MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 8 de março de 2022

OS PRINCIPIOS BIBLÍCOS DA SALVAÇÃO: QUINQUAGÉSIMO QUARTO LIVRO ON LINE GRATUITO: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


PRIMEIRO; O PRINCIPIO DA ARCA:

E DEUS FECHOU A ARCA POR FORA - Genesis 7:16 - Depois de todo o animal, conforme a sua espécie, ter entrado na arca e a própria família de Noé estar recolhida, Deus fechou a arca por fora. Os que estavam dentro não podiam sair, os que estavam fora não podiam entrar, porque Deus fechara a arca da salvação das águas do dilúvio. Isto tem uma mensagem de analogia muito forte: - No dia em que Deus encerrar o tempo da graça e retirar o Espírito Santo deste mundo, ninguém mais poderá salvar-se da maldição do pecado.

Hoje é o tempo da salvação. Amanhã, até mesmo logo, a porta pode estar fechada e não há mais possibilidades. De um momento para o outro, como o ladrão de noite, o dia do Senhor virá, o tempo da graça cessará e o julgamento será uma realidade. PREPARA-TE PARA TE ENCONTRARES COM DEUS, AGORA, ENQUANTO É TEMPO.

SEGUNDO: O PRINCIPIO DO LADRÃO:

Paulo diz em I Tessalonicenses 5:2 que a vinda de Cristo será como um ladrão de noite. Um ladrão vem sem fazer barulho, e esta é a razão que tenho para acreditar no arrebatamento secreto? A analogia do ladrão de noite é usada três vezes na Bíblia. É usada por Cristo em Mateus 24:43, por Paulo em I Tessalonicenses 5:2, e por João em Apocalipse 3:3.

Existem duas perguntas que precisam se respondidas em relação a estas passagens: Qual o propósito da analogia? I Tessalonicenses 5 começa com o assunto dos tempos e das estações. (verso 1) Os versos 3 e 4 falam sobre a repentina destruição que virá. Paulo está falando claramente que a segunda vinda de Cristo será tão repentina quanto a do ladrão que chega a noite.

Quando Paulo fala das estações ele esta dizendo que algo que nos esperamos pelos aspectos dos tempos, mas a vinda de Jesus será em um momento que menos esperamos!!!

Já na analogia do ladrão em Mateus 24 é usada exatamente da mesma maneira. Os versos 36 a 44 falam sobre a natureza inesperada da vinda de Cristo. Ele introduz o assunto com as palavras: Porém, daquele dia e hora ninguém sabe, (verso 36) e termina com as palavras: Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis - (verso 44)...

Apocalipse 3:3 diz: E, se não vigiardes, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mais uma vez, a analogia do ladrão ilustra Seu aparecimento repentino. Virei sobre ti: Não estamos tratando da vinda de Jesus e nem do arrebatamento da igreja, não se trata da vinda e sim da sua ida!!! VC ESTA PREPARADO???

Por isso, estai vós apercebidos: Que se apercebeu; que foi abastecido; guarnecido, munido, provido. Que se deu conta de alguma coisa; que passou a perceber, enxergar: Que se conseguiu ver ao longe; visto ao longe. Que se preparou!!!

TERCEIRO; PRINCIPIO DAS VIRGENS:

Mantende-vos vigilantes, porque não sabeis nem o dia nem a hora. — MAT. 25:13. - O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias.

O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: O noivo se aproxima!!! Saiam para encontrá-lo!!! Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias.

As insensatas disseram às prudentes: Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando. Elas responderam: Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês. E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.

Mais tarde vieram também as outras e disseram: Senhor!!! Senhor!!! Abra a porta para nós!!! Mas ele respondeu: A verdade é que não as conheço!!! Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!!! Mateus 25:1-13...

A salvação de nossas almas é individual cada um vai dar conta de si mesmo, portanto: Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9:8... Sejam alvas? Vida de santidade e busca de perfeição compromissado com Deus e sua igreja. Óleo sobre sua cabeça? Vida de unção e poder do Espirito Santo!!! Amém... EM TODO O TEMPO!!!

QUARTO; PRINCIPIO BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR:

 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6. A diferença de buscar por procurar? Buscar você sabe onde e como, procurar você não sabe onde e nem como. Deus nos deu o lugar (igreja) e como (oração).

O Que Significa Buscar ao Senhor? Buscar o Senhor significa buscar sua presença. Presença é uma tradução comum da palavra hebraica face. Literalmente, nós devemos buscar sua face. Mas esta é a maneira hebraica de se ter acesso a Deus. Para estar diante de sua face é estar na sua presença. A Bíblia repetidamente nos convoca a buscar o Senhor... Buscai a sua presença continuamente.

Deus chama-nos a desfrutar da consciência continua de sua suprema grandiosidade e beleza e valor. Isto acontece através da busca. Busca contínua. Mas o que isso significa na prática?

Tanto o Antigo e Novo Testamentos dizem que é um ajuste da mente e do coração voltado para Deus. É a fixação consciente mantendo o foco e toda atenção da nossa mente e a afeição e amor supremo do nosso coração em Deus.

Disponha o seu tempo, pois, agora o vosso coração e vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus. (1 Crônicas 22:19)... - Portanto, se já, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Colossenses 3:1-2.

Buscar: É uma escolha consciente para dirigir o coração para Deus. É um esforço consciente de nossa parte. É ser fiel á Deus e sua obra, em termos práticos é busca-lo em casa, na sua igreja em oração, louvor e adoração continuamente ou diariamente. Orar – louvar – adorar – ler a bíblia – presença em reuniões e cultos na congregação!!!

O grande obstáculo em buscar ao Senhor é o orgulho. No orgulho do seu rosto o ímpio não o busca (Salmos 10:4). Portanto, a humildade é essencial para buscar o Senhor. SEJAM HUMILDES E BUSCAM O SENHOR!!! CUIDADO OU ATENÇÃO: ENQUANTO SE PODE ACHAR!!!


QUINTO; PRINCIPIO DA ALMA:

A salvação da alma, do nosso Eu. O Espírito Santo realiza a separação da alma e do espírito. A alma é quebrada e o Espírito Santo, através do nosso espírito, exerce Seu governo sobre ela. Isso é Santificação.

Desenvolvei a vossa salvação - (Fl 2:12); Cristo... pode salvar completamente - (Hb 7:25); Na vossa paciência, ganhareis as vossas almas - (Lc 21:19); A palavra em vós enxertada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas - ( Tg 1:21); Quem quiser salvar a sua vida (alma) perdê-la-á; mas quem perder a sua vida (alma) por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á - (Mc 8:35). 

O HOMEM É UMA TRICOTOMIA:

Espírito: é formado de intuição, consciência e comunhão. A intuição é onde Deus revela Sua vontade. A consciência é a campainha moral. A comunhão é para adorar a Deus. Alma: é formada de mente, emoção e vontade. Com a mente eu penso, raciocínio, com a emoção eu sinto; com a vontade eu decido, escolho, tomo decisões. Corpo: é formado de carne, osso e sangue. Por meio dele tenho contato com a matéria.

A Alma é o órgão de decisão. Nela está a nossa vontade, através da qual escolhemos. Ela fica entre o espírito e o corpo e decide se o mundo espiritual ou o mundo material governará. O homem quando foi criado, se tornou Alma Vivente. Adão não era um homem espiritual; era inocente, mas precisava comer do fruto da árvore da vida para ganhar a vida eterna, a vida de Deus.

Salvação da Alma: 1) Qual é o seu significado? É a negação do Ego; a autonegação; o quebrantamento. 2) Como sua salvação é realizada? Por meio da Cruz que tomamos cada dia. 3) Quando será manifestada? Durante o período do reino de Cristo na Terra.

Três categorias de Pessoas: 1) O Homem Natural (Psíquicos): I Co 2:14 – Morto em delitos e pecado. 2) O crente carnal (Sárkiko): I Co 3:1b - Tem um espírito regenerado, mas continua vivendo sob as ordens da alma e do corpo. 3) O crente espiritual (Pneumátikos): I Co 3:1a – Tem um novo espírito e o Espírito Santo através dele governa a alma e o corpo.

LUTAI DIARIAMENTE PELA SUA SALVAÇÃO: A duvida e nossa inimiga veja a bíblia: Combati o bom combate, acabei a corrida e guardei a fé, desde agora a coroa da justiça me está reservada... II Tm 4:8. - Porque pela graça sois salvos, por meio da fè. -Efésios 2:8

SEXTO; PRINCIPIO DO MOINHO:

Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai. Pois assim como eram os dias de Noé, assim será a presença do Filho do homem. Porque assim como eles eram naqueles dias antes do dilúvio, comendo e bebendo, os homens casando-se e as mulheres sendo dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será a presença do Filho do homem.

Dois homens estarão então no campo: um será levado junto e o outro será abandonado; duas mulheres estarão moendo no moinho manual: uma será levada junto e a outra será abandonada. Portanto, mantende-vos vigilantes, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. — Mateus 24:36-42; Marcos 13:32, 33.

Nos dias de Noé, a terra estava cheia de violência e estava sendo arruinada. (Gênesis 6:11,12) Naturalmente, isto era ruim, errado!!! Mas Jesus não se referiu a isto ao mostrar a semelhança entre os dias de Noé e os dias de sua presença na terra. Jesus disse: Comiam, bebiam, os homens casavam-se, as mulheres eram dadas em casamento, até aquele dia em que Noé entrou na arca, e chegou o dilúvio e destruiu a todos. (Lucas 17:27) Essas coisas mencionadas eram em si mesmas corretas e certas.

Então, o que era errado da parte das pessoas? Era que ficavam tão absortas nestas coisas corriqueiras e cotidianas, que não mostravam fé na mensagem de Noé da parte de Deus e não tomavam a sério o apoio que Noé deu à sua mensagem, como absolutamente verdadeira, por construir a arca em demonstração de sua fé. (Hebreus 11:7) Que esta era a coisa errada da parte das pessoas é mencionado por Jesus: E não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos. — Mateus 24:39.

Duas pessoas e dois destinos diferente uma desaparece é arrebatada e outra fica não é arrebatada. Uma ia aos cultos e prestava atenção naquilo que era pregado e acreditava nas mensagens dos pregadores. A outra não dava atenção vivia dissolutamente totalmente voltada para o seu mundo e suas coisas corriqueiras. Uma dava o real valor a salvação outra achava extremo e não dava o valor devido.

PORTANTO UMA FOI LEVADA E A OUTRA ABANDONADA NA TERRA!!!

SETIMO PRINCIPIO OS DAS MÃES CANIBAIS DA BIBLIA:

Em tempo de extrema fome na terra de Samaria, duas mães combinam de cozinhar e comer os próprios filhos. - II Reis 6:24-33...

No tempo em que Jorão reinava em Israel, Ben-Hadade, rei da Síria, cercou todas as terras de Samaria com suas tropas. Por ter suas fronteiras fechadas pela Síria, começou a faltar recursos dentro da cidade de Samaria. Como o comércio havia enfraquecido e a cidade estava desabastecida de recursos, até o que não tinha qualquer valor começou a ser vendido por alto preço. Em pouco tempo, faltava tudo na cidade e Samaria foi abalada por uma gravíssima fome. A situação ficou desesperadora tanto para ricos quanto para pobres. Em Samaria vendia-se até cabeça de jumento por oitenta peças de prata. Já a fome supervalorizou até as fezes de pombos, que eram vendidas por cinco peças de prata cada duzentas gramas.

Mas além da falência da terra, faliu-se também a humanidade das pessoas, que chegaram ao ponto de cometer atrocidades para matar a fome. As pessoas de Samaria, que viviam acostumadas à fartura, agora disputavam fezes de pombos para se alimentarem e algumas chegaram ao extremo de apelarem para o canibalismo para sobreviverem.  Certa vez, estando o rei de Samaria passando pelo muro da cidade, uma mulher tomada por uma aparência de desespero começou a gritar diante do rei dizendo: Acode-me, ó rei, meu Senhor! O rei olhou para a mulher e friamente disse: Se o Senhor não te acode, de onde te acudirei eu? Terei eu trigo ou vinho para ajudá-la?

Mas vendo o estado de desespero da mulher, o rei disse-lhe ainda: que tens? Ao ouvir o que a mulher disse, o rei entrou em estado de grande abalo emocional. A mulher apresentou ao rei uma outra mulher, que não tinha o mesmo parecer de desespero, mas, ainda assim, tinha uma aparência castigada pela miséria que assolava Samaria. Era como se o silêncio dessa segunda mulher dissesse que pior do que estava não ficaria mais.

A primeira mulher então desabafou aos prantos o que havia acontecido. Ela disse ao rei que a outra mulher disse a ela: já que não temos mais nada para comer, vamos cozinhar o seu filho hoje e comê-lo, e amanhã cozinhamos o meu filho para fazermos a última refeição de nossas vidas. O rei, já em estado de choque, continuou ouvindo a história da mulher. Ela finalizou dizendo que elas jantaram o filho dela, mas que a outra mulher, no dia seguinte, recusou-se a cozinhar o próprio filho e o escondeu, não cumprindo o trato. Sem poder suportar mais ouvir a miséria das palavras daquela mulher, o rei, em alto estresse emocional, rasgou as próprias vestes.

O rei começou a caminhar pelo muro da cidade em total desconsolo e o povo viu que ele, por dentro, vestia panos de saco, o que em Israel significava um manifesto de grande sofrimento interior. O rei perguntou ao profeta Eliseu se foi Deus quem fez cair toda aquela desgraça sobre Samaria. O profeta Eliseu deu a seguinte mensagem da parte Deus ao rei: “Amanhã a esta hora, você poderá comprar em Samaria três quilos e meio do melhor trigo ou sete quilos de cevada por uma peça de prata.” Essa mensagem anunciava que a prosperidade estava chegando à Samaria e que os dias de fome chegavam ao fim.

No dia seguinte, os sírios já haviam fugido de Samaria e deixado no arraial muita abundância de alimentos. Conforme a palavra do Senhor, Samaria foi abençoada com muita fartura. Fiel é Deus!!! – DEUS É AQUELE QUE ATRAVÉS DE JESUS CRISTO LIVRA-NOS DA MORTE, MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS DANDO-NOS SALVAÇÃO ETERNA!!!


SALVAÇÃO ETERNA:

INTRODUÇÃO: Você já se imaginou morar em um lugar sem doença e dores, sem maldição e desfrutando da presença de Deus? Existe este lugar o jardim do Éden; Lugar de delicias e paz, alegria e harmonia criado por Deus para o homem fisicamente e espiritualmente... Quando o homem pecou Deus expulsou o homem tirou o homem deste lugar ou situação perfeita: E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15...

Mas o homem pecou: E com o pecado veio sobre o homem três maldições: A doença com suas enfermidades e dores. O espirito da eternidade e a comunhão com Deus. A salvação ou a oportunidade de poder viver eternamente neste lugar – sem dores – sem pecado e desfrutando da presença de Deus. Mas devemos crer que a cruz estabeleceu e restaurou o plano de Deus para o homem quebrando toda esta maldição: Isaias 53:1ª11 – Gálatas 3:12ª14. – Efésios 2:8...

SALVAÇÃO; QUEBRANDO O MURO:

INTRODUÇÃO: Você já se imaginou morar em um lugar sem doença e dores, sem maldição e desfrutando da presença de Deus? Existe este lugar o jardim do Éden; Lugar de delicias e paz, alegria e harmonia criado por Deus para o homem, fisicamente e espiritualmente... Quando o homem pecou Deus expulsou o homem tirou o homem deste lugar ou situação perfeita: E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15...

Mas o homem pecou: E com o pecado veio sobre o homem três maldições: A doença com suas enfermidades e dores. O espirito da eternidade e a comunhão com Deus. A salvação ou a oportunidade de poder viver eternamente neste lugar – Sem dores – Sem pecado e desfrutando da presença de Deus.

1 – A saúde – Disse Deus: Multiplicarei grandemente a tua dor. Gênesis 3:16. 2 – A maldição da morte - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19. 3 – A expulsão do jardim do éden - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. Gênesis 3:23.

A comunhão com Deus - Deus levantou um muro chamado: MURO DA INIMIZADE OU PAREDE DA SEPARAÇÃO!!!

Mas devemos crer que a cruz estabeleceu e restaurou o plano de Deus para o homem quebrando toda esta maldição: Isaias 53:1ª11 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.

LIBERDADE E VIDA PELA FÉ NA CRUZ:

1 - Levou os nossos pecados. 2 – Levou as nossas dores e enfermidades. 3 – Levou as nossas maldições. 4 – Levou a nossa condenação. 5 – Por fim levou na cruz a nossa morte eterna, trazendo a doce paz e alegria da salvação!!! 6 – E escreveu os nossos nomes no livro da vida no reino celestial, livrando da condenação eterna no reino das trevas.

LIBERTOU DA MALDIÇÃO DA LEI E NOS DEUS A BENÇÃO DE ABRAÃO:

Gálatas 3:12ª14. –  Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:12-14...

BENÇÃO DE ABRAÃO:

1 – Comunhão com Deus pela fé. 2 – A restauração da saúde pela fé. 3 – A prosperidade financeira pela fé e obediência. 4 – O batismo e unção do Espirito Santo, Deus passou a habitar em nós pela fé.

A SALVAÇÃO DA ALMA:

Efésios 2:8. - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:7-9.

1 – A salvação de nossas almas não vem por obras da carne ou por aquilo que fazemos, nossas atitudes humana. 2 – A salvação vem pela fé é um presente de Deus através da cruz. Deus tomou a cruz do homem e deu para o homem o seu trono!!!

QUEBRANDO O MURO OU PAREDE DA INIMIZADE OU SEPARAÇÃO:

Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus. Ele acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos; e dos dois povos formou um só povo, novo e unido com ele. Foi assim que ele trouxe a paz. Ef 2:14-15...

Os gentios (não judeus) estavam autorizados a entrar na parte externa (átrio) da área delimitada do templo em Jerusalém. Essa grande área pavimentada em volta do templo e seus pátios internos eram delimitados por uma colunata dupla de pilares com 10 metros de altura.

O perímetro dessa área media 900 metros. Esse pátio externo também era chamado de pátio dos gentios. Mas os gentios eram fisicamente proibidos de acessar os pátios internos do templo por uma barreira de 1,4 metro de altura. Essa barreira era chamada de muro da inimizade, ao qual o apóstolo Paulo cita na sua carta aos efésios.

O historiador judeu Flávio Josefo informa que 13 placas de pedra com inscrições em grego e em latim foram colocadas ao longo da barreira, advertindo os gentios a que não entrassem. Nas palavras de Josefo: Havia uma divisão feita de pedra.

Sua construção era muito elegante; sobre ela, ficavam pilares, em distâncias iguais entre um e outro, anunciando a lei de pureza, em grego e outras em letras romanas, dizendo que: nenhum estrangeiro deveria entrar no santuário.

Os arqueólogos descobriram duas dessas placas de aviso, que dizem: Nenhum estrangeiro tem permissão de entrar na balaustrada em torno do santuário e do pátio. Quem for pego, será responsável por sua decorrente morte. (Ao lado uma placa antiga com um aviso aos gentios no Templo de Jerusalém).

Esse muro divisor teve grande significado para Paulo, que foi preso em Jerusalém por supostamente levar um gentio para o pátio interno do templo (At 21.16-30 - ler).

Paulo e outros cristãos judeus reconheciam que o Deus que havia anteriormente residido no templo havia entrado na humanidade na pessoa de Jesus, o Messias.

A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição haviam, na verdade, rompido o muro da divisão, efetuando unidade e amizade espiritual entre judeus e gentios. Como resultado, Paulo sabia, todas as pessoas tinham acesso garantido a Deus por meio da fé salvadora em Jesus Cristo. Aleluia o muro foi destruído pela cruz (simbolicamente as muralhas de Jericó)!!!

Nos dias do Novo Testamento a lei do Antigo Testamento era uma barreira entre os gentios e os judeus. E esta barreira criou uma hostilidade: O anti-semitismo (ódio aos Judeus) gerava frequentes tumultos nas cidades antigas, e os judeus antigos olhavam com desprezo os vizinhos gentios.

Então Jesus morreu, e tornou a lei irrelevante. Judeus e gentios igualmente se aproximaram de Deus pela fé, e pela fé cada um tinha acesso direto a Deus, o Pai. De repente, tornou-se claro que a igreja é uma, e que de dois grupos hostis Deus formou um novo homem que foi chamado para viver em paz.

O VÉU FOI RASGADO DE ALTO A BAIXO:

A Igreja precisa aprender isso. O que quer que possa existir em qualquer sociedade que cria barreiras, divisões, dissensões e gera hostilidade, é sem valor agora. As raças são irrelevantes agora.

Cada um se aproxima de Deus pela fé em Cristo, e, a partir dos dois, Deus está em ação formando o seu novo homem através do Espírito Santo. Cristo no evangelho exclama, grita: Paz com Deus e paz com os homens.

Cristo aproximou você de Deus pela da fé, e ao aproximar você de Deus Ele aproximou uns aos outros. Percebamos o que Deus está fazendo em sua igreja. E façamos a paz.

Porque o pátio dos gentios, representava o nosso distanciamento de Deus Pai, havia a barreira do pecado, que impedia-nos de entrar na presença de Deus (no lugar Santíssimo), todavia, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.

Por meio do véu, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo.

Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Hb 10:19-23.

O VÉU FOI RASGADO - Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram!!! Mateus 27:51...


DEUS TE ABENÇOE!!! MAURILIO OSWALDO...


Nenhum comentário:

Postar um comentário