MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 13 de agosto de 2019

QUINQUAGÉSIMA QUARTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: A BENÇÃO DO PERDÃO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


O HOMEM NÃO SABE O QUE É MISERICÓRDIA:

Depois de curado aquele homem tomou sua cama e andou. Aquilo que o manteve aprisionado era agora dominado por ele. O ex-paralítico andava livremente, com toda liberdade e alegria. Entretanto, nem todos ficaram contentes com o milagre feito por Cristo Jesus. 

O Texto conta-nos que alguns Judeus foram questionar o homem curado: "Hoje é sábado e não é lícito carregar a cama". Ou seja, o ser humano nem faz nada para ajudar seu próximo e quando vê este bem, não consegue se alegrar por ele.

A religiosidade pode dar uma nova imagem para as pessoas. Pode vestir o que está por fora, mas o perverso coração humano somente Deus tem poder para transformar.

Aqueles judeus "viviam" no templo, faziam sacrifícios, mas não sabiam o que era misericórdia. Oravam a Deus por longas horas do dia, mas não amavam seus semelhantes.

O DESCANSO QUE VEM DE DEUS:

O dia do milagre fora um Sábado. E isto também é muito significativo, pois o sábado representa o descanso. Neste caso, o descanso dos muitos anos de aflição vividos por aquele pobre miserável. Jesus certa vez bradou: Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei (Mt 11.28). Mas, como aquele paralítico poderia responder a tal chamado? Cristo foi até ele, Cristo perguntou por sua própria vontade se ele queria ser curado, Cristo mesmo foi quem ordenou a cura daquele pecador.

Queridos, se não fosse Deus quem tomasse todas as iniciativas para nos abençoar, jamais seríamos abençoados. Deus sabe que somos incapazes de qualquer coisa, por isso mesmo decide abençoar-nos com sua grande misericórdia.

UMA NOVA TESTEMUNHA DA GRAÇA:

Cristo era um desconhecido para aquele pecador, mas não o deixou sem conhecê-lo. O propósito de Deus em seus milagres sempre é levar-nos ao conhecimento de seu Filho. Quando fora interrogado pelos judeus: quem o curou? Ele disse: Não o conheço, apenas sei que ele mandou-me carregar minha cama!!! - Deus faz tudo perfeito e sua obra é completa.

Cristo torna ao templo e se revela a sua pobre criatura, e além disso, adverte-o dos males do pecado. As aflições deste mundo não se comparam com as aflições do fogo da ira divina no inferno. Principalmente para aqueles que provaram do poder de Deus e continuaram vivendo em pecados e mais pecados.

Jesus , a cada benção que nos dá, está nos dizendo: Vá e não peques mais, seja mais santo, afaste-se do mal. Afinal, foi para isso que ele nos libertou, para que sejamos livres do poder do pecado e glorifiquemos seu nome. Aquele que outrora era imóvel, inerte, débil, agora servia como uma testemunha da graça divina. E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era quem o curara. (Jo 5.15) Diga ao mundo quem Jesus é; Diga ao mundo o que Jesus faz, é o mínimo que podemos fazer para "retribuirmos" seu favor imerecido.

JESUS E A MULHER SAMARITANA:

DE PECADORA HÁ UMA MISSIONARIA DO REINO QUE NÃO TEM FIM. A SAMARITANA UMA MULHER PECADORA QUE PROVOU DO AMOR E MISERICÓRDIA DE JESUS ENSINANDO QUE QUANDO BEBEMOS DA ÁGUA DA FONTE DA VIDA QUE É JESUS SOMOS LIBERTADOS E CURADOS DAS DOENÇAS E DO PECADO!!!

A história da mulher samaritana encontrasse no capitulo 4 do livro do discípulo João, em que é uma das histórias mais bela e também de onde vem um dos versículos mais belos já conhecidos no mundo dos cristãos, o versículos é em João 4:13,14 - "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".

A história fala no momento em que o Senhor Jesus transitava da Judeia à Galiléia e no caminho passaria por Samaria, um lugar em havia uma rivalidade entre os judeus e os samaritanos, então aí mostra que Jesus não veio ao mundo para selecionar pessoas de religiões ou lugares específicos, mas sim buscar pessoas que queiram servi-Lo e adora-Lo em espírito e em verdade assim como diz em João 4:23,24 - "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

Então nessa transição no momento em que Jesus passava por Samaria, Ele decide parar em frente ao poço de Jacó, ali onde muitas samaritanas vinham buscar água, enquanto Jesus descansava na beira do poço ao meio-dia de uma sexta-feira os seus discípulos foram a cidade comprar comida, foi então que uma mulher samaritana vinha ao poço pegar água. Uma curiosidade interessante é que nessa época as mulheres não costumavam buscar água em poços ao meio dia por causa do sol escaldante, mas por uma "coincidência" ela foi, e teve "a grande sorte" de se encontrar com o Messias, que era tão esperado pelos samaritanos.

Quando ela chegou ao poço Jesus pede água a essa mulher, ela estranhou, pois um judeu (Jesus) pediu água a uma samaritana, pois existia essa rivalidade entre os judeus e os samaritanos. Então Jesus afirma em João 4:10 - Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água  viva". Mostrando que se ela imaginasse com quem estava falando pediria uma "água", tal água que em nós se multiplicaria, essa água que salta para a vida eterna.

CONCLUSÃO:

Uma mulher Samaritana, pecadora e sem rumo na vida, destituída de qualquer misericórdia dos homens encontra-se com Jesus em um poço de água comum, seu objetivo era buscar a agua que perece, mas ali encontrou o amor e a compaixão daquele que era o rio de uma nova agua, não aquele que perece, mas aquela que traria a eternidade para quem a bebesse. E ela bebeu da água viva que lhe dera para beber, foi perdoada, foi amada recebeu naquele dia a vida eterna através da salvação de Jesus Cristo. Tornou-se uma missionaria ale em Samaria e uma pregadora da bondade e misericórdia perdoadora de Deus!!!

QUINQUAGÉSIMO QUARTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!


Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário