Hebreus 9:1 – “ORA, também a primeira
tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre”. – “Hebreus 9:7 -
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que
oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Hebreus 9:8 - Dando nisto a
entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava
descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, Hebreus 9:11 -
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais
perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Hebreus
9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou
uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna ... Somente quando tudo que o
Velho Testamento ensinou sobre o sangue fosse cumprido é que a dispensação do
Espírito poderia começar.
Depois, o Senhor Jesus Cristo declarou, ele próprio, que sua morte na
cruz era a razão por que havia vindo ao mundo. Que era a condição necessária para a redenção e
a vida que viera trazer. Afirmou claramente, em conexão com a sua morte, que o
derramamento do seu sangue era necessário.
Na sinagoga de Cafarnaum, falou de si mesmo como: 1º - O “Pão da Vida”
(Jo 6.35), e que esse pão 2º - Daria vida para o mundo (Jo 6.33). Quatro vezes em seguida, falou do seu sangue:
1º - “Se não... beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos”; 2º -
“quem... beber o meu sangue tem a vida eterna”; 3º -“o meu sangue é verdadeira
bebida”; 4º - “quem... beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele” (Jo
6.53-56).
Jesus declarou como o Filho do Pai que veio restaurar-nos a vida
perdida, não poderia fazer isso de nenhuma outra forma senão morrendo por nós.
Derramando seu sangue e, só então, tornando-nos participantes do poder
que o sangue derramado oferece. Jesus confirmou os ensinamentos do Velho
Testamento – que o homem só poderá viver por meio da morte de um inocente, e
que só através da ressurreição é que a vida se torna eterna. – “Efésios
2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com
Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com
ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”;
Nem o próprio Cristo poderia nos tornar participantes dessa vida eterna
sem derramar seu sangue e nos levar a beber dele. Que fato glorioso!!! - A VIDA
ETERNA PODE SER NOSSA, CONTUDO “NÃO SEM SANGUE”.
É impressionante a declaração do nosso Senhor Jesus Cristo na última
noite de sua vida na Terra: Antes de completar sua grande obra, doando a vida
como “resgate por muitos” –“Mateus 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio
para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Ele instituiu a Ceia, dizendo: - Mateus
26:27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele
todos; Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento,
que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
Quero colocar uma observação no versículo de: Mateus 26:29
- E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia
em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. – Só vai tomar no reino de Deus quem tomou e participou da comunhão da
igreja do Senhor Jesus.
LEMBRE-SE MEU IRMÃO NÃO SEM SANGUE: “SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO HÁ REMISSÃO” (HB 9.22).
CONCLUSÃO: 1º - Pelo derramamento do próprio sangue, Cristo obteve NOVA
VIDA para nós. 2º - Através
do que descreveu como “beber o seu sangue”, ELE DIVIDE SUA VIDA CONOSCO.
3º - O sangue derramado de Jesus na cruz nos livra da culpa do pecado, da
morte e do castigo pelo pecado.
4º - O sangue que bebemos pela fé transmite-nos sua
vida. 5º - O sangue
que derramou foi, em primeiro lugar, para nós e, em segundo lugar, concedido a
nós, para bebermos e renovarmos nossa aliança (compromisso) com Deus.
AS VESTES SALPICADAS DE SANGUE:
Meus irmãos vamos
fazer uma reflexão neste estudo a respeito de uma passagem bíblica que se
encontra no livro do profeta Isaías: No capítulo 63, apenas até o versículo 6,
o profeta nos leva até uma visão apocalíptica, do dia da vingança do Senhor
contra uma humanidade ímpia. “Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com
vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua
grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar” (versículo 1)...
Isaías 63:1 - Quem
é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em
sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça,
poderoso para salvar. - 2 Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas
roupas como as daquele que pisa no lagar? - 3 Eu sozinho pisei no lagar, e dos
povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu
furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha
vestidura.
4 Porque o dia da
vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado. - 5 E
olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me
sustivesse, por isso o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me
susteve. - 6 E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e
a sua força derrubei por terra.
Aqui descreve-se
um julgamento divino contra o mundo, Edom representa todos os poderes do mundo
que se opõem a Deus e à igreja, e Cristo surge marchando em glória e esplendor.
Contudo, meus irmãos, quero levar-lhes a pensar também, numa outra leitura que
diz respeito a Cristo também, mas quando morreu por nós na Cruz do Calvário. O
texto dá uma característica específica do nosso Senhor, que não aparece
repetidas vezes na bíblia, “as vestes salpicadas de sangue” descritas aqui e
mais pra frente no livro de apocalipse.
Vou expor da
seguinte maneira, perceberam que há um diálogo nesse texto entre um alguém (?),
e o próprio Jesus? No primeiro versículo pergunta-se “quem” e a resposta é “eu”
assim como nos seguintes, em que se pergunta: “Por que está vermelha a tua
vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar?” (v. 2) e a
resposta de Cristo é: “Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve
comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue
salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura” (v. 3).
Perceberam? Agora
notaram também como se relaciona com a imagem de Cristo sofrendo por mim e por
ti no Calvário? Vocês têm noção do que é isso, irmãos, as vestes de Cristo
estavam manchadas com o meu e o seu sangue, não é forte?
Cristo no
versículo 3 declara que sozinho pisou no lagar, ou seja, nos nossos pecados,
nas nossas iniquidades, vergonhas, imundícies, enfim, ele sozinho dissipou
tudo, e com isso, conforme “pisava”, o sangue “espirrava” e ia manchando as
vestes de Cristo. Pensem na cruz, o sofrimento de Jesus, não como um homem
simplesmente pendurado e pregado num madeiro, mas pensem em todo o processo
espiritual, todo o sofrimento interior que Cristo passou por mim e por você.
VAMOS VIAJAR UM
POUCO EM NOSSA IMAGINAÇÃO - PRIMEIRO: Ele deixou sua glória nos céus; -
Ali Jesus como Deus era servido. Adorado. - SEGUNDO: Para morrer por nós,
irmãos, e ainda; Como homem Ele sofreu? Dor, cansaço, tristeza, abandono -
TERCEIRO: Manchou suas vestes com nosso sangue; O lagar era o lugar de pisar e
esmagar uvas? A uva da mentira, a uva dos pecados daquilo que fazemos (ação), e
não feitos (falta de ação) o bem que tenho que fazer eu não faço, e tudo por
quê?
QUARTO: Por amor a
nós, para nossa salvação, para sermos livres para servi-lo e adorá-lo. - De
sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que,
sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas
esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos
homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente
até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e
lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:5-9...
No versículo 5,
ele declara que mesmo sozinho e desamparado, seu braço estendido trouxe a
salvação:
“E olhei, e não
havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse
(ajudasse), por isso o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me
susteve”.
O que quero dizer
com esse texto, é levar-nos a pensar no processo de sofrimento de Cristo na
cruz para nos salvar, que deixou que manchasse suas próprias vestes com o nosso
sangue imundo e cheio de pecados, não é maravilhoso isso? Agora, se vocês em
algum momento pensaram que por ter manchado as próprias vestes com nosso
sangue, tenha tornado Jesus humilhado ou enfraquecido, não, de maneira
nenhuma...
Cristo foi
humilhado pelo sofrimento que passou, não por ter manchado suas vestes, sabem
por que? Porque são estas vestes salpicadas de sangue, um sangue comprado com
alto preço na cruz, são estas mesmas vestes que Cristo usará nas grandes
batalhas que enfrentará (descritas no apocalipse)!!!
Pois estas vestes
caracterizam-no sua vitória; vitorioso por excelência, Jesus Cristo o salvador
e consumador de nossas vidas, estas vestes caracterizam-no como Rei dos reis e
Senhor dos Senhores, estas vestes, irmãos, salpicadas de sangue caracterizam
Jesus Cristo, vitorioso, que fará justiça sobre toda a terra, glória a Deus,
amém?
E estava vestido
de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de
Deus. (Apocalipse 19:13) - E estava vestido de veste tingida em sangue; e o
nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu
em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Apocalipse
19:13,14...
Aqui se refere a
Jesus com as vestes ainda mancha de sangue dos nossos pecados e nós sua igreja
vestida de linho fino e branco e puro!!!
Quem poderia nos
condenar??? Quando olhavam para Jesus veriam nosso pecados julgados e
condenados Nele; O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. - Quem
intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem
é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os
mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Romanos
8:33,34...
O nosso salvador
Jesus Cristo é um verdadeiro mártir da cruz, passou por tudo sozinho, sofreu
tudo por amor, e carregou em seus ombros o peso não só da cruz, mas do mundo
todo, e por amor, manchou suas vestes, e estas vestes que fez dele vitorioso e
salvador para toda a eternidade. Ficou uma marca, um carimbo, que fará com que
todos aqueles que o rejeitaram se lembrem naquele dia, que Ele é
verdadeiramente o Messias.
Que possamos, dia
a dia lembrar deste feito único por nós, e jamais negar este nome que é sobre
toda criatura, e proclamar essa salvação ao mundo, para que enxerguem: AS
VESTES SALPICADAS DE SANGUE DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, E CREIAM E O ACEITEM
COMO SALVADOR!!!
RUDE CRUZ: Rude
cruz se erigiu, Dela o dia fugiu, Como emblema de vergonha e dor. Mas contemplo
esta cruz, Porque nela Jesus. Deu a vida por mim pecador. Sim eu amo a mensagem
da cruz. Até morrer eu a vou proclamar. Levarei eu também minha cruz. Até por
uma coroa trocar!!! Desde a glória dos céus. O cordeiro de Deus, Ao calvário humilhante
baixou.
Essa cruz tem pra
mim, Atrativos sem fim, Porque nela Jesus me salvou. Nesta cruz padeceu. E por
mim já morreu, Meu Jesus para dar-me o perdão. Eu me alegro na cruz, (Na cruz)
dela vem graça e luz. Pra minha santificação!!!
A NOIVA DO CORDEIRO:
Mas a noiva do Cordeiro, Triunfante, vitoriosa. Estará com o seu Noivo, Em um
banquete lá na Glória. Findará toda a tristeza. Entregaremos nossa cruz,
Receberemos uma coroa, das mãos do próprio Jesus. Meu Deus quanta alegria, Os
salvos irão desfrutar. A glória deste mundo é nada, Comparado a este lugar. É
pra lá que eu estou indo, Farei parte do coral. Que eternamente vai cantar!!!
PELO SANGUE DO
CORDEIRO:
Vencemos nossas
fraquezas e inimigos quando testificamos pessoalmente o que a Palavra de Deus
diz que o Sangue de Jesus faz por nós:
Apocalipse
19:13-16 - 13 - A roupa que vestia tinha marcas de sangue; o seu nome é a
Palavra de Deus.
14 - Os exércitos
do céu, vestidos de linho fino, do mais branco e puro, seguiam-no em cavalos
igualmente brancos. 15 - Na sua boca segurava uma espada afiada para com ela
vencer as nações.
Ele há-de
governá-las com uma autoridade forte, firme; será ele próprio quem há-de pisar
no lagar de Deus todo-poderoso o vinho da sua justa cólera contra o pecado. 16
- No manto que trazia, e abaixo da cintura, tinha escrito este título: Rei dos
reis e Senhor dos senhores. - (Apocalipse 12:11) - E eles o venceram pelo
sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas
até à morte.
Deus me comprou
com Seu próprio sangue para ser parte da Sua Igreja. Pelo sangue derramado por
Jesus, participo da nova aliança e provo a remissão dos pecados. Através do
sangue de Jesus fui redimido da mão de nosso inimigo e dos pecados. Pelo sangue
de Jesus, tenho a redenção, a remissão dos pecados. Pelo sangue de Jesus, todos
os meus pecados estão purificados. Pelo sangue de Jesus, estou agora
justificado e salvo da ira.
Fui feito justiça,
como se nunca houvera pecado. Pelo sangue de Jesus fui santificado, separado
par o uso exclusivo de Deus. Pelo sangue de Jesus, alcancei a paz a
reconciliação com Deus. Pelo sangue de Jesus tenho ousadia de entrar no lugar
santíssimo, na presença de Deus. Pelo sangue de Jesus tenho comunhão com Ele,
participando do Seu cálice de benção. Pelo sangue de Jesus cheguei perto da
comunidade de Israel e das alianças da promessa.
O sangue de
Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus,
purifica das obras mortas a minha consciência, para que eu sirva ao Deus vivo.
Pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de
Jesus, fui resgatado da minha vã maneira de viver.
Pelo sangue de Jesus,
que me ama, fui liberto dos meus pecados. Pelo sangue de Jesus, fui comprado
para Deus das nações da Terra. Sou Sua propriedade. No sangue do Cordeiro tenho
lavado as minhas vestes e as branqueado e alcancei o direito de estar diante do
Trono de Deus. O sangue de Jesus fala continuamente no Céu a meu favor.
O sangue de Jesus
é visto no Céu. Ele está vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo
qual se chama é o Verbo de Deus. No manto, sobre a coxa tem escrito o nome:
Reis dos reis e Senhor dos senhores. Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da
aliança eterna tornou a trazer dentre os mortos a meu Senhor Jesus, grande
pastor das ovelhas, me aperfeiçoe em toda a boa obra, para que eu faça a Sua
vontade, operando em mim o que perante Ele é agradável, por meio de Jesus
Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
REFERÊNCIAS
BÍBLICAS:
At. 20:28 - Olhai,
pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu
bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio
sangue. - Mt. 26:28 – Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento,
que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Ef.1:7 - Em quem temos a
redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça...
Cl. 1:14 -
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
-
I Jo. I:7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos
comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica
de todo o pecado. Rm. 5:9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo
seu sangue, seremos por ele salvos da ira... Hb. 10:19 – Tendo, pois, irmãos,
ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus...
SANGUE E FOGO -
BLOOD AND FIRE:
O fogo representa
à presença de Deus purificando seu povo e o sangue a presença de cristo lavando
os pecados da igreja. O sangue da cruz nos leva para o altar de fogo do Senhor.
O fogo ardera pra sempre no altar e o sangue ainda permanece sobre nós a igreja
de Cristo purificando e nos aproximando de Deus...
Devemos manter o
fogo acesso em nossas vidas assim como o sangue faz permanecer a santidade de
Deus em nós. A sarça ardia com fogo no deserto o sangue derramado nos tira do
deserto e da inimizade com Deus. O fogo nos leva a tirar as sandálias dos pés e
o sangue leva-nos a calçar novos chinelos e vestir novas vestes...
Elias clamou
a Deus e o fogo desceu consumindo o sacrifício do holocausto. Nós clamamos e o
sangue nos purifica e consome o pecado. Deus batiza com o Espírito Santo e com
fogo. Jesus através do sangue nos possibilita ao batismo de Deus. O fogo
significa paixão o sangue representa o amor de Deus pelos homens. Por isso eu
clamo sangue e fogo; blood and fire.
Sabeis que
fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem
mancha nem defeito. - Tende consciência de que fostes resgatados da vida fútil
herdada de vossos pais, não por coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas
pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro sem defeito e sem mancha.
Conhecido de
antemão antes da criação do mundo, ele foi, neste final dos tempos, manifestado
em favor de vós. Pois Nele tendes fé no Deus que o ressuscitou dos mortos e lhe
deu a glória e assim, vossa fé e vossa esperança estão em Deus. Pela obediência
à verdade, vos purificastes, para praticar um amor fraterno sem fingimento.
Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor.
Nascestes de
novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de
Deus, viva e permanente. Pois toda carne é como erva, e toda a sua glória como
a flor da erva; secou a erva, caiu-lhe a flor, mas esta é a palavra que vos foi
anunciada como Boa-Nova. - (1Pd 1,18-25).
BEBER O SANGUE DE
JESUS:
VAMOS OBSERVAR
ANTES VARIOS TEXTOS DA BIBLIA: “...mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo
dos Santos, uma vez por todas” (Hb 9.12). - “...muito mais o sangue de
Cristo... purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao
Deus vivo!” (Hb 9.14). “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo
dos Santos, pelo sangue de Jesus...” (Hb 10.19).
“Mas tendes
chegado... a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão” (Hb
12.22,24). “Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu
próprio sangue, sofreu fora da porta” (Hb 13.12). “Ora, o Deus da paz, que
tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor... pelo sangue da eterna
aliança...” (Hb 13.20).
Por tais palavras,
o Espírito Santo nos ensina que o sangue é realmente o poder central em toda
nossa redenção. “Não sem sangue” é tão válido no Novo Testamento quanto no
Velho. Nada além do sangue de Jesus, derramado em sua morte pelos pecados,
poderá cobrir o pecado, do lado de Deus, ou removê-lo, do nosso.
O QUE É BEBER O
SANGUE DE JESUS?
Temos aqui um dos
mais profundos mistérios da vida de Deus em nós. Convém que nos aproximemos do
assunto com profunda reverência e vamos pedir ao Senhor Jesus que nos ensine o
significado verdadeiro de beber o seu sangue:
1º - Assim como a
água tem uma dupla função, o mesmo ocorre com o sangue. Quando a água é usada
para lavar, o resultado é purificação ou limpeza; 2º - Quando é usada para
beber, somos refrescados e reanimados. Todos conhecem a diferença entre as duas
funções.
Por mais
necessário e agradável que seja usar a água para limpeza, é muito mais
essencial e revigorante usá-la para beber. Sem sua ação de purificação, não
podemos viver como devemos; contudo, sem bebê-la, não podemos nem viver. É SÓ
QUANDO É INGERIDA QUE A ÁGUA EXERCE SEU PODER DE SUSTENTAR A VIDA. - Sem beber
o sangue do Filho de Deus – ou seja, sem a mais plena e intensa apropriação
dele – não se pode ter vida eterna.
Para muitos, pode
soar estranha à expressão: “beber o sangue do Filho de Deus”, mas para os
judeus que ouviram Jesus era ainda mais ofensivo, pois além da repugnância
natural, na lei de Moisés o uso de sangue era proibido, sob severas
penalidades. Podemos estar certos de que nosso Senhor não teria usado essa
expressão se não representasse uma verdade fundamental. ERA IMPOSSÍVEL DE SER
COMUNICADA DE OUTRA FORMA.
1 - Portanto,
beber o sangue significa que há uma função do sangue que vai muito além de
purificação ou santificação; o sangue não só realiza algo por nós,
colocando-nos num novo relacionamento com Deus, mas também efetua algo em nós,
renovando-nos interiormente. 2 - É isso que Jesus quis mostrar quando disse:
“Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não
tendes vida em vós mesmos” (Jo 6.53). Nosso Senhor distingue aqui dois tipos de
vida.
1º - Os judeus que
ali estavam tinham uma vida natural de corpo e alma. Muitos eram homens devotos
e bem-intencionados, mas Jesus disse que não tinham vida em si mesma a menos
que comessem sua carne e bebessem seu sangue. 2º - Precisavam de outra vida –
uma nova vida do alto que havia em Jesus e que só ele podia comunicar; UMA VIDA
ESPIRITUAL.
Todo ser vivo
criado precisa buscar nutrição fora de si mesmo. A vida natural é sustentada
por pão e água. A vida celestial precisa ser nutrida por comida e bebida
celestiais, fornecidas pelo próprio Jesus. Nada menos do que a vida de Jesus, a
vida que ele viveu como Filho do homem sobre a Terra, pode nutrir a nossa vida
como novas criaturas.
Nosso Senhor
enfatizou isso de forma ainda mais forte nestas palavras: “Quem comer a minha
carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último
dia” (Jo 6.54). A vida eterna é a vida de Deus. Jesus veio a Terra, primeiro
para revelar essa vida eterna e, depois, para comunicá-la a nós que vivemos na
carne.
Nele a vida eterna
habitou pelo poder divino num corpo de carne, que depois foi elevado ao céu. De
acordo com suas palavras, aqueles que comem sua carne e bebem o seu sangue
experimentarão também, em seus próprios corpos, o poder da vida eterna. “Eu o
ressuscitarei no último dia”. A maravilha é que em Cristo a vida eterna se
manifestou num corpo humano.
E, para nós, é tão
importante ser participantes desse corpo quanto o é participarmos da vida do
seu Espírito; é isso que garante que o nosso corpo, cheio dessa vida, um dia
será ressuscitado dos mortos como Cristo. Jesus ainda disse: “Minha carne é
verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida” (v. 55).
A palavra
traduzida verdadeira aqui é a mesma palavra que Jesus usou na parábola da
videira: “Eu sou a videira verdadeira” (Jo 15.1). Ele estava mostrando a
diferença entre o que é apenas um símbolo e o que é uma realidade presente.
Comida natural não é comida verdadeira, pois não transmite verdadeira vida.
A única comida
verdadeira é o corpo e o sangue do Senhor Jesus Cristo, porque comunica e
sustenta uma vida real, não uma vida simbólica ou uma mera sombra. Para mostrar
a realidade e o poder dessa comida, nosso Senhor acrescentou: “Quem comer a
minha carne e beber o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6.56).
A alimentação da
carne e do sangue de Jesus efetua a mais perfeita união com ele. É por isso que
sua carne e seu sangue têm tal poder de vida eterna. Ele declara aqui que
aqueles que creem nele não experimentarão meras influências em seus corações,
mas entrarão na mais íntima e permanente união com ele: permanecerão em Jesus e
Jesus neles.
CONCLUSÃO:
1º - A bênção de beber o sangue do Filho do homem é tornar-se um com ele, é
participar da natureza divina. 2º - É uma união tão real quanto a união entre o
Pai e o Filho: “Assim como... eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta,
por mim viverá” (Jo 6.57). 3º - Assim
como na natureza divina e indivisível, as duas Pessoas do Pai e do Filho são
verdadeiramente uma, igualmente o homem se torna um com Jesus.
CEIA DO SENHOR:
Ainda que o
ensinamento da Bíblia sobre a Ceia do Senhor não seja complicado, muitas
diferenças de entendimento apareceram depois do tempo do Novo Testamento. O
único modo de sabermos que estamos seguindo o Senhor é estudar as instruções e
imitar os exemplos que encontramos no Novo Testamento. Nunca estamos livres
para ir além do que o Senhor revelou na Bíblia (veja Colossenses 3:17; 1
Coríntios 4:6 e 2 João 9).
Consideremos o que
a Bíblia diz em resposta a algumas questões sobre a Ceia do Senhor. Porque pão
sem fermento? Jesus instituiu a ceia do Senhor durante os dias judaicos dos
pães asmos, uma festa anual na qual somente pão sem fermento era permitido
entre os judeus (veja Lucas 22:15; Êxodo 12:18-21).
Podemos apreciar
mais claramente o significado do pão sem fermento quando consideramos o
significado simbólico do fermento na Bíblia. Não era permitido fermento nos
sacrifícios oferecidos a Deus, no Velho Testamento (Levítico 2:11). A ideia de
impureza ou pecado é claramente associada com fermento em vários textos. Por
exemplo, Jesus usou fermento para falar simbolicamente de falsas doutrinas
(Mateus 16:11-12).
Paulo usou
fermento para representar falsa doutrina e corrupção moral (Gálatas
5:7-9,13,16; 1 Coríntios 5:6-9). É plenamente adequado, então, que o sacrifico
perfeito e sem pecado do próprio Filho de Deus seja representado por pão sem
fermento: Lançai fora o velho fermento, para que seja nova massa, como sois, de
fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por
isso, celebramos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da
maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade - (1
Coríntios 5:7-8).
Quando devemos
observar a Ceia do Senhor? Jesus mostrou aos seus discípulos como participar
deste memorial, mas não especificou quando. Aprendemos quando os primeiros
cristãos observaram a ceia pelo exemplo dos discípulos em Trôade: "No
primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão."
(Atos 20:7).
Quando seguimos
este exemplo e participamos da Ceia do Senhor todos os domingos, relembramos
frequentemente o sacrifício que Jesus fez por causa de nossos pecados. Quando
meditamos sobre o Salvador sofredor no domingo, é mais fácil resistir a
tentações durante o resto da semana. Quando entendemos o alto preço que Jesus
pagou por nossos pecados, esforçamo-nos para evitar qualquer coisa que possa
magoá-lo e tornar vão seu sacrifício (veja Hebreus 10:24-31).
Onde devemos
participar da Ceia? A Ceia do Senhor é um ato de comunhão entre cada cristão e
o Senhor, e é também um ato de comunhão entre cristãos. Em Atos 20:7, os
discípulos se reuniam para partir o pão. 1 Coríntios 11:20-22 distingue entre a
Ceia do Senhor, que era o propósito de sua reunião como uma congregação, e as
refeições comuns, que eram tomadas nas casas de cristãos. Não encontramos
nenhuma autoridade na Bíblia para participar da Ceia do Senhor a sós ou fora da
assembleia da igreja.
Quem tem o direito
de tomar a Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor é um ato espiritual partilhado pelo
Senhor com aqueles que estão em fraternidade com ele. Jesus não ofereceu o pão
e o cálice a todos, mas aos seus discípulos (Mateus 26:26). Aqueles que estão
servindo ao Diabo não têm o direito de partilhar desta refeição com o Senhor (1
Coríntios 10:16-22).
João conta-nos que
somos aptos a participar com Deus na comunhão espiritual somente se andarmos na
luz do seu caminho: "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e
vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se
dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não
praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz,
mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos
purifica de todo pecado" (1 João 1:5-7).
Somente aqueles
que já foram batizados para a remissão dos pecados para entrar no corpo de
Cristo devem participar da Ceia do Senhor (Atos 2:38; Gálatas 3:26-28).
O que significa
participar "indignamente"? Cada um que participa da Ceia do Senhor
deverá examinar-se para estar certo de que está participando de maneira
correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial. "Por isso,
aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do
corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim,
coma do pão e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come
e bebe juízo para si" (1 Coríntios 11:27-29). A palavra "indignamente"
é freqüentemente mal entendida.
Ela não descreve a
dignidade da pessoa (ninguém é verdadeiramente digno de comunhão com Cristo).
Esta palavra descreve o modo de participar. A pessoa que não leva a sério esta
comemoração está brincando com o sacrifício de Cristo e está se condenando por
não discernir o corpo de Cristo.
Por esta razão,
devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor. É
imperativo que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos atenção
exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero
ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu
significado, condenamo-nos diante de Deus.
A CEIA DO SENHOR:
PASSADO, PRESENTE
E FUTURO!!!
Os discípulos de
Cristo são privilegiados ao participarem com ele todas as semanas da Ceia do
Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro.
Passado: Olhamos
para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo
o fundamento e o centro de nossa salvação.
Presente: Quando
meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado,
nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida.
Futuro: Entendemos
que a morte de Jesus é à base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé
nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação
eterna.
Não podemos
esquecer nunca o dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a
nossa.
A PAZ DA
SALVAÇÃO PELO SANGUE DA CRUZ:
Mas Ele foi
ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas
iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas
pisaduras fomos sarados. Isaías 53:-5...
O Castigo
Que Nos Traz a Paz Estava Sobre Jesus - Esse é um dos versículos mais lindos da
bíblia, pois fala de um momento em que Jesus se torna em um sacrifício vivo e
nos lava do pecado, mas desse versículo surge uma dúvida: Se Jesus através de
seu sacrifício me trouxe a paz, porque será que tenho tantas tribulações em
minha vida?
Você já
parou para perguntar isso? Temos a resposta para você que vai te ajudar a
entender tudo isso:
PRIMEIRA
PERGUNTA - Por que Jesus se sacrificou por nós? - Foi uma maneira que nosso Pai
viu para libertar toda a humanidade do pecado e tornar-nos moradores do céu,
Deus já fez outras maneiras de destruir todo o pecado da terra, mas viu que a
melhor maneira e mais verdadeira seria através da conversão.
Nós como
temos o livre arbítrio, temos a escolha se queremos viver para Cristo ou não,
se queremos aceitar tudo o que Jesus fez por nós ou não, então dessa forma só
os que realmente querem ser salvos irão conseguir com apenas um "sim"
e também com uma vida totalmente convertida aos caminhos de Jesus.
SEGUNDA
PERGUNTA - Que paz é essa que Jesus nos trouxe através de Seu sacrifício? Em
primeiro lugar essa paz é uma certeza; Imagina você para se salvar ter que
fazer sacrifícios e mais sacrifícios, mudar totalmente sua vida para tentar
conseguir a salvação e mesmo assim não ter certeza que será realmente salvo?
Então essa
paz é a certeza de que seremos salvos através do Sangue de Jesus Cristo.
TERCEIRA
PERGUNTA – O que Jesus quer dizer? Quando ele diz "o castigo que nos traz
a paz estava sobre Ele" não quer dizer que quando aceitamos a Jesus iremos
ter uma vida sem dificuldades e tribulações, mas quer dizer que essa paz é a
certeza da salvação, é nossa habilitação ao céu.
Aceitar a
Jesus vai muito mais além de uma vida maravilhosa, prosperidade. Aceitar a
Jesus vai nos levar ao céu, a uma vida longe de todo o mal, a uma vida de
felicidade eterna, junto ao nosso Pai.
QUARTA
PERGUNTA - Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do
Senhor? - Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra
seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia
que nos agradasse.
Era
desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe que é
padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele
não fizemos caso.
Certamente,
ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e
nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi
transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o
castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos
sarados.
Todos nós
andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o
SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e
humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como
ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
Por juízo
opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi
cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele
ferido. Designaram-lhe sepultura com os perversos, mas com o rico esteve em sua
morte, posto que nunca fizesse injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
Todavia, ao
SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como
oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a
vontade do SENHOR prosperará em suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho
de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento,
justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
Por isso, eu
lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo,
porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores;
contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
QUINTA
PERGUNTA – o que diz os versos 10 e 11? Todavia Deus agradou moê-lo, enfermar.
Este versículo com certeza desmente uma grande heresia que é ensinada em
algumas igrejas, onde dizem que foi o Diabo quem matou Cristo na cruz e aqui
vemos que não é verdade. Foi o próprio Deus quem o colocou na cruz, para que
nós pudéssemos ser redimidos através da morte de Cristo na cruz.
A morte de
Jesus resultaria em glória mais tarde. O plano de Deus havia sido consumado na
cruz e Jesus no terceiro dia ressuscitou, subindo aos céus e assentou a direita
do Pai (Marcos 16:19) o qual deu a ele honra, poder, autoridade e domínio sobre
todas as coisas (Daniel 7:13-14).
No verso
12... Através da morte de Jesus na cruz, o plano de Deus foi cumprido, pois ele
derramou a sua alma na morte e carregou sobre ele todas as nossas
transgressões, e assim receberia a glória do Pai, e ficaria feliz por saber
quantas vidas iriam receber a salvação por crer em seu sacrifício na cruz.
Jesus foi
contado como um transgressor, porém nele não foi encontrado pecado algum, mas
para satisfazer o cálice da ira de Deus carregou nossos pecados para que sobre
ele a ira fosse derramada.
Mas em sua
ascensão aos céus foi recebido como Justo (Isaías 53:11), pelo Pai. E agora
esta ao lado do Pai, onde intercede pelos pecadores, lembrando ao Pai de seu
sacrifício feito na cruz do calvário, por cada um de nós que cremos Nele...
SANGUE DA ALIANÇA:
Moisés escreveu
todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou
um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; E
enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e
sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a
metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre
o altar. Êxodo 24:4-6...
O sacrifício de um
cordeiro era o momento mais importante do culto. Aquele sangue simbolizava que
o cordeiro morria no lugar do pecador que merecia a morte por seu pecado (Romanos
6.23).
Desde que Adão e
Eva pecaram e sentiram vergonha por estarem nus, então o Senhor matou um
cordeiro e fez roupas para eles para que seus pecados fossem cobertos (Gênesis
3.21). Noé ao sair da arca ofereceu um sacrifício ao Senhor (Gênesis 8.20).
Abraão quando foi
oferecer Isaque como prova de seu amor e fidelidade a Deus, o Senhor proveu
para ele um cordeiro que foi sacrificado (Gênesis 22.13). E quando saíram do
Egito o povo celebrou a páscoa sacrificando um cordeiro e o sangue deste cordeiro
foi passado nas portas das casas para proteger o povo de Deus (Êxodo 12.22)
então eles saíram em paz!!!
Na Aliança de Deus
com seu povo foi estabelecido um sacrifício de cordeiro (Êxodo 29.38) para
morrer de forma substitutiva no lugar do pecador, pois sem derramamento de
sangue não há remissão - (Hebreus 9.22). Na Nova Aliança Deus enviou o Cordeiro
de Deus que tira o pecado do mundo - (João 1.29).
Jesus não apenas
cobre os pecados ou substitui-se morrendo por nós. Jesus apaga definitivamente
nossos pecados (Hebreus 9.14).
O Sangue da
Aliança significa que Deus nos perdoa os pecados e deles não se lembra mais
(Jeremias 31.34).
A PROPICIAÇÃO
PELOS NOSSOS PECADOS
Embora outras
palavras semelhantes apareçam na Bíblia, a palavra grega (hilasmos) traduzida
propiciação em 1 João 2:2 e 4:10 aparece somente estas duas vezes no Novo
Testamento. É uma palavra rica que descreve um aspecto importantíssimo da
salvação.
Outras palavras
que descrevem a salvação falam em termos do pecado (perdão) ou do pecador (redenção,
remissão, etc.). Mas, a propiciação aborda o problema do pecado em relação a
Deus. Literalmente, a ideia da propiciação é de aplacar ou acalmar a ira de
Deus. Esta palavra nos dá motivo para frisar alguns aspectos importantes da
nossa salvação em Cristo:
A IRA DE DEUS
O mesmo livro que
fala sobre a propiciação afirma que Deus é amor (1 João 4:7). Infelizmente, uma
imagem distorcida do amor de Deus tem prejudicado o nosso entendimento da
salvação. Muitas pessoas hoje acreditam na bondade de Deus, mas não na
severidade (Romanos 11:22).
Acreditam na vida
eterna, mas não no castigo eterno (Mateus 25:46). A Bíblia claramente afirma
que o mesmo Deus que nos ama exige um sacrifício para acalmar a sua ira. As
ideias de amor e ira são reunidas no mesmo versículo quando João afirma: Nisto
consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou
e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados - (1 João 4:10).
No evangelho
segundo João, o mesmo capítulo que afirma o amor sem limite de Deus (veja João
3:16) nos lembra da separação que haverá entre os fiéis e os rebeldes: Por
isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde
contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus - (João
3:36). O verbo permanecer, usado aqui, esclarece a natureza da ira de Deus. Não
é aquela explosão de raiva que, às vezes, domina o homem.
A ira de Deus é
constante, pois vem do caráter justo dele. Ele sempre odeia o pecado, sempre
detesta a iniquidade, e a ira dele sempre permanece sobre os rebeldes (Romanos
1:18). A ira de Deus não vai e vem por capricho divino, mas é a consequência da
nossa desobediência. Qualquer conceito do amor que exclui o castigo e a justiça
apresenta uma doutrina pervertida sobre Deus.
A PAZ COM DEUS:
Embora a palavra
propiciatório do Velho Testamento vem de outra língua, a ideia que ela
representa ilustra bem um aspecto da propiciação.
O propiciatório
era a tampa da arca da aliança, o lugar onde o sumo sacerdote chegava
anualmente com o sangue do sacrifício feito pelos pecados do povo. Neste lugar,
homens ímpios foram reconciliados com o Deus santo, por meio do sangue.
Mas os sacrifícios
e os sacerdotes do Velho Testamento foram tipos imperfeitos de Jesus. Ele uniu
os papéis de sumo sacerdote e sacrifício quando morreu pelos nossos pecados
(Hebreus 8:3; 9:11-12). Ele é a nossa paz, nos reconciliando com Deus mediante
a cruz (Efésios 2:14,16).
A JUSTIÇA DE DEUS
A propiciação de
Jesus enfatiza a justiça de Deus. Ele não pode aceitar o pecado. Qualquer
solução ao problema do pecado que não respondesse a realidade de sua ira
negaria o seu próprio caráter justo. Ele é santo e justo. A justiça dele exige
a penalidade apropriada pelo pecado: a morte (Romanos 6:23).
Quando Jesus
apresentou seu próprio sangue como oferta pelo pecado, ele aplacou a ira de
Deus. Ele pagou o preço. A dívida não foi simplesmente esquecida; ela foi paga
pelo Filho amado. Esta é a verdade apresentada no riquíssimo texto de Romanos
3:26: Para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
O AMOR DE DEUS:
O amor se
manifesta, sem negar a justiça, no ato sacrificial de Jesus. Deus Pai, nos
regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo
dentre os mortos nos resgatando pelo precioso sangue - O sangue de Cristo - (1
Pedro 1:3,18-19).
ADVOGADO E
PROPICIAÇÃO:
1 João 2:1-2 –
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém
pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a
propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos
de todo o mundo.
João apresenta
Jesus em relação ao cristão. Como os redimidos de Deus, devemos fazer tudo para
evitar o pecado em nossas vidas. João escreveu para nos incentivar a não pecar.
Mas, se eu, como cristão, pecar? Estou perdido para sempre?
Não!!! Ainda
resta a esperança que temos em Jesus. Como Advogado nos defendendo, Jesus paga
o preço dos nossos pecados para nos reconciliar com o Pai. Para usufruir dessas
grandes bênçãos em Cristo, devemos sempre "andar assim como ele andou - (1
João 2:6).
A EXPIAÇÃO:
A palavra
expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação
constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento. Palavras mais conhecidas como reconciliação,
propiciatório, sangue, remissão de pecados e perdão estão diretamente
relacionadas com esse tema.
O DIA DA
EXPIAÇÃO EM ISRAEL:
Todo
israelita sabia que aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação -
(Levítico 23:27). Havia sacrifícios
diários pelo pecado, mas esse era um dia especial, de santa convocação. Aprendemos em Levítico 16 que o Sumo
Sacerdote:
1. Se
purificaria com água; 2. Vestiria suas vestes santas de linho; 3. Mataria um
novilho para fazer expiação por si e pela sua família; 4. Tomaria uma vasilha
de brasas do altar e entraria no Santo dos Santos para que a nuvem de incenso
cobrisse o propiciatório, que era o lugar da expiação, da propiciação e da
reconciliação;
5. Sairia,
tomaria o sangue do novilho, entraria pela segunda vez no lugar santo com o
sangue e o aspergiria sete vezes sobre o propiciatório e diante dele; Mataria o
bode para a oferta pelo pecado, ultrapassaria o véu pela terceira vez e faria
com o sangue como tinha feito com o sangue do novilho;
Faria
expiação pelo lugar santo e pelo altar do holocausto; Imporia as mãos sobre a
cabeça do bode vivo, confessaria os pecados do povo e enviaria o bode para o
deserto; E tiraria as vestes de linho, iria lavar-se, poria outra roupa e
ofereceria um holocausto por si e pelo povo.
Esse dia era
impressionante, santo e de grande importância porque os pecados de Israel eram
expiados por meio de sangue. Já que é impossível que o sangue de touros e de
bodes remova pecados (Hebreus 10:4), Esse ritual devia repetir-se a cada ano
(Levítico 16:34) - Até aquele dia grandioso em que Cristo seria oferecido uma
vez para sempre para tirar os pecados de muitos - (Hebreus 9:28)...
POR QUE HÁ A
NECESSIDADE DA EXPIAÇÃO?
Deus fez o
homem à sua imagem e, como Criador, tem o maior direito de estabelecer o
procedimento correto para a sua criação, e isso ele fez na forma de leis
destinadas para o nosso bem - (Deuteronômio 10:13).
O pior que
podemos fazer é violar a lei de Deus. A
isso chamamos pecado ou transgressão da lei - (1 João 3:4). Os primeiros seres humanos transgrediram e a
culpa deles evidenciou-se pela tentativa de se esconderem de Deus. A justiça exigia uma pena pelo pecado. A pena era a morte, a separação de Deus,
manifestada pelo afastamento deles do jardim do Éden - (Gênesis 3:8, 24).
O pecado
continua até hoje, desde aquele primeiro momento ali. Paulo resumiu a história e as consequências
do pecado em Romanos 5:12: Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo,
e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque
todos pecaram. Se morremos em nossos
pecados, não podemos ir para onde Cristo está - (João 8:21, 24).
Vemos,
então, que a necessidade suprema de todo homem é ter os pecados expiados, para
que receba o perdão dos pecados!!! –
A palavra
expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação
constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento. Palavras mais
conhecidas como RECONCILIAÇÃO, PROPICIATÓRIO, SANGUE, REMISSÃO DE PECADOS E
PERDÃO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS COM ESSE TEMA.
Expiação: 1.
Purificação de crimes ou faltas cometidas. 2. Meio usado para expiar(-se);
penitência, castigo, cumprimento de pena; sofrimento compensatório de culpa.
Jesus foi penitenciado, castigado, cumprindo a nossa pena ou condenação, sofreu
em nosso lugar, compensando nossa culpa pelos pecados cometidos!!!
A EXPIAÇÃO E
O SANGUE DE CRISTO:
Cristo, o
nosso Sumo Sacerdote, é santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores,
que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias
sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque
fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu - (Hebreus 7:26-27).
Cristo, por
meio de seu sangue, entrou no lugar santo do céu, tendo obtido para nós a
redenção eterna e agora se apresenta a nosso favor diante da face de Deus -
(Hebreus 9:12, 24).
O resultado
da expiação é nossa redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados -
(Efésios 1:7). Na verdade, Ele nos ama,
e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados - (Apocalipse 1:5). Onde há remissão de pecados, já não há oferta
pelo pecado - (Hebreus 10:18), porque Cristo é a propiciação pelos nossos pecados,
o meio pelo qual Deus se reconcilia ao homem pecador - (1 João 2:2).
O pecado é a
transgressão da lei, e a justiça decreta que deve ser punido. Jesus levou o castigo em lugar daqueles que
mereciam a punição - (Isaías 53:8), Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o
madeiro, os nossos pecados - (1 Pedro 2:24).
Porque Deus
nos amou, ele enviou Jesus para ser a propiciação (ou meio) pela qual os nossos
pecados podem ser perdoados. Seu sangue,
o qual é capaz de expiar o pecado, vertido para a remissão desses pecados,
passa a ter efeito quando somos batizados em nome de Cristo para a remissão dos
pecados - (Atos 2:38).
Regozijemo-nos
- Em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos,
agora, a reconciliação - (expiação) (Romanos 5:11).
Há uma fonte
transbordante de sangue, Que jorra das veias do Emanuel; E os pecadores,
completamente imersos nesse sangue, Perdem todas as manchas de culpa.
Querido
Cordeiro moribundo, teu sangue precioso. Jamais perderá o seu poder, Até que
toda a igreja de Deus, resgatada, Seja salva para nunca mais pecar.
Deus te abençoe!!! Maurílio Souza.
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