MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O CANTO DA MADRUGADA DO CABURÉZINHO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!



Todas as madrugadas; Ouço este pássaro cantar, desde quando meus filhos eram pequenos escutava o canto triste de uma ave. Hoje todos os dias a tarde recebo a visita próximo a minha área deste pássaro e bem próximo a mim posso admirar e escutar seu trinado diariamente.

Pesquisei para saber que ave era esta que proporcionava em toda madrugada antes do sol nascer este canto triste como se fosse um piado pedindo socorro e descobri que esta ave era: Caburé Glaucidium Brasilianum; O caburé é uma ave strigiforme da família Strigidae. Também conhecido como caboré, caburé-do-sol, caburé-ferrugem, caburezinho e cauré.

Strigiformes é uma ordem de aves que inclui aves de rapina noturnas, tais como corujas. São caçadoras eficientes, usando, sobretudo seus olhos extremamente aguçados e movimentos rápidos.

Características: Medindo cerca de 16,5 centímetros, a corujinha-caburé é tão pequena quanto um pardal e sem dúvidas uma das menores corujas do mundo. Possui duas colorações de plumagem, como outras corujas. Existe uma forma cinza, com a cauda listrada de branco e peito claro bordejado de cinza, a cor dominante de toda a plumagem.

É possível encontrar exemplares marrom avermelhados, cuja cauda é da mesma cor e quase não se distinguem as faixas brancas.

Nos dois casos, sobrancelha branca destacada. Em especial na plumagem cinza, a nuca possui penas singulares, formando como se fossem dois olhos. Pesa cerca de 63 gramas.

Uma característica que diferencia o caburé (Glaucidium brasilianum) do caburé-miudinho (Glaucidium minutissimum) é que o primeiro possui estrias na testa, enquanto o outro possui pintas.

Alimenta-se de outras aves, como pardais, sanhaçus e, esporadicamente, de beija-flores, rãs, lagartixas e pequenas cobras. Bastante agressivo para seu porte, chega a abater presas maiores do que seu próprio tamanho. Ao ser localizado pelas outras aves, é imediatamente cercado e “denunciado” com pios e voos especiais.

São criaturas de Deus que proporcionam beleza em som cores e imagens – Ao ouvir o canto deste pássaro escrevi alguns poemas e crônicas:

O CANTO DA MADRUGADA EM UM LUGAR CHAMADO PASSADO:

Um poema natalino.

Um dia de madrugada, no silencio da alvorada se despedindo de mais uma noite, ouvi um canto de um pássaro indiferente da sua solidão, ele cantava. Logo as ideias surgiram em minha mente mais forte e mais rápida que a força de minhas mãos cansadas ao escrever estes meus pensamentos...

Neste momento percebi que na minha vida restaram apenas lembranças de um tempo que se foi rapidamente e que não voltam mais. As imagens como espelhos de minha vida refletem fatos e rostos que se foram sem se despedir em um tempo de convivência pouco aproveitada. Rostos amados e que me amavam que na velocidade dos tempos da vida se foram sem que pudesse dizer palavras amáveis e fazer gestos afáveis...

De todas as palavras que vem em minha mente algo que não disse que sufoca o meu peito e deixa cair uma lagrima de meus olhos cansados... Algo que deveria dizer e não disse e de todas elas o que mais grita em minha alma é; Me perdoa eu estava errado...

Mas isso hoje são apenas palavras escritas em um papel amassado deixadas por uma mão cansada que são descrições de uma mente cansada e cheia de saudades de natais passados...


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário