MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 28 de maio de 2019

A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Vejo no meio do povo de Deus uma coisa que esta em falta, algo que não se compra com dinheiro e nem encontramos nos supermercados. Algo que não depende das circunstancia como: Dinheiro na conta, uma boa casa, família cercada dos entes amados e queridos, uma boa igreja para congregar.

O que falta? A alegria do senhor que é a nossa força, sem ela mesmo cercado por boas coisas estamos fadados a viver de tristezas que enfraquece tirando o animo de viver e prosseguir rumo a salvação. Três coisa acontecem quando ficamos triste: O desanimo (falta de animo) – A prostração (ficamos amarrados e atolados, sem rumo, desnorteados) – Ficamos fracos  sem força ou vontade de viver...

NESTES MOMENTOS DE TRISTEZAS VAMOS PARA DEBAIXO DO PÉ DE ZIMBRO!!! E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19:1-8...

Veja o exemplo de Elias: O profeta Elias depois de ter desafiado e vencido os profetas de Baal, sofre uma frustração (A TRISTEZA ENTRA EM SEU CORAÇÃO) imensa por vê que a rainha Jezabel e o Rei Acabe não havia se rendido ao Deus de Israel e nem reconheceria o seu ministério, pelo contrário sofreu uma ameaça de morte. Com isso o profeta Elias sai para o deserto e lá se interioriza em uma terrível TRISTEZA debaixo de um pé de zimbro.

O zimbro é uma especie de pinheiro da família das pinaceas, atinge 5 metros de altura, seus frutos nascem porém o amadurecimento dura em torno de 3 anos, suas folhas servem como aromatizante é exatamente debaixo dessa árvore que se encontra o profeta do fogo.

Mas quais os tipos de problemas que nos leva pra debaixo do pé de zimbro? A tristeza leva elias ao desanimo, prostração e se enfraquece. Assenta-se - postura de cansaço – Diz: Já Basta - O verbo tá no presente, próprio de quem só vê o momento ruim. E se sente com uma baixa auto-estima e fala assim: Não sou melhor que os meus pais" - Baixa auto-estima. Deitou-se - V.5 – Dormiu -V5 - Pediu para si a morte.

Deus não o abandonou. Veja como o Senhor tratou com Elias, com tanto amor e compreensão. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó - (Sl 103.13-14). Uma boa refeição (v.6) 2. Uma boa noite de sono (v.6) 3. Mais uma boa refeição (v.7 e 8) 4. Volta para o lugar de revelação (v.8-15)...

Elias superou seu estado depressivo, porque Deus o mandou para o lugar de revelação no monte Horebe – O monte de Deus - (v.8). A revelação esta vez não foi do tipo normal do seu ministério (terremoto e fogo), mas num cicio tranquilo e suave. Apesar de tudo, Deus não o abandonou. Ainda há muito serviço para fazer para o Senhor.

No original diz que Elias ouviu um siso suave, uma voz mansa e tranquila. Não foi uma palavra forte de exortação: Chamada cachadada como muitos lideres pensam subjugando pela força do falar que traz raiva e desanimo, mas foi uma palavra de quem ama e sabe do precisamos.

No original há tradução que diz que foi uma voz como uma voz de mulher uma mãe que zela por seus filhos!!! A voz de Deus tira toda tristeza e traz alegria ao nosso coração...

Resultados na vida de Elias: Sua visão foi restaurada (v.13), a tristeza cega mas a palavra de Deus traz revelação que é uma visão nova dos fatos. Sua vocação foi renovada (v.15), Deus sempre nos restaura. o nosso Senhor é um Deus de restauração: Esta palavra em sua etimologia quer dizer: Voltar como no principio!!!

Ele voltou para o serviço em Israel (v.15-18), Deus renova nossas forças para o árduo e abençoado trabalho na sua obra... Vai, volta ao teu caminho – para a esfera do seu serviço. Nossa obra espiritual não nos leva para o monte Horebe, mas para um outro monte, o Calvário – Onde a revelação suprema de Deus foi dada.

Esse é o lugar onde podemos compartilhar com Cristo a Sua morte. Nosso problema maior é o nosso relacionamento com Cristo, andar com Ele, viver com Ele é o que precisamos.

Deus coloca na vida de Elias um companheiro, seu novo amigo (v.16,19-21); Agora a tarefa é mais fácil – Antes Elias tinha um servo, agora tem um amigo, na pessoa de Eliseu. Sua nova confiança no Senhor (v.18). Elias descobriu que não estava sozinho – o Senhor deu-lhe uma palavra de conforto. Conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal.

Meu irmão em Deus nos problemas difíceis da vida você nunca vai estar sozinho nem no mundo físico e no mundo espiritual. Olha o que diz o Senhor: Nas palavras de Jesus aos Seus discípulos um pouco antes de subir aos céus: — E eis que estou convosco todos os dias...

Uma das primeiras referências à presença constante de Deus foi feita por Moisés em Deuteronômio 31:6-8, quando ele instruiu o seu sucessor sobre como guiar o povo de Deus para a terra prometida. E o próprio Josué ouviu a mesma palavra do Senhor: …como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei - (Josué 1:5).
Essa mesma promessa é repetida no Novo Testamento, onde o escritor do livro de Hebreus garantiu: Porque ele mesmo disse: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. (Hebreus - 13:5).Esteja você onde estiver, você não está só. Se você já colocou a sua confiança em Jesus para a salvação eterna, pode ter a certeza de que Ele nunca o deixará.

Veja na historia de Israel: A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA - Mensagem:

Texto bíblico: (Neemias 1 a 8). Neemias estava na cidade de Susã, onde o povo de Deus havia sido levado como escravo. Ele era o copeiro do rei. Então o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Então, lhe respondi: viva o rei para sempre? Como não me estaria triste o rosto se a cidade do meu povo está destruída e as portas queimadas pelo fogo?

Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei? Se é do agrado do rei e se o senhor permitir, peço-te que me envies a Jerusalém;

A cidade do meu povo, para que eu possa reconstruí-la. E o rei permitiu, porque a boa mão do meu Deus era comigo. Cheguei a Jerusalém, e vi a miséria da cidade, as suas portas queimadas. Então disse ao povo: venham, vamos reconstruir os muros da cidade tendo nossos inimigos ouvido que edificávamos o muro, arderam em ira, e disseram:

Que fazem estes fracos Judeus? Por acaso farão obra num só dia? Porém nós oramos ao nosso Deus e, com proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite. Acabou-se, pois, a reconstrução dos muros da cidade em cinquenta e dois dias, porque o povo tinha ânimo para trabalhar. E os nossos inimigos reconheceram que pela ajuda de nosso Deus é que fizemos esta obra. Neemias era o governador e disse: Este dia é consagrado ao Senhor, portanto não fiquem tristes, porque a alegria do Senhor é a nossa força.

1 – ORAÇÃO: Quem ora vence o desânimo. Neemias foi um homem usado por Deus para ajudar o seu povo em um momento muito difícil para eles. Neemias ensinou o povo a orar e buscar a Deus. Quando mais eles oravam, mais eles se sentiam fortes, foi assim que a força deles voltou. Deus deu ânimo para eles e, junto com Neemias, eles começaram a construir os muros caídos.

A historia de Neemias nos ensina a orar e a buscar á Deus, mesmo quando as coisas parecem não ter mais jeito de dar certo. A Bíblia diz que Neemias fez todo o trabalho de construção dos muros da cidade em apenas cinquenta e dois dias, foi muito rápido porque Deus estava com eles. Por isso não fiquemos desanimados, devemos crer no poder de Deus e veremos o impossível acontecer.

2 – A alegria do Senhor nos faz fortes: Neemias fez Deus lembrar-se do seu povo e o povo lembrar-se de seu Deus. O povo estava desanimado, fraco e triste. Depois eles começaram a orar, eles sentiram-se fortes e alegres. Eles descobriram que a tristeza os deixavam fracos e a alegria os deixava fortes. Por isso, Neemias disse para eles: não fiquem desanimados por que a alegria do Senhor é a nossa força!!!

ESSA É UMA LIÇÃO MUITO IMPORTANTE: QUEM ORA VENCE O DESÂNIMO E TEM ALEGRIA, POR QUE A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!!!

E assim que Deus da alegria a seu povo, não é a força de um super-herói, é a força que vem de Deus. Mesmo que vocês se sintam fracos, vocês podem experimentar a força que vem de Deus. Mesmo que vocês se sintam tristes, vocês podem ter sua alegria de volta. Sabem como?

ORANDO: OREM E PEÇAM A DEUS PARA DAR A VOCÊS A ALEGRIA QUE VEM DELE, POIS ELA NUNCA FALHA E NUNCA ACABA.

Salmos 51…11-Não me afastes da tua presença, nem tires de mim teu Santo Espírito! 12-Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a obedecer. 13-Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem também para ti...

PRECISAMOS BUSCAR A UNÇÃO: ALEGRIA DA SALVAÇÃO PARA TER PRAZER NAS COISAS DO SENHOR NOSSO DEUS!!! - Torna a dar-me (devolve-me) a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário (pronto para obedecer). Salmos 51:12...

Quando temos a alegria do poder do Espirito Santo tornamo-nos fortes, tem muitos crentes fracos por causa de suas tristezas peça a Deus a unção da alegria!!! - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10...

QUE A ALEGRIA DO SENHOR SEJA A TUA FORÇA TODOS OS DIAS, DEUS TE ABENÇOE.

Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário