MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

CEIA DO SENHOR O MEMORIAL DO PERDÃO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


MEMORIAL? Memorial é uma referência à memória, à lembrança. Assim, um memorial é algo construído para nos fazer lembrar de alguém ou de alguma coisa. Algo que jamais deve ser esquecido.

Ainda que o ensinamento da Bíblia sobre a Ceia do Senhor não seja complicado, muitas diferenças de entendimento apareceram depois do tempo do Novo Testamento. O único modo de sabermos que estamos seguindo o Senhor é estudar as instruções e imitar os exemplos que encontramos no Novo Testamento. Nunca estamos livres para ir além do que o Senhor revelou na Bíblia algumas questões sobre a Ceia do Senhor.

PORQUE PÃO SEM FERMENTO? Jesus instituiu a ceia do Senhor durante os dias judaicos dos pães asmos, uma festa anual na qual somente pão sem fermento era permitido entre os judeus (veja Êxodo 12:18-21).

- No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde. Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos. Êxodo 12:18-20.

Podemos apreciar mais claramente o significado do pão sem fermento quando consideramos o significado simbólico do fermento na Bíblia. Não era permitido fermento nos sacrifícios oferecidos a Deus, no Velho Testamento (Levítico 2:11). A ideia de impureza ou pecado é claramente associada com fermento em vários textos.

Por exemplo, Jesus usou fermento para falar simbolicamente de FALSAS DOUTRINAS (Mateus 16:11-12).

Paulo usou fermento para representar FALSA DOUTRINA E CORRUPÇÃO MORAL (Gálatas 5:7-9,13,16; 1 Coríntios 5:6-9). É plenamente adequado, então, que o sacrifico perfeito e sem pecado do próprio Filho de Deus seja representado por pão sem fermento: "Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebramos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade" (1 Coríntios 5:7-8).
O significado do fermento na Bíblia muitas vezes está relacionado à ideia do pecado!!!

QUANDO DEVEMOS OBSERVAR A CEIA DO SENHOR? Jesus mostrou aos seus discípulos como participar deste memorial, mas não especificou quando. Aprendemos quando os primeiros cristãos observaram a ceia pelo exemplo dos discípulos em Trôade: "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão." (Atos 20:7). Todo semana!!! Todos os domingos passavam juntos, comendo e bebendo em comunhão... Hoje na igreja é todo mês...

IGREJA PRIMITIVA TODA SEMANA – IGREJA CONTEMPORÂNEA TODO MÊS!!!

ONDE DEVEMOS PARTICIPAR DA CEIA? A Ceia do Senhor é um ato de comunhão entre cada cristão e o Senhor, e é também um ato de comunhão entre cristãos. Em Atos 20:7, os discípulos se reuniam para partir o pão. 1 Coríntios 11:20-22 distingue entre a Ceia do Senhor, que era o propósito de sua reunião como uma congregação, e as refeições comuns, que eram tomadas nas casas de cristãos.

Não encontramos nenhuma autoridade na Bíblia para participar da Ceia do Senhor a sós ou fora da assembleia da igreja.

QUEM TEM O DIREITO DE TOMAR A CEIA DO SENHOR? A Ceia do Senhor é um ato espiritual partilhado pelo Senhor com aqueles que estão em fraternidade com ele. Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos, mas aos seus discípulos (Mateus 26:26). João conta-nos que somos aptos a participar com Deus na comunhão espiritual somente se andarmos na luz do seu caminho:

"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:5-7).

Somente aqueles que já foram batizados nas águas para a remissão dos pecados para entrar no corpo de Cristo devem participar da Ceia do Senhor (Atos 2:38; Gálatas 3:26-28).
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:26-28...

O QUE SIGNIFICA PARTICIPAR "INDIGNAMENTE"? Cada um que participa da Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está participando de maneira correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial.

"Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim, coma do pão e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si" (1 Coríntios 11:27-29).

A palavra "indignamente" é frequentemente mal entendida. Ela não descreve a dignidade da pessoa (ninguém é verdadeiramente digno de comunhão com Cristo). Esta palavra descreve o modo de participar. A pessoa que não leva a sério esta comemoração está brincando com o sacrifício de Cristo e está se condenando por não discernir o corpo de Cristo.

Por esta razão, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor. É imperativo que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos atenção exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu significado, condenamo-nos diante de Deus.

A CEIA DO SENHOR: PASSADO, PRESENTE E FUTURO:

Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com ele todos os meses da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro.

PASSADO: Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação.

PRESENTE: Quando meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida.

FUTURO: Entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação eterna. Não podemos esquecer nunca o dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa!!!

COMER DA CARNE E BEBER DO SANGUE:

Porque a palavra de Jesus trazia uma implicação muito séria? Comer Sua carne e beber Seu sangue significa que Ele permanecerá em nós e nós nEle, do contrário, não teremos vida em nós mesmos. Por conseguinte, iremos andar como Ele andou o que nos leva a uma responsabilidade, muito além das forças e capacidade humana. vivendo assim na dependência do espirito santo!!!

No entanto, percebamos o detalhe: Eu permaneço naquele que comer a minha carne e beber o meu sangue. “João 6:56. - Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”- Sendo assim podemos todas as coisas, porque Ele nos fortalece, lembrando que somos homens e não deuses, e Ele conhece as nossas limitações e não pede de nós além das nossas possibilidades.

Portanto, a Santa Ceia não deve ser negligenciada (sem entendimento do significado do sacrifício VICÁRIO: Substituição do santo pelo pecador), ela nos lembra de onde estávamos (no mundo: passado), onde estamos (na igreja ligada ao corpo de Jesus: presente), onde estaremos (na eternidade com Deus: futuro) antes de sermos alcançados por Jesus, e do amor dEle, entregando-se à morte tão cruel pelo nosso resgate. Deus te abençoe!!! 

PORTANTO COMAMOS O PÃO DA CURA E O SANGUE DO REMITIR (REMISSÃO)!!!

Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário