MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 6 de fevereiro de 2016

A MULHER DE SUNÉN: MENSAGEM E ESTUDO BIBLÍCO...



Uma das histórias mais lindas e comoventes da bíblia é esta sobre a mulher Sunamita. Uma mulher de nome desconhecido, mas que o seu testemunho de vida atravessou milênios, em um verdadeiro exemplo de fé. - Ela lutou pelo seu sonho, não deixou morrer a esperança, passou momentos difíceis, mas confiou em Deus e não se decepcionou.

A história da Sunamita ocorreu aproximadamente entre 874 - 782 antes de Cristo, época em que apareceu no reino do norte de Israel o profeta Eliseu, que foi discípulo de Elias. - O nome pelo qual ficou conhecida vinha da cidade de Sunén, que traduzido significa [declive ou lugar de descanso], pois Sunén estava localizada em uma elevação de terras a cinco quilômetros ao norte do vale de Jezreel.
Rodeada por cactos e pomares, logo a sua frente estava o monte Carmelo, onde Elias lutou com os quatrocentos profetas de baal. Bem próximo ao sul, podia se ver o caminho inclinado que levava ao monte Gilboa. - De Suném se contemplava toda a planície de Jezreel, uma rica área agrícola. Muitos fazendeiros moravam no vale de Jezreel.

O solo fértil favorecia o crescimento dos grãos, proporcionando grandes colheitas, o que acentuava o contraste entre a fertilidade do local, com a infertilidade que sofria a Sunamita, ela era uma mulher estéril.

A SUNAMITA ERA UMA MULHER QUE SABIA FAZER O BEM: A Sunamita construiu um quarto em sua propriedade para hospedar o homem de Deus (2 Reis 4.8a11). – “Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá. E sucedeu que um dia ele chegou ali, e recolheu-se àquele quarto, e se deitou”.

PODEMOS APRENDER AQUI, ALGUMAS COISAS MUITO INTERESSANTES: - O profeta de Deus, Elizeu, passou várias vezes pela porta daquela mulher até que um dia, ela ofereceu uma refeição em sua casa. Está escrito: VERSO,8 - “Certo dia, Elizeu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa”.
Então, primeiro, ela viu Elizeu passar; ela viu o procedimento de Elizeu, ela viu a maneira de Elizeu se comportar. E depois dela ver isso, ela ousou convidar Elizeu: “Elizeu, chega aqui, venha almoçar conosco” ela disse.
E você sabe que à medida que travamos um relacionamento, nós temos a chance de conhecer mais as pessoas. Por isso que no v.9, essa mulher Sunamita, disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus”.
Pra você dizer que alguém é um homem de Deus, uma pessoa de Deus, “um santo homem de Deus” como ela falou a respeito de Elizeu, você precisa travar um certo relacionamento com essa pessoa.

Cuidado com quem você coloca dentro da sua casa. Cuidado com quem você trava relacionamento. Cuidado com quem você permite colocar a mão sobre sua cabeça. Sem esse cuidado, você pode levar gato  por lebre. Então, conheça primeiro a pessoa, antes de você afirmar qualquer coisa sobre ela...
Eu percebo que essa mulher Sunamita, ela sabe. Para ela poder chegar à conclusão que chegou (a conclusão de que Elizeu é “um santo homem de Deus”), ela observou o comportamento dele, a maneira dele ser. É o que diz o v.9, 10: “Em vista disso, ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo”.  Dai e ser vos dado boa medida recalcada sacudida e transbordante...
 
SEMENTE NA MINHA MÃO MULTIPLICAÇÃO NAS MÃOS DE DEUS!!!

Eu só posso dar alguma coisa que seja útil Por que, você sabe o que acontece? Veja que coisa linda tem aqui, no v.11: “Um dia, quando Eliseu chegou, subiu ao seu quarto e deitou-se. 12 Ele mandou o seu servo Geazi chamar a sunamita. Ele a chamou e, quando ela veio, 13 Eliseu mandou Geazi dizer-lhe: “Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você?...”.

Se você quer cuidar de alguém “Você teve todo este trabalho por nossa causa” ou “...você tem nos tratado com desvelo”. É assim que aparece em algumas versões da Bíblia v.13. - Sabe o que significa isso, “desvelo”? Significa grande ajuda; “você tem nos tratado com amizade, com dedicação, com cordialidade”, é o que Elizeu diz.
Veja o que o profeta fala no v.13: “O que podemos fazer por você? ...haveria alguma coisa que eu poderia fazer por você?” O que aprendemos? ... - Muita gente é ingrata, cospe no prato que comeu. São pessoas que não reconhecem nada do que se faz ou fez por elas. Mas o profeta Eliseu era um homem grato...

O profeta Elizeu tinha um assistente, um auxiliar, chamado Geazi. Lemos no v.12 que Elizeu “mandou o seu servo Geazi chamar a sunamita”. Então, quando ela veio, o v.13 diz: “Eliseu mandou Geazi dizer-lhe: “Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você?”
Mas a mulher responde, no final do verso: “Estou bem; eu não preciso de nada”.
Mas no v.14, vemos que ele insiste. Elizeu troca ideias com Geazi e torna a perguntar: “O que se pode fazer por ela? ...Geazi, vê se essa mulher precisa de alguma coisa. Eu quero, eu quero ser grato, eu quero dar a minha reciprocidade a ela, investiga a vida dela, vê se tem alguma coisa que eu possa fazer por ela”.

Aquela mulher de bondade tinha algo que ela não tinha embora muito rica, ela era estéril e seu marido já era velho conforme a bíblia. O que é que diz o homem de Deus, no v.16: “ele [Elizeu] disse: “Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”.
Aqui no v.16, Elizeu falou: “Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”. E lemos no v.17: aconteceu conforme Elizeu havia dito: “a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho”. ELA TEVE UM FILHO!

Deus, em resposta a oração de Eliseu, realiza o desejo do coração da bondosa mulher. Seu filho já crescido morre de uma dor de cabeça muito forte. - Alguns teólogos, dizem que foi acometido de insolação já que passara muito tempo no campo, segando com o seu pai (II Rs 4: 18-20).

O que fez a Sunamita? Chorou desesperadamente, lamentou, se revoltou contra Deus. Não! Ela deitou o menino no quarto de Eliseu, reuniu os empregados, preparou jumentas e foi até o Monte Carmelo ao encontro do profeta.
Seu marido estranhou: "Por que vais a ele hoje"? Ele nem imaginou aonde chegaria à fé da Sunamita. Sua resposta beira os limites do incompreensível: "Tudo vai bem" Como? Com o filho morto? - "Tudo vai bem" Suas atitudes demonstram auto controle possível apenas em estado de total equilíbrio emocional, ou seja, ela não ficou desesperada, lembra-se a Sunamita morava em um lugar de repouso.

TRIBULAÇÕES EM SUNÉM: Você, já passou por algo parecido? Recebeu uma promessa de Deus, e viu essa promessa morrer? A Sunamita nos aponta um caminho: "Tudo vai bem". - Quando cremos em Deus, que do pó cria e recria a vida. Por mais difícil que pareça, é preciso repousar em "Suném". Acreditarmos que Deus quer o melhor para aqueles que obedecem e acreditam.
Nos momentos mais tenebrosos, de escuridão, que não conseguimos enxergar o futuro. Como se diante de nós houvesse, um grande abismo, sem ligação, com o a esperança, com a felicidade, é preciso, repousar. - Agir, de forma surpreendente. Não com a nossa frágil e pequena força. Mas, com a força, vinda do alto.

DISPONÍVEL PARA OS BUSCAM COM TODO O CORAÇÃO: "Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor, e firme-se sobre O seu Deus" Is 50:10 - "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais, então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" Jr 29:11-14... - Encontrar o Senhor, eis a maior dádiva: Ouvir do céu, uma resposta. - LEMBREM-SE: Deus, zela, ama, e restitui. Deus vem e vivifica, faz transbordar, esta é a herança preparada para os filhos do Reino. Que possamos nos espelhar neste grande exemplo de fé da Sunamita.

BÔNUS: ATITUDES DE UMA MULHER CORAJOSA: A Sunamita era uma mulher que sabia fazer o bem. - A Sunamita construiu um quarto em sua propriedade para hospedar o homem de Deus (2 Reis 4.9,10). - Tinha profundo respeito pelo profeta
Com a morte do filho; A Sunamita poderia ter enterrado logo o filho, mas em vez disso deitou-o na cama do profeta, trancou a porta e buscou ajuda (2 Reis 4.21) (testemunho de Salomão).

A Sunamita buscou ajuda: Resolveu buscar o homem de Deus porque sabia que este poderia ressuscitar o menino. - Deus está sempre pronto a socorrer o aflito (Salmo 18.6). “Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face”.

 “Deus nos abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário