MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 13 de fevereiro de 2016

LIÇÕES DA MULHER SUNAMITA: MENSAGEM E ESTUDO...



LIÇÕES DA MULHER SUNAMITA:
PRIMEIRA LIÇÃO - É DANDO QUE SE RECEBE: - “Eis que tu nos tem tratado com todo o desvelo (grande ajuda); que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei ou o capitão do exército? (2 Rs 4.13). A bondade sempre será recompensada pelo Senhor. Elizeu estava grato e desejou recompensar de algum modo aquela família. Geazi lhe informou que aquela bondosa família não possuía herdeiros.
Ela era uma mulher habilidosa, rica, mas infeliz por ter um lado vazio e um marido já de idade avançada, uma mulher sem descendência, sem frutos, e sem sucessão. - Mas sua bondade em trazer a presença de Deus para sua casa honrando o profeta, lhe abriu as portas dos milagres, e pôs para sempre um fim em sua esterilidade.

SEGUNDA LIÇÃO: O MILAGRE DA RESTITUIÇÃO - Eliseu e o filho da Sunamita - A profecia de Eliseu se cumpriu no tempo determinado, o “tempo da vida” corresponde a nove meses, o tempo de uma gestação (2Rs 4.16a). – “E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva”. - Sua palavra foi tão poderosa que naquela mesma noite o homem se tornou fértil, e a mulher foi curada de sua esterilidade. Deus fez o milagre da multiplicação...

TERCEIRA LIÇÃO: RECONHECIA O LUGAR DA BÊNÇÃO: - O menino adoece e morre; - De forma repentina, o menino teve uma dor de cabeça e veio a falecer nos braços de sua mãe, que de forma surpreendente.
A mulher Sunamita não desperdiçou uma lágrima, o levou ao quarto que havia construído para o profeta, e foi até seu marido também sem esboçar nada do acontecido, dizendo estar tudo bem, e informando que ia encontrar o profeta (2 Rs 4.23). – “E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem”. Isto chama confiança em Deus que não da algo para nós e depois tomar.
Devo ressaltar a qualidade desta mulher. Uma mulher determinada e equilibrada, que sabia resolver as crises do lar, e que também sabia como e a quem se dirigir nos momentos difíceis e trágicos da vida (Ef 6.10-13). – “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.

QUARTA LIÇÃO: COBERTURA ESPIRITUAL: Precisamos viver e reconhecer uma cobertura espiritual ela tratou o profeto Eliseu com grande desvelo que quer dizer também grande honra, consideração e valorização. O encontro com o profeta
A Sunamita sabia que o mesmo que se tornou fonte para sua alegria portava consigo uma palavra acompanhada de milagres. Ao chegar ao monte, ela não revelou o motivo de sua chegada a Geazi e, cautelosa, busca apenas a orientação do homem de Deus.
Esta mulher nos chama a atenção exatamente pela maneira como conduz as coisas (2 Rs 4.25-27). – “Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a Sunamita. Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou”.
Ela é uma pessoa que não fica sofrendo pelos cantos, pedindo orações desesperadas a um e outro, mas usa o tempo e o modo de forma correta; buscando também as pessoas a quem deve se dirigir para a solução de seus problemas.
Ela não fez alarde ao marido, não falou com a vizinhança, não andou chorando pelas ruas. Ela age discretamente, parece estar muito convicta do que faz (Pv 24.10) lembram-se confiança em Deus a palavra chave. – “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena”. A fraqueza vem por falta de confiança em Deus.

QUINTA LIÇÃO: O MILAGRE ACONTECE QUANDO CONFIAMOS NAS PROMESSAS: Eliseu ressuscita o menino. - Elizeu envia Geazi, mas existem coisas que somente nós mesmos podemos fazer. Enquanto Geazi sai para a frustrada missão, a Sunamita usa diante de Elizeu uma linguagem profética (2 Rs 4.30) – “Porém disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu”.
A palavra usada por ela é a mesma usada por Elizeu diante de Elias (2 Rs 2.4) – “E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó”. - Era como se lhe dissesse: “EU SEI AS PALAVRAS QUE VOCÊ DISSE A ELIAS QUANDO DESEJOU PORÇÃO DOBRADA DA UNÇÃO”. Se funcionou com você, vai funcionar comigo também.
Eu não te deixarei ate alcançar minha benção, e assim como a bênção dele passou para sua vida, a sua bênção passará para mim. Sei que você é um portador de milagres e só saio daqui quando o meu acontecer.
Lembra! Foi você quem começou a boa obra, agora termine de concluí-la. Após tal declaração Eliseu não teve outra alternativa, a não ser tomar uma atitude em relação ao seu caso e resolvê-lo.
– Observa o que disse o apóstolo Paulo; “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra (milagre) a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (fara milagres maiores); - Filipenses 1:6...

SEXTA LIÇÃO SEMENTE NA MINHA MÃO MULTIPLICAÇÃO NAS MÃOS DE DEUS: Os frutos colhidos pela atuação da bondade. - Ao acolher o profeta em sua casa, a mulher Sunamita não somente teve o benefício de um filho e a experiência sobrenatural de um milagre, ela viu seu lar totalmente transformado. Agora, uma fome se estende pela terra, e ela é a única que é avisada. Vejamos mais esses frutos por ela colhidos.

SÉTIMA LIÇÃO DEUS NÃO FAZ NADA SEM AVISAR SEUS SANTOS PROFETAS: O aviso e o livramento; Pessoas que sabem honrar sempre são honradas por Deus.
Uma fome se estende por toda a cidade, mas só existe o registro de uma pessoa que foi avisada, a mulher de Suném (2Rs 8.1-2). – “E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos. E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus; porque foi ela com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus sete anos”. 
É muito importante entender o que Elizeu diz. Ele está revelando a Sunamita que Jeová era quem estava enviando a fome sobre a terra, e que durou sete anos (um tempo específico) aquela terra seria visitada pela escassez. No meio de toda aquela população somente esta mulher foi avisada. Eis a recompensa pelo que fez ao profeta.
“...a terra passaria pela fome, mas ela e sua família não”.
Pessoas bondosas conectadas com Deus sabem perfeitamente a origem dos eventos ocorridos na terra, e são preservadas pela retidão de seus corações (Ap 3.10). – “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. Deus esta falando conosco como guardaste minha palavra eu te guardarei.

DEVEMOS CONFIAR QUE NOSSO DEUS É UM DEUS DE RESTITUIÇÃO: - Movendo-se no tempo certo. - A Sunamita saiu no tempo de Deus, e agora se move no mesmo tempo profético para voltar às suas terras. Como Issacar, ela se move com sabedoria, e a direção de Deus. O Senhor viu seu investimento na vida do profeta.
E milagrosamente cuidou de tudo o que possuía enquanto esteve ausente (Dt 6.25). Segundo a Lei judaica se uma pessoa se ausentasse de suas terras por sete anos, o estado deveria confiscar seus bens.
Legalmente, ela havia perdido sua casa e suas terras. Porém, como ela saiu no tempo e debaixo de uma revelação Divina, Deus cuidou de tudo o que lhe pertencia. Enquanto Geazi falava ao rei das proezas de Elizeu, a Sunamita chega a sua presença e exatamente nesse momento é restituída.
Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: “Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora” (2 Rs 8.3-6).
O rei aqui é um tipo de Cristo, aquele que nos restitui de todas as coisas que perdemos Ele é um Deus de restituição.

Três coisas lhe foram devolvidas. A casa, suas terras, e todos os valores desses sete anos ausentes. O Estado sabia tudo o que fora arrecadado durante esses sete anos de ausência, toda a quantidade de frutos produzida pelas suas terras, toda a quantidade de azeite, de cereais, de vinho, e de tudo. - Então o rei ordenou um oficial do palácio dizendo: “faça com que se devolvam a essa mulher todas as coisas que eram suas e todos os frutos de suas terras, desde o dia em que deixou o país até agora” (2 Rs 8.3-6; Jó 33.26; Tg 5.16). 

- CONCLUSÃO: O Senhor recompensou a obediência com a restituição de todos os bens. Seu único esforço foi sair e voltar no tempo certo, foi mover-se no tempo de Deus. Como seria sábio para algumas pessoas retornarem ao lugar da benção, da revelação, e do livramento! 

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário