MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 5 de março de 2016

SELA HAMALECOTE: PEDRA DE ESCAPE – PEDRA DE DESCANSO: - Textos Bíblicos: 1Samuel 23.26-28; Hebreus 2.3 – Ler...

INTRODUÇÃO: Num dos momentos mais angustiantes vividos por Davi, durante a perseguição promovida por Saul, ele encontra-se no deserto de Zife, refugiando-se nos LUGARES FORTES. Davi foi traído pelos zifeus que o denunciaram a Saul. – “Não se escondem Davi entre nós…?” (Sl 54).

Porém, Davi e seus homens se refugiaram em uma ENORME PEDRA que lhes dava a SEGURANÇA NECESSÁRIA. Ela chamava-se Sela-Hamolecote, isto é “PEDRA DE ESCAPE.” – PEDRA DE DESCANSO...

1 - Razões pelas qual Saul queria destruir Davi:
A) Davi ESCOLHIDO DE DEUS para substituí-lo como rei. (1Sm 18.8). – “Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?”
B) O Senhor era com ele. DEUS ERA COM ELE; (1Sm 18.12). – “E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul.”
C) Medo. (1Sm 18.29). – “Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi.”

2- Davi e a Pedra de Escape e a PEDRA DE DESCANSO. (1Sm 23.14,25, 27,28). - Saul persegue Davi no deserto de Zife. – “E Davi permaneceu no deserto, NOS LUGARES FORTES, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém DEUS NÃO O ENTREGOU NA SUA MÃO…” - “… E Saul e os seus homens de foram em busca dele, o que anunciaram a Davi, que desceu para aquela penha e ficou no deserto de Maom; o que ouvindo Saul, seguiu a Davi para o deserto de Maom…” - “… Então, veio um mensageiro a Saul dizendo: Apressa-te e vem, porque os filisteus, com ímpeto, entraram na terra.” - “Pelo que Saul voltou de perseguir a Davi e foi-se ao encontro dos filisteus. Por esta razão, aquele lugar se chamou Sela-Hamalecote.” QUE QUER DIZER PEDRA DE ESCAPE – PEDRA DE DESCANSO...

No entanto, Davi e seus homens não se refugiaram em um lugar qualquer no deserto de Maon. Escolheram sim, um LOCAL ALTAMENTE PRIVILEGIADO: UMA PEDRA onde Davi encontrava o CONSOLO E O DESCANSO no seu momento mais crítico, por conta da fúria de Saul. A PEDRA ERA UM LUGAR ESPECIAL. Era a providência de Deus. Ela chamava-se Sela-Hamalecote, isto é “PEDRA DE ESCAPE. PEDRA DE DESCANSO.”

Assim na “PEDRA DE ESCAPE, - PEDRA DE DESCANSO” chamada Sela-Hamalecote, Davi e seus homens encontraram a saída para sua sobrevivência, escapando da fúria de Saul.
DAVI DISSE: Ali naquele lugar em  Sela-Hamalecote Davi pronunciou uma das maiores frases da sua vida; – “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e terra.” (Sl 121.1,2). - Outra frase; “Surpreenderam-me no dia minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo.” (Sl 18.18).

3- JESUS CRISTO, A NOSSA PEDRA DE ESCAPE E DESCANSO: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Sl 46.1). “E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de UMA GRANDE ROCHA em terra sedenta.” (Is 32.2).

DEUS EM CRISTO NOSSA GRANDE ROCHA:
1 - Na hora da tentação. (1Co 10.13). – “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.
2 - Na hora da adversidade dos problemas. (Sl 27.5). – “Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha”.
3 - No dia da angústia e tristezas. (Sl 46.1).
4 - No dia da calamidade, das grandes lutas. (Sl 18.18). “Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim”.

PROLOGO: Deus é o nosso refúgio presente, seguro e suficiente mesmo em meio AS LUTAS E AOS PROBLEMAS. Ele é o nosso refúgio eterno e pode e pode dar-nos segurança sob quaisquer circunstâncias.

O SENHOR JESUS CRISTO É NOSSA PEDRA DE ESCAPE E NOSSA PEDRA DE DESCANSO (SELA-HAMALECOTE). (Is 41.10).

“Portanto Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não se apressa”. Isaias 28:16.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

3 comentários: