MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 7 de março de 2022

MILAGRE EM OBEDE EDOM: QUINQUAGÉSIMO TERCEIRO LIVRO ON LINE GRATUITO!!! POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


I Crônicas – 13: 12 a 14 - 12. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? 13. Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. 14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha”. Com esta mensagem, quero levá-los em busca da SHEKINAH, através do que podemos perceber no contexto da vida de um homem chamado Obede-Edom. Pois de uma coisa eu tenho plena certeza, “todos precisamos da SHEKINAH DO SENHOR”, e nos não somos diferentes.

O QUE É A SHEKINAH?

Quando Deus manda que Moisés construa a Arca do Senhor, Ele diz que a sua PRESENÇA iria com o povo. Então a Arca do Senhor representava a presença do Senhor no meio do povo. A palavra SHEKINAH é hebraica que significa PRESENÇA, então a SHEKINAH não é a GLÓRIA DO SENHOR, pois a palavra hebraica para ela é KAVOD.

QUEM ERA OBEDE-EDOM

A bíblia diz que quando no meio do caminho uma morte acontece com um homem da tribo de Judá, filho de Abinadabe, chamado Uzá, o rei Davi deixa de levar a arca e a coloca em uma casa que estava à beira do caminho. A bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém. Mas quem realmente era este homem?

Então vejamos: OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM mostra que este homem era descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú. Sendo estes um povo inimigo de Israel. Se não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.

Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época. Humilhado pelos chamados “povo de Deus os Israelitas”, desprezado por todos, que tinha uma esposa estéril, animais estéril, não morava na cidade, mas em uma tapera na beira de uma estrada. Descendente dos inimigos de Israel, natural da cidade de Golias. Mas percebemos que era alguém que orava e buscava ao verdadeiro Senhor dos senhores. Então o rei Davi para e todos ficam amedrontados com o ocorrido e Davi diz uma frase que devemos repetir todos os dias de nossa humilde vida:

COMO TRAREI A MIM A ARCA DO SENHOR? QUE TRADUZINDO PARA NOSSOS DIAS SERIA: COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DO SENHOR? Diante do fato ocorrido com o filho de Abinadabe, Davi se dirige para a tapera e bate na porta. A mulher de Obede atende e logo vê que se tratava do novo rei de Israel, então ela chama seu marido, o nome dele é Obede-Edom, que ao ouviu o chamado de sua esposa e se depara com o rei Davi que lhe conta o ocorrido e lhe informa o que era A ARCA DO SENHOR.

Talvez se fosse eu ou você, ao sabermos de que Deus matou Uzá só por tocar na Arca, e ainda era da tribo de Judá, como um Edomita seria poupado? Mas mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor. Portanto a Shekinah (presença) do Senhor fica 3 meses na de Obede-Edom.

“HAVIA UMA PERGUNTA NE MENTE DE DAVI COMO TRAREMOS A NÓS A SHEKINAH DO SENHOR”?

A Arca do Senhor, a Presença de Deus, ficou na casa de um casal pobre, humilde, que morava a beira da estrada. O que Davi e todo o povo não sabiam era que Deus tinha um plano na vida de Obede-Edom. Então lemos no verso 14 que por três meses a arca ficou na casa de Obede-Edom e Deus abençoou tudo o que Obede-Edom possuía.

A SHEKINAH DE DEUS NA CASA DE OBEDE-EDOM

Quando a Arca, que é a presença de Deus, chega à casa de Abinadabe, com o passar do tempo ele e seus filhos se acostumam com a presença de Deus, e quando isso acontece, passam a não dar mais o devido valor naquilo que é valioso, sem preço, a SHEKINAH DO SENHOR. Mas quando na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor colocando em local de destaque. Penso que quando Obede-Edom se levantava a primeira coisa que fazia era ir ver a Arca em sua sala e se curvava para orar, e sua esposa fazia o mesmo. Havia uma grande reverência para com a Shekinah do Senhor na casa de Obede-Edom, algo que não vemos mais com tanta frequência no meio das igrejas de hoje,

Há uma grande falta de reverencia ao Senhor, mais parecemos com a casa de Abinadabe, do que com a casa de Obede-Edom. Mas o relato é que Deus abençoou tudo quanto havia na casa de Obede-Edom, e não é difícil de imaginar que eles estavam deficientes nas áreas: Sentimental, física e espiritual, então vendo Deus que havia uma reverência pela sua SHEKINAH, Ele começa a agir na casa do escravo edomita que era natural de Gate. E assim aconteceu durante três meses.

O PRIMEIRO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA FAMILIAR

O primeiro mês foi maravilhoso, pois Deus concerta a vida de Obede-Edom e sua esposa, Agora sua esposa começa a lhe gerar filhos, filhos estes que veremos mais a frente. Ela lhe dá aquilo que todo pai queria filhos para sua posteridade, agora ele já não seria humilhado por esta deficiência. E OBEDE-EDOM COMEÇA A REVERENCIAR AINDA MAIS A SHEKINAH DO SENHOR EM SUA CASA, E ENTÃO PASSAMOS PARA O SEGUNDO MÊS.

O SEGUNDO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA FÍSICA:

Trinta dias se passaram e entramos no segundo mês Deus começa a agir na vida física e material, e então um belo dia Obede-Edom chega em casa com muitas espigas de milho em uma sacola e um carneirinho nos braços. Sua esposa vendo aquilo quase não acredita e mesmo assim faz uma pergunta idiota: O QUE É ISSO MEU MARIDO? E ele responde: SÓ PODE SER A SHEKINAH DO SENHOR!!! É A PRESENÇA DE DEUS ABENÇOANDO!!!

O TERCEIRO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA ESPIRITUAL:

Aquele que era desprezado, agora é destacado, aquele que era o menor agora esta entre os maiores, o escravo foi abençoado, o pobre ficou rico. No terceiro mês um amor extraordinário invadiu os corações de Obede-Edom e sua esposa, pois eles não mais conseguiam sair de perto da Arca do Senhor, e nesse momento Deus começa a mudar a vida espiritual daquele casal. Hoje as pessoas vão aos chamados “cultos ao Senhor” e ficam olhando o relógio, desejando irem embora.

Não há mais amor pela presença de Deus, e pior, saem dos “cultos” e nem se lembram mais o que aconteceu lá dentro, e ainda pedimos para que Deus derrame sua Shekinah. Presta atenção meus irmãos: para que Deus derrame sobre nós suas bênçãos e sua presença precisa de três  coisas: 1º Fé – 2º santidade, 3º obediência... 

OS FILHOS DE OBEDE-EDOM:

Eu disse no começo que mesmo na penumbra da solidão daquela estrada, nos dias frios ao lado de uma esposa fria, vivendo na pobreza e na miséria ele clamava, orava ao Deus do céu e da terra, e isso ele mostra no seu fruto, pois veja que foram seus filhos depois da SHEKINAH DO SENHOR entrou em sua casa.

OS FILHOS DE OBEDE-EDOM E SEUS NOMES:

Semaías - Ouvido por Deus; oração respondida. Jozabade – Deus quem me deu; Joá – Deus é meu irmão; Natanael – Meu amigo é Deus; Amiel – existe recompensa; Issacar – Portador do salário. Ou galardão. Talvez lhe interesse o significado dos nomes dos netos de Obede-Edom, mas isso você terá que pesquisar. 

ELE FOI ABENÇOADO PELA PRESENÇA DE DEUS NA SUA CASA.

A ARCA DA ALIANÇA:

O BAÚ DE OURO DO TEMPLO DE SALOMÃO. 

A Arca da Aliança talvez seja o mais famoso item entre os artefatos do Tabernáculo, do Templo de Salomão e do Templo de Herodes. O grande baú de madeira revestido de ouro foi feito segundo as instruções de Deus, que encarregou Moisés de fabricá-lo pelas mãos de Bezalel, o artífice-mor dos hebreus na época. Em seu interior, eram guardados objetos sagrados para os hebreus: a vara de amendoeira de Arão que floresceu e frutificou (Números 17.8), um pote de maná e as tábuas dos Dez Mandamentos. Mas a Arca não era meramente um baú, como veremos. Representava o próprio Deus entre os homens.

Feita em madeira de acácia, era coberta de ouro por dentro e por fora. Sobre sua tampa, chamada Propiciatório, foi feita em ouro uma peça contendo dois querubins frente a frente, que se curvavam para o meio da tampa em adoração, apontando suas asas para o local. Era entre esses dois anjos que Deus se manifestava para os sacerdotes que oravam de frente para o baú, posto em um altar também de madeira e ouro, dentro do Santo dos Santos do Tabernáculo ou do Templo.

Nas suas laterais, havia quatro argolas de ouro, nas quais se enfiavam duas varas também de acácia e ouro, para o transporte. Somente os sacerdotes levitas podiam tocar e transportar a peça.

Segundo o texto bíblico, se a Arca fosse tocada por levitas e sacerdotes não puros, esses morriam fulminados. Os filisteus a roubaram uma vez, como saque de guerra, e a puseram no templo dedicado ao falso deus Dagom. Não só o ídolo da entidade pagã foi achado caído e quebrado, como constrangedoras doenças afligiram aquele povo, fazendo com que a devolvessem a Israel.

A Arca da Aliança entre Deus e o povo de Israel funcionava também como um estandarte de guerra, que ia à frente dos guerreiros, mostrando que o Senhor estava no comando. Confiando nisso, os combatentes hebreus dobravam em força e entusiasmo.

O objeto recebeu outros nomes na Bíblia: Arca do Senhor (Josué 4.11), Arca de Deus (1 Samuel 3.3), Arca do Testemunho (Êxodo 25.22), Arca da Tua Força (Salmo 132.8). Paradeiro misterioso: Quando o Templo de Jerusalém foi finalmente destruído pelos romanos, seus objetos foram saqueados e levados para Roma. Entretanto, não há registros de que tenham levado a Arca da Aliança com eles.

Não se sabe ao certo seu paradeiro. Uns dizem que os israelitas a tiraram quando perceberam a iminente destruição e a esconderam nos túneis sob a cidade, depois levando-a para outro local. Fontes não bíblicas também dizem que foi colocada numa caverna do Monte Nebo, depois lacrada, sem que tenha sido marcado o local. Outra versão diz que está guardada em uma igreja na Etiópia, para onde foi levada por aquele que seria não só o imperador local como o filho de Salomão e da Rainha de Sabá, Menelik I.

A procura pela Arca foi explorada ficticiamente no cinema pelo norte-americano George Lucas, no filme “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), em que o arqueólogo Henry “Indiana” Jones (Harrison Ford) foi ao encalço do baú sagrado dos hebreus antes que ele caísse em poder dos nazistas na década de 1930. Embora o filme (foto ao lado) cometa certos erros históricos e seja uma bem livre adaptação, ajudou a tornar a Arca da Aliança mais conhecida até pelo público não cristão.

Mesmo que a Arca da Aliança tenha sua grande importância histórica e simbólica, hoje sabemos que a Aliança entre Deus e o ser humano não se baseia em locais ou objetos. Como templos do Espírito Santo que somos (1 Coríntios 6.19), é em nós que Ele habita, desde que O aceitemos como nosso Senhor por intermédio de Seu Filho, Jesus Cristo.

Universal.org...


SEIS PASSOS UM SACRIFICIO: CARREGANDO NOS OMBROS A GLORIA DE DEUS!!!

Davi queria levar a arca do Senhor em carro novo. Levar a arca em carro de bois é coisa de Filisteu. A arca precisava ser levada no ombro dos sacerdotes. E nos somos os sacerdotes de nossa vida espiritual: Apocalipse 1:5 E de Jesus Cristo, que é a Testemunha fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra. Ele, que nos ama e, mediante seu sangue, nos libertou de todos os nossos pecados, 6e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Deus, seu Pai; a Ele, portanto, sejam glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém!!! 7 Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente, assim será. Amém!!!

SOMOS SACERDOTES AQUELES QUE INTERCEDEM E CARREGAM A GLORIA DE DEUS NO CORAÇÃO!!!

Sacerdote eram aqueles que ofereciam sacrifícios diante de Deus é nós que hoje oferecemos o culto a Deus santo (limpo), vivo (sem mortes) e agradável (voluntario)... Sacerdotes que quiser a presença de Deus na sua vida e igreja vai ter que carregar o peso. (Oração, vigília, etc...). Para ter a arca do Senhor (Presença de Deus) em sua vida ou igreja, você vai ter que sacrificar mais um pouquinho (sacrificar a carne). II Sl.6:13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.

Da casa de Obede-Edom até Jerusalém os estudiosos dizem que a distância era de 25 Km e eles gastaram um período de tempo de aproximadamente 6 meses para levarem a arca. Diz ainda que a cada 6 passos faziam um sacrifício de 14 cabeças de animais. Imagine que 6 passos correspondem aproximadamente a 3 metros, em 25 Km devem ter sido feitos aproximadamente 8.333 sacrifícios. Se para cada sacrifício, matavam-se 14 cabeças, então chegamos a conclusão que foram mortos aproximadamente 116.662 animais.

Lição: Para trazer a arca, Davi teve que sacrificar a boiada. Se você quiser a arca (Presença de Deus) vai ter que dar um prejuízo a sua carne. Renunciando as vontades da carne para andar no Espírito. MAS O RESULTADO SERÁ MARAVILHOSO!!! 

O PECADO NOS SEPARA DE DEUS: Isaías 59:1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. 3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. 4 Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade.

O pecado dos filhos de Eli (Hofni e Finéias) fez com que Deus permitisse Israel perder a arca (Símbolo da presença de Deus perderam a presença e a gloria de Deus). Nasceu “Icabode” (Foi-se a Glória). Samuel Homem de Deus orou e a arca voltou. Saul reinou vinte anos, mas no seu reinado, não se falou em arca (Não se importaram com a glória, não almejaram a presença de Deus).

Davi assumiu o trono e trouxe a arca para Jerusalém. ISm. 4:20 E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso. 21a E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória!!!


COM O PECADO O HOMEM PERDE A GLORIA DE DEUS NA SUA VIDA, MAS O SACRIFICIO VICARIO DE JESUS TRAZ A GLORIA A ARCA (A PRESENÇA DE DEUS) DE VOLTA PARA NOSSAS VIDAS!!!

Exemplos: Hofni e Finéias (Sacerdotes que amam o pecado, afastam a glória de Deus da igreja). Eli (Líderes que compactuam com o pecado alheio, isto é, fingem que não estão vendo, afastam a glória de Deus da igreja). Samuel (Homens de Deus que não se conformam em viver sem a Glória = presença de Deus e oram por avivamento). Saul (Líderes e crentes carnais, que estão interessados só em bênçãos matérias, porem não estão interessados em presença de Deus). Davi (Líderes e crentes que pagam o preço para trazer a arca de Deus Glória para suas vidas e igrejas).

PAGAR O PREÇO? ESTAR NAS REUNIÕES – CHEGAR NO HORARIO – DAR ATENÇÃO AO CULTO – LER A BIBLIA DIARIAMENTE – ORAÇÃO CONTINUA E ESPECIFICA – JEJUM OU PROPOSITOS – VIGILIAS DE ORAÇÃO – LOUVOR E MINISTRAÇAO E ENSINO DA PALAVRA GENUINA SEM SOFISMAS!!! - IISm.6:14 E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. 15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas. 

O PRECISAMOS SABER? PRIMEIRA COISA: Que somos pecadores e quanto tempo levamos para pecar!!! Seis são seis passos que dizer segundos para errar... Vou contar o exemplo de Jone uma jovem que ainda adolescente tornou-se tetraplégica, como por sua tetraplegia ela não podia pecar ela montou uma estratégica de pecar contra a Deus pensando... - Não importa o que somos (títulos) o que temos nossa condição (o que temos) somos pecadores e carecemos da gloria de Deus.

SEGUNDA COISA: Quantos bois você teria que matar diariamente em sua caminhada crista junto com Deus (a arca de hoje)... Não precisamos, pois temos Jesus Cristo: JESUS É O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (O meu e o seu pecado). - No Antigo Testamento, quando alguém se arrependia de seus pecados, oferecia um cordeiro sem defeito a Deus, para pagar o castigo do pecado. Tinha de ser uma vida por uma vida, porque o castigo do pecado é a morte. Jesus veio para ser nosso cordeiro.

O cordeiro do Antigo Testamento era apenas um símbolo da salvação que Jesus iria trazer. Sem mancha do pecado e sacrificado como um cordeiro na cruz, Jesus pagou o preço por todos os pecados. Seu sangue nos liberta do castigo do pecado e muda nossas vidas!!! - No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!!! João 1:29 - Quando alguém for culpado de qual­quer dessas coisas, confessará em que pecou e, pelo pecado que cometeu, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho como oferta de reparação; e em favor do culpado o sacerdote fará pro­piciação pelo pecado!!! Levítico 5:5-6...

PROPICIAÇÃO é alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor. Duas vezes é Jesus chamado por João (1 Jo 2.2 e 4.10) A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS – e Paulo fala da redenção (salvação) que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, como propiciação.

Rm 3:24,25 - Sendo justificados (inocentados) gratuitamente (sem pagar) pela sua graça (favor imerecido), pela redenção (salvação eterna) que há em Cristo Jesus (cordeiro pascoal). Ao qual Deus propôs para propiciação (lugar de perdão) pela fé no seu sangue (sem sangue não há remissão de pecados), para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos 3:24,25... - Deste modo, a propiciação requerida pela justiça de Deus é manifestada em Cristo Jesus pela misericórdia de Deus. 

A palavra usada em Rm 3.25 significa LUGAR OU INSTRUMENTO DE PROPICIAÇÃO A CRUZ LUGAR DE NOSSO PERDÃO!!! AMÉM!!!

Como carregar a arca em nossas vidas: De CINCO MANEIRAS (1 Crônicas 15): PRIMEIRA (verso 2); COM SERVIÇO - Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre. Nós somos os levitas de hoje trabalhadores de Deus!!! - SEGUNDA – COM O CORAÇÃO PREPARADO PARA RECEBER A DEUS (verso1); Fez também Davi casas para si mesmo, na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e lhe armou uma tenda. Se você quer Deus manifeste a sua presença, você tem que preparar um lugar para que Ele possa se mover (nosso coração).

TERCEIRA – TEMOS QUE TER NOSSA VIDA SEPARADA PARA DEUS (SANTOS) – Verso12!!! E Davi lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. O povo precisa ser santificado, separado, para poder levar a presença de Deus. - QUARTA – COM ALEGRIA MUITO ALEGRIA (verso16): Com musica, dança e louvor mais adoração a Deus; Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria.

QUINTA – NA NOSSA CAMINHADA DEVE HAVER SACRIFICIOS (verso26): Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros. Nossos sete novilhos e carneiros são as nossas atitudes com a casa de Deus sua Igreja vida de sacrifícios meu irmão; Oração de joelhos – leitura bíblicas – frequências aos cultos e reuniões – jejuns e louvor com adoração... - Rm 12.1, Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. - Hb 13.15, Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.

Deus deseja se mover sobre sua vida!!! Os sacerdotes carregavam uma caixa de ouro – a presença de Deus!!! No Novo Testamento, carregamos o Senhor Jesus Cristo. Para que Ele tenha liberdade de se mover em você, em mim, em nós!!!

  

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário