MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

LEI DE SHAATNEZ: AS TRÊS LEIS DE ISRAEL – SHAATNEZ, LEVIRATO E NAZIREU: ESTUDO BÍBLICO DA IECO POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!

“LEI DE SHAATNEZ”... – UMA LEI SIMBOLICA - Existiam em Israel duas leis uma que eu chamo de a LEI COMPORTAMENTAL a lei do dia a dia que consistia em mandamentos tipos “não mataras”, esta lei consistia em praticidade para Israel que sabia como proceder em sociedade. E A LEI SIMBÓLICA – 

Esta lei simbólica que podemos chamar também de LEI PROFÉTICA consistia em utilizarem coisas como símbolos que seriam PROFÉTICOS PARA O TEMPO DA GRAÇA, algo como vestes com pedras e ornamentos que eram proféticos do Israel terreno humano para o Israel celestial que hoje é representado pela igreja de Jesus Cristo.

A LEI SHAATNEZ – Como havia dito em Israel tem dois tipos de lei A LEI COMPORTAMENTAL (AS LEIS DOS 10 MANDAMENTOS) E A LEI SIMBÓLICA OU PROFÉTICA (LEI DE SHAATNEZ)!!! - LEI DA PROIBIÇÃO – Deus proibia usar nas roupas de qualquer pessoa em Israel conjuntamente o linho (representava o pecado de Caim) com a lã que representava a santidade e pureza de Abel, esta lei era chamada a “LEI DE SHAATNEZ”.

Esta lei era diferente dos dez mandamento porque? A lei dos mandamentos falavam de pratica do dia a dia que eram atitudes de obediência, mas a lei de shaatnez não era comportamentais e sim mandamentos simbólicos e proféticos. - E a Lei do Shaatnez - Para não usar Lã e Linho ao mesmo tempo - é um grande exemplo. A Lã vem do reino animal, enquanto que o Linho vem de uma planta herbácea, do reino vegetal, ou seja, da terra (assim como o algodão e o sisal). 

- "E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra." Gênesis 4:2... O linho (representando Caim o homicida o sacrifício não aceito) é o significado do pecado e a lã (representando Abel o sacrifício aceito por Deus) representa a santidade e pureza de Deus no homem, e não se misturava com o pecado com aquilo que era santo. (estofo ou shaatnez).

- Com o pecado veio à expulsão do homem do Éden - o jardim de Deus - o que levou à imperfeição do ser humano e a separação de seus irmãos. Hoje o homem tem dificuldade em amar ao seu próximo - que é seu irmão - todos descendem de Adão e Eva humanamente falando. Porém, o Sumo sacerdote Arão recebe ordem de Deus para usar Lã e Linho em suas vestimentas - porque a reconciliação vem de Deus, hoje pela cruz podemos nos reconciliar. 

- O Sacerdote usa as suas vestes contendo esses dois elementos como símbolo de reconciliação, do resgate total do senso de irmandade entre os homens, de que um dia com a regeneração do homem.

Finalmente "Caim" e "Abel" possam estar lado a lado, servindo a Deus em verdade e humildade, sem inveja, sem a violência que é tão comum às religiões pelo mundo afora. - Portanto a mistura da lã (remissão do pecado) com o linho (figura da santidade de Deus) na roupa do sacerdote quer dizer que nossos pecados foram julgados em Cristo e o pecador se torna santo pelo sangue de Jesus Cristo. 

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),” - Efésios 2:1-5...

Portanto eu era Caim eu era escravo do pecado, mas hoje em Cristo eu sou linho puro eu sou santo!!! Na bíblia Caim matou Abel hoje na igreja pelo batismo matamos o Caim e ressuscitamos o Abel, morre o pecador e renasce o santo. EM NOME DE JESUS CRISTO!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário