MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 9 de janeiro de 2021

CEIA DO SENHOR: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!

Isaías 53:1ª12 - QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; Como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. (Isaías 53:8) - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Definição: É uma celebração realizada pela igreja de Jesus Cristo, quando o corpo (a igreja) reunido trás a memória o sangue derramado na cruz e o corpo moído por amor as nossas vidas, levando sobre ele o castigo que nos trouxe a paz, se fazendo maldição em nosso lugar. Ou seja, a ceia é um memorial eterno. Quem participa? Todos os que são lavados e remidos no sangue de Jesus; que fazem parte do corpo de Cristo na terra e creem na sua morte e ressurreição, e tem conhecimento das Escrituras.

Jesus instituiu a ceia? Agora, vamos examinar os pormenores contidos na linguagem de Cristo, na instituição da ceia. A instituição foi imediatamente após a celebração da páscoa. Tomou Jesus primeiramente o pão, e, depois, o cálice, bendizendo a Deus por um, e dando graças por outro. E no ato de partir o pão, disse Jesus: Tomai, comei; isto é o meu “corpo”, e quando tomou o cálice disse deste modo: Isto é o meu “sangue”, o sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados (Mt 26.26-28).

As palavras: “Isto é o meu corpo,” referem-se àquele pedaço de pão que Jesus deu aos discípulos, e estão elas em conformidade com as usadas pelos judeus por ocasião da sua páscoa: “Este é o pão da aflição que os nossos antepassados comeram na terra do Egito.”

E por isto a frase de Jesus tem esta significação: “Este bocado de pão representa o meu corpo, que é dado por vós.” O termo “Aliança” traz a memória fatos e promessas do A.T, especialmente, à Nova Aliança anunciada por Jeremias. (Jeremias 31:31) - Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

(Hebreus 8:7ª13) - Porque, se aquela primeira aliança fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor;

Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.  

“Em memória de mim”: Quer dizer “para recordação”, sendo a lembrança do fato o fim primário e fundamental da instituição. E “fazei isto” significa praticar este ato. (Lucas 22:19) - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu, dizendo:

Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. A páscoa é para os Judeus e a ceia para igreja do Senhor Jesus Cristo. A páscoa trás a memória a libertação do cativeiro natural. A ceia trás a memória a libertação do cativeiro espiritual. Sendo a páscoa um estatuto perpétuo para os judeus, a ceia é um estatuto perpétuo para igreja do Senhor Jesus Cristo.

Regras humanas: Muitas pessoas criaram certas “regras,” em torno da ceia; como por exemplo: Para participar da ceia, chamam à frente da “igreja” pessoas que estejam em pecado, para ver se a “igreja” quer perdoá-los. Isto é humilhação!!! Pois, só Jesus pode nos purificar dos nossos pecados E JESUS HUMILHOU-SE POR NÓS NA CRUZ DO CALVARIO.

Alguns ficam observando se determinada pessoa vai pegar ou não os elementos da ceia (pão e vinho), porque se não pegar é porque está em pecado. OLHA O QUE DIZ A PALAVRA EXAMINA-SE O HOMEM E A MULHER A SI MESMO, PORTANTO COMA DO PÃO E BEBA DO CALICE!!! AMÉM

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário