MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

TRIGESSIMA TERCEIRA LIÇÃO SEMINÁRIO BÍBLICO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!! ESTUDO DO PRIMEIRO E SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS:


Como os livros de Samuel e Reis, 1 e 2 Crônicas formavam originariamente um único volume. O texto foi dividido em 2 livros quando o texto hebraico original foi traduzido para o grego.

Crônicas vêm após Esdras/Neemias na Bíblia hebraica, sugerindo que sua aceitação no cânon do Antigo Testamento se deu numa data posterior ou tenha sido considerado apêndice dos Escritos por complementar as histórias encontradas nos livros de Samuel e Reis. A versão atual segue o modelo do Antigo Testamento grego, colocando Crônicas após Reis e antes de Esdras e Neemias.

TÍTULO: O título hebraico do livro é literalmente as palavras dos dias ou os acontecimentos das monarquias. Embora os títulos hebraicos sejam obtidos tipicamente do primeiro versículo, neste livro, a frase-título encontra-se em 1 Crônicas 27.24.

Os livros são chamados na Septuaginta de; Os dados omitidos, isto é, dados desconsiderados pelas histórias de Samuel e Reis. O título Crônicas é uma forma abreviada da sugestão de Jerônimo, tradutor da Vulgata Latina, de que a história fosse chamada crônica de toda a história sagrada.

O livro de Cônicas é o último livro da Bíblia Hebraica e faz parte dos Escritos; as traduções grega e latina, em sua reorganização da Bíblia, colocaram o livro ao lado dos chamados livros da história de Israel, Samuel e Reis.

AUTOR: A tradição judaica considera Esdras como o autor dos livros das Crônicas. Pelo menos dois fatores tornam possível essa identificação:
1 - O livro foi escrito depois do exílio babilônico dos judeus, próximo à época do ministério de Esdras. 2 - Muitas passagens em Crônicas compartilham das preocupações sacerdotais de Esdras. Outras considerações lançam dúvidas sobre a teoria tradicional da autoria de Esdras.

A data de composição de Crônicas não pode ser limitada aos anos da vida de Esdras; o enfoque característico de Crônicas sobre a monarquia não aparece no ensino de Esdras; e a aflição de Esdras com relação a apostasia associada aos casamentos mistos não é um tema proeminente em Crônicas.
Em outras palavras, as evidências históricas e escriturísticas não apontam decisivamente para Esdras. O autor anônimo é conhecido como o Cronista.

DATA: Os versos finais de 2 Crônicas indicam que o livro foi escrito após a libertação dos exilados da Babilônia em 538 a.C. A ausência de influência helenísticas sugere que a história foi composta antes do período alexandrino (antes de 331 a.C.). As opiniões variam quanto a data precisa de composição do livro.

O REINO DIVIDIDO: O registro da história de Israel desde Roboão até Acaz concentra-se nos acontecimentos do reino do Sul, Judá. Embora o livro de Reis seja a fonte da maior parte da informação, Crônicas omite trechos extensos da matéria relativa ao reino do Norte, Israel. Crônicas concentram a sua atenção em Judá e sua capital, Jerusalém, a sede do reino davídico e do templo de Deus.

Os reis do período em foco são avaliados pelo ideal da monarquia unida. O rei deve ser fiel à lei de Moisés, deve apoiar a ordem do templo estabelecido por Davi e Salomão, e também deve dar atenção a instrução profética e sacerdotal.
Alguns reis são avaliados de forma negativa (Jeorão; Acazias; Acaz), outros positivamente (Abias; Jotão). Na sua maior parte os registros são mistos (Roboão; Asa; Josafá; Joás; Amazias e Uzias).

Deus abençoava seu povo quando este era fiel e o castigava quando se afastava dele. Vitória, segurança e prosperidade vinham àqueles que buscavam ao Senhor. Derrota, inquietude e enfermidade vinham sobre aqueles que se esqueciam dele.

O REINO REUNIFICADO: Começando com Ezequias, Israel entrou em uma nova fase de sua história. A exemplo de Davi e Salomão, Ezequias conseguiu unir os fiéis de Israel e Judá ao redor do trono davídico através do culto ao Senhor e da celebração no templo. Esse povo reunificado experimentou períodos de fracassos:

A apostasia de Manasses 2Cr 33.1-10), o reinado de Amom (2Cr 33.21024) e os reis de Judá imediatamente anteriores ao exílio babilônico (2Cr 36.2-14). Mas Deus graciosamente, renovou o seu povo após cada fracasso; a restauração de Manasses (2Cr 33.11-17), as reformas de Josias (2Cr 34.3-35) e o retorno do exílio na Babilônia (36.22-23)... 
 
DEFINIÇÃO DE SEPTUAGINTA E VULGATA:

SEPTUAGINTA: Designação por que é conhecida a mais antiga tradução em grego do texto hebreu do Antigo Testamento, feita para uso da comunidade de judeus do Egito no final do século III a.C. e no II a.C.; teria sido realizada por 72 tradutores, donde o nome (por simplificação: LXX, em latim)...

VULGATA: Tradução latina da Bíblia feita por são Jerônimo 340-420, que foi declarada a versão oficial da Igreja romana pelo Concílio de Trento, a versão mais difundida ou mais aceita como autêntica de um texto...


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza.


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