MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 4 de outubro de 2015

UMA CHUTEIRA MAIOR QUE O PÉ: HOMENAGEM AO TUPI O GALO CARIJO - HISTORIA DE MINHA VIDA...

Tupi Football Club; Fundado em 26 de maio de 1912, é uma agremiação esportiva da cidade de Juiz de fora... O mais importante foi Antônio Maria Junior, o Carijó, que foi o principal fundador do clube que iniciou sua história sendo chamado de Tupy Foot-Ball Club. Alguns dos fundadores do clube eram dissidentes daquele que seria futuramente seu maior rival: os Tupinambás. O nome original da equipe vigorou por 30 anos até a mudança para o nome que o time usa até os dias de hoje.

Anos 70, 80. – Lembro que nos dias de grandes jogos cabulávamos a aula para assistir o jogo. Depois de subir uma escadinha, pedíamos licença na velha arquibancada para pular a marquise e garantir vaga naquele lugar privilegiado. Cadeira? Lugar numerado? Padrão Fifa? Nem pensar (risos). Aquele chão duro e inclinado pertinho do gramado foi em muitas tardes de domingo, o melhor lugar do mundo. Os jogadores do Tupi saíam do vestiário e passavam por um corredor, protegidos só pelo alambrado, em que os torcedores podiam tocá-los, conversar, elogiar, reclamar, dar tapinha nas costas. Os adversários, do outro lado, mesmo inimigos por um dia, também eram íntimos.

Ah, na área próxima ao vestiário, os lugares de torcedores fieis e tradicionais eram marcados. Não eram numerados, mas marcados mesmo. Entre os próprios torcedores. Se faltasse um naquele dia, ninguém ocupava o seu lugar. Era um código seguido à risca. Paulo Roberto, Lilinho, Zé Eduardo Bodega, Júlio Maravilha, Márcio Carrapato, Waldir Chaves, Paulinho, Betinho Castro, Formiga, Roberto Pato, Leão, Ariá, Vermelho, Gilsinho, Joãozinho, Coca, os irmãos do Álvaro, Alan Cardek, Joel, Eliezer, Lusitana, Deca, Lair, Ademir Santana, chumbinho e tantos outros que jogaram e treinaram nesta época. Não sei se todos jogaram juntos. Podemos estar misturando, confundindo com Zé Maria no meio-campo, Teophilo na meia-esquerda, os gêmeos Samir e Munir. Magalhães. Dos outros vestiários, já saíram Alemão, Casagrande, muita gente de futebol grande.

Lembro que começava meu treino na saída de casa, correndo do Vale dos Bandeirantes para o treino em Santa Terezinha campo eterno do tupi... Meu primeiro treino com uma chuteira dois números acima do meu com um incomodo em cada jogada a chuteira saia do pé, ate que o saudoso Bilau ponta esquerda do tupi na época chegou próximo do técnico Toledinho e disse este baixinho é bom de bola vai render mais se treinar com outra chuteira, dito e feito treino entre o juvenil contra o profissional quem estava no campo de treinamento viu Ária fazer quatro gols o ultimo driblando Goiaba grande jogo, grande treino que nunca vou esquecer...


Com os meus dezessete anos joguei em um time que era chamado como a seleção de futebol da cidade de Juiz de fora nomes que eram grandes no tupi de minha infância joguei junto neste time, João pires, Murilo, o goleiro Valdir cabeção, Zezinho, Edinho, Colé, João Batista, o lateral esquerdo Cachoeira, nomes inesquecíveis dos desportos de nossa cidade... Outra coisa que não sai de minha memória um grande clássico Tupi contra o atlético mineiro neste dia o infanto juvenil do galo carijó, casa cheia muitos torcedores e neste dia uma goleada do infanto juvenil do tupi seis a zero contra o time do esporte com dois gols do baixinho Ária jogo que nunca esqueci nomes que passam jogos esquecidos, pois todos os jogos eram sempre quase iguais. Porque o Tupi nunca deixou de ser grande. 

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário