MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 2 de maio de 2019

MOISÉS E AMALEQUE – CARNE E ESPIRITO - O NATURAL E ESPIRITUAL: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


EX 17:8 - Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. EX 17:9 - Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. EX 17:10 - E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. 

EX 17:11 - E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. EX 17:12 - Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.

EX 17:13 - E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. EX 17:14 - Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. EX 17:15 - E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA. EX 17:16 - E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.

A palavra de Deus nos mostra uma batalha travada entre dois povos, Amaleque e Israel. Mas esta batalha era totalmente sanguinária, onde se usavam espadas e outros tipos de armas para destruição do inimigo. Mas quem representa hoje Amalaque e Israel? Que são estes dois povos e porque esta batalha ainda continua e vai continuar até a volta de Jesus?

Vamos por parte então amados: Amaleque - Significado: Amaleque - Povo que lambe, povo que suga. Quem eram/são: Os amalequistas sempre foram opressores de Israel. Eram pecadores e não temiam a Deus. – Israel - Significado: Israel - Que reina com Deus. Quem eram ou quem são: A igreja de Jesus é o Israel de Deus. GL 6-15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
GL 6.16 - E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.

Logo, amalaque representa o inimigo de Deus e Israel representa a igreja de Jesus, que somos nós!!! Vamos examinar atentamente as escrituras nesta passagem para termos o entendimento de como vencer em Cristo nossa batalha do dia a dia. Então vamos aos fatos: Lá em baixo estavam Amalaque (que representa o inimigo de Deus) e Israel (que representa a igreja de Deus) lutando.

Lá em cima do cume (que representa os lugares celestiais) estavam Moisés, Arão e Hur. E acontecia que quando Moisés levantava suas mãos, Israel prevalecia, mas quando as abaixava, perdia, pois as mãos de Moisés eram pesadas. Então Arão e Hur colocaram uma pedra debaixo dele para que ele assenta-se e seguraram suas mãos firme até o por do sol. Assim Josué venceu Amaleque a fio de espada!!!

Então esta batalha que aparentemente ser física, mas na verdade por trás dela era totalmente espiritual. 1 -Por que Moisés teve que subir ao cume de um monte?
2 - Por que Moisés levou dois homens com ele?
3 - Por que os quando abaixa as mãos com a vara de Deus, Israel perdia e quando levantava prevalecia?

4 - Por que arrumaram uma pedra para Moisés se assentar? 5 – Quem era Hur? 6 - Como posso me proteger?
Antes da graça de Jesus, tudo era feito na luta armada, na briga, na espada, no derramamento de sangue. Mas hoje contra o que lutamos e como devemos lutar? EF 6.12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

1 – Quando Moisés subiu ao cume do monte, isto nos representa que ele teve que lutar nos lugares celestiais. Então para que conseguirmos vencer? Lutamos através das orações. 2 – Na luta espiritual como qualquer outra, não podemos estar sozinhos: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20.

3 – A mão erguida representava a própria ordem de Deus se cumprindo, hoje o que carregamos nas mãos é a Palavra de Deus. 4 – A pedra para Moisés descansar nada mais era que Jesus!!! Então quando estamos cansados, precisando de ajuda, a igreja junto com os irmãos nos leva a Cristo para que tenhamos o descanso.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30...

5 – Hur não é mais mencionado na Bíblia, Hur representa o irmão que não conhecemos ou convivemos, mas que nos ajudam nas orações no mundo. 6 - A proteção que Deus nos dá.

EF 6.10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. EF 6.11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. EF 6.12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

EF 6.13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. EF 6.14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; EF 6.15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; EF 6.16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. EF 6.17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; EF 6.18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, EF 6.19 - E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho...

As Partes da armadura: Cingidos os vossos lombos com a verdade: Nossa maior força fica nos lombos (com ele conseguimos transportar as coisas), ou seja, se devemos estar cingidos em Cristo. Com a unção de Jesus Cristo!!! Ele é nossa força.

Vestida a couraça da justiça: A couraça protege o coração dos maus pensamentos, ou seja, a couraça da justiça é nosso pensamento somente em Cristo!!! Se estivermos em santidade e nos atacam, acusam então se estamos em Cristo, nenhuma acusação será válida, POIS O SANGUE NOS LAVA!!!
Calçados os pés na preparação do evangelho da paz: O nosso caminhar deve ser de acordo com a Palavra de Deus, anunciando as boas novas, dando testemunho.

Escudo da fé: Fé em Jesus, crer, confiar e descansar Nele. Não aceitar as mensagens, fofocas, palavras contrárias e outros (dados inflamados) que chegam para nos derrubar.
Capacete da salvação: Certeza na mente da sua salvação em Cristo, não deixar que ponham dúvida sobre sua salvação, da sua postura de filhos de Deus perante o Senhor!!!

Espada do Espírito: A palavra de Deus, pois serve tanto para defender como para atacar e derrotar o inimigo.
Existem três detalhes muito importantes em qualquer guerra para vencermos. Detalhes: Ataque, Defesa, Retaguarda.

1 – Palavra: EF 6:17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; SL 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. SL 119:105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. SL 119:116 - Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. A espada ataca e defende, mas para isto temos que saber manuseá-la, ou seja, temos que conhecer a Palavra de Deus com intimidade. A Palavra do Senhor nos sustenta!!!

2 – Oração: EF 6:18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, TG 5.13 - Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
TG 5.14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; TG 5.15 - E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

3 – Vigiar: LC 12:57 - Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
4 – Unidade: MT 12:25 - Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
A igreja tem que ser unida, mesma direção, mesmo propósito.
5 – Amor: I JO 4:8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

6 – Perdão: I JO 1-9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
MT 6:5 - Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
7 – Resistir: TG 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Mas graças a Deus por Jesus Cristo, que nos tirou das trevas para a luz, então Ele nos deixa o fruto do Espírito: Amor, Afeição, afeto, Compaixão...

Gozo: Sentir-se bem, prazer e alegria. Paz: Tranquilidade da alma. Longanimidade: Paciência para suportar ofensas. Benignidade: Fazer o bem. Bondade: Ser misericordioso. Fé/Fidelidade: Lealdade, fidelidade no Senhor, sempre e também em tudo. Mansidão: Brando, moderado. Temperança: Domínio próprio...

Conclusão: Devemos andar segundo o Espírito de Deus sempre, buscando sempre, mesmo que seja muito difícil, mesmo que doa em nossa carne, mas é essencial para termos uma comunhão com o Senhor, e assim Ele estará em nós e através de nós.

Mas lembre-se, o mais importante para Jesus é que sejamos uma nova criatura: GL 6.15- Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário