MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 13 de fevereiro de 2021

A CEIA DO SENHOR JESUS CRISTO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!

Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1 Coríntios 11:23-26... 

Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 1 Coríntios 11:27-30...

O QUE É A CEIA DO SENHOR? No decorrer da vida, esquecemo-nos de muitas coisas. Algumas coisas é melhor mesmo esquecer, mas há muitas outras coisas que, se as esquecemos, estamos condenados a repetir os erros do passado. Quando os filhos de Israel atravessaram o mar Vermelho, triunfantes sobre os egípcios pelo poder de Deus, receberam a festa da Páscoa (Êxodo 13:3-10). 

O objetivo explícito dessa festa era ajudá-los a lembrar que Deus os tinha salvado da poderosa nação egípcia com mão forte e braço estendido. Para o povo lembrar da libertação. Lembrando-se assim, eles aprenderiam a confiar no Deus do céu, esperando dele a orientação e a providência. Mas eles recusaram lembrar-se, e então uma geração de mais de 600.000 homens morreu no deserto!!!

Mas Cristo deu sua vida por nós, para redimir-nos dessa maldição. Fez isso quando ainda éramos seus inimigos (Romanos 5:6-11)!!! Lemos nos últimos capítulos dos quatro evangelhos sobre a crucificação de Jesus e ficamos abismados com o pecado, o orgulho, o ciúme e o ódio dos que pregaram Jesus na cruz. 

Mas será que sabemos devidamente que, se esquecermos isso e vivermos como um SEM ESPERANÇA, estaremos crucificando-o e de novo expondo-o à vergonha (Hebreus 6:6)? Para evitar isso, devemos lembrar a morte, o sepultamento e a ressurreição de nosso Senhor!!! Em sua sabedoria, o Senhor nos deu esta festa, a da ceia para que sempre tenhamos  "Jesus Cristo, e este crucificado" diante de nós. Ele não nos deu estátuas, cruzes, quadros, imagens ou qualquer coisa terrena, mas nos providenciou uma simples participação do pão e do fruto de uva no primeiro dia da semana.

Mas a festa que ele nos proporciona está repleta de significado. O pão que representa o corpo de Cristo mostra que devemos lutar para viver acima do pecado, exatamente como ele fez . O sangue que foi necessário para a nossa purificação é bem retratado pelo fruto de uva. Isaías 1:18, falando a esse respeito, diz: "Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã". Essa lembrança nos fará apresentar o nosso "corpo por sacrifício vivo santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Romanos 12:1). 

A festa não apenas nos faz olhar para trás, para o sacrifício dele, mas também nos impulsiona a olhar para frente, com esperança. Ao lembrarmos a sua ressurreição, estamos sempre lembrando que isso é uma promessa da nossa própria ressurreição - e assim anunciamos "a morte do Senhor, até que ele venha". Com a lembrança de seu sacrifício por nós, a esperança de uma recompensa celestial e a sua palavra a nos orientar, Irmãos: como é possível falharmos? É possível falharmos se não nos lembrarmos!!! Mas, assim como os israelitas esqueceram e perderam a vida, assim também podemos esquecer e perder a alma.

Paulo advertiu a igreja de Corinto que "muitos dormem" (morte espiritual) porque perderam o verdadeiro sentido da ceia do Senhor. Estavam tomando sem "discernir o corpo". Que insulto para Cristo é participarmos dessa festa sem pensarmos em seu sacrifício. O próprio ato que tem por objetivo ajudar-nos a lembrar acaba sendo assim o meio de esquecermos. Que isso não aconteça. "Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia e sim com os asmos da sinceridade e da verdade" (1 Coríntios 5:7-8). A Ceia é o único memorial, que Cristo instituiu para nós a Igreja do Senhor; e apresenta duas Características importantes:

SIMPLICIDADE E ENTENDIMENTO!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário