MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 3 de maio de 2019

MOISÉS E AMALEQUE: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!! AMALEQUE UM INIMIGO A SER VENCIDO...


Todas as batalhas são vencidas através das mãos. Podem ser mãos visíveis ou invisíveis, mas elas estão lá. Quase todas as profissões do mundo dependem de mãos que trabalhem que concretizem um projeto, que coloquem no papel a ideia, que transformem pensamentos em versos, ou em petições, ou em artigos, ou em documentos e para tudo o que se pretende fazer, as mãos são o canal entre o intelecto e a matéria concreta. 

Tenho o costume de dizer que as mãos é um objeto de apropriação das coisas materiais assim como as mãos assim também é nossa fé com ela apropriamos dos milagres e das impossibilidades humana...

Em Refidim os Amalequitas pelejaram contra Israel e não era uma situação fácil, eles habitavam no deserto há muitos anos e eram hábeis, organizados e estavam fortemente armados. Moisés chamou seu valoroso ajudante Josué e deu a seguinte ordem a ele: “Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.” (Êxodo 17:9). 

Apesar de saber os limites óbvios da ordem recebida, Josué a cumpriu e foi pelejar contra Amaleque,  porém ele não foi o único a sair para a guerra, pois três homens subiram a um outeiro (colina) para interceder pelo exército destreinado de ex escravos e não guerreiros de Israel: Moisés, Arão e Hur...

LEMBREM-SE MEUS IRMÃOS – A ORAÇÃO É A NOSSA GARANTIA DE VITÓRIA!!!

Moisés levantou as mãos em direção ao campo de guerra e Israel começou a prevalecer contra Amaleque e seu numeroso exército, só teve um problema: quando Moisés cansava e abaixava as mãos, os Amalequitas prevaleciam contra Israel.
Mãos erguidas: vitória de Israel, mãos abaixadas: derrota de Israel, do jeitinho que acontece até hoje na vida dos servos de Deus: mãos erguidas em oração: vitória garantida, mãos abaixadas: derrota certa.

Na verdade mãos abaixadas simbolizam cansaço, fadiga, relaxamento, falta de compromisso, é quase igual a braços cruzados. A vitória vem de Deus, mas isso não dispensa nossa parte, que é uma vida em comunhão com Ele, pelo contrário, sem oração, sem intercessão, sem pedido de socorro estamos todos sem as bênçãos das impossibilidades.

Com o passar do tempo as mãos de Moisés foram ficando mais pesadas, ele já não era nenhum menino, estava idoso e cansado, mas a peleja continuava e suas mãos tinham de ficar erguidas. Então Arão e Hur, usando suas inteligências, puseram uma pedra debaixo de Moisés para que ele se sentasse nela e ficaram de ambos os lados sustentando as mãos cansadas do bom e velho Moisés e assim ficaram firmes, até o por do sol.

Finalizando este estudo eu quero dizer das simbologias desta historia – Amaleque significa nesta mensagem falta de confiança, incredulidade, desanimo e falta de oração tudo isto são impedimentos que roubam os milagres e impossibilidades em nossas vidas... – Marcos 9:23 “E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” – lembra-se Dunatos (tudo possível) todas as opções e necessidades ao nosso alcance...

O MONTE significa lugar e tempo de oração e clamor a Deus – MOISÉS simboliza cada um de nós que cremos no Deus do impossível e oramos e buscamos a Deus enquanto podemos achar – Isaias 55:6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” – A ORAÇÃO FEITA POR UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS.” - Tiago 5:16b...

Arão e Hur simboliza o espirito santo que hoje ajuda-nos em nossas orações – “Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras.”  Romanos 8:26...

A pedra simboliza Jesus Cristo nossa rocha de descanso e bandeira das impossibilidades. - POIS AS ESCRITURAS SAGRADAS DIZEM: “Eu escolhi uma pedra de muito valor, que agora ponho em Sião como a pedra principal do alicerce. Quem crer nela não ficará desiludido. Essa pedra é de muito valor para vocês, os que creem. Mas, para os que não creem, A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. E em outra parte as Escrituras Sagradas dizem: Esta é a pedra em que as pessoas vão tropeçar, a rocha que vai fazê-las cair. Essas pessoas tropeçaram porque não creram na mensagem, de acordo com a vontade de Deus para elas.” (1 Pedro 2:6-8)...

"E MOISÉS EDIFICOU UM ALTAR, AO QUAL CHAMOU: O SENHOR É MINHA BANDEIRA." (Êxodo 17:15)...

MOISÉS E AMALEQUE – CARNE E ESPIRITO - O NATURAL E ESPIRITUAL:

EX 17:8 - Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. EX 17:9 - Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. EX 17:10 - E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. EX 17:11 - E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. EX 17:12 - Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.

EX 17:13 - E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. EX 17:14 - Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. EX 17:15 - E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA. EX 17:16 - E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.

A palavra de Deus nos mostra uma batalha travada entre dois povos, Amaleque e Israel. Mas esta batalha era totalmente sanguinária, onde se usavam espadas e outros tipos de armas para destruição do inimigo. Mas quem representa hoje Amalaque e Israel? Que são estes dois povos e porque esta batalha ainda continua e vai continuar até a volta de Jesus?

Vamos por parte então amados: Amaleque - Significado: Amaleque - Povo que lambe, povo que suga. Quem eram/são: Os amalequistas sempre foram opressores de Israel. Eram pecadores e não temiam a Deus. – Israel - Significado: Israel - Que reina com Deus. Quem eram ou quem são: A igreja de Jesus é o Israel de Deus. GL 6-15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
GL 6.16 - E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.

Logo, amalaque representa o inimigo de Deus e Israel representa a igreja de Jesus, que somos nós!!! Vamos examinar atentamente as escrituras nesta passagem para termos o entendimento de como vencer em Cristo nossa batalha do dia a dia. Então vamos aos fatos: Lá em baixo estavam Amalaque (que representa o inimigo de Deus) e Israel (que representa a igreja de Deus) lutando.
Lá em cima do cume (que representa os lugares celestiais) estavam Moisés, Arão e Hur. E acontecia que quando Moisés levantava suas mãos, Israel prevalecia, mas quando as abaixava, perdia, pois as mãos de Moisés eram pesadas. Então Arão e Hur colocaram uma pedra debaixo dele para que ele assenta-se e seguraram suas mãos firme até o por do sol. Assim Josué venceu Amaleque a fio de espada!!!

Então esta batalha que aparentemente ser física, mas na verdade por trás dela era totalmente espiritual. 1 -Por que Moisés teve que subir ao cume de um monte?
2 - Por que Moisés levou dois homens com ele?
3 - Por que os quando abaixa as mãos com a vara de Deus, Israel perdia e quando levantava prevalecia?

4 - Por que arrumaram uma pedra para Moisés se assentar? 5 – Quem era Hur? 6 - Como posso me proteger?
Antes da graça de Jesus, tudo era feito na luta armada, na briga, na espada, no derramamento de sangue. Mas hoje contra o que lutamos e como devemos lutar? EF 6.12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

1 – Quando Moisés subiu ao cume do monte, isto nos representa que ele teve que lutar nos lugares celestiais. Então para que conseguirmos vencer? Lutamos através das orações. 2 – Na luta espiritual como qualquer outra, não podemos estar sozinhos: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20.
3 – A mão erguida representava a própria ordem de Deus se cumprindo, hoje o que carregamos nas mãos é a Palavra de Deus. 4 – A pedra para Moisés descansar nada mais era que Jesus!!! Então quando estamos cansados, precisando de ajuda, a igreja junto com os irmãos nos leva a Cristo para que tenhamos o descanso.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30...
5 – Hur não é mais mencionado na Bíblia, Hur representa o irmão que não conhecemos ou convivemos, mas que nos ajudam nas orações no mundo. 6 - A proteção que Deus nos dá.

EF 6.10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. EF 6.11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. EF 6.12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. EF 6.13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. EF 6.14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 

EF 6.15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; EF 6.16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. EF 6.17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; EF 6.18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, EF 6.19 - E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho...

As Partes da armadura: Cingidos os vossos lombos com a verdade: Nossa maior força fica nos lombos (com ele conseguimos transportar as coisas), ou seja, se devemos estar cingidos em Cristo. Com a unção de Jesus Cristo!!! Ele é nossa força.

Vestida a couraça da justiça: A couraça protege o coração dos maus pensamentos, ou seja, a couraça da justiça é nosso pensamento somente em Cristo!!! Se estivermos em santidade e nos atacam, acusam então se estamos em Cristo, nenhuma acusação será válida, POIS O SANGUE NOS LAVA!!!
Calçados os pés na preparação do evangelho da paz: O nosso caminhar deve ser de acordo com a Palavra de Deus, anunciando as boas novas, dando testemunho.

Escudo da fé: Fé em Jesus, crer, confiar e descansar Nele. Não aceitar as mensagens, fofocas, palavras contrárias e outros (dados inflamados) que chegam para nos derrubar.
Capacete da salvação: Certeza na mente da sua salvação em Cristo, não deixar que ponham dúvida sobre sua salvação, da sua postura de filhos de Deus perante o Senhor!!!
Espada do Espírito: A palavra de Deus, pois serve tanto para defender como para atacar e derrotar o inimigo.

Existem três detalhes muito importantes em qualquer guerra para vencermos. Detalhes: Ataque, Defesa, Retaguarda.

1 – Palavra: EF 6:17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; SL 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. SL 119:105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. SL 119:116 - Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. A espada ataca e defende, mas para isto temos que saber manuseá-la, ou seja, temos que conhecer a Palavra de Deus com intimidade. A Palavra do Senhor nos sustenta!!!

2 – Oração: EF 6:18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, TG 5.13 - Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
TG 5.14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; TG 5.15 - E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
3 – Vigiar: LC 12:57 - Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.

4 – Unidade: MT 12:25 - Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
A igreja tem que ser unida, mesma direção, mesmo propósito.
5 – Amor: I JO 4:8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

6 – Perdão: I JO 1-9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
MT 6:5 - Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
7 – Resistir: TG 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Mas graças a Deus por Jesus Cristo, que nos tirou das trevas para a luz, então Ele nos deixa o fruto do Espírito: Amor, Afeição, afeto, Compaixão...

Gozo: Sentir-se bem, prazer e alegria. Paz: Tranquilidade da alma. Longanimidade: Paciência para suportar ofensas. Benignidade: Fazer o bem. Bondade: Ser misericordioso. Fé/Fidelidade: Lealdade, fidelidade no Senhor, sempre e também em tudo. Mansidão: Brando, moderado
Temperança-> Domínio próprio...
Conclusão: Devemos andar segundo o Espírito de Deus sempre, buscando sempre, mesmo que seja muito difícil, mesmo que doa em nossa carne, mas é essencial para termos uma comunhão com o Senhor, e assim Ele estará em nós e através de nós.

Mas lembre-se, o mais importante para Jesus é que sejamos uma nova criatura: GL 6.15- Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...




Nenhum comentário:

Postar um comentário