MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 8 de março de 2016

CURSO BÍBLICO I. B.C.C. INSTITUTO BÍBLICO COMUNIDADE CRISTÃ... SEGUNDA FASE.


ESTAMOS COMEÇANDO O CURSO BÍBLICO ON-LINE I. B.C.C. - INSTITUTO BÍBLICO COMUNIDADE CRISTÃ... SEGUNDA FASE. O CURSO TERÁ DUAS FASES A PRIMEIRA E SEGUNDA FASE - A PRIMEIRA ESTUDARA OS LIVROS DA BÍBLIA A SEGUNDA ESTUDARA FUNDAMENTOS DA IGREJA: DEUS ABENÇOE A TODOS. PR MAURÍLIO SOUZA...
_____________________________________________________

VISÃO GERAL e DESCRIÇÃO DO CURSO I.B.C.C INSTITUTO BIBLICO DA COMUNIDADE CRISTÃ – ON LINE: Este programa bíblico se destina ao treinamento de cada crente para a obra do ministério e, de maneira especial, para a formação de obreiros capacitados para liderar os diversos ministérios da igreja, incluindo pastorear e plantar novas igrejas. É imprescindível, portanto, que sejam lançados antecipadamente esses sólidos fundamentos para a vida e o ministério. O objetivo deste curso e formar lideres informando e capacitando para a obra do ministério. – 2 Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza 
___________________________________________________

Lição Um
A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS

Versículo-Chave: "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7.24).
INTRODUÇÃO
Uma das palavras gregas traduzidas como fundamento ou alicerce em nossas Bíblias é themelios. Esta palavra é usada para denotar uma pedra que serve como alicerce de uma construção, mas também é usada metaforicamente nas Escrituras para identificar o ministério do Evangelho e as doutrinas da fé cristã, como por exemplo, em Romanos 15.20, 1 Coríntios 3.10,11, 12 e Efésios 2.20.
Em Lucas 6.46-49, o Senhor Jesus usou o exemplo do alicerce (fundamento) para ensinar importantes lições sobre como edificar nossas vidas sobre a Palavra de Deus:
“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo”? Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
 É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa".
UM PARALELO NATURAL DE COISAS ESPIRITUAIS
A Bíblia normalmente usa coisas naturais para explicar ou exemplificar coisas espirituais. Quando nós conhecemos este método bíblico, nós podemos compreender mais facilmente muitas das verdades ensinadas pelo Senhor Jesus. Por exemplo, quando Jesus estava falando sobre pessoas que construíram suas casas sobre certo tipo de alicerce, ele estava usando o paralelo natural de uma verdade espiritual. Ele estava usando coisas naturais para explicar verdades espirituais.
No texto bíblico acima, o Senhor Jesus, utilizando este método do paralelismo natural de coisas espirituais, ensinou que nossas vidas são como casas que precisam de alicerces ou fundamentos, ou seja, nós que somos nascidos do Espírito.
Que vivemos vidas espirituais, devemos edificar nossas vidas sobre fundamentos ou verdades espirituais. Estas verdades são reveladas na Palavra de Deus, a Bíblia. Portanto, conhecer e praticar os ensinamentos bíblicos equivale a colocar um alicerce em uma casa.
FUNDAMENTOS SÃO IMPORTANTES
“Sem fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Salmos 11.3, RA).
Este texto fala literalmente dos fundamentos de uma nação, quando eles estão abalados e há desordem por toda parte. Mas ele se aplica perfeitamente à verdade que queremos destacar, ou seja, que não importa o quão justo você seja em sua vida pessoal, pois se não há fundamentos, não se pode fazer nada para melhorar ou mudar uma situação pela qual você ou outras pessoas possam estar passando.
Por que os fundamentos são importantes?
·        Os fundamentos determinam nossa condição futura – Colossenses 1.22-23; 1 Timóteo 6.18-19.
·        Eles sustentam a construção toda – Lucas 6.46-49.

A QUALIDADE DO ALICERCE
Não somente é importante ter um fundamento, mas também é preciso considerar a qualidade do fundamento que devemos lançar. Segundo a Palavra de Deus, nosso alicerce ou fundamento:
·        Deve ser profundo – V. 48.
·        Deve ser sólido e irremovível – vs. 48, 49; Hebreus 12.27-28.
·        Deve ser bem colocado – 1 Coríntios 3.10

Isto deve ser assim porque os resultados da construção dependem do alicerce que eu lançar (Lucas 6.46-49).
O QUE É O FUNDAMENTO
O Senhor Jesus é o fundamento da Igreja (1 Coríntios 3.11). Ninguém pode lançar outro fundamento sobre o qual a Igreja deva ser edificada. Quanto à salvação e a Igreja não há nenhum outro fundamento senão o Senhor Jesus.
Não somente a pessoa de Cristo é o fundamento de nossas vidas, mas também os Seus ensinamentos (Lucas 6.46-47). Nossas vidas devem ser edificadas sobre o fundamento da Sua doutrina, que também foi transmitida aos Seus apóstolos. Assim, a doutrina dos apóstolos se tornou também o alicerce da igreja (Efésios 2.19-20), sendo Cristo mesmo, a pedra principal.
COMO LANÇAR O FUNDAMENTO
Lucas 6.47 descreve-nos como lançar o fundamento:
·        Ir a Cristo – aproximar-se dele com sinceridade, humildade e paixão.
·        Ouvir A Palavra – compreender o que ela nos transmite.
·        Praticar – “Praticar”, no grego, significa “permanecer, concordar, comprometer-se, continuar, ser pontual, exercitar, executar ou cumprir, observar, trabalhar”. Algumas destas palavras são bem expressivas como, por exemplo, comprometer-se, exercitar e trabalhar. Estas palavras mostram que não podemos tratar os ensinamentos de Cristo de qualquer maneira, mas devemos considerá-los seriamente.

Lição 1 - Questões Para Revisão
1. Qual é o significado da palavra grega “themelios”? _________________________________________________________.
2. “Themelios” é usada na Bíblia tanto para descrever o alicerce de um prédio quanto para descrever verdades espirituais. Qual é o significado espiritual da palavra em Lucas 6.46 49?_________________________________________________________.
3. O que a Bíblia usa para ilustrar ou explicar as coisas espirituais?_______________________________________________________.
4. De acordo com Lucas 6.46-49, qual é o equivalente espiritual de se colocar o alicerce de uma casa?_________________________________________________________.
5. Por que os fundamentos são importantes?
___________________________________.
6. Segundo a Palavra de Deus, como deve ser a qualidade do nosso alicerce ou fundamento espiritual?_________________________________________________________.
7. O que depende da qualidade do alicerce que eu lançar?_________________________________________________________.
8. Que versículo citado na lição nos mostra que Jesus é o fundamento da Igreja?___________________________________________.
9. Referente a quê não há outro fundamento senão o Senhor Jesus?______________________________________________________.
10. Além de Sua pessoa, em que outro ponto Cristo é o nosso fundamento?________________________________________________.
11. Quanto à doutrina, a pessoa e os ensinamentos de Cristo formam a pedra principal do fundamento da Igreja. Quais são as outras pedras deste fundamento?___________________________________________.
12. Como devemos lançar o fundamento bíblico em nossas vidas?____________________________________________________.
Nota do autor: Você esta recebendo dois estudos os conhecimentos das verdades bíblicas (livros da bíblia) e outro com os fundamentos cristão o primeiro para ler e guardar o segundo para estudar, meditar e preencher o questionário.
“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário