MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!! A BENÇÃO DO PERDÃO:


COMO TRATAR OS IRMÃOS QUE PECAM?

"Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados." (Tiago 5:19-20)... 

- A Bíblia muitas vezes ressalta o interesse que os cristãos devem ter pelo bem-estar espiritual dos irmãos... Mas como vamos agir em uma situação? Expor e humilha-lo? Esconder e ser cúmplice de sua falta? Qual deve ser nossa atitude?

Olha que diz a bíblia? – Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. - Mateus 18:15-17...

QUERO COLOCAR DUAS ATITUDES DAQUELE QUE ERRA E DAQUELE QUE VÊ O IRMÃO EM SEU ERRO:

1° O que erra? – “Quem confessa e deixa alcança misericórdia”. (Pv.28:13b). Se você confessa a Deus o seu pecado e tem força em si mesmo para abandonar o pecado alcança misericórdia e o perdão de Deus seja na ceia ou fora da ceia!!!  A ceia é a celebração do perdão e da salvação através do sacrifício vicário de Jesus...

VICÁRIO = Sacrifício vicário ou sacrifício expiatório é conhecido em teologia cristã como o sacrifício substituto de Jesus Cristo pelo pecado do homem na cruz. Quando pecamos e confessamos os nossos delitos, temos a certeza a absolvição e perdão destes delitos.

Mas o que mais incomoda o homem e ter confessado e voltar a praticar novamente o que anteriormente diz ter arrependido. O que diz as escrituras a respeito deste contexto? A Bíblia diz que quem confessa e deixa alcança misericórdia. “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará mas o que confessa e deixa alcança misericórdia” (Pv.28:13)...

Se o irmão não consegue vencer o pecado e ele torna-se repetitivo procure um irmão mais maduro na fé para que possa ajuda-lo se não procure seu pastor para ajuda-lo nesta luta contra sua fraqueza...

2° - O IRMÃO QUE VÊ O ERRO DO IRMÃO: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja;” Repreenda com amor, e exorta (exortar = falar ao pé do ouvido), com misericórdia (miséris, miséria necessidade com córdia coração) ser cordial trata-lo com o coração vem de cordialidade...

Ajuda-lo em suas fraquezas não o exponha, mas se ele não consegue vencer chama outros irmãos cheios de misericórdia e com amor conversa com ele, devemos também suportar o irmão pecador que quer dizer suporta-lo ou sustenta-lo para que não caia vem de bengala que é sustentação.

E se ele (a) não conseguir vencer peça ajuda a igreja através de seus pastores e lideres, tudo debaixo de unção, com sentimento perdoador e acima de tudo com aquilo que revela a gloria de Deus que é; SUA BONDADE E MISERICÓRDIA!!!

LEMBRAM-SE: A IGREJA DEVE SER UM HOSPITAL DE CURA DO DOENTE FÍSICO E ESPIRITUAL E NÃO UM TRIBUNAL COM SEUS JUÍZOS SEM MISERICÓRDIA OU CONDENADORES!!!

A REAÇÃO NATURAL E NÃO ESPIRITUAL DIANTE DE UM IRMÃO QUE PECA, É ABANDONÁ-LO!!! Lembrem-se; Jesus não foi abandonado por Deus e nem te abandonou com você pecou contra os céus...  – “Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação”. 2 Coríntios 5:19, outra tradução fala da palavra de reconciliação...

RECONCILIAÇÃO = É o Latim reconciliar E, “juntar novamente”, formado por RE-, “outra vez”, + CONCILIARE, “unir, tornar amigável, juntar em sentimento”, de CONCILIUM, “reunião”, por sua vez formada por COM, “junto”, mais a raiz de CALARE, “chamar”.

Texto bíblico: 2 Coríntios 5…18 - Tudo isso provém de Deus, QUE NOS RECONCILIOU consigo mesmo por intermédio de Cristo e nos outorgou o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO. 19 - Pois Deus estava em Cristo RECONCILIANDO CONSIGO MESMO O MUNDO, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da MENSAGEM DA RECONCILIAÇÃO. 20 - Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos encorajasse por nosso intermédio. Assim, vos suplicamos EM NOME DE CRISTO QUE VOS RECONCILIEIS COM DEUS.

VEJA AS ESCRITURAS: Mas as Escrituras ensinam que os cristãos são uma família, um corpo, e cada membro deve preocupar-se intensamente com o crescimento espiritual dos outros membros. A Palavra ensina que deve haver distinção entre os irmãos que pecam. Nem todos os pecados refletem o mesmo tipo de coração e, portanto, assim como cada doença física requer um tratamento diferente, o mesmo acontece com as enfermidades espirituais.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE HOMENS DA BÍBLIA QUE PECARAM FORAM PERDOADOS E FIZERAM A HISTORIA DA BÍBLIA: Moisés matou e enterrou um homem irado feriu a rocha (Êxodo 2:11) - E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.

E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. Êxodo 2:11,12 - (Êxodo 17:5) e ferir a rocha (17:6). Em Refidim Deus manda novamente que ele tome a vara (Números 20:8) e fale à rocha (mesmo versículo). Moisés, então, levantou a sua mão e feriu a rocha DUAS VEZES (Números 20:11)...
  
– Davi adulterou e praticamente matou o seu amigo colocando ele na linha de frente (explicar o pecado de Davi) – (2 Samuel 11)... – E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram:

Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.

Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra. Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés.

E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa. E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi à Urias: Não vens tu duma jornada?

Por que não desceste à tua casa? E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei.

Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa. E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.

Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu. 2 Samuel 11:2-17...

Pedro armado feriu ao soldado e ainda negou Jesus e foi líder da igreja em Jerusalém (João 18:10,11..25ª27) – Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu? João 18:10,11. E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se.

Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou. E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele? E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou. João 18:25-27... 

Paulo foi cúmplice da morte por apedrejamento de Estevão (Atos 7: 57,58)!!! – Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.

E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. Atos 7:57-60...

QUINQUAGÉSIMO PRIMEIRO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!

Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário