MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 6 de julho de 2020

O CEGO EM BETSAIDA E SUA CURA: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


Esta passagem das Escrituras é misteriosa, polêmica: Por que Jesus unta os olhos do cego com cuspe? Por que o cego vê homens como árvores? Dediquei-me ao estudo deste texto na expectativa de uma revelação, uma resposta para alguns desses questionamentos. Sei, contudo que existem muito mais lições nessa passagem do que as que vamos estudar nesta MENSAGEM.

“E chegou a Betsaida e trouxeram-lhe um cego e rogaram-lhe que o tocasse, e tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos disse: 

Vejo homens como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima; e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente. E mandou-o para sua casa dizendo: Nem entres na aldeia nem o digas a ninguém na aldeia”. O cego não morava na aldeia, mas passava a maior parte do seu tempo lá. Ele foi levado até Jesus por alguns homens. Jesus o retirou da aldeia para realizar o milagre. 

Primeiramente cuspiu em seus olhos. O milagre pareceu incompleto porque o homem passa a ver homens como árvores. Jesus passa as mãos nos olhos do cego e o faz olhar para cima. O cego tinha o costume de andar de cabeça baixa. Após ser tocado por Jesus e olhar para cima: “viu cada homem claramente”. Ao realizar o milagre Jesus ordena que o homem não retorne para aldeia.

O CEGO EM BETSAIDA: Era um homem totalmente dependente de favores para viver. Era conduzido por vontade alheia em corpo, pensamento e espírito. Tinha auto-estima baixa e estagnação de situação. 

JESUS O FEZ OLHAR PARA CIMA: Ao olhar para cima o cego foi totalmente restaurado. Ele precisava entender que havia um Deus que o amava e que era poderoso para fazer muito por ele. Restaurado em auto-estima, corpo, pensamento e espírito. Do alto viria à direção para a vida, o socorro e toda provisão. 

MILAGRE EM ETAPAS: Jesus poderia curar o cego de uma só vez, com um só toque, mas teve Seus motivos para não o fazer. Preferiu despertar a fé do homem, conduzindo-o a entender o porquê da cura e a mensagem do Reino. Jesus passou tempo com ele, conversou, tocou não apenas seus olhos, mas seu coração.

As mãos, não a saliva completaram o milagre. É claro que tudo em Jesus é divino – saliva e mãos – mas aqui há uma simbologia: Não bastava ao homem vê somente, era necessário que o velho homem fosse impactado até dar lugar ao novo.

PORQUE O LODO?

Aconselho Aos irmãos a meditar no capítulo 9 do Evangelho de João. O que quero comentar são esses versículos: "E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença... cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo." (v. 1,6,7).

1º - A cura do cego de nascença não foi um mero ritual sem importância. O cego foi curado por um motivo óbvio: obedeceu ao Senhor. 

2º - Muitos se perguntam o motivo disto constar na Bíblia. Jesus quis nos dar uma importante lição; O barro representa o homem (vemos isso quando a Bíblia fala que o homem veio do barro e também quando Deus nos chama de vasos (de barro) na mão do oleiro) e Jesus passou barro nos olhos do cego. Cuspe e faz o barro um lodo. (Jesus nos abençoa com o que SAI DE SUA BOCA (sua Palavra) e usa também O BARRO (homem), mas Ele disse pro cego SE LAVAR no tanque de Siloé (que quer dizer o Enviado), ou seja, o Ungido, o Cristo, o próprio Senhor Jesus).

Que essa maravilhosa mensagem nos faça refletir sobre a forma como estamos enxergando o mundo: Somos conduzidos por Deus ou pelos homens?  Onde estão as aldeias em nossas vidas? Precisamos abandoná-las para ver, ouvir, obedecer e alcançar o milagre. De que forma estamos administrando nosso tempo: Passamos a maior parte na aldeia, negligenciando os relacionamentos familiares? Que nossos corações estejam dispostos e entregues nas mãos de Jesus, somente Ele pode nos conduzir aos lugares seguros. A Ele toda a glória!!!!

OBSERVAÇÃO: HOMENS COMO ÁRVORES: Árvores dão frutos e sombra e o cego dependia destes elementos para sobreviver. Encostava-se nas árvores (homens) e alimentava-se deles, vivia à sombra deles. Essa relação era desumana porque o cego se anulava em prol dos favores (frutos e sombra) dos homens (árvores). Essa visão da vida e de relacionamento precisava ser mudada, aquela aldeia – verdadeira floresta para o cego – deveria ser deixada para trás. Nova vida, nova visão.



Baseado No Evangelho de Marcos 8:22 a 26 –


Deus te abençoe... Maurílio Souza...


Nenhum comentário:

Postar um comentário