MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 17 de fevereiro de 2018

MARTA E MARIA ATUAL E PONTUAL: DUAS IRMÃS, DUAS ATITUDES – DUAS DECISÕES UMA EFEMERA E OUTRA ETERNA!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...



Lucas 10:38-42 - E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa (melhor) parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:38-42...

Vou começar esta mensagem ou estudo com um outro ensinamento de Jesus: A parábola do semeador: E aquela que caiu entre espinhos... A Palavra de Deus, muito claramente descreve as coisas que fazem o coração cansado e pesado e as sementes da Palavra estéreis, ou seja, a semente que está lá, não dá o devido fruto.

Aqui está o que o Senhor Jesus disse em Lucas 21:34: Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria (festas), de embriaguez (incontinência), e dos cuidados (trabalho, lazer e diversão) da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço (Volta de Jesus).

Somos estrangeiros e peregrinos neste mundo. Este mundo não é a nossa casa como um hino diz. Somos cidadãos do céu, chamados por Deus para ir adiante e trazer frutos. No entanto, a Palavra de Deus que foi semeada em nossos corações tem um inimigo mortal sutil, que pode torná-la estéril.

E é chamado de CUIDADOS DA VIDA, sedução das riquezas e desejos por outras coisas. Muitos de nós estamos preocupados com estas coisas e, apesar da secura e fraqueza que vemos como resultado, realmente não atribuímos o problema a nossa preocupação com as coisas erradas.

Certo homem saiu para semear. 4 Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram. 5 Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa pois a terra não era funda, 6 mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes. 7 Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. 8 Uma outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo 100 vezes mais do que tinha sido plantado. 9 Quem pode ouvir, ouça.

VOU DETER NESTA SEMENTE: Mateus 13:22 A semente que caiu no meio de espinhos representa a pessoa que ouve a mensagem a respeito do reino mas é sufocada pelas preocupações com as coisas desta vida e pela ilusão das riquezas. Essa pessoa não produz nenhum fruto. Ela ficou infrutífera não se desviou apenas ficou na igreja sem expectativas, esperança e fé seguiu como em religião e não como uma caminho a seguir, se ocupou com as coisas deste mundo e não buscou o reino de Deus em primeiro lugar!!!

VAMOS VER UM BOM EXEMPLO BÍBLICO:

INTRODUÇÃO: Betânia era uma cidadezinha, ou melhor, um povoado, bem perto de Jerusalém. O Senhor ia sempre lá porque havia uma casa aberta para Ele. Ali Jesus passou os últimos momentos de tranquilidade e paz de Sua vida, ao lado de Seus grandes amigos: Marta, Maria e Lázaro.

A VISITA DE JESUS: (Lc 10.38-42) - O primeiro quadro nos mostra Jesus chegando a Betânia, e Marta trazendo-o para hospedar-se em sua casa. Ela apreciava muito o Mestre. Era hospitaleira e considerava uma honra receber o Senhor como hóspede.

Essa foi uma atitude correta de Marta. O escritor da carta aos hebreus recomenda que sejamos hospitaleiros, pois alguns, fazendo isso, hospedaram anjos. Marta hospedou o Filho de Deus, o Salvador!!!

Hoje, Jesus bate à porta do nosso coração e diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3.20).

A ESCOLHA DE MARTA: Marta fez tudo para oferecer uma boa acolhida ao seu hóspede. Era uma visita muito importante e merecia o melhor. Assim, ela se esmerou para apresentar-lhe uma calorosa recepção. Enquanto realizava um serviço, pensava em mais outro… 

Mais outro… e foi ficando desanimada, inquieta, irritada, e começou a murmurar. O seu trabalho de amor estava se tornando uma tarefa pesada demais!!! - Esse é um alerta para nós. Não podemos deixar que isso aconteça conosco. Precisamos recusar o desânimo. Tudo que fazemos para o Senhor deve ser contado como alegria e amontoado no céu.
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:19-21...

Tudo o que fazemos na terra na igreja fazemos para Deus e são amontoados nos céu como tesouros eternos e ninguém pode tirar isto da gente!!!
A ESCOLHA DE MARIA: Enquanto Marta se fatigava na labuta caseira, Maria, sua irmã, assentada aos pés de Jesus, totalmente absorta, ouvia os Seus ensinos. Bebia cada uma de Suas palavras.

Ela sabia que o serviço era coisa secundária que poderia ser feito outra hora, mas agora era hora de buscar o reino de Deus. Ela não podia perder a oportunidade de prestar adoração ao Mestre e receber Dele os ensinamentos.
IMAGINA JESUS CHEGANDO NA SUA CASA!!! O QUE VC VAI DIZER OU FAZER??? MEDITAÇÃO...

A PERDA DE MARTA: Marta não podia saborear os ensinos de Jesus, pois estava muito preocupada com pormenores e coisas secundárias. Ela começou a se considerar vítima, e passou a acusar a irmã diante do hóspede amado.
Sua irritação era tão grande que ela incluiu Jesus na acusação: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? E foi além, atrevendo-se a dar ordens ao Mestre: Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me - (Lc 10.40). - Então, a voz do Mestre se fez ou­vir: Marta! Marta! andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco ou uma só é necessário, ou mesmo uma só cousa (buscar ao senhor enquanto se pode achar) - (Lc 10.41-42).

ESSAS POUCAS PALAVRAS CONTINHAM SÉRIAS ADVERTÊNCIAS: Marta estava misturando o prioritário com o secundário - Marta estava perdendo tempo com coisas de pouca importância; (Vc sabe o que é importante? A salvação de nossas almas!!!)  -Marta não compreendia que Cristo veio para servir e não para ser servido - Marta não percebia que Jesus tinha mais interesse na sua pessoa do que no seu serviço.

ESSAS ADVERTÊNCIAS SÃO DIRIGIDAS A NÓS, HOJE; Há mais uma coisa que devemos notar: precisamos evitar a murmuração. Ela não agrada ao Senhor. Ela não edifica. A murmuração é uma antecipação da derrota e Deus nos fez mais que vencedores!!!

O LUCRO DE MARIA: Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada - (Lc 10.42). Maria escolheu estar aos pés de Jesus, numa atitude de adoração e como discípula. Ela não precisava ser repreendida, mas sim elogiada, pois havia feito a melhor escolha.
O tempo que passamos com Jesus e sua Igeja é sempre muito bem empregado. Precisamos organizar a vida de tal forma aprender de Cristo e estar em sal casa seja o mais importante para nós.

A TRAGÉDIA DA MORTE: A morte de Lázaro (Jo 11.1-45) - O segundo quadro é anunciado por grandes mágoas. A morte roubou do lar feliz o irmão querido. Parecia injustiça da parte de Deus!!! Marta, Maria e Lázaro eram amigos íntimos de Jesus. O seu lar era Dele. Então, apesar do quanto tinham feito, a tragédia os alcançou. Parecia indiferença da parte de Jesus!!! 

Maria e Marta mandaram chamá-Lo. Esperaram que Ele viesse para curar Lázaro. Ele não veio a tempo, e Lázaro morreu.

Pode acontecer isso na nossa vida, também. Sofremos, nos desesperamos, oramos, clamamos… e o pior acontece. Ter amor por Jesus não nos imuniza contra tristezas e provas da vida, contudo nos garante forças e conforto para sairmos vencedores dessas experiências. Jamais podemos permitir que elas nos vençam. Com Jesus não estamos blindados ao sofrimentos mas ele no garante a vitória...

JESUS NÃO NOS LIVRA DOS SOFRIMENTOS, MAS LIVRA-NOS DOS SOFRIMENTOS!!! EU CREIO NISTO!!!

A VITÓRIA SOBRE A MORTE: Quando Jesus chegou a Betânia, Lázaro já tinha sido sepultado. Nesse incidente vemos a diferença de temperamento entre as duas irmãs – Marta, extrovertida e ativa, não pôde esperar e saiu correndo ao encontro do Senhor, enquanto Maria, mais introvertida e calma, ficou em casa, sentada.

Marta desafiou a amizade do Mestre: Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido! - (v.21). Mas no versículo 29 lemos que quando Marta disse a Maria: O Mestre chegou e te chama - (v.28), Maria levantou-se depressa. Ambas presenciaram a glória e o milagres de Deus e receberam o irmão de volta: VIVO E SAUDÁVEL!!!

LIÇÃO; QUANDO BUSCAMOS A JESUS ELE SEMPRE VEM AO NOSSO ENCONTRO E OPERA O MILAGRE E NOS ABENÇOA COM TODA SORTE DE BÊNÇÃOS!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário