MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

COMO POSSO VER AO DEUS QUE ME VE (VIDA DE JÓ): POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!

Ao conhecer o Deus de Abrão e Sarai, Agar se rende e o reconhece como Senhor, pois ela assim o chama: “El-Roi, o Senhor me vê”, “O Deus de meus senhores atentou para mim e me viu para além de minha condição de escrava estrangeira”. surpresa, ela se pergunta: “Não vi eu neste lugar aquele me vê?”. Vamos meditar o e como significa ver aquele que está nos olhando? Um homem que viveu uma experiência ruim em sua vida e nestes momentos de tormento e dor viu a Deus que conhecia de ouvir falar Jó: Por fim, a experiência de Agar nos traz uma questão importante.

É possível que não haja novidade para alguns de que o Senhor a todos vê e enxerga. Mas será que vemos os olhos de Deus sobre nós? Essa foi a experiência de Jó em meio a tantas provações: “Não me condenes. Mostra-me por que está em disputa comigo. Sentes prazer em me oprimir, em desprezar a obra das tuas mãos e em favorecer o plano dos ímpios? Tens tu olhos de carne? Vês tu como vê o homem?” (Jó 10.2-4). Mas, ao final de tudo, mesmo sem saber que cada prova foi consentida por Deus (Jó 1-2), Jó se rende ao poder de Deus e reconhece: “Com os ouvidos eu tinha ouvido falar a teu respeito; mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42.5).

Hoje vamos estudar um pouco sobre o terceiro homem considerado pelo próprio Deus como justo e fiel de Ezequiel 14:14 - Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor  DEUS. Deus aquele que à tudo vê, observou nestes três homens que eram justo e fieis: Jò que em meio ao sofrimento conseguiu ver ao Deus que lhe via: No livro que tem seu nome Jó; Este livro trata de uma das perguntas mais antigas da humanidade: “Por que o justo sofre?” Este é o tema do livro. O homem sempre tem indagado por que Deus permite que uma pessoa boa sofra.

O drama de Jó oferece uma solução para esse problema. Cremos que ele dá a resposta de Deus. Sempre ficamos confusos com relação ao problema do sofrimento. Muita gente liga o sofrimento ao pecado, inclusive os discípulos de Jesus: “E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego”? João 9:2. O livro de Jó dá uma razão inteiramente diferente para o seu sofrimento. Nesse caso, o sofrimento de Jó era uma honra diante de Deus. Deus através do sofrimento de Jó mostrava ao inimigo de nossas vidas a fidelidade de seu servo, apesar de tudo.

PORQUE COISAS RUINS ACONTECEM COM PESSOAS BOAS? Esta pergunta eu quero responder de maneira simples e eficaz; primeiro: Para provar que somos fiéis, não importa em que circunstâncias. Quando sofremos ou vemos outros sofrerem, não é momento para questionar, mas um momento para provar a nossa fé. Se uma tribulação pode abalar a nossa fé, precisamos encontrar uma maneira de fortalecê-la. Lazaro morreu algo muito ruim para as duas irmãs que eram amigas de Jesus, ai vem a segunda resposta. Segunda: Para manifestar em nós a gloria de Deus.

Terceira resposta: Como uma chamada à ação, oração ação humana. Bênçãos ação do Deus eterno. Muitas vezes, quando temos provas ou vemos outras pessoas passando por elas, é uma chamada à ação para nós. O que podemos fazer para começar a mudar? Podemos interceder. Podemos dispor de nossos recursos e fornecer ajuda. Podemos nos unir e buscar uma solução. 

Quarta resposta: Para nos ajudar a crescer e aprender. Como no velho ditado sobre usar o limão que a vida nos oferece e fazer uma limonada, precisamos nos perguntar o que podemos aprender com nossas experiências. Se não aprendemos com elas, elas foram desperdiçadas. Se não crescemos, jogamos fora uma oportunidade. Nenhuma provação é desperdiçada se a usarmos para construir algo de valor. Veja o homem justo e fiel Jó que usou seu sofrimento para obter o favor de Deus. Amém.

Quinta resposta: Quando você vê um amigo ou uma pessoa sofrer, não o julgue ou o condena com palavras. Ora por ele e vai receber o favor de Deus veja o exemplo de Jó em sua resiliência: Resiliência? Capacidade de suportar a dor e sofrimento e ver isto como uma mudança e uma transformação para algo melhor.

E foi isto que aconteceu a Jó: Jó 42:10ª13 - DEPOIS QUE JÓ OROU POR SEUS AMIGOS, O SENHOR O TORNOU NOVAMENTE PRÓSPERO E LHE DEU EM DOBRO TUDO O QUE TINHA ANTES. Todos os seus irmãos e irmãs e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro. O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. Também teve ainda sete filhos e três filhas. 

A primeira filha Jemima (carinhosa) – Segunda filha Quésia (aquela que perfuma a casa, perfumada) – Terceira filha Querem-habuque (aquela que brilha, que traz o resplendor). Veja bem o beneficio para o homem fiel e justo Jó: Deus o cercou de carinho, de perfume e com um brilho eterno. Amemmm... PRÉ-ÁNUNCIO DA ETERNIDADE: Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Por fim disse Jó 42:5...


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário