MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 9 de março de 2022

SALVAÇÃO QUEBRANDO O MURO DO IMPEDIMENTO: QUINQUAGÉSIMO SETIMO LIVRO ON LINE GRATUITO: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


INTRODUÇÃO: Você já se imaginou morar em um lugar sem doença e dores, sem maldição e desfrutando da presença de Deus? Existe este lugar o jardim do Éden; Lugar de delicias e paz, alegria e harmonia criado por Deus para o homem, fisicamente e espiritualmente... Quando o homem pecou Deus expulsou o homem tirou o homem deste lugar ou situação perfeita: E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15...

Mas o homem pecou: E com o pecado veio sobre o homem três maldições: A doença com suas enfermidades e dores. O espirito da eternidade e a comunhão com Deus. A salvação ou a oportunidade de poder viver eternamente neste lugar – Sem dores – Sem pecado e desfrutando da presença de Deus.

1 – A saúde – Disse Deus: Multiplicarei grandemente a tua dor. Gênesis 3:16. 2 – A maldição da morte - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19. 3 – A expulsão do jardim do éden - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. Gênesis 3:23. 4 – A comunhão com Deus -  Deus levantou um muro chamado: MURO DA INIMIZADE OU PAREDE DA SEPARAÇÃO!!!

Mas devemos crer que a cruz estabeleceu e restaurou o plano de Deus para o homem quebrando toda esta maldição: Isaias 53:1ª11 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.

LIBERDADE E VIDA PELA FÉ NA CRUZ: 1 - Levou os nossos pecados. 2 – Levou as nossas dores e enfermidades. 3 – Levou as nossas maldições. 4 – Levou a nossa condenação. 5 – Por fim levou na cruz a nossa morte eterna, trazendo a doce paz e alegria da salvação!!! 6 – E escreveu os nossos nomes no livro da vida no reino celestial, livrando da condenação eterna no reino das trevas.

LIBERTOU DA MALDIÇÃO DA LEI E NOS DEUS A BENÇÃO DE ABRAÃO: Gálatas 3:12ª14. –  Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:12-14...

BENÇÃO DE ABRAÃO:

1 – Comunhão com Deus pela fé. 2 – A restauração da saúde pela fé. 3 – A prosperidade financeira pela fé e obediência. 4 – O batismo e unção do Espirito Santo, Deus passou a habitar em nós pela fé.

A SALVAÇÃO DA ALMA:

Efésios 2:8. - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:7-9.

1 – A salvação de nossas almas não vem por obras da carne ou por aquilo que fazemos, nossas atitudes humana. 2 – A salvação vem pela fé é um presente de Deus através da cruz. Deus tomou a cruz do homem e deu para o homem o seu trono!!!

QUEBRANDO O MURO OU PAREDE DA INIMIZADE OU SEPARAÇÃO:

Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus. Ele acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos; e dos dois povos formou um só povo, novo e unido com ele. Foi assim que ele trouxe a paz. Ef 2:14-15... Os gentios (não judeus) estavam autorizados a entrar na parte externa (átrio) da área delimitada do templo em Jerusalém. Essa grande área pavimentada em volta do templo e seus pátios internos eram delimitados por uma colunata dupla de pilares com 10 metros de altura.

O perímetro dessa área media 900 metros. Esse pátio externo também era chamado de pátio dos gentios. Mas os gentios eram fisicamente proibidos de acessar os pátios internos do templo por uma barreira de 1,4 metro de altura. Essa barreira era chamada de muro da inimizade, ao qual o apóstolo Paulo cita na sua carta aos efésios. O historiador judeu Flávio Josefo informa que 13 placas de pedra com inscrições em grego e em latim foram colocadas ao longo da barreira, advertindo os gentios a que não entrassem. Nas palavras de Josefo: Havia uma divisão feita de pedra.

Sua construção era muito elegante; sobre ela, ficavam pilares, em distâncias iguais entre um e outro, anunciando a lei de pureza, em grego e outras em letras romanas, dizendo que: nenhum estrangeiro deveria entrar no santuário. Os arqueólogos descobriram duas dessas placas de aviso, que dizem: Nenhum estrangeiro tem permissão de entrar na balaustrada em torno do santuário e do pátio. Quem for pego, será responsável por sua decorrente morte. (Ao lado uma placa antiga com um aviso aos gentios no Templo de Jerusalém).

Esse muro divisor teve grande significado para Paulo, que foi preso em Jerusalém por supostamente levar um gentio para o pátio interno do templo (At 21.16-30 - ler). Paulo e outros cristãos judeus reconheciam que o Deus que havia anteriormente residido no templo havia entrado na humanidade na pessoa de Jesus, o Messias.

A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição haviam, na verdade, rompido o muro da divisão, efetuando unidade e amizade espiritual entre judeus e gentios. Como resultado, Paulo sabia, todas as pessoas tinham acesso garantido a Deus por meio da fé salvadora em Jesus Cristo. Aleluia o muro foi destruído pela cruz (simbolicamente as muralhas de Jericó)!!!

Nos dias do Novo Testamento a lei do Antigo Testamento era uma barreira entre os gentios e os judeus. E esta barreira criou uma hostilidade: O anti-semitismo (ódio aos Judeus) gerava frequentes tumultos nas cidades antigas, e os judeus antigos olhavam com desprezo os vizinhos gentios. Então Jesus morreu, e tornou a lei irrelevante. Judeus e gentios igualmente se aproximaram de Deus pela fé, e pela fé cada um tinha acesso direto a Deus, o Pai. De repente, tornou-se claro que a igreja é uma, e que de dois grupos hostis Deus formou um novo homem que foi chamado para viver em paz.

O VÉU FOI RASGADO DE ALTO A BAIXO:

A Igreja precisa aprender isso. O que quer que possa existir em qualquer sociedade que cria barreiras, divisões, dissensões e gera hostilidade, é sem valor agora. As raças são irrelevantes agora. Cada um se aproxima de Deus pela fé em Cristo, e, a partir dos dois, Deus está em ação formando o seu novo homem através do Espírito Santo. Cristo no evangelho exclama, grita: Paz com Deus e paz com os homens.

Cristo aproximou você de Deus pela da fé, e ao aproximar você de Deus Ele aproximou uns aos outros. Percebamos o que Deus está fazendo em sua igreja. E façamos a paz. Porque o pátio dos gentios, representava o nosso distanciamento de Deus Pai, havia a barreira do pecado, que impedia-nos de entrar na presença de Deus (no lugar Santíssimo), todavia, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.

Por meio do véu, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Hb 10:19-23.

O VÉU FOI RASGADO - Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram!!! Mateus 27:51... PLANO DE SALVAÇÃO: Nascer de novo é a resposta para a pergunta mais importante dessa vida

Plano de Salvação — Acreditamos que a pergunta mais importante dessa vida é: “Você vai para o céu quando morrer?" Não é uma questão de quanto você é bom, ou como você é como pessoa. Se vai para a igreja ou quanto dinheiro você dá para serviços de caridade. Deus diz que para entrar no céu, é necessário nascer de novo (João 3:3). Ler! - “(João 3:3) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

PLANO DE SALVAÇÃO: Como podemos nascer de novo? O plano de salvação pode ser encontrado na Bíblia. Deus nos mostra claramente o seu plano de como podemos “nascer de novo”. PRIMEIRO: precisamos reconhecer Deus como o Criador de tudo, e também aceitar nossa humilde posição na criação de Deus.  - “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as cousas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas“ (Apocalipse 4: 11).

A SEGUIR: precisamos reconhecer que somos pecadores. “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus“ (Romanos 3:23). - Já que somos pecadores, somos condenados à morte. “porque o salário do pecado é a morte“ (Romanos 6:23). Isto inclui separação eterna de Deus. Mas Deus amou a cada um de nós tanto que deu Seu Único Filho, Jesus, para carregar nosso pecado e morrer no nosso lugar.

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8)”. - Apesar de que não podemos entender completamente como, Deus disse que nossos pecados foram colocados em Jesus e Ele morreu no nosso lugar. Jesus tornou-se o nosso substituto. Na Bíblia, um carcereiro perguntou a seus prisioneiros, Paulo e Silas: “Senhores, que devo fazer para que sejamos salvo? Responderam-lhe:

CRÊ NO SENHOR JESUS, E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA” (ATOS 16:30-31). (repetir). - A Bíblia é muito clara: acredite em Jesus como Aquele que carregou seus pecados, morreu no seu lugar, foi enterrado e a quem Deus ressuscitou. É o sangue e ressurreição de Cristo que nos dá garantia da vida eterna quando O invocamos como nosso Senhor e Salvador. "Por que: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10: 13). - "Todo aquele" inclui cada um de nós.

Portanto, se você entende que é um pecador e acredita que Jesus Cristo veio ao mundo como o único salvador de nossos pecados, então você entende o plano de salvação. A pergunta agora é: você está pronto para viver no dia a dia este plano e aceitar o presente de Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo? Se sua resposta é sim, acredite agora em Cristo, arrependa-se dos seus pecados e entregue o resto da sua vida a Ele como Senhor:

ORAÇÂO: “Pai, eu sei que tenho transgredido suas leis e meus pecados têm me separado de Ti. Eu realmente sinto muito; agora quero me afastar da minha vida de pecado e me aproximar de Ti. Por favor me perdoe e me ajude a evitar a pecar de novo. Eu creio que Seu Filho Jesus Cristo morreu pelos meus pecados, ressuscitou dos mortos, Hoje vive e escuta minha oração. Eu convido Jesus a ser o Senhor da minha vida para reinar em meu coração de hoje em diante. Por favor envie o Espírito Santo para me ajudar a obedecer a Ti e fazer a Sua vontade pelo resto da minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Se você decidiu receber a Jesus hoje, bem-vindo à família de Deus. Agora, como uma forma de crescer mais perto dEle, a Bíblia nos manda complementar o nosso compromisso.

Siga o comando de Cristo de ser batizado. Compartilhe com outra pessoa sobre a sua nova fé em Cristo. Passe tempo com Deus diariamente. Não precisa ser um longo período de tempo. Crie o hábito diário de oração e leitura da Bíblia. Peça a Deus que aumente sua fé e seu conhecimento da Palavra Dele.

Tenha comunhão com os outros irmãos através da igreja. Desenvolva uma amizade com um grupo de amigos irmãos que podem responder suas perguntas e ajudar e lhe apoiar. Continue vindo a igreja local onde você possa louvar a Deus. Não perca e não troque o culto por nada, pois você não vem aqui por causa do pastor e sim por causa do Senhor Jesus.

Ver mensagem em 1º Samuel 7: 12. - Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12...

O SACRIFICIO DOS DOIS PASSAROS: VOANDO COM LIBERDADE DA SALVAÇÃO!!!

REMISSÃO DOS PECADOS; PALAVRA DA CEIA DO SENHOR RECOMEÇAR: A palavra remissão pelo sangue vem de uma palavra remitir: Que quer dizer; Colocar de volta no caminho!!! – Isto quer dizer que os erros do pecado nos tira dos trilhos de Deus. Mas o poder do sangue remidor coloca-nos novamente no trilho e ai podemos recomeçar... - Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber - (Fp 3.13-14)... Aqui tem três decisões; 1° Esquecer – 2° Avançar - 3° Prosseguir: As situações acontecem para que aja em uma decisão, vamos fazer o que? Remoer o passado “há naquele tempo” – ou esquecer, avançar e prosseguir!!!

ESQUECER: É tirar o peso de nossas mentes, lançar fora é apagar aquilo que traz tristezas e reavivar aquilo que nos da esperança!!! O termo correto é esvaziar nossa mente para vivermos em liberdade. - ESQUECER: É o segredo, só vamos avançar e prosseguir se esquecermos. Se não vamos ficar atolados no poço de barro em um tremedal de lama chamada acusação!!! – Salmo 40:1. ESPEREI COM CONFIANÇA pela ajuda do Senhor. Ele Se voltou para mim e ouviu meus pedidos de socorro. 2. Ele me tirou do fundo de um poço de desespero e medo, de um atoleiro de lama. Ele me fez andar sobre a rocha e me deu passos firmes e certos. 3. Colocou em minha boca uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Muita gente verá o que Ele fez por mim e, passará a respeitar o Senhor e confiar nEle.

A liberdade é um dos atributos ou valores mais apreciados pelo ser humano. Para alcançar a liberdade já foram feitas manifestações e revoluções, foram travadas guerras, e muito sangue já foi derramado. Na nossa vida espiritual um sangue foi derramado o sangue carmesim de Jesus Cristo:

No sangue carmesim esta a verdadeira liberdade que só pode ser experimentada através do derramamento de sangue de uma pessoa: Jesus. O Seu sacrifício perfeito liberta todo aquele que escolhe acreditar. Nenhuma corrente é capaz de resistir ao poder libertador do Salvador. - Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Romanos 6:22...

Somos hoje escravos livres em Deus: Livres do pecado – livres da condenação – livres do acusador – livres para voar lavados e remidos pelos sangue carmesim do nosso Salvador Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!!! - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo... João 1:29.

QUEM AQUI QUER VOAR ALTANEIRAMENTE EM LIBERDADE??? LAVA SUA ALMA NO SANGUE CARMESIM DO CORDEIRO DE DEUS!!!

O SACRIFÍCIO DAS AVES:

Temos em Levítico um exemplo desse sacrifício: Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote; este sairá fora do arraial e o examinará. Se a praga da lepra do leproso está curada, então, o sacerdote ordenará que se tomem, para aquele que se houver de purificar, duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e estofo carmesim, e hissopo.

Mandará também o sacerdote que se imole uma ave num vaso de barro, sobre águas correntes. Tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o estofo carmesim, e o hissopo e os molhará no sangue da ave que foi imolada sobre as águas correntes. E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto. Levítico 14:2ª7...

Aqui encontramos duas aves vivas que são trazidas perante o sacerdote que toma uma e sacrifica, derramando o sangue numa vasilha contendo água viva, isto é, água corrente. As asas da outra ave são molhadas com o sangue e aspergidas sete vezes sobre a pessoa, e depois a ave é solta para o campo aberto. Este verbo soltar tem o mesmo sentido de perdoar. A ave solta, com o sangue da outra nas asas, está livre.

MEU IRMÃO DEUS TE SOLTOU (PERDOOU) E VOCÊ PODE VOAR NA LIBERDADE DADA PELO SANGUE: SUA SALVAÇÃO!!! Este quadro é mais um tipo de sacrifício de Cristo e de nossa morte juntamente com ele. A morte de uma das aves é o símbolo de nossa morte juntamente com Cristo, e a libertação da outra, lavada com sangue, é a representação de nossa vida nova, liberta da escravidão da morte e do pecado.

MAS PARA ISTO ACONTECER VOCÊ TEM QUE ESQUECER LANÇAR FORA TUDO QUE QUEIRA AFUNDAR SUA VIDA!!!

ESQUECER É ESVAZIAR DE NÓS MESMO:

1° ESVAZIAR DAS COISAS DO MUNDO: Um barco não afunda por esta dentro da água, mas afunda quando a água esta dentro do barco. Um homem não peca por esta no mundo e sim porque o mundo esta dentro dele. Mas como tirar o mundo de dentro do homem? Primeiro precisamos nos esvaziar das coisas deste mundo, tudo aquilo que esta trazendo peso em nossa consciência, e com ele uma escravidão com algemas que não temos força para resistir ou vencer. A bíblia fala da viagem de Paulo para Roma, em um momento da viagem a navegação se tornou difícil e a viagem perigosa por ser inverno com seus ventos fortes.

2° LANÇAR FORA COISA DENTRO DE NOSSA ALMA: Temendo o naufrágio, eles começaram a jogar para fora do barco muitas coisas que pesavam o barco. Certamente em nossas vidas precisamos jogar fora coisas dentro de nós para não sofrermos o naufrágio espiritual. Lançar fora tristezas – amarguras – angustias – acusações – traumas – raiva que provoca ódio – falta de perdão, só vou ser perdoado se perdoar!!! 

3° - MAS ANTES PRECISAMOS ALIMENTAR DA PALAVRA DE DEUS: OBS – Depois de esvaziar de nós mesmo precisamos nos encher de Deus!!!  A bíblia relata que eles jogaram a carga de trigo no mar, mas antes eles se fortaleceram alimentando com a comida. Algo que precisamos fazer ou coisa que devemos fazer depois de esvaziar o barco de nossas vidas é nos fortalecermos no Senhor e na força do seu poder é alimentarmos da comida espiritual que Deus enviou para nós a sua palavra que é nosso alimento espiritual.

Esvaziar de nós mesmo é tornarmos humildes, pois só com a humildade vamos obedecer fazendo a vontade de Deus como servos fieis!!! Obediência ao Senhor é uma atitude de quem esta vazio de si mesmo e cheio de Deus. Amém!!!

Atos 27:33 - Pouco antes do amanhecer, Paulo insistia que todos se alimentassem, dizendo: Hoje faz catorze dias que vocês têm estado em vigília constante, sem nada comer. 34 Agora eu os aconselho a comerem algo, pois só assim poderão sobreviver. Nenhum de vocês perderá um fio de cabelo sequer. 35 Tendo dito isso, tomou pão e deu graças a Deus diante de todos. Então o partiu e começou a comer. 36 Todos se reanimaram e também comeram algo. 37 Estavam a bordo duzentas e setenta e seis pessoas. 38 Depois de terem comido até ficarem satisfeitos, aliviaram o peso do navio, atirando todo o trigo ao mar.

VAMOS RECOMEÇAR? ESQUECENDO – AVANÇANDO E PROSSEGUINDO!!! - O pecado nos tirou do caminho do caminho do Senhor, mas o sangue carmesim da remissão colocou-nos novamente no caminho... O CARMESIM ERA UMA TINTA TIRADA DE UMA PLANTA TINHA A COR AVERMELHADA QUE REPRESENTA O SANGUE DA REMISSÃO, MAS TINHA TAMBÉM A COR DE UM AZUL CINTILINTA REPRESENTANDO O CÉU DE GLORIA NOSSA ETERNIDADE!!! O vermelho do sangue nos lava de todo o pecado e o azul do carmesim representa nossa salvação pelo sangue...

 

Deus te abençoe!!! Maurilio Oswaldo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário