MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

QUADRAGÉSIMA QUINTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: A NECESSIDADE DE FUNDAMENTOS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!! O MATERIAL:


Todo edifício é construído com material apropriado. Há diversos tipos e diversas qualidades, mas o propósito é o mesmo. No entanto, quanto melhor a qualidade tanto melhor ficará o edifício.
A Bíblia diz que o edifício de Deus é construído com pedras vivas (1 Pedro 2.5). Cada novo convertido é encaixado no edifício espiritual que é a Igreja.
Ali, unidos, todos nós formamos o edifício de Deus, um templo santo, dedicado ao Senhor. Este é o material básico para se construir a igreja: pessoas que possuem um vivo relacionamento com Jesus, pedras que ligadas à Rocha eterna.
Quando Paulo fala de plantar igrejas em 1 Coríntios 3, ele enfatiza que só há um fundamento para a Igreja, que é Jesus Cristo. No entanto, ele mostra que cada um precisa ter cuidado sobre como edifica sobre este único fundamento. Parte deste “como” inclui a escolha certa do material que será empregado.
Paulo diz que uns edificam a Igreja com ouro, prata e pedras preciosas; Outros, porém, edificam com madeira, palha e feno. Em outras palavras, o apóstolo está ensinando que nós podemos edificar a igreja com coisas duradouras ou perecíveis, com coisas de grande valor ou com coisas de pouco ou nenhum valor. O Obreiro precisa saber que tipo de material ele está empregando na plantação da Igreja.
Muitos plantam e edificam igrejas baseadas em número de membros, tradições e doutrinas humanas, coisas materiais, e numa infinidade de outras coisas que possuem pouco ou nenhum valor, e que não permanecerão e nem subsistirão às provas e tribulações da vida, e muito menos ao fogo consumidor de Deus.
Se você é um sábio construtor, um Obreiro sábio, você edificará uma igreja baseada nos propósitos e valores do Reino de Deus, pois o Reino de Deus é eterno e inabalável, e de valor incalculável. O Obreiro sábio investe prioritariamente em pessoas, não em coisas. Portanto, veja que tipo de material você está empregando!!!

OS CONSTRUTORES:

Depois de pensar no propósito do edifício que se está construindo e de recolher o material certo para a construção, você deve pensar agora nos construtores, aqueles que irão edificar o edifício. - Deus é o Arquiteto e construtor da Igreja (Hebreus 11.10; Mateus 16.18; Êxodo 25.9), mas Ele edifica Sua casa através de construtores humanos, De servos e servas comprometidos em edificar uma casa espiritual para Ele. O Obreiro é um destes construtores da Casa de Deus.
Portanto, ele deve seguir certos princípios ou dicas da construção (espiritual) da Casa de Deus. Primeiramente, os construtores não devem rejeitar a pedra principal (1 Pedro 2.6-8; 1 Coríntios 3.11), que é Jesus Cristo. Ele é a principal pedra do alicerce da Igreja e sem Ele, de fato, não pode existir uma casa espiritual para a habitação de Deus.
Os judeus rejeitaram a Jesus e perderam o reino nesta era. Se nós perdemos a visão de Jesus como a pedra principal do alicerce da Igreja nós perdemos tudo.
Além do mais, Ele é a “pedra angular”, a pedra de esquina. A pedra angular era colocada como alicerce de duas paredes que se encontravam. Ela era responsável pelo equilíbrio da construção. - Jesus Cristo é esta pedra no alicerce da casa de Deus. As paredes que se encontram e são sustentadas por Ele podem representar a velha e a nova aliança, ou o ministério dos profetas (AT) e apóstolos (NT), que formam o alicerce da Igreja.
Na prática do Obreiro, isto significa que a ele deve edificar a Igreja sobre a revelação de Jesus tanto no AT quanto no NT.
No AT, Jesus Cristo é profetizado e no NT nós temos o cumprimento das profecias concernentes a Cristo. No AT nós temos figuras e sombras acerca do Filho de Deus. No NT nós temos a realidade. - A principal tarefa do Obreiro é, portanto, anunciar Cristo e edificar a Igreja sobre a revelação de que Jesus é o Filho de Deus.
Os construtores também devem lançar o fundamento segundo a graça de Deus (1 Coríntios 3.10). A obra de edificação da Igreja não pode ser feita na força ou segundo as tradições humanas. O Obreiro deve considerar seriamente como ele lança o fundamento da Igreja. Que Jesus você está anunciando? O Jesus da lei, das regras, das tradições ou o Jesus como Ele é revelado na plenitude de Deus?
Hoje em dia, muitas igrejas estão sendo edificadas sobre regras e tradições humanas. As pessoas que se aproximam de tais igrejas recebem um novo código regulador para a vida. Elas recebem novas regras sobre como se vestir, falar, pentear-se, usar acessórios de beleza, e etc. Na maioria das vezes isto é tudo que elas recebem: regras sobre regras.
O Obreiro precisa lembrar-se, então, que ele é um mensageiro da graça de Deus. Ele deve estar consciente que não é possível ensinar a graça e praticar a lei. As duas coisas se excluem quanto ao viver prático. A função da lei é mostrar que somos pecadores, mas ela não nos dá poder para vencer o pecado (Gálatas 3.19-25). A graça de Deus nos perdoa de todos os pecados e nos faz aceitáveis a Deus por meio de Jesus (Efésios 1.4-7).
Mas a graça também nos ensina a viver em santidade, assim como nos ajuda a vencer as tentações e pecados (Tito 2.11-12); (Hebreus 4.16). Portanto, o Obreiro deve dar a graça de Deus às pessoas e não tradições, regras e leis. Os construtores devem lançar o fundamento com prudência (1 Coríntios 3.10).
Paulo disse que ele lançou o fundamento como um prudente ou sábio construtor. Ele teve o cuidado de anunciar o Jesus da Bíblia. Ele teve o cuidado de anunciar a graça de Deus. Ele teve o cuidado de não rejeitar a pedra principal. Ele teve o cuidado de edificar segundo a graça de Deus. Se você é um Obreiro prudente, você seguirá o exemplo de Paulo.
Isso pode parecer óbvio demais, porém, não custa nada lembrar que o Obreiro só deve edificar depois de lançar solidamente o alicerce. Muitos plantadores de igrejas começam a desenvolver certas áreas de liderança e ministérios antes de ter um sólido alicerce na vida daqueles que formam o núcleo da igreja.
Toda igreja, pequena ou grande, sendo plantada ou já estabelecida, possui um grupo de pessoas que estão mais próximas do Obreiro ou do pastor e são aquelas pessoas com as quais sempre se pode contar.
Em linguagem técnica, este grupo é chamado de “núcleo”. Não é prudente expandir a Igreja, abrir-se ao público em geral, tentar desenvolver diversas atividades ou estabelecer ministérios e líderes oficialmente, sem ter um núcleo bem alicerçado na fé em Cristo (batizado, discipulado), plenamente conhecedor e comprometido com a visão.
COM OS VALORES, COM AS PRIORIDADES, COM A DECLARAÇÃO DE FÉ E COM AS ESTRUTURAS DA IGREJA!!! Deus te abençoe...

QUADRAGÉSIMO QUINTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!

Maurílio Souza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário