MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 30 de março de 2022

PREPARA-TE, Ó IGREJA, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU SENHOR: SEXAGÉSIMO OITAVO LIVRO ON LINE GRATUITO. POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!

Amós 4:1-13 - Bíblia Viva 1 ESCUTEM-ME, SUAS "vacas gordas" de Basã que vivem em Samaria, vocês mulheres que estimulam seus maridos a roubar os pobres e oprimir os necessitados, vocês que nunca têm bebida suficiente! 2 O Senhor Deus jurou pela sua santidade que vai chegar o dia em que Ele, colocará ganchos em suas narinas e as levará para longe de sua terra como se leva o gado. Todas vocês, até a última, serão levadas embora, arrastadas, presas pôr anzóis! 3 Vocês serão arrancadas de suas belas casas e empurradas para fora da cidade pela brecha mais próxima das muralhas. O Senhor falou... 4 Andem, continuem sacrificando aos ídolos em Betel e em Gilgal. Continuem desobedecendo; os seus pecados se amontoam. Ofereçam sacrifícios pela manhã, diariamente, e tragam os dízimos duas vezes por semana!

5 Façam sacrifícios a seu próprio modo e tragam ofertas especiais. Isso os deixa muito orgulhosos e vocês contam tudo aos quatro ventos! 6 Eu fiz vocês passarem fome, diz o Senhor, "mas isso não adiantou; vocês se recusaram a voltar para mim. 7 Eu arruinei as suas plantações, impedindo que chovesse três meses antes da colheita. Deixei chover numa cidade e em outra não. Enquanto chovia numa plantação, a outra ficava seca e morria. 8 Gente de duas, três cidades, caminhava cansada até um lugar onde houvesse chovido para conseguir um pouco d’água, mas não havia água suficiente para todos. Apesar disso, vocês não voltaram para mim, diz o Senhor.

9 Castiguei suas fazendas e vinhas com pragas e ferrugem; os gafanhotos comeram as suas figueiras e oliveiras e apesar disso tudo, vocês não se converteram a mim, diz o Senhor. 10 Mandei contra vocês pragas semelhantes às do Egito. Matei os seus jovens na guerra e espalhei os seus cavalos. O cheiro dos cadáveres era insuportável e assim mesmo vocês se recusaram a vir. 11 Destruí algumas de suas cidades como fiz com Sodoma e Gomorra. Os sobreviventes pareciam pedaços de lenha, meio queimados, tirados da fogueira. Mas vocês não quiseram voltar a Mim, diz o Senhor.

12 Por tudo isso, trarei sobre vocês todos os males de que falei. Prepare-se para enfrentar o julgamento do seu Deus, povo de Israel! 13 Vocês estão enfrentando Aquele que formou as montanhas e criou os ventos, Aquele que conhece cada um de seus pensamentos. Ele transforma o dia claro em escuridão e esmaga as montanhas com seus passos. O Senhor, o Deus do Universo é o Seu nome...

ESTA PALAVRA É PARA PREPARAR O CRENTE PARA ENCONTRAR-SE COM DEUS:

Amós 4.12 Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Devemos estar prontos para o arrebatamento, pois JESUS vem buscar os preparados e não os que estão se preparando. Em muitos o ensino escatológico provoca medo, porém este ensino foi dado por DEUS para nos dar a alegria em saber que brevemente estaremos com Ele para sempre. Salmos 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

Alertar a todos que o noivo está chegando. Foi-nos dadas pistas para que pudéssemos saber, não o dia e nem a hora, porém a estação própria para a colheita de DEUS. Os sinais são patentes e as profecias nunca se cumpriram com tanta velocidade, estejamos prontos, aí vem o Noivo!!!!

Mt 25.6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mt 25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

MEU IRMÃO ESTA É A HORA DA SUA DECISÃO:

"Multidões, multidões no vale da decisão!!! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão" Joel 3:14... O "vale da decisão", um local específico e espiritual em que os filhos de Deus passam em algum momento de suas vidas. Vale é como um buraco na montanha, a parte baixa, feia, sem vida do monte. Nós sabemos que Deus está em cima do monte, como Moisés pôde presenciar e tentou levar todos de Israel para vê-lo face a face, mas se o Senhor está em cima, por que vamos para baixo?

Para se subir a um monte, é preciso começar pelo vale, passar por ele é regra, uma vez que faz parte do caminho, mas não podemos estacionar nele, temos que decidir a subir para encontrar com nosso senhor. O versículo diz: "Multidões, multidões", não é uma multidão, são várias! Sinal de que muita gente passa e fica empacado no vale da decisão. Essas pessoas querem ver o Senhor, se não quisessem não se disporiam a subir o monte, mas por terem suas vontades contaminadas e passivas, param no vale e não conseguem caminhar.

A Palavra continua e diz que o dia do Senhor virá no vale da decisão. Amados, o Senhor é um Deus justo, Ele nos ama, mas é justo, portanto se não nos decidimos plenamente por Ele e por sua Vontade chegará um momento em que o Seu dia chegará sobre nós e aí, Ele decidirá como ficará nossa situação. Não rejeitemos isso, vamos passar rapidamente pelo vale da decisão e continuar a subir o monte. CONCLUSÃO: - Você está preparado para a volta do nosso Senhor Jesus? (Hebreus10:37) “ Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;”


PREPARA-TE, Ó IGREJA, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU SENHOR: Amós 4:1-13...

ANÁLISE HISTÓRICA: Amós, um dos maiores chamados profetas "menores". Profetizou durante os dias de Uzias, rei de Judá e de Jeroboão II, rei de Israel. Acerca de 760 ªc. Amós pertencia à classe pobre dos aldeões onde sabia que os pobres eram oprimidos e os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres tornavam-se cada vez mais empobrecidos. Qualquer propriedade possuída pelo pequeno proprietário era obrigado a vender e havia uma força bruta adversas. Para Amós não havia justiça na terra.

Os que emprestavam dinheiro tomavam as roupas para servirem de garantia pela divida. Os Juízes recebiam subornos onde a injustiça significava vitória e a verdade derrota. - O homem honesto perdia o direito de ir aos tribunais e até mesmo o direito a vida. - Ou seja, não havia ordem. Amós era um camponês de Tecua. (cerca de seis milhas ao sul de Belém) onde exerceu atividade durante o reinado dos reis contemporâneos Ozias e Jeroboão.

O seu ministério se instaurou claramente no apogeu da prosperidade de Israel. Passava a maior parte do seu tempo como pastor e "cultivador de sicômoros" fruto semelhante ao figo. - Amós foi advertido por Amasias que deveria ganhar o seu sustento em Judá (aceitando um salário como os profetas profissionais).

Amós respondeu que ele não era um nãbi (profeta) daquele gênero, nem era tampouco um dos "filhos dos profetas": Recebera uma vocação especial. A sua mensagem era direta contra as injustiças sociais, e se tornou em um grande defensor da justiça. Amós foi um profeta enviado por Deus a um povo obstinado, que não queria ouvir a Sua voz.

Foi necessário que Deus enviasse sobre eles à seca, a fome, as pragas dos gafanhotos, para eles pararem e caírem em si.  Mas, mesmo assim, a dureza do coração persistia e aquele povo continuava longe de Deus. - Agora, através deste profeta do sul, Deus manda como que um ultimato: - "Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus".

Esta é a tua última oportunidade. Ou te arrependes dos teus pecados e dos teus maus caminhos ou virei a ti e tirarei de ti o teu castiçal, para não teres mais oportunidade de brilhar! Às vezes é preciso chegar a medidas extremas para que vejamos o perigo em que estamos.

OBJETIVO DESTA (PALAVRA) ESTUDO:

1º - PREPARAR O CRENTE; para encontrar-se com DEUS – “Amós 4.12 Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”.

Devemos estar prontos para o arrebatamento, pois JESUS vem buscar os preparados e não os que estão se preparando. Em muitos o ensino escatológico provoca medo, porém este ensino foi dado por DEUS para nos dar a alegria em saber que brevemente estaremos com Ele para sempre. – “Salmos 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá”.

2º - ALERTAR A TODOS; que o noivo está chegando. Deus esta dando pistas para que possamos saber não o dia e nem à hora, porém a estação própria para a colheita de DEUS. Os sinais são patentes e as profecias nunca se cumpriram com tanta velocidade, estejamos prontos, aí vem o Noivo; - “Mt 25.6 - Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mt 25.13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”. - Meus irmãos e amigos um dia querendo ou não todos compareceram diante de Deus, para prestar contas da tua vida. Que preparação tens feito para esse encontro com Deus? Lembra-te que, perante Deus, ninguém pode prevalecer com seus pecados e com sua alma manchada, por isso.

"PREPARA-TE MEU IRMÃO PARA TE ENCONTRARES COM DEUS"!

Em que consistirá essa preparação? Será que são suficientes as tuas boas obras? Será que tens merecimentos próprios para comparecer diante de Deus, Santo Justo e Verdadeiro? Lembre-se "todos nós somos, aos Seus olhos, como o imundo e todas as nossas justiças como trapos de imundície” (Isaías 64:6). Estamos mortos em delitos e pecados, logo, nada disso servirá de preparação.


QUE FAREMOS, POIS?

1º - Cada um de nós sinta os seus pecados, arrependa-se e confesse os seus pecados a Deus – “Atos 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”; 2º - Cada um de nós creia, de todo o coração, no Senhor Jesus Cristo – “Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”.

Cada um de nós lance sobre Jesus os seus pecados, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar - I João 2:1 – “MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. I João 2:2 - E ele é a propiciação (sacrificio e oferta a Deus para receber a absolvição) pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.

PROPICIAÇÃO: Sacrifício e oferta a Deus para receber a absolvição e justificação. Absolvição: Ser livre da condenação. JUSTIFICAÇÃO: ser feito por justo ou inocente. Cada um de nós dê testemunho da sua fé, sendo batizado – “Atos 2:31b - Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados”.

MEU IRMÃO ESTA É A HORA DA SUA DECISÃO: "Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão" Joel 3:14.

O "VALE DA DECISÃO"; Um local específico e espiritual em que os filhos de Deus passam em algum momento de suas vidas. Vale é como um buraco na montanha, a parte baixa, feia, sem vida do monte. Nós sabemos que Deus está em cima do monte, como Moisés pôde presenciar e tentou levar todos de Israel para vê-lo face a face.

MAS SE O SENHOR ESTÁ EM CIMA, POR QUE VAMOS PARA BAIXO?

Para se subir a um monte, é preciso começar pelo vale, passar por ele é regra, uma vez que faz parte do caminho, mas não podemos estacionar nele, temos que decidir a subir para encontrar com nosso senhor. Lembre-se: vale representa o mundo um lugar de sofrimento e provação. Monte representa a igreja (a porta do céu), um lugar de paz e bênçãos, milagres e poder, santidade e amor onde habita Senhor Jesus. Monte também simboliza a eternidade onde encontraremos com o Senhor Nosso Deus. O versículo diz: "Multidões, multidões", não é uma multidão, são várias!

Sinal de que muita gente passa e fica empacado no vale da decisão. Essas pessoas querem ver o Senhor. Se não quisessem não se disporiam a subir o monte, mas por terem suas vontades contaminadas e pecados, param no vale e não conseguem caminhar.

LEMBRE-SE: MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS.

A Palavra continua e diz que o dia do Senhor virá no vale da decisão. Amados, o Senhor é um Deus justo, Ele nos ama, mas é justo, portanto se não nos decidimos plenamente por Ele e por sua Vontade chegará um momento em que o Seu dia chegará sobre nós. NESTE MOMENTO ELE DECIDIRÁ COMO FICARÁ NOSSA SITUAÇÃO!!! Não rejeitemos isso, vamos passar rapidamente pelo vale da decisão e continuar a subir o monte para encontrar com o Senhor Jesus.

CONCLUSÃO: Você está preparado para a volta do nosso Senhor Jesus? (Hebreus 10:37) “ Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;” Queria falar do significado de duas palavras deste estudo: 1º - ENCONTRAR: essa raiz denota um encontro planejado em que o sujeito intencionalmente confronta o objeto. "Ter encontro previamente (próximo) marcado". - 2º - PREPARAR: Aprontar, arranjar, dispor com antecedência. Predispor favoravelmente. Estudar, organizar previamente. Dar preparo, tendo em vista algo futuro, onde certas coisas são arrumadas.


VENCENDO O VALE:

(Salmos 84:2) - A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. (Salmos 84:3) - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. (Salmos 84:4) - Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.) (Salmos 84:5) - Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. (Salmos 84:6) - Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.

(Salmos 84:7) - Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. (Salmos 84:8) - SENHOR Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.) (Salmos 84:9) - Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. (Salmos 84:10) - Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. (Salmos 84:11) - Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. (Salmos 84:12) - SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

INTRODUÇÃO: A vida humana se dá em meio a muitas lutas e tristezas. E a Palavra de Deus, longe de minimizar esse fato, nos mostra que por vezes (e muitas vezes), no nosso caminhar nem tudo são rosas, nem tudo é planícies... HÁ VALES PROFUNDOS, VALES SECOS, ÁRIDOS; HÁ ERMOS, HÁ DESERTOS: HÁ UM VALE DE LÁGRIMAS... É assim que o salmista do salmo 84 se refere e chama a sua própria vida: Vale de lágrimas - v. 6 (Bakha' no Hebraico; isto é: choro, lágrima).

Porque no mundo em que vivemos, por vezes, acabamos dando num vale de lágrimas. De modo particular cada um de nós já passou, ou está passando, por esse vale. Para alguns, o vale da perda, da traição, da violência, para outros, o vale da tentação, da indiferença ou da depressão. Há sempre um desses vales sombrios que nos fazem chorar no caminho,

MAS O QUE FAZER? O salmista que passou essa terrível experiência nos dá a formula para quem quer atravessar esse vale e sair dele. 1. É PRECISO TER DEUS COMO FONTE DE NOSSA FORÇA; - V.5. "bem-aventurado o homem cuja forca está em Ti"... Só vence o vale de lágrimas aquele que faz de Deus a sua Fonte, o seu Gerador-mor, a Usina de sua vitalidade. Isso porque não há força humana que resista ao Vale de Baca. Na hora do desprezo, da depressão, da tragédia, qualquer forca humana é menor que as adversidades que nos atingem. Portanto, só vence o vale de Baca quem já entra nele afirmando de onde vem a sua força. A nossa força não vem do pensamento positivo, não vem do dinheiro, não vem da família - a nossa força vem do Senhor.

2. É PRECISO TER A GEOGRAFIA DO CORAÇÃO MUDADA: "Bem-aventurado o homem (...) em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial (...)". Esse que é capaz de transformar o vale árido das lágrimas num manancial de bênção, é aquele cuja geografia do coração já foi alterada - o seu coração já foi aplanado, nivelado. Ele tem um coração plano, sem tortuosidade.

ISTO SIGNIFICA O SEGUINTE: só muda a geografia do lado de fora da vida, quem já mudou a geografia do lado de dentro. É a topografia do coração que determina a topografia da vida. Portanto, é impossível mudar a história que nos circunda, sem que primeiro mudemos a história do nosso coração. Quem traz dentro de si essa geografia do coração transformado é capaz de transformar qualquer deserto em manancial de bênçãos.

3. É PRECISO VIVER A TEOLOGIA DA GRAÇA: Essa teologia esta em todo esse salmo 84 ...e o verso 11 traz essa afirmação da graça dizendo: "Porque o SENHOR Deus é Sol e Escudo; o SENHOR dá Graça e Glória". É impressionante a redundância intencional do salmista ao falar da Graça: "SENHOR dá Graça". Graça já significa dar; "dar graça" então é graça ao quadrado - é graça em dobro. O que significa? Significa que o vale de lágrimas não é em razão de um estancamento, um esgotamento, uma exaustão da Graça de Deus. O vale não estanca a Graça de Deus, ele apenas a inflaciona a torna do tamanho da nossa dor.

Ela ganha a anatomia do nosso sofrimento. De modo que quanto maior a dor maior o derrame e dispêndio da Graça em nossa vida. É por isso que é na travessia das lágrimas que o tem maior percepção da grandeza da Graça de Deus: ...no verso 1 ele chama DEUS DE AMÁVEL, no verso 2, de DESEJÁVEL, ...e ainda no 2, de PROMOTOR DA ALEGRIA. No verso 3, ele PERCEBE DEUS COMO NINHO. Deus se torna o seu Lugar de descanso e repouso. E no verso 9, Deus é ainda o seu PROTETOR. É DEUS ESCUDO.

CONCLUSÃO: Quem sabe, nós não estejamos hoje, no meio de nosso Vale de Baca - consumidos pelas lágrimas do sofrimento. Esse salmo é uma carta de alforria de Deus para nossas vidas, ...cujo cotidiano é marcado por essas mudanças ou contratempo e lutas que acabam por tornar nossas vidas num vale de lágrimas. De modo que com essas atitudes certas nós podemos transformar o vale de lágrimas em vale de bênçãos.

E O VALE DA INDECISÃO EM VALE DA DECISÃO!!! IRMÃOS PERMANECEMOS FIRMES EM NOSSA FÉ PREPARADOS PARA ENCONTRAR COMO O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário