MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

TEMPO: MENSAGEM SOBRE NOSSO TEMPO...

TEMPO

Texto básico: Ef 5: 15,16 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus”. - Outros textos: Jó 14: 1,2 "O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. 2 Brota como a flor e murcha. Vai-se como a sombra passageira; não dura muito”. - Tg 4: 13-17 - “Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”. - Sl 90: 1-17 – “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite”. Salmos 90:4. – “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando”. Salmos 90:10.

PARA VOCÊ PERCEBER O VALOR DO TEMPO: Um ano, pergunte a um estudante que repetiu o ano. - Um mês, pergunte para uma mãe que deu à luz um bebê prematuro. Uma semana, pergunte ao editor de uma revista semanal. - Uma hora, pergunte ao casal apaixonado que está esperando para se encontrar. - Um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. - Um milésimo, pergunte a alguém que ganhou uma medalha de prata nos 100 metros rasos nas Olimpíadas.

Veremos neste estudo, a questão do uso do tempo. Porque cada minuto que dispomos é uma riqueza de que dispomos uma só vez; se o perdemos, jamais recuperaremos.

A rádio relógio do Rio de Janeiro (Emissora evangélica), que fornece a hora certa de minuto a minuto, costuma apresentar nos intervalos este provérbio: “Cada minuto que passa é um milagre, que não se repete”.   Como servos do Senhor, devemos aprender a usar nosso precioso tempo.

O QUE É O NOSSO TEMPO? - A duração do nosso tempo é breve: Disse Jacó a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos; poucos e maus foram os dias dos anos de minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias das suas peregrinações” (Gn 47:9). - Davi numa oração disse: “...como a sombra são os nossos dias sobre a terra”. 1 Cr 29:15; Sl 39:6). Jó disse as mesmas palavras de Davi (Jó 8:9; 14:1,2). Moisés disse: Acabam-se os nossos anos como um breve pensamento (Sl 90:9b). Tiago disse: Que é a vossa vida? sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa (Tg 4:14) - A extensão de nosso tempo é de alguns palmos: Davi, o Rei-poeta, disse: “Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença o prazo de minha vida é nada.” (Sl 39:5).
Tempo não é dinheiro: Alguns dizem que tempo é dinheiro, mas podemos afirmar que tempo é tempo, e dinheiro é dinheiro. - Quanto vale um tempo que você passa com sua família?; Quanto vale um tempo que você passa na presença de Deus? Tempo é mais precioso que dinheiro; tempo é vida; tempo é bênção; tempo é crescimento. - Cada minuto que temos é um tesouro muito precioso, e somos mordomos deste tesouro.

EXEMPLOS DE BOM USO DO TEMPO. OS DISCÍPULOS NO CENÁCULO: Os discípulos que estavam no cenáculo, num total de 120, receberam a bênção no dia de pentecostes, porque estavam fazendo o melhor proveito de seu tempo: estavam sempre no templo, louvando a Deus (Lc 24:53). 
Viviam juntos, aguardando o cumprimento da promessa do Senhor: “Ao cumprir-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar” (At 2:1).   Os discípulos de Jesus não eram somente 120, e sim muito mais. – No dia que Ele subiu ao céu havia cerca de 500 irmãos ali. (1 Co 15:6) “Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também”;

Todos receberam a ordem de permanecer em Jerusalém, até serem revestidos do poder do alto - (Lc 24:49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”;                    At 1: 4,5,8).

Mas parece que os outros 380 tinham outras coisas para fazer e não deram prioridade à ordem de Jesus, possivelmente estavam envolvidos pela tirania do Urgente, porque quando fazemos o urgente, deixamos o importante de lado. Eles perderam por causa disso.!!

Apóstolos: Os apóstolos não se deixaram levar por esta tirania, eles escolheram o mais importante: a oração e a ministração da palavra, e não abriram mão disto. - E ganharam muito com esta sábia decisão. A pressão da falta de tempo acentua mais a necessidade que temos de estar na presença do senhor. O que é importante é mais importante que o urgente.

COMO USAR CORRETAMENTE O TEMPO. - Há tempo determinado para cada coisa: Este é o ensino de Ec 3: 1-8. As coisas que não são feitas em seu devido tempo, pode trazer consequências trágicas, como aconteceu com os Egípcios. - Ex 14:28; “As águas voltaram-se e cobriram os carros e cavaleiros de todo o exército do Faraó, que havia perseguido os filhos de Israel mar adentro. Nenhum egípcio que entrou no mar conseguiu sobreviver”.

- Saul (1 Sm 15: 24-26);  “Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz. Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor. Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel”. 1 Samuel 15:24-26 –

Esaú: que se arrependeu tarde demais (Hb 12:16,17). “E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou”.

- as virgens loucas: (Mt 25: 11,12). “E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço”. Mateus 25:11,12. OBS: Há tempo para tudo, mas tem duas coisas em nossas vidas que é em todo o tempo – “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes espirituais e nunca falte a unção do Espirito Santo sobre tua cabeça”. – Eclesiastes 9:8.

O nosso tempo se chama hoje: Hoje é o tempo de se buscar a Deus; hoje é o tempo de levar Deus a sério. Sl 32:6 “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão”. Salmos 32:5,6. - Sl 95:7, 8 – “pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto”...

Quantas pessoas deixam para depois a sua decisão de servir a Cristo, de reconciliar-se com Cristo, de buscar uma renovação espiritual, de buscar uma vida de santidade, de consagrar-se. Tenho uma frase que diz assim; “viva hoje como se fosse seu ultimo dia, um dia você vai acertar”...
Meu irmão, o tempo é hoje!!!  Exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido, pelo engano do pecado” (Hb 3:13). - “hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”  (Hb 4:7b)

O HOMEM E A MULHER DE DEUS USA BEM SEU TEMPO; SALOMÃO NOS AVISA: lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos nos quais dirás: não tenho neles prazer (Ec 12:1). Nesta vida temos a oportunidade de conquistar, construir, realizar, fazer, na força da juventude, porém nem sempre estamos preparados para usar bem nosso tempo.

Deus deu mais dinheiro para uns do que para outros, porém deu 24 horas por dia para todos, seja poderoso ou não; seja rico ou não. Administre bem seu tempo, use bem as 24 horas que Deus está de dando por dia. Pense no que Salomão disse:  Tudo é vaidade  (Ec 12:8)...

OS 3 ÚLTIMOS PEDIDOS DE ALEXANDRE O GRANDE:

1 - Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época. - 2 - Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados como prata, ouro, e pedras preciosas. - 3 - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.     - Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos.

E ELE EXPLICOU; PENSE NISSO: As conclusões a que chegou este ilustre homem, um dos maiores líderes de todos os tempos, são totalmente coerentes com os princípios e afirmações bíblicas. - O QUE A BÍBLIA DIZ: 1. (Lucas 4: 23) – “E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio; Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum”. 2. (Lucas 12: 20) – “Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” 3. (Jó 1:21) – “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR”.

1. Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles não têm poder de cura perante a morte. - 2. Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem. - 3. Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...





Nenhum comentário:

Postar um comentário