MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 6 de fevereiro de 2021

PEROLAS AOS PORCOS; VALORIZAR E RECONHECER: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!

Contar a historia Jesus e tentar fazer uma analogia entre a palavra pregada como perola valiosa e os homens como porcos ou cães seria no mínimo infame!!! Jesus não estava fazendo comparações, mas sim as atitudes dos homens, vamos ver: A questão aqui é valorizar e reconhecer o que Deus coloca em nossas mãos. 

"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, para que não suceda de que eles as pisem com os pés e que, voltando-se contra vós, vos dilacerem." — Bíblia, Novo Testamento, Livro de Mateus, Capítulo 7, versículo 6.

As coisas santas são purificadas pelo sacrifício nela obtemos o que? Mortes sacrificiais e sangue derramado. Por que a mensagem do evangelho é santa, porque durante a historia da humanidade ela foi purificada pelo sangue: Homens e mulheres morreram para que a mensagem do evangelho seja velho e novo testamento chegasse até nós. Vejamos: 

Caim matou Abel foi textualmente o primeiro derramar de sangue na bíblia, e tudo por causa do ciúme e inveja de um irmão que não considerava o relacionar com Deus algo valioso e por não reconhecer isto: MATOU SEU IRMÃO; Então podemos dizer que nesta historia houve um sacrifício. E Deus deu tanto valor à pequena atitude de Caim aos nossos olhos. Para Deus como um grande fato na humanidade.

Caim apresentou alguns frutos do solo e Abel ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho (Gênesis 4:3,4). A oferta de Abel teria agradado a Deus, enquanto que a de Caim não, caindo-lhe o semblante. Veja na simplicidade da historia bíblica que o valor não esta nas coisas apresentadas, mas no coração do homem em dar a Deus o melhor. Caim deu a Deus o seu melhor e isto agradou a Deus. Moisés quando se apresentou a Deus, Deus perguntou Moisés o que você tem? Moisés disse uma vara de pastor Senhor. Entre outros argumentos, o Senhor perguntou o que Moisés tinha na mão. Era uma vara de pastor. 

Deus a transformou em serpente e em vara de novo. Deu-lhe vida e a restituiu à sua forma natural. Este foi de uma vara de pastor achada no meio do mato algo que caiu de uma arvore, forjada pelo homem em um instrumento para guiar as ovelhas e cabrito de Jetro em um dos primeiros milagres  sobrenaturais aos olhos dos homens.

Algo sem valor mudando a historia do homem não pelo que valia, mas sim no que Ela representava NA FIGURA DAQUELE QUE HAVERIA DE VIR E SE TORNAR O SALVADOR DA HUMANIDADE!!! 

Jesus o lenho verde que transforma as aguas amargas e aguas doces e que depois transformaria nossas vidas amargas e algo doce e boa de se viver. João 16:33 - "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

VALORIZAR IRMÃOS O QUE VOCÊ TEM NA MÃO; POIS AQUILO QUE VOCÊ DÁ VALOR MESMO INSIGNIFICANTE VAI MUDAR A HISTORIA DO MUNDO: 

Veja o que a viúva tinha nas mãos? 2 Reis 4:2 Eliseu perguntou: — O que posso fazer por você? Diga!!! O que é que você tem em casa? — Não tenho nada, a não ser um jarro pequeno de azeite! — respondeu a mulher. A mulher disse não tenho nada, e Deus diz o seu nada é tudo que preciso para fazer o milagre.

— Vá pedir que os seus vizinhos lhe emprestem muitas vasilhas vazias. Depois você e os seus filhos entrem em casa, fechem a porta e comecem a derramar azeite nas vasilhas. E vão pondo de lado as que forem ficando cheias. Então a mulher foi para casa com os filhos, fechou a porta, pegou o pequeno jarro de azeite e começou a derramar o azeite nas vasilhas, conforme os seus filhos iam trazendo. 

Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela perguntou se havia mais alguma. — Essa foi à última! — respondeu um dos filhos. Então o azeite parou de correr. Ela foi e contou ao profeta Eliseu. Aí ele disse: — Venda o azeite e pague todas as suas dívidas. Ainda vai sobrar dinheiro para você e os seus filhos viverem.

Observam meus irmãos, pois aqui tem um segredo um pequeno e simples segredo, não um mistério: Ela entrou e fechou a porta. Quantos de nós não valorizamos esta mensagem de Jesus na hora das lutas e das aflições? “Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mateus 6:6). Deus te recompensará!!!

Veja o que Davi tinha nas mãos na luta contra o terrível Golias? I Samuel 17:31-40 fala que o filho de Jessé não queria vestir a armadura do rei, e foi buscar 5 pedras do rio para matar um gigante. É tudo o que o nosso Deus precisa: E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? João 6:8,9. Foi à quantidade necessária para Jesus Cristo operar o milagre da multiplicação dos peixes.

Olha meus irmãos e irmãs, eu poderia dizer aqui o tempo que dura para construir uma perola que a natureza levou para produzir, poderia dizer o valor desta perola no mercado de hoje em dia. Poderia falar da cerviz dura do porco. Mas quero dizer que homens e mulheres deram suas vidas para a PALAVRA DE DEUS CHEGAR ATÉ A NÓS HOJE. Valoriza cada mensagem pregada, pois certamente ela exigiu o sacrifício de alguém!!! 

MAS NÃO PARAMOS AQUI... E VOCÊ VALORIZA O QUE ESTA NA SUA MÃO, POIS É O SUFICIENTE PARA DEUS OPERAR O MILAGRE...

O que significa dar pérolas aos porcos? Dar pérolas aos porcos significa gastar o que temos de precioso em quem não aprecia. Jesus disse que não devemos dar pérolas aos porcos nem o que é sagrado aos cães. As pérolas e as coisas sagradas representam o que é valioso em nossas vidas. Pérolas são objetos valiosos, que custam bastante dinheiro. As coisas sagradas eram preciosas porque eram dedicadas a Deus. 

Ninguém sensato desperdiçaria pérolas ou coisas sagradas, nem as trataria com desprezo. Deus nos dá muitas coisas valiosas e sagradas: A vida. O evangelho da salvação. Dons e talentos. Sabedoria. A família. Devemos dar valor a tudo que Deus nos dá. Nossa responsabilidade é tratar as bênçãos de Deus com respeito, partilhando e multiplicando para o bem de muitos. 

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário