MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

QUADRAGÉSIMA QUARTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!! AS FIGURAS BÍBLICAS DA IGREJA:


Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito. - (Efésios 2.19-22).
Na lição anterior, nós estudamos as figuras do tesouro oculto, da pérola de grande valor, do rebanho e da lavoura. Em todas essas figuras nós encontramos lições importantíssimas sobre como cuidar da igreja de Deus. Nesta lição, nós continuaremos nosso estudo das figuras bíblicas da igreja e suas aplicações relacionadas à eclesiologia prática.
A Bíblia também retrata a Igreja como um edifício: Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós - (1 Coríntios 3.9).
Nesta figura da igreja, ela é vista como um edifício, um santuário, um lugar santo para Deus. O Obreiro é um sábio construtor que coopera com O TIPO DO EDIFÍCIO: 
Todo edifício é construído com um propósito. Alguns são construídos para casas, outros para o comércio, outros para hospitais e etc. É o propósito do edifício que determina o tipo de edifício que se deseja construir. - No aspecto espiritual, a coisa funciona do mesmo jeito. Deus planejou construir um edifício para si, a igreja, com um propósito específico. Qual é o propósito da igreja como um edifício? 
De acordo com a Bíblia, a Igreja é uma casa espiritual (1 Timóteo 3.15; 1 Pedro 2.5). Ela não é um edifício feito por mãos humanas. Deus é o seu arquiteto e construtor. Se a Igreja é uma casa espiritual, ela foi construída para cumprir propósitos espirituais. Tais propósitos, em linhas gerais, são (a) glorificar a Deus, (b) evangelizar os Perdidos e (c) ajudar os salvos a crescerem espiritualmente.
A Bíblia diz que a Igreja é um santuário ou templo santo (1 Coríntios 3.16-17; Efésios 2.21-22). Esta analogia está perfeitamente de acordo com os tipos do Antigo Testamento (AT) (o Tabernáculo e o Templo). Deus não habita em santuário feito por mãos humanas. Quando Deus ordenou a construção do Tabernáculo e depois aprovou o desejo de Davi de construir-lhe uma casa, o Senhor tinha em mente criar uma ilustração do desejo do Seu coração, ou seja, habitar no meio do Seu povo em santidade.
Esta figura da Igreja, infelizmente, foi corrompida por muitas pessoas. Hoje em dia há alguns ensinamentos tristes e pervertidos sobre o “Templo de Deus” ou a “Casa de Deus”. Edifícios construídos por mãos humanas são chamados de “Templo” ou “Casa” de Deus, mas a única Casa de Deus verdadeira é espiritual e não material ou física.
Aqueles que foram unidos a Cristo pela fé constituem o Templo de Deus, a Igreja. As pessoas unidas a Cristo, não um prédio, é a casa espiritual de Deus. Nós estamos falando de pessoas, não de coisas. Deus não habita em coisas, Deus habita em pessoas. Nós constituímos a Casa de Deus e, portanto, devemos ser santos!!! Sendo uma casa espiritual, um templo santo, a igreja é um lugar para o exercício do sacerdócio, que é oferecer sacrifícios espirituais a Deus (1 Pedro 2.5). Na atualidade, nós temos pouca ideia do que realmente seja um sacerdócio.
Além do mais, pelo fato de algumas igrejas usarem o nome “sacerdote” para seus líderes, fica ainda mais difícil entendermos somente pelo uso do nome o que seja realmente um sacerdote. Assim, vejamos um pouco sobre o que significa o sacerdócio da Igreja ou de todos os cristãos.
No AT, somente a tribo de Levi podia exercer o sacerdócio. Na realidade, o plano de Deus era que todos os que pertencessem a Israel fossem sacerdotes (Êxodo 19.6). Mas o povo falhou e este privilégio ficou somente para os levitas e, especialmente, aos da casa de Arão. Os sacerdotes judaicos eram aqueles que retinham o direito e o privilégio de aproximar-se de Deus em nome das pessoas. Embora as pessoas pudessem adorar e orar a Deus em seus momentos devocionais, ninguém exceto os sacerdotes podia oferecer sacrifícios de adoração e pelos pecados.
Assim, se alguém buscava o “perdão oficial” de Deus, ele deveria dirigir-se aos sacerdotes com uma oferta pelo pecado. Entre os deveres e privilégios do sacerdote figuravam o direito exclusivo de oferecer sacrifícios e ofertas (Hebreus 5.1 e 2), ensinar os filhos de Israel toda a lei (Levítico 10.11), queimar incenso diariamente e acender as lâmpadas do tabernáculo (Êxodo 30.6-9). Os sacerdotes eram mensageiros do Senhor dos Exércitos (Malaquias 2.7) e se vestiam de vestes gloriosas e ornamentais (Êxodo 28.2).
A eles competia o serviço do santuário e o do altar e o que estava para dentro do véu (Números 18.5,7). Todas estas funções, privilégios e características do sacerdócio judaico são símbolos de realidades espirituais. Os sacrifícios, por exemplo, são típicos de sacrifícios espirituais que oferecemos hoje na Nova Aliança. Em Levítico de 1 a 7 há diversos sacrifícios que são simbólicos de nosso relacionamento com Cristo como nosso Salvador. Os Holocaustos falam de nossa consagração total a Ele (Romanos 12.1-2).
A oferta de Manjares fala de nossa vida em maturidade (Efésios 4.15). A Oferta pelo pecado fala de nossa total confiança nos méritos de Cristo (2 Coríntios 5.21). A Oferta pela culpa simboliza nossa total confiança na obra de Cristo (Romanos 4.25; 8.1) e a Oferta pacífica simboliza nossa apreciação de Cristo (Salmos 34.8). - Os sacrifícios no Antigo Testamento também são simbólicos de nossos sacrifícios de louvor (Hebreus 13.15) que devemos oferecer ao Senhor por meio de Jesus Cristo.
Além disso, há também sacrifícios da prática do bem e da mútua cooperação (Hebreus 13.16).
Todos estes sacrifícios estavam relacionados à “Casa de Deus”. A Casa de Deus era o lugar onde tais sacrifícios eram oferecidos a Deus. A Igreja, portanto, como casa espiritual de Deus, é o lugar onde os sacrifícios espirituais devem ser oferecidos. Quando o Obreiro planta uma igreja, ele está plantando uma casa espiritual para oferecer sacrifícios espirituais a Deus. Ele não está edificando um negócio, uma empresa ou um clube, mas sim uma casa espiritual.
Paulo, de fato, faz sérias advertências quanto à nossa atitude para com a Casa de Deus, a Igreja. Ele diz que é preciso ter cuidado para não destruir o santuário de Deus, pois se alguém o fizer, Deus mesmo o destruirá. Eu tremo só de pensar em quantas pessoas estão “brincando de igreja”, em quantos líderes tratam mal o povo de Deus e ensinam regras ao Seu povo. 
Deus irá tratar com eles e aquele que estiver destruindo a Casa de Deus. - Como um edifício, a Igreja tem que estar bem ajustada para poder crescer. Este “ajuste” se dá quando cada um é discipulado, treinado e equipado para desenvolver algum tipo de ministério na Casa de Deus, a Igreja, visando o bem comum.
Todo edifício é construído com material apropriado. Há diversos tipos e diversas qualidades, mas o propósito é o mesmo. No entanto, quanto melhor a qualidade tanto melhor ficará o edifício. - A Bíblia diz que o edifício de Deus é construído com pedras vivas (1 Pedro 2.5). Cada novo convertido é encaixado no edifício espiritual que é a Igreja. Ali, unidos, todos nós formamos o edifício de Deus, um templo santo, dedicado ao Senhor. Este é o material básico para se construir a igreja: pessoas que possuem um vivo relacionamento com Jesus, pedras que ligadas à Rocha eterna.
Quando Paulo fala de plantar igrejas em 1 Coríntios 3, ele enfatiza que só há um fundamento para a Igreja, que é Jesus Cristo. No entanto, ele mostra que cada um precisa ter cuidado sobre como edifica sobre este único fundamento. Parte deste “como” inclui a escolha certa do material que será empregado. Paulo diz que uns edificam a Igreja com ouro, prata e pedras preciosas; Outros, porém, edificam com madeira, palha e feno.
Em outras palavras, o apóstolo está ensinando que nós podemos edificar a igreja com coisas duradouras ou perecíveis, com coisas de grande valor ou com coisas de pouco ou nenhum valor.
O Obreiro precisa saber que tipo de material ele está empregando na plantação da Igreja. Muitos plantam e edificam igrejas baseadas em número de membros, tradições e doutrinas humanas, coisas materiais, e numa infinidade de outras coisas que possuem pouco ou nenhum valor, e que não permanecerão e nem subsistirão às provas e tribulações da vida, e muito menos ao fogo consumidor de Deus.
Se você é um sábio construtor, um Obreiro sábio, você edificará uma igreja baseada nos propósitos e valores do Reino de Deus, pois o Reino de Deus é eterno e inabalável, e de valor incalculável. O Obreiro sábio investe prioritariamente em pessoas, não em coisas. Portanto, veja que tipo de material você está empregando!
OS CONSTRUTORES:
Depois de pensar no propósito do edifício que se está construindo e de recolher o material certo para a construção, você deve pensar agora nos construtores, aqueles que irão edificar o edifício. - Deus é o Arquiteto e construtor da Igreja (Hebreus 11.10; Mateus 16.18; Êxodo 25.9), mas Ele edifica Sua casa através de construtores humanos, De servos e servas comprometidos em edificar uma casa espiritual para Ele. O Obreiro é um destes construtores da Casa de Deus. Portanto, ele deve seguir certos princípios ou dicas da construção (espiritual) da Casa de Deus.
Primeiramente, os construtores não devem rejeitar a pedra principal (1 Pedro 2.6-8; 1 Coríntios 3.11), que é Jesus Cristo. Ele é a principal pedra do alicerce da Igreja e sem Ele, de fato, não pode existir uma casa espiritual para a habitação de Deus. Os judeus rejeitaram a Jesus e perderam o reino nesta era. Se nós perdemos a visão de Jesus como a pedra principal do alicerce da Igreja nós perdemos tudo.
Além do mais, Ele é a “pedra angular”, a pedra de esquina. A pedra angular era colocada como alicerce de duas paredes que se encontravam. Ela era responsável pelo equilíbrio da construção. - Jesus Cristo é esta pedra no alicerce da casa de Deus. As paredes que se encontram e são sustentadas por Ele podem representar a velha e a nova aliança,
ou o ministério dos profetas (AT) e apóstolos (NT), que formam o alicerce da Igreja. Na prática do Obreiro, isto significa que a ele deve edificar a Igreja sobre a revelação de Jesus tanto no AT quanto no NT.
No AT, Jesus Cristo é profetizado e no NT nós temos o cumprimento das profecias concernentes a Cristo. No AT nós temos figuras e sombras acerca do Filho de Deus. No NT nós temos a realidade. - A principal tarefa do Obreiro é, portanto, anunciar Cristo e edificar a Igreja sobre a revelação de que Jesus é o Filho de Deus.
Os construtores também devem lançar o fundamento segundo a graça de Deus (1 Coríntios 3.10). A obra de edificação da Igreja não pode ser feita na força ou segundo as tradições humanas. O Obreiro deve considerar seriamente como ele lança o fundamento da Igreja. Que Jesus você está anunciando? O Jesus da lei, das regras, das tradições ou o Jesus como Ele é revelado na plenitude de Deus?
Hoje em dia, muitas igrejas estão sendo edificadas sobre regras e tradições humanas. As pessoas que se aproximam de tais igrejas recebem um novo código regulador para a vida. Elas recebem novas regras sobre como se vestir, falar, pentear-se, usar acessórios de beleza, e etc. Na maioria das vezes isto é tudo que elas recebem: regras sobre regras.
O Obreiro precisa lembrar-se, então, que ele é um mensageiro da graça de Deus. Ele deve estar consciente que não é possível ensinar a graça e praticar a lei. As duas coisas se excluem quanto ao viver prático. A função da lei é mostrar que somos pecadores, mas ela não nos dá poder para vencer o pecado (Gálatas 3.19-25). A graça de Deus nos perdoa de todos os pecados e nos faz aceitáveis a Deus por meio de Jesus (Efésios 1.4-7).
Mas a graça também nos ensina a viver em santidade, assim como nos ajuda a vencer as tentações e pecados (Tito 2.11-12); (Hebreus 4.16). Portanto, o Obreiro deve dar a graça de Deus às pessoas e não tradições, regras e leis. Os construtores devem lançar o fundamento com prudência (1 Coríntios 3.10). Paulo disse que ele lançou o fundamento como um prudente ou sábio construtor. 
Ele teve o cuidado de anunciar o Jesus da Bíblia. Ele teve o cuidado de anunciar a graça de Deus. Ele teve o cuidado de não rejeitar a pedra principal. Ele teve o cuidado de edificar segundo a graça de Deus. Se você é um Obreiro prudente, você seguirá o exemplo de Paulo.
Isso pode parecer óbvio demais, porém, não custa nada lembrar que o Obreiro só deve edificar depois de lançar solidamente o alicerce. Muitos plantadores de igrejas começam a desenvolver certas áreas de liderança e ministérios antes de ter um sólido alicerce na vida daqueles que formam o núcleo da igreja.
Toda igreja, pequena ou grande, sendo plantada ou já estabelecida, possui um grupo de pessoas que estão mais próximas do Obreiro ou do pastor e são aquelas pessoas com as quais sempre se pode contar. Em linguagem técnica, este grupo é chamado de “núcleo”. Não é prudente expandir a Igreja, abrir-se ao público em geral, tentar desenvolver diversas atividades ou estabelecer ministérios e líderes oficialmente, sem ter um núcleo bem alicerçado na fé em Cristo (batizado, discipulado), plenamente conhecedor e comprometido com a visão. - Com os valores, com as prioridades, com a declaração de fé e com as estruturas da igreja.
O PROCESSO DE EDIFICAÇÃO:
Construir um edifício não é uma tarefa aleatória. Existe um processo, uma ordem, uma maneira específica de começar, continuar e concluir. O mesmo se dá com a casa espiritual, que é a Igreja. Vejamos, então, alguns passos importantes no processo de construir ou edificar a Igreja:
1. Projetar a construção. Antes de construir, é importante saber os detalhes daquilo que você construirá: quanto você precisará investir na construção, quanto terreno será necessário, quanto tempo levará para chegar aonde você deseja ir, o material que será usado, etc.
Se você é o construtor, o edificador, você precisará conhecer muito bem a planta e saber se ela atende aos padrões estabelecidos. - Aplicando isso espiritualmente, isto diz respeito à visão da Igreja, visão esta que o Obreiro deverá ter antes de começar a formar a igreja. Se o Obreiro não tem uma planta (visão da igreja) ou se esta não é baseada nos padrões de Deus, ele estará condenado ao fracasso antes de começar a edificação da igreja.
2. Juntar o material. Além de ter a planta, de saber que tipo de edifício e como irá construir, é preciso também juntar o material adequado para iniciar a construção. No caso do Obreiro, o material que ele juntará é formado pelas pessoas que comporão a igreja e os valores bíblicos que ele ensinará para elas. Para reunir pessoas com o propósito de formar uma igreja bíblica, e não meramente um ajuntamento de pessoas, a evangelização precisa enfatizar a graça e o reino, arrependimento e fé, salvação e senhorio.
3. Lançar o fundamento. O fundamento de uma casa é muito importante. Sem alicerce nenhuma casa se manterá de pé por muito tempo. O mesmo acontece com o fundamento espiritual da igreja. A Bíblia diz que ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto, Jesus Cristo (1 Coríntios 3.11). Mas a questão que deve nos preocupar agora é acerca de quem deve lançar o fundamento e como ele deve lançar este fundamento que é Cristo.
Paulo diz que ele lançou o fundamento da igreja em Corinto (1 Coríntios 3.10). Embora Felipe tenha evangelizado Samaria, o fundamento foi lançado por Pedro e João (Atos 8.14). Embora alguns discípulos tenham pregado em Antioquia e muita gente tenha se convertido, o fundamento da igreja foi lançado por Barnabé e Paulo (Atos 11.19-22). Isto deixa bem claro que os “obreiros enviados” (apóstolos no NT e o Obreiro hoje) são aqueles que lançam o fundamento, o alicerce de novas igrejas. A igreja, de fato, está edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas (as doutrinas ensinadas por eles).
4. Levantar o muro. Alguns sábios construtores, depois que lançam o alicerce de certas casas, começam a edificar o muro antes de continuar com a construção.  A razão é que o muro dificultará o acesso de ladrões e de pessoas estranhas. Para o Obreiro, o muro representa a “oração de intercessão”, ou seja, a oração que é feita especificamente para a proteção da igreja contra as forças do mal (Efésios 6.18-19). O Obreiro deverá gastar tempo diário orando e suplicando a graça de Deus ao mesmo tempo em que pede a proteção, o poder e a vitória de Deus sobre os inimigos espirituais.
5. Estabelecer colunas. As colunas que ligarão as paredes e sustentarão o teto precisam ser construídas para estabelecer o edifício. Na igreja em Jerusalém havia colunas (Gálatas 2.9), ou seja, líderes fortes. O Obreiro deve formar líderes desde o início da igreja. No início é melhor não chamá-los de líderes ou dar uma função oficial para eles, para evitar o orgulho, mas depois que eles estiverem mais amadurecidos, eles devem ser estabelecidos publicamente.
6. Levantar as paredes e colocar o teto. Tendo estabelecido as colunas, o construtor pode trabalhar na construção das paredes e do teto. As paredes contribuirão para a proteção do edifício assim como para sua organização interna. O teto servirá de abrigo contra a chuva e o sol. No caso da igreja, as paredes e teto equivalem a princípios, valores e estruturas que proporcione abrigo, proteção, intimidade e familiaridade para seus membros. 
O Obreiro, portanto, deve trabalhar duro para que a igreja seja um verdadeiro abrigo, uma família, um lugar de cura e restauração para os feridos. Ele deverá proporcionar estruturas organizacionais que facilitem a vida da igreja ao invés de impedi-la.
7. Fazer o acabamento. Depois que o edifício esta com paredes e o teto, agora é hora de trabalhar no acabamento: fazer instalação hidráulica e elétrica, rebocar (fazer o enchimento) as paredes, corrigir as falhas, pintar, etc. O acabamento visa tanto embelezar quanto tornar a estrutura mais eficaz e útil.
Aplicando isso à igreja, nós entendemos que o Obreiro deverá fazer o “acabamento” da igreja firmando os novos convertidos, fortificando os líderes e desenvolvendo ministérios na igreja.
Quando estes princípios da construção natural são empregados diligentemente na construção espiritual, o resultado é certo: a Igreja será bem edificada e será um lugar onde a presença de Deus encherá, tocará e transformará as vidas de todos os que ali se achegarem com um coração disposto a receber Dele.

QUADRAGÉSIMO QUARTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!

Maurílio Souza...





Nenhum comentário:

Postar um comentário