais, e não com uma mulher, pagará apenas 131 libras e 15 soldos.

O Sacerdote que deflorar uma virgem pagará 2 libras e 8 soldos.

A Religiosa que quiser ser abadessa após ter se entregado a um ou mais homens simultaneamente ou sucessivamente, dentro ou fora do convento, pagará 131 libras e 15 soldos.

Os sacerdotes que quiserem viver em concubinato com seus parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.

Para cada pecado de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo.

A mulher adúltera que pedir a absolvição para se ver livre de qualquer processo e ser dispensada para continuar com a relação ilícita pagará ao Papa 87 libras e 3 soldos. Em um caso análogo, o marido pagará o mesmo montante; se tiverem cometido incesto com o próprio filho, acrescentar-se-ão 6 libras pela consciência.

A absolvição e a certeza de não ser perseguido por crime de roubo, furto ou incêndio custarão ao culpado 131 libras e 7 soldos.

A absolvição de homicídio simples cometido contra a pessoa de um leigo custará 15 libras, 4 soldos e 3 denários. Se o assassino tiver matado dois ou mais homens em um único dia, pagará como se tivesse assassinado um só.

A lista da INDULGENCIA é longa, segue com pelos menos 35 condições de pagamento. Para ler mais, consultar: O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO – Dois Mil Anos de Crimes em Nome de Deus. - Autores: Jacopo Fo., Sergio Tomat e Laura Malucelli...

O perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. A falta de perdão é como uma pedra amarrada na perna de alguém, que a arrasta para o fundo do mar. – “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam”. Salmos 86:5... – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. 1 João 1:9...

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário