MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 3 de agosto de 2019

QUADRAGÉSIMA SEXTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!! O PROCESSO DE EDIFICAÇÃO:


Construir um edifício não é uma tarefa aleatória. Existe um processo, uma ordem, uma maneira específica de começar, continuar e concluir. O mesmo se dá com a casa espiritual, que é a Igreja. Vejamos, então, alguns passos importantes no processo de construir ou edificar a Igreja:
1. Projetar a construção. Antes de construir, é importante saber os detalhes daquilo que você construirá: quanto você precisará investir na construção, quanto terreno será necessário, quanto tempo levará para chegar aonde você deseja ir, o material que será usado, etc.
Se você é o construtor, o edificador, você precisará conhecer muito bem a planta e saber se ela atende aos padrões estabelecidos. - Aplicando isso espiritualmente, isto diz respeito à visão da Igreja, visão esta que o Obreiro deverá ter antes de começar a formar a igreja.
Se o Obreiro não tem uma planta (visão da igreja) ou se esta não é baseada nos padrões de Deus, ele estará condenado ao fracasso antes de começar a edificação da igreja.
2. Juntar o material. Além de ter a planta, de saber que tipo de edifício e como irá construir, é preciso também juntar o material adequado para iniciar a construção. - No caso do Obreiro, o material que ele juntará é formado pelas pessoas que comporão a igreja e os valores bíblicos que ele ensinará para elas. Para reunir pessoas com o propósito de formar uma igreja bíblica, e não meramente um ajuntamento de pessoas, a evangelização precisa enfatizar a graça e o reino, arrependimento e fé, salvação e senhorio.
3. Lançar o fundamento. O fundamento de uma casa é muito importante. Sem alicerce nenhuma casa se manterá de pé por muito tempo. O mesmo acontece com o fundamento espiritual da igreja. A Bíblia diz que ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto, Jesus Cristo (1 Coríntios 3.11). Mas a questão que deve nos preocupar agora é acerca de quem deve lançar o fundamento e como ele deve lançar este fundamento que é Cristo.
Paulo diz que ele lançou o fundamento da igreja em Corinto (1 Coríntios 3.10). Embora Felipe tenha evangelizado Samaria, o fundamento foi lançado por Pedro e João (Atos 8.14). Embora alguns discípulos tenham pregado em Antioquia e muita gente tenha se convertido, o fundamento da igreja foi lançado por Barnabé e Paulo (Atos 11.19-22).
Isto deixa bem claro que os “obreiros enviados” (apóstolos no NT e o Obreiro hoje) são aqueles que lançam o fundamento, o alicerce de novas igrejas. A igreja, de fato, está edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas (as doutrinas ensinadas por eles).
4. Levantar o muro. Alguns sábios construtores, depois que lançam o alicerce de certas casas, começam a edificar o muro antes de continuar com a construção.  A razão é que o muro dificultará o acesso de ladrões e de pessoas estranhas. Para o Obreiro, o muro representa a “oração de intercessão”, ou seja, a oração que é feita especificamente para a proteção da igreja contra as forças do mal (Efésios 6.18-19).
O Obreiro deverá gastar tempo diário orando e suplicando a graça de Deus ao mesmo tempo em que pede a proteção, o poder e a vitória de Deus sobre os inimigos espirituais. 
5. Estabelecer colunas. As colunas que ligarão as paredes e sustentarão o teto precisam ser construídas para estabelecer o edifício. Na igreja em Jerusalém havia colunas (Gálatas 2.9), ou seja, líderes fortes. O Obreiro deve formar líderes desde o início da igreja. No início é melhor não chamá-los de líderes ou dar uma função oficial para eles, para evitar o orgulho, mas depois que eles estiverem mais amadurecidos, eles devem ser estabelecidos publicamente.
6. Levantar as paredes e colocar o teto. Tendo estabelecido as colunas, o construtor pode trabalhar na construção das paredes e do teto. As paredes contribuirão para a proteção do edifício assim como para sua organização interna. O teto servirá de abrigo contra a chuva e o sol. No caso da igreja, as paredes e teto equivalem a princípios, valores e estruturas que proporcione abrigo, proteção, intimidade e familiaridade para seus membros.
O Obreiro, portanto, deve trabalhar duro para que a igreja seja um verdadeiro abrigo, uma família, um lugar de cura e restauração para os feridos. Ele deverá proporcionar estruturas organizacionais que facilitem a vida da igreja ao invés de impedi-la.
7. Fazer o acabamento. Depois que o edifício esta com paredes e o teto, agora é hora de trabalhar no acabamento: fazer instalação hidráulica e elétrica, rebocar (fazer o enchimento) as paredes, corrigir as falhas, pintar, etc. O acabamento visa tanto embelezar quanto tornar a estrutura mais eficaz e útil.
Aplicando isso à igreja, nós entendemos que o Obreiro deverá fazer o “acabamento” da igreja firmando os novos convertidos, fortificando os líderes e desenvolvendo ministérios na igreja.
Quando estes princípios da construção natural são empregados diligentemente na construção espiritual, o resultado é certo: a Igreja será bem edificada e será um lugar onde a presença de Deus encherá, tocará e transformará as vidas de todos os que ali se achegarem com um coração disposto a receber Dele.

QUADRAGÉSIMO SEXTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!
Maurílio Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário