MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ADMINISTRAÇÃO DA VIDA (TEMPO): ESTUDO CAMPANHA TEMPO DE DEUS. PR MAURÍLIO SOUZA

INTRODUÇÃO: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar”. - Eclesiastes 3:1-10... 

- QUATRO DAS MINHAS PREOCUPAÇÕES COMO PASTOR: 1º - O povo esta lendo a bíblia – (alimentando-se) – 2º O povo esta respirando o oxigênio espiritual (o ar é fornecido pelo ambiente, no nosso caso respiramos o ar de Deus quando estamos na igreja – (o oxigênios é a vida de Deus) – 3º - O povo esta sendo fiél aos cultos na igreja – (A brasa fora do braseiro se esfria ( brasa viva e brasa apagada), O cristão, fora da Igreja, é como uma brasa incandescente fora do braseiro. O que acontece com a brasa? . 4º O povo esta dando o dizimo do tempo (benção ou maldição). – Hebreus 10:25 - 25 “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. – “Quem se isola (fica sozinho), busca interesses egoístas (pecaminosos), e se rebela (torna-se rebelde) contra a sensatez ou sabedoria (luta ou guerreia contra as coisas de Deus)”. Provérbios 18:1

SABE O QUE ACONTECE NA IGREJA? “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro” (Pv 27.17). Na igreja nos moldamos e no relacionamento nos aperfeiçoamos (não devemos ser ascetas). Devemos dar nosso tempo para Deus, lembre-se dai a Cesar o que é de Cesar (secularidades), mas dai a Deus o que é de Deus (vida espiritual). Pensando nisto que escrevi aquilo que chamei de dizimo do tempo... (dinâmica do dizimo).

LADRÕES DO TEMPO: - LEMBRE-SE: ESTA PALAVRA NÃO É PARA CONDENAÇÃO E SIM UM ESTUDO SOBRE O DIZIMO DO TEMPO – “(Malaquias 3:8) - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas”. - Queria falar nesta crônica sobre uma das maneiras de dar o dizimo ao Senhor nosso Deus... Sabemos que Deus pediu ao povo de Israel cinco maneiras para dar o dizimo; Pessoas – Animais – Produtos agrícolas – Dinheiro e o TEMPO... - Mas queria falar especificamente do dizimo do nosso TEMPO... O povo de Israel dava o TEMPO ao Senhor, reservava o sábado, como também o sétimo ano... Todo homem entre as idades de 20 a 50 anos tinha que prestar serviço militar conforme necessário...

A presença do povo nas festas principais era uma obrigação (21 a 40 dias por ano). Como resultado de tudo isto, mais de 20% do tempo era dado ao Senhor... Hoje observamos, pessoas que dão os dízimos de seu dinheiro sistematicamente e são fieis ao principio de dar a Deus o que é de Deus com seus recursos financeiros... - Agora pergunto a você meu irmão; Deus quando fala dos dízimos e ofertas Ele esta falando só de dinheiro? E o seu tempo meu irmão? Assim como somos criteriosos em saber o valor certo do dinheiro para dizimar ao Senhor, e o TEMPO? - Já analisou o quanto tem dado ao Senhor...

Temos diariamente 1440 minutos, tirando o dizimo de nosso tempo ao Senhor, todos os dias temos que dar 144 minutos, ou seja, duas horas e vinte quatro minutos que não nos pertencem e sim a Deus e não estou colocando ofertas... - Olha meus irmãos avalia seu tempo e entrega para Deus o que pertence a Ele, lembre o que diz a bíblia; “(Malaquias 3:9) - Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação”.... “Malaquias 3:10 Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”.

COMO DAR MEU DIZIMO (TEMPO): Tempo de oração – Jejuns – Leitura bíblica, estudando e meditando – Pregando o evangelho e testemunhando, visitando hospital e lares necessitados – Freqüência nas reuniões da igreja – Louvor e Adoração – Trabalhando na obra e servindo o Senhor. OBS: SE VOCE ESTA FAZENDO ISTO ESTA SENDO ABENÇOADO SE NÃO ESTA FAZENDO.......

ADMINISTRAÇÃO DA VIDA (TEMPO): - “Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro” - (Sl 39.4-5).  - Quando somos crianças, o tempo rasteja; quando somos jovens, o tempo anda; quando somos adultos, o tempo voa; quando somos velhos, logo o tempo desaparece e partimos dessa terra. - A ciência pode aumentar a expectativa de vida, mas, mesmo assim, todos nós morreremos um dia. Portanto, reconheça o valor do tempo. LEMBRE-SE: “cada instante do dia é um presente de Deus para nós”. - Olha o que diz a bíblia; Há um mal que tenho visto debaixo do sol, e é muito frequente (diário) entre os homens: Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja.... Se este homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem (de Deus)....

Digo que um aborto é melhor do que ele (viveu mais que ele pois aproveitou a vida melhor buscando as coisas de Deus). Porquanto debalde (sem proposito na vida) veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome”. - Eclesiastes 6:1-4 – OBS: Esta é a historia do homem que viveu neste mundo sem dar seu tempo para Deus. - O grande problema não é a falta de tempo, mas sim a má administração do tempo. Não podemos usar o tempo impensadamente e desperdiçá-lo. “AFINAL, QUEM MATA TEMPO, NÃO É UM ASSASSINO, É UM SUICIDA”.

PARA VOCÊ PERCEBER O VALOR DO TEMPO: Um ano, pergunte a um estudante que repetiu o ano. - Um mês, pergunte para uma mãe que deu à luz um bebê prematuro. Uma semana, pergunte ao editor de uma revista semanal. - Uma hora, pergunte ao casal apaixonado que está esperando para se encontrar. - Um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. - Um milésimo, pergunte a alguém que ganhou uma medalha de prata nos 100 metros rasos nas Olimpíadas.

PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: - A Bíblia apresenta princípios valiosos sobre a administração do tempo: - 1º. LISTE SUAS PRIORIDADES: “Busquem, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6.33). A Escritura deixa claro que devemos ter prioridades na vida. Devemos buscar as primeiras coisas primeiro. Portanto, faça uma lista das suas prioridades. Estabeleça seus objetivos de vida com clareza. - 2. NÃO DESPERDICE TEMPO COM FUTILIDADES:  A Bíblia fala de várias futilidades (que ou o que não tem importância ou mérito; inútil, superficial. - que ou o que tem aspecto enganador) que roubam nosso tempo: 1º - “EVITE AS CONVERSAS INÚTEIS E PROFANAS, POIS OS QUE SE SÃO A ISSO PROSSEGUEM CADA VEZ MAIS PARA A IMPIEDADE”: (2Tm 2.16); - Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
E a palavra desses roerá como gangrena... -
2 Timóteo 2:16,17.
2º - NÃO  VIVA DE MANEIRA VAZIA: “Vocês foram redimidos da maneira vazia de viver” (1Pd 1.18); “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas que vai atrás de fantasias não tem juízo” (Pv 12.11). Além de fazer uma lista das suas prioridades, faça também uma lista de toda atividade improdutiva que te rouba tempo.

3. INVISTA EM ATIVIDADES PRODUTIVAS: - O texto de Mateus 9.35-38 é um resumo do ministério de Jesus. - Este texto deixa claro que Jesus só investia em atividades produtivas: ele percorria as cidades ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho e curando os enfermos. Da mesma maneira, devemos investir no que é produtivo. Devemos nos programar para ajudar pessoas (Ef 6.10), dedicar aos estudos, orar, ler a Bíblia, estar com a família, colaborar na igreja.  - Devemos fazer coisas úteis. William James disse: “FAÇA ALGO QUE VAI SOBREVIVER À SUA VIDA”. A qualidade da nossa vida é medida pela sua doação, e não meramente pela sua duração. Sabe o que vai permanecer depois de sua morte?
As sua obras você será conhecido por elas. – PV 16:3 - 3 Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. – “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. - Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. Tiago 2:17,18. 

- 4º - DELEGUE: - As atividades que você puder delegar para outras pessoas delegue. Esse foi o ensino que Moisés aprendeu de seu sogro Jetro. Moisés estava à beira de um ataque de nervos por que todos os problemas da nação eram trazidos para ele. Jetro então ensinou Moisés a delegar suas tarefas (Êx 18.17-21). 

- 5. NÃO SE GABE DO DIA DE AMANHÃ: “Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Pv 27.1). Não adie as atividades que você pode resolver hoje.
O CAMINHO DO AMANHÃ, LEVA À CIDADE CHAMADA NUNCA. Uma frase bem humorada diz: “Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta”.

6. CULTIVE A PONTUALIDADE: Vou repetir seja pontual, vou falar outra vez chega no horário ou melhor antes.  A Bíblia comanda: “Nunca lhes falte o zelo” (Rm 12.11). Seja zeloso e pontual nas suas atividades. Não viva chegando atrasado aos seus compromissos. NÃO DIGA: “é chique chegar atrasado”. Seja eficiente e conclua suas atividades. 

- 7. APROVEITE AS OPORTUNIDADES: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5.16). A palavra oportunidade vêm do latim “porto”. A ideias da oportunidade é baseada em um navio que aproveita o vento para voltar ao porto. Boas oportunidades são raras. Fique atento, não perca tempo. 

- 8º - NÃO SE DISTRAIA: NÃO TENHA DISTRAÇÃO, esteja completo onde estiver muitos cristãos te perdido a benção por causa da distração ai o anjo passa com a benção e você não vê e nem recebe.
“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” ( Lucas 10:38-42 )... - Certa vez Jesus resolveu fazer uma visita a uma mulher. O nome da mulher era Marta e ela tinha uma irmã chamada Maria. Maria ouvia atentamente a Palavra de Deus: - “E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra” - ( Lucas 10:39 )

Porém, Marta “andava distraída em muitos serviços…” ( Lucas 10:40 ). A distração com muitos serviços estava roubando de Marta a Palavra e as bênçãos de Deus. Marta, por causa da sua distração, não estava recebendo a palavra QUE PERDOA, SALVA, CURA, LIBERTA E DÁ VITÓRIA. - Precisamos observar que Marta não estava distraída com apenas um serviço, mas com vários serviços. - PORTANTO MEUS IRMÃOS: Não desculpas para estar nos culto que EXPLICAM, MAS NÃO JUSTIFICAM!!! - POR FIM E ENFIM: Viva olhando para   “TEMPO” da eternidade. Se devemos encarar a morte com realismo e o tempo de nossa vida é tão rápido, então é sábio viver à luz da eternidade. Isso influencia nossa vida familiar, nossos sentimentos, nossos bens, e tudo mais (1 Co 7.29-31). Nosso corpo é comparado a uma tenda frágil e temporária. Mas na eternidade receberemos e viveremos num edifício eterno (2 Co 5.1). - 1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário