MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 31 de março de 2022

PEROLA DE UM ESCRITOR: SEXAGÉSIMO NONO LIVRO ON LINE GRATUITO!!! QUAL O SIGNIFICADO DE SER MAIS QUE VENCEDOR, DE SER UM GRANDE CAMPEÃO? POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!

Quando falamos de um vencedor é alguém que participou de uma luta e saiu vitorioso porque foi superior e mais forte ao adversário, teve mais habilidade que seu oponente. Foi certamente mais inteligente, mais qualquer coisa que seja o critério da disputa. Ser vencedor é esforçar-se e receber o prêmio que serio o pódio do seu esforço.

Ser mais que vencedor e mais que campeão é muito diferente: Quer dizer que você não foi o mais forte, não foi o mais habilidoso, nem foi o mais inteligente ou mais gente boa. No entanto, o prêmio da vitória é entregue em suas mãos. Ser mais que vencedor é receber um prêmio pelo qual você não fez por merecer.

Isto fala da GRAÇA de Deus sobre sua vida!!! GRAÇA = Favor que se dispensa ou recebe; mercê, dádiva. É um presente que Deus concede aos homens e que os torna capazes de alcançar a salvação. Se é um favor não é por merecimento...

Ora, isso não é justo: É, não é mesmo. Isso é Graça, favor imerecido. Você não lutou e foi mais que vencedor, por quê? Porque Deus escreveu com manchas de sangue na cruz a historia de sua vida e é por isso que quando você nasceu os anjos cantaram esta ai um mais que campeão!!!

PEROLAS SÓ PEROLAS:

O sorriso embeleza a face. A santidade enriquece a alma. Os olhos limpos enxerga pureza. A mente sã traz saúde ao corpo. os bons pensamentos leva-nos para uma estrada colorida. O espirito santo de Deus troca nossa situação: De alma vivente para espirito vivicante. A clareza esta no obvio. Ter Deus ao seu lado é nunca andar sozinho. Ler a palavra é alimento para a alma.

Comer o mana do céu é fortalecer diariamente. quem morre em Cristo ressuscita primeiro ao soar da ultima trombeta. Os vivos em Cristo serão transformados em um corpo corruptível em incorruptibilidade. Pensar no futuro e profetizar abriram as portas para nossos sonhos. Viver a verdade de Deus é aniquilar e destruir as mentiras do cotidiano. Quem vive com esperança tem a fé como companheira. Não vive olhando para trás esqueça, pois ninguém dirige sua vida olhando para os retrovisores empoeirados do mundo. O caminho da fé é tortuoso e estreito, mas seu destino final é glorioso e eterno. Viver na claridade da palavra de Deus e ter uma visão ampla da eternidade.

Benditos são os pés daqueles que anunciam a salvação, sua caminhada são guardados pelos anjos de Deus que são sua segurança. A intercessão por quarenta dias trouxe o derramar do Espirito Santo. nossa intercessão move a ação do mesmo Espirito sobre vidas e almas. A oração são as chaves que abrem as compotas das bênçãos celestiais. Viver por viver é no mínimo sem sentido viver e servir é no máximo uma vida com proposito. O bem que fazemos são bumerangues de Deus um dia certamente voltaram para nós multiplicados pelas providencias de Deus.  Quem exerce a misericórdia, recebe misericórdia. Quem exerce o juízo recebe o juízo. A natureza de nossos julgamentos definiram a lei do retorno.

O VALE DO QUEBRANTAMENTO: PRISÃO, JULGAMENTO DE JESUS CRISTO NO VALE DE CEDROM!!! 

PRISÃO DE JESUS CRISTO: Jesus é preso; Quando Jesus acabou de orar, atravessou o vale de Cedrom com os seus discípulos. Eles foram para o outro lado do vale, onde havia um jardim. (Judas, o traidor, conhecia aquele lugar, pois Jesus costumava ir ali com seus discípulos.). Então Judas foi para lá se encontrar com ele. Ele estava guiando alguns soldados romanos e um grupo de guardas do templo, enviados pelos líderes dos sacerdotes e pelos fariseus. Eles estavam armados e levavam lanternas e tochas. Jesus sabia tudo o que ia acontecer. Por isso, deu alguns passos à frente e perguntou:

Quem vocês estão procurando? Eles responderam: Jesus de Nazaré. Jesus disse: Sou eu mesmo!!! (Judas, o traidor, estava ali com eles.). Quando Jesus lhes disse: Sou eu mesmo, eles se afastaram e caíram no chão. Então Jesus lhes perguntou outra vez: Quem vocês estão procurando? E eles responderam: Jesus de Nazaré. Jesus disse a eles: Já lhes disse que sou eu. Se vocês estão procurando por mim, então deixem estes homens irem embora...

Jesus falou isto para que acontecesse o que ele tinha dito antes: Eu não perdi nenhum daqueles que você me deu. Simão Pedro trazia consigo uma espada. Ele a tirou e atacou o criado do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. (O criado se chamava Malco). Jesus disse a Pedro: Guarde a sua espada!!! Eu tenho que beber do cálice de sofrimento que meu Pai me deu.

JESUS FOI PRESO NO VALE DE CEDROM: UM LOCAL DE DECISÃO; Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. Joel 3:12-14...

Devido a eventos ocorridos no período do reinado do rei Josafá, (de Judá), o Vale da torrente do Cedrom também passou a ser profeticamente chamado de Vale de Josafá ou baixada de Jeosafá: Emek Yehoshafat que significa o vale onde Deus julgará (Vale do Julgamento). Ali Jesus foi preso no vale da decisão!!!

O AVIVAMENTO E O VALE DE CEDROM: Todo avivamento tem de passar pelo Vale de Cedrom. Trata-se de um lugar em Israel relacionado também ao Ribeiro de Cedrom, começando ao norte de Jerusalém, passando pelo monte do Templo e pelo monte das Oliveiras em direção ao Mar Morto, depois de atravessar o deserto da Judéia. Por ali, homens de Deus tiveram de passar, realizando feitos que geraram avivamento para toda a nação.

OS LEVITAS E O VALE DE CEDROM: PURIFICAÇÃO; E os sacerdotes entraram na casa do SENHOR, para a purifição, e tiraram para fora, ao pátio da casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no templo do SENHOR; e os levitas a tomaram, para a levarem para fora, ao ribeiro de Cedrom... II Crônicas 29:16...

Quebrantar significa = Quebrar, abater, tornar fraco. A experiência acima é do rei Davi que está sendo vítima da rebelião de seu próprio filho, Absalão, que usurpa o trono do pai. Davi não reage, apenas se quebranta diante de Deus. Qual a razão? Ele sabia que no fundo, o pecado dele cometido há muitos anos, mais cedo ou tarde, traria suas consequências. A revolta do próprio filho naqueles dias era uma indesejável colheita de adultério e homicídio cometidos por Davi no passado (II Samuel 11).

Nessas horas não adianta guerrear contra o inimigo de Deus, ou lutar contra as circunstâncias. O melhor caminho é o quebrantamento. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17). Portanto espiritualmente o Vale de Cedrom; significa para nós a igreja de Deus: O vale do arrependimento, o vale do choro e o vale da entrega. Onde Jesus foi preso tornou-se para nós lugar de quebrantamento para mudança vida.

ASA E O VALE DE CEDROM: O VALE DO ZELO: E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom. I Reis 15:13... Deus sempre se revelou como Deus Zeloso: Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. Êxodo 34:14. No caso acima, o rei Asa não somente destruiu o ídolo horrível que servia de tropeço para Israel, queimando-o junto ao ribeiro de Cedrom, como removeu do trono sua própria mãe, responsável pelo ídolo.

Portanto, o Vale de Cedrom também é lugar onde se queimam os ídolos do coração e se removem do trono até mesmo pessoas importantes para nós, mas que não podem ser mais importantes do que Deus. O Zelo do Senhor não permite que pai, mãe, filho, esposa ou qualquer outra pessoa ocupe o lugar dEle na vida de um discípulo Seu (Mateus 10:37).

O vale de Cedrom significa para nós ua igreja lugar de abandonar tudo aquilo que nos atrapalha a chegar ate Deus. Lugar zelo: Grande cuidado com as coisas de Deus, grande dedicação a Deus e sua obra com um compromisso fervoroso pela sua casa; A Igreja do Senhor, desdobramento em zelos para com ela. Tudo que você faz na vida deve ser duas vezes mais por Deus e seu povo...

ZELO: Quer dizer esforça-se em disposição, diligência, empenhando grande aplicação na realização de algo (tarefas, deveres, obrigações religiosas etc.). No nosso caso como Igreja ao Senhor e Salvador Jesus Cristo!!!

VALE DE CEDROM LUGAR DE ENTREGA TOTAL: Jesus e o Vale de Cedrom, depois de orar Jesus se entrega aos planos e vontade de Deus. TENDO Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto (jardim), no qual ele entrou e seus discípulos. João 18:1...

Jesus Cristo: O homem mais importante da história também passou pelo Vale de Cedrom e foi mais além. Caminhando com os discípulos até o Getsêmani, ali entregou ao Pai tudo o que tinha, até o seu último e desesperado desejo:

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. (Mateus 26:39)... Portanto Jesus foi com os discípulos para além do ribeiro de Cedrom… chegando no Getsêmani, Jesus foi um pouco mais para diante… Será que o Senhor não está nos desafiando a irmos para um pouco mais adiante dos nossos limites?

Uma entrega verdadeira e genuína sempre demandará um passo a mais, ou quantos forem necessários. Lembram-se destas palavras: Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26...

Mas como aborrecer pai e mãe? Se muitos não aborrecem seus vícios, suas vontades, seu tempo, seus desejos, seu lazer, seu trabalho, seu celular. Da mesma forma, todo aquele que não carrega a sua própria cruz e segue após mim não pode ser meu discípulo...

Conclusão: Nós chegamos ao Vale de Cedrom, purificando-se dos nossos pecados. Já conhecemos o Vale do quebrantamento, onde não se luta, mas se inclina-se enfraquecido diante de Deus. Já visitamos o Vale de Cedrom, onde quebramos ídolos em nossas vidas e colocamos Jesus como Senhor e Salvador, mesmo acima da própria família. Já seguimos com Jesus para além do ribeiro de Cedrom onde se entrega tudo o que temos. Olha meu irmão: Sem passar por esse vale não há avivamento.

O REI QUE VIROU ANIMAL: O QUE REALMENTE ACONTECEU COM O REI NABUCODONOSOR?

O rei Nabucodonosor foi o imperador mais conhecido e poderoso do Império Babilônico, e ficou no poder por aproximadamente 43 anos. Nabucodonosor era filho de Nabopolassar, que também havia sido rei da Babilônia antes dele, e esposo de Amitis da Média.

Significado de Nabucodonosor? O significado do nome Nabucodonosor gera algumas dúvidas entre os estudiosos. As melhores sugestões dizem que Nabucodonosor significa Nebo, protetor das fronteiras ou Nebo, protetor da minha coroa.

O nome original é o babilônico Nabukudurri-usur, que foi transliterado (mudança literal) no texto bíblico para o hebraico, aramaico e grego, na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento).

A coroação de Nabucodonosor como rei da Babilônia? Nabucodonosor sucedeu seu pai, Nabopolassar, no trono da Babilônia e reinou entre 604 a.C. e 562 a.C. Antes de assumir o trono, Nabucodonosor, na condição de príncipe herdeiro, serviu como comandante do exército babilônico em algumas ofensivas militares.

O reinado do rei Nabucodonosor? Aqui vale dizer que a cidade da Babilônia alcançou grande prestígio e poder em aproximadamente 1850 a.C., e depois entrou em declínio. Foi então com Nabucodonosor, mais de mil anos depois, que ela recuperou toda sua glória. Por este motivo o império liderado por Nabucodonosor é conhecido como Império Neobabilônico.

Ainda em 605 a.C., após derrotar os egípcios em Carquemis, Nabucodonosor avançou contra Jeoaquim, rei de Judá (2Rs 24:1,2; 2Cr 36:5-7). Essa foi a primeira de três invasões babilônicas contra Judá, e também foi nessa ocasião que Daniel, Hananias, Mizael e Azarias foram levados cativos por Nabucodonosor.

O grande erro de Nabucodonosor? Saqueou o Templo de Salomão e capturou um enorme despojo de guerra. Tocou naquilo que era sagrado e violou o templo do Deus vivo de Israel. Não devemos tocar em algo separado a Deus!!!

Jerusalém foi arrasada e o Templo destruído. O rebelde rei Zedequias foi capturado por Nabucodonosor que o forçou a assistir a execução de seus próprios filhos, antes de ter os olhos cegados e ser levado acorrentado para a Babilônia onde acabou morrendo (2Rs 25:5-7; Jr 39:4-8; 52:8-11).

O MUSICO E O ADORADOR:

O musico toca o instrumento. O adorador toca o coração das pessoas. O musico estudou para tocar. O adorador estudou para ser tocado. O musico toca com harmonia e arte. O adorador toca com harmonia e arte. Mas depende da unção de Deus. O musico tem seu instrumento. O adorador é o instrumento...

O musico enche o ambiente com seus acordes. O adorador enche os céus com seu louvor. O musico depende do instrumento. O adorador não depende do instrumento. O musico é um tocador de musicas. O adorador é um tocador de sonhos. Os sonhos de um Criador. O musico busca inspiração nos homens. O adorador busca inspiração em Deus. Musico seja um adorador. Pois Deus não busca músicos. Deus busca verdadeiro adorador...

O SACRIFICIO DAS AVES:

O SACRIFÍCIO DOS DOIS PÁSSAROS: VOANDO COM LIBERDADE!!! REMISSÃO DOS PECADOS; PALAVRA DA CEIA DO SENHOR - RECOMEÇAR: A palavra remissão pelo sangue vem de uma palavra remitir: Que quer dizer; Colocar de volta no caminho!!! – Isto quer dizer que os erros do pecado nos tira dos trilhos de Deus. Mas o poder do sangue remidor coloca-nos novamente no trilho e ai podemos recomeçar...

Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber - (Fp 3.13-14)...

Aqui tem três decisões; 1° Esquecer – 2° Avançar - 3° Prosseguir: As situações acontecem para que aja em uma decisão, vamos fazer o que? Remoer o passado “há naquele tempo” – ou esquecer, avançar e prosseguir!!!

ESQUECER: É tirar o peso de nossas mentes, lançar fora é apagar aquilo que traz tristezas e reavivar aquilo que nos da esperança!!! O termo correto é esvaziar nossa mente para vivermos em liberdade.

ESQUECER: É o segredo, só vamos avançar e prosseguir se esquecermos. Se não vamos ficar atolados no poço de barro em um tremedal de lama chamada acusação!!!

Salmo 40:1. ESPEREI COM CONFIANÇA pela ajuda do Senhor. Ele Se voltou para mim e ouviu meus pedidos de socorro. 2. Ele me tirou do fundo de um poço de desespero e medo, de um atoleiro de lama. Ele me fez andar sobre a rocha e me deu passos firmes e certos. 3. Colocou em minha boca uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Muita gente verá o que Ele fez por mim e, passará a respeitar o Senhor e confiar nEle.

A liberdade é um dos atributos ou valores mais apreciados pelo ser humano. Para alcançar a liberdade já foram feitas manifestações e revoluções, foram travadas guerras, e muito sangue já foi derramado. Na nossa vida espiritual um sangue foi derramado o sangue carmesim de Jesus Cristo:

No sangue carmesim esta a verdadeira liberdade que só pode ser experimentada através do derramamento de sangue de uma pessoa: Jesus. O Seu sacrifício perfeito liberta todo aquele que escolhe acreditar.

Nenhuma corrente é capaz de resistir ao poder libertador do Salvador. - Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Romanos 6:22...

Somos hoje escravos livres em Deus: Livres do pecado – livres da condenação – livres do acusador – livres para voar lavados e remidos pelos sangue carmesim do nosso Salvador Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!!! - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo... João 1:29.

QUEM AQUI QUER VOAR ALTANEIRAMENTE EM LIBERDADE??? LAVA SUA ALMA NO SANGUE CARMESIM DO CORDEIRO DE DEUS!!!

O SACRIFÍCIO DAS AVES:

Temos em Levítico um exemplo desse sacrifício: Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: Será levado ao sacerdote; este sairá fora do arraial e o examinará. Se a praga da lepra do leproso está curada, então, o sacerdote ordenará que se tomem, para aquele que se houver de purificar, duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e estofo carmesim, e hissopo.

Mandará também o sacerdote que se imole uma ave num vaso de barro, sobre águas correntes. Tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o estofo carmesim, e o hissopo e os molhará no sangue da ave que foi imolada sobre as águas correntes. E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto. Levítico 14:2ª7...

Aqui encontramos duas aves vivas que são trazidas perante o sacerdote que toma uma e sacrifica, derramando o sangue numa vasilha contendo água viva, isto é, água corrente. As asas da outra ave são molhadas com o sangue e aspergidas sete vezes sobre a pessoa, e depois a ave é solta para o campo aberto. Este verbo soltar tem o mesmo sentido de perdoar. A ave solta, com o sangue da outra nas asas, está livre.

MEU IRMÃO DEUS TE SOLTOU (PERDOOU) E VOCÊ PODE VOAR NA LIBERDADE DADA PELO SANGUE!!!

Este quadro é mais um tipo de sacrifício de Cristo e de nossa morte juntamente com ele. A morte de uma das aves é o símbolo de nossa morte juntamente com Cristo, e a libertação da outra, lavada com sangue, é a representação de nossa vida nova, liberta da escravidão da morte e do pecado.

MAS PARA ISTO ACONTECER VOCÊ TEM QUE ESQUECER LANÇAR FORA TUDO QUE QUEIRA AFUNDAR SUA VIDA TE JOGAR PARA BAIXO – TRAZER BAIXA AUTO ESTIMA!!!

ESQUECER É ESVAZIAR DE NÓS MESMO:

1° ESVAZIAR DAS COISAS DO MUNDO: Um barco não afunda por esta dentro da água, mas afunda quando a água esta dentro do barco. Um homem não peca por esta no mundo e sim porque o mundo esta dentro dele.

Mas como tirar o mundo de dentro do homem? Primeiro precisamos nos esvaziar das coisas deste mundo, tudo aquilo que esta trazendo peso em nossa consciência, e com ele uma escravidão com algemas que não temos força para resistir ou vencer. A bíblia fala da viagem de Paulo para Roma, em um momento da viagem a navegação se tornou difícil e a viagem perigosa por ser inverno com seus ventos fortes.

2° LANÇAR FORA COISA DENTRO DE NOSSA ALMA: Temendo o naufrágio, eles começaram a jogar para fora do barco muitas coisas que pesavam o barco. Certamente em nossas vidas precisamos jogar fora coisas dentro de nós para não sofrermos o naufrágio espiritual. Lançar fora tristezas – amarguras – angustias – acusações – traumas – raiva que provoca ódio – falta de perdão, só vou ser perdoado se perdoar!!!

3° - MAS ANTES PRECISAMOS ALIMENTAR DA PALAVRA DE DEUS: OBS – Depois de esvaziar de nós mesmo precisamos nos encher de Deus!!! A bíblia relata que eles jogaram a carga de trigo no mar, mas antes eles se fortaleceram alimentando com a comida. Algo que precisamos fazer ou coisa que devemos fazer depois de esvaziar o barco de nossas vidas é nos fortalecermos no Senhor e na força do seu poder é alimentarmos da comida espiritual que Deus enviou para nós a sua palavra que é nosso alimento espiritual. Esvaziar de nós mesmo é tornarmos humildes, pois só com a humildade vamos obedecer fazendo a vontade de Deus como servos fieis!!!

Obediência ao Senhor é uma atitude de quem esta vazio de si mesmo e cheio de Deus. Amém!!! - Atos 27:33 - Pouco antes do amanhecer, Paulo insistia que todos se alimentassem, dizendo: Hoje faz catorze dias que vocês têm estado em vigília constante, sem nada comer. 34 Agora eu os aconselho a comerem algo, pois só assim poderão sobreviver. Nenhum de vocês perderá um fio de cabelo sequer.

35 Tendo dito isso, tomou pão e deu graças a Deus diante de todos. Então o partiu e começou a comer. 36 Todos se reanimaram e também comeram algo. 37 Estavam a bordo duzentas e setenta e seis pessoas. 38 Depois de terem comido até ficarem satisfeitos, aliviaram o peso do navio, atirando todo o trigo ao mar.

VAMOS RECOMEÇAR? ESQUECENDO – AVANÇANDO E PROSSEGUINDO!!! - O pecado nos tirou do caminho do caminho do Senhor, mas o sangue carmesim da remissão colocou-nos novamente no caminho...

O CARMESIM ERA UMA TINTA TIRADA DE UMA PLANTA TINHA A COR AVERMELHADA QUE REPRESENTA O SANGUE DA REMISSÃO, MAS TINHA TAMBÉM A COR DE UM AZUL CINTILANTE REPRESENTANDO O CÉU DE GLORIA NOSSA ETERNIDADE!!! O vermelho do sangue nos lava de todo o pecado e o azul do carmesim representa nossa salvação pelo sangue...

CONCLUINDO: As asas pode ter um simbolismo motivacional ou espiritual. As asas são o poder do voo, tanto na Natureza. Sendo assim, as asas são um símbolo de liberdade, fuga de buscar a distancia do pecado. Há uma frase que diz assim: Bater as asas e voar; é isto ai meu irmão com suas asas lavadas no sangue do remitir (recomeço) – Bata as suas asas e voa na liberdade do puro sangue carmesim!!!

 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário