MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

QUINQUAGÉSIMA SEGUNDA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!! A BENÇÃO DO PERDÃO:


QUAL SERIA O COMPORTAMENTO DA IGREJA DE HOJE EM RELAÇÃO A ESSES HOMENS???

"E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne." (Judas 22-23) - "Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos." (1 Tessalonicenses 5:14)...

Esses textos agrupam em várias categorias os que estão em pecado, mostrando o tipo de ajuda necessária para cada caso. - OS QUE TROPEÇAM: "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado." (Gálatas 6:1)...

O PECADO PEGA O HOMEM NUM MOMENTO DE FRAQUEZA E O ENLAÇA: Nessa situação, outros irmãos devem conversar com aquele que tropeçou e ajudá-lo a se erguer novamente. Isso deve ser feito com um espírito de mansidão e delicadeza.

Não ajuda muito repreender com severidade. É preciso que pensemos como gostaríamos de ser tratados numa situação desta, porque todos tropeçamos e caímos no pecado uma vez ou outra, e NECESSITAREMOS QUE OS NOSSOS IRMÃOS COM MANSIDÃO NOS FAÇAM VOLTAR À FIDELIDADE NO SERVIÇO DO SENHOR!!!

Paulo incentivou Timóteo a fazer apelos às pessoas e não repreendê-las de uma maneira áspera: "Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães, às moças, como as irmãs, em toda a pureza." (1 Timóteo 5:1-2)...

Áquila e Priscila mostraram sabedoria ao conversarem com Apolo em particular para ajudá-lo a aprender o caminho de Deus com mais precisão: "E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.

Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus." (Atos 18:24-26)...

O objetivo é recuperar o pecador e não apenas "cumprir o nosso dever" de admoestá-lo: "Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, SE ELE SE ARREPENDER, PERDOA-LHE. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: ARREPENDO-ME; PERDOA-LHE." (Lucas 17:3-4)...

BETESDA: UMA CASA DE MISERICÓRDIA:

A casa de Deus deve ser lugar de misericórdia: Deus enviava de tempos em tempos um anjo para mover as águas de um tanque que havia no templo, chamado Betesda. Neste lugar haviam doentes, cegos, paralíticos, que eram curados, caso pulassem primeiro , enquanto as águas eram agitadas. Dentre tantos enfermos, havia um homem paralítico que há mais de 30 anos estava ali, esperando a boa vontade de alguém para lançá-lo no tanque.

Entretanto, ninguém o ajudara. Muitos de seus amigos imagino eu, que outrora em sua mesma condição de doente e que foram curados, nem mesmo eles voltavam para ajudar aquele miserável paralítico.

Na verdade, este texto fala-nos sobre a misericórdia divina. Somente Deus pode enxergar a miséria humana e compadecer-se dos viventes. Os próprios homens são incapazes de sentirem ou fazerem algo em prol de sua própria raça. O pior de tudo isso é que eles estavam dentro do templo. Isso é revelador, pois penso que o lugar mais propício para o exercício da misericórdia e da compaixão deveria ser na casa de Deus.

Entretanto, a realidade é que o homem permanece mau ainda que vá a uma igreja. Se Cristo não transformar nossos corações à sua semelhança, então nossa miséria permanecerá.

A MISÉRIA HUMANA COMOVE A DEUS:

Cristo dirigiu-se até aquele paralítico e perguntou-lhe: Queres ser curado? E ouve: Não tenho quem me ajude quando as águas são agitadas!!! - Ora, não podemos deixar de refletir nessa afirmativa. Esta frase nos revela: A Falta de solidariedade dos homens por seus semelhantes; A Falta de companheirismo e coleguismo dos homens por seus semelhantes; O egoísmo humano como sua principal mazela. 

Queridos, Deus enviava um anjo para socorrer os humanos, isto é, era necessário que um ser sobrenatural fizesse algo, caso contrário ninguém da terra o faria. Deus além de estar sendo bondoso em curar as enfermidades daquela gente, está revelando a dureza do coração humano. O egoísmo faz de nós pessoas mesquinhas, incapazes de darmos as mãos àqueles que há tanto tempo clamam por socorro. A verdade é que nós queremos a misericórdia de Deus só para nós mesmos.

A PERGUNTA É: QUEREMOS DAR MISERICÓRDIA AO NOSSO PRÓXIMO?

O próprio Filho de Deus teve de vir a este tenebroso mundo para mostrar aos homens que o que Deus busca é misericórdia e não sacrifícios. Apenas ritos religiosos não satisfazem a Deus; Mera frequência a um templo religioso não satisfaz ao Senhor; Ele procura misericórdia; Quer que exercitemos a compaixão e o amor para com todos. Ninguém mais do que Jesus poderia sentir compaixão daquela pobre alma. A bíblia diz: e Jesus vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: queres ficar são? (Jo 5.6)...

Deus, diferente do que muitos pensam, se importa com a raça humana. Ele deseja nos sarar, não somente nosso corpo doente, mas nossa alma pecadora. Deus deseja libertar-nos do poder do pecado, nossa maior miséria.

QUINQUAGÉSIMO SEGUNDO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!
Maurílio Souza...



Nenhum comentário:

Postar um comentário